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Carrinha segmento C diesel até 13 000€, qual a melhor opção?

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    Carrinha segmento C diesel até 13 000€, qual a melhor opção?

    Caros amigos, venho recorrer à vossa experiência e sapiência, já que nos próximos meses pretendo adquirir uma carrinha diesel.

    Passando a explicar, tenho um Panda GPL com 4 lugares de 2017 com 81 000 km, mas por questões familiares necessito de 5 lugares e de uma bagageira mais generosa (além de mais espaço).

    Tenho dado uma vista de olhos no standvirtual para carrinhas até 120 000km, já que faço cerca de 25 000 km e não queria algo com muitos quilómetros.

    A minha principal preocupação é o consumo, visto ter um carro a GPL e uma óptima relação "custo por 100km percorridos", e não queria perder muito nesse sentido.

    Cavalos, acelerações e recuperações interessam-me zero, visto andar sempre na casa dos 90/100 km/h.

    Também não ligo nada a marcas, descartando completamente marcas premium com mais anos em prol de generalistas mais recentes. Estive a ver carros de 2013 a 2016.

    A minha questão prende-se inteiramente em conseguir uma carrinha equilibrada, e principalmente económica a nível de combustível.

    O meu problema é que estou muito afastado do mundo automóvel a nível técnico e já não conheço minimamente os motores e modelos mais eficientes, os restylings, etc, e isso é de extrema importância na altura de comprar (por exemplo a diferença entre o hdi de 92 vc e o de 100cv).

    Do que estive a ver por alto as Focus, 308 e Astras (tudo carrinhas) foram as que mais me agradaram, mas não tenho dados concretos que me possam orientar de uma forma mais concreta. O que me aconselham mais? E dentro destes modelos, há variantes que deva logo "fugir"?

    Sem ser carrinhas gosto do Tipo (hatch) e gosto bastante do C4 Cactus. Esta seria a minha escolha, mas a bagageira deste (inferior a 400 lts) deixa-me muito de pé atrás. Aliás, até gostava de experimentar crossovers do estilo Captur ou Juke mas em última instância surge-me sempre o tal receio da pouca eficiência a nível de combustível...

    Agradeço desde já qualquer ajuda.

    Abraço!

    #2
    Não sou grande apologista de recomendar "low cost", mas no teu caso, devido a isto:
    Também não ligo nada a marcas, descartando completamente marcas premium com mais anos em prol de generalistas mais recentes
    talvez um Dacia não fosse desadequado para ti, até porque nos últimos anos melhoraram consideravelmente e já havia versões de fábrica a GPL.

    Comentário


      #3
      Ando com a mesma dúvida...

      Em termos de bagageira tenta comparar neste site os tamanhos: https://www.automobiledimension.com/

      A 308 e o Captur são mesmo muito diferentes em tamanho por isso descarto logo qualquer SUV pequeno =/

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Não sou grande apologista de recomendar "low cost", mas no teu caso, devido a isto: talvez um Dacia não fosse desadequado para ti, até porque nos últimos anos melhoraram consideravelmente e já havia versões de fábrica a GPL.
        Desculpa, mas pra se escolher um Dacia, é preciso ser grande amante de carros para escolher algo tão "bonito"!


        (Agora fora de brincadeiras) Diria que para a situação dele seria mesmo o melhor.

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          #5
          https://www.olx.pt/anuncio/dcia-dust...l-IDDFQtQ.html

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            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Não sou grande apologista de recomendar "low cost", mas no teu caso, devido a isto: talvez um Dacia não fosse desadequado para ti, até porque nos últimos anos melhoraram consideravelmente e já havia versões de fábrica a GPL.

            Tipo isto:

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Não sou grande apologista de recomendar "low cost", mas no teu caso, devido a isto: talvez um Dacia não fosse desadequado para ti, até porque nos últimos anos melhoraram consideravelmente e já havia versões de fábrica a GPL.
              Low cost já se sabe ao que se vai.
              Essencialmente concordo com essa sugestão mas é de referir que as diferenças mais notórias face a um carro " normal " são:

              - Suspensão algo rija
              - Pouco isolamento acústico ( não crítico, apenas se nota mais em dias de chuva ou em velocidades superiores a 80, que até irá ser o caso )
              - Conjunto embraiagem / caixa / transmissão pouco suaves.

              O resto, materiais, performance, comportamento, travagem, segurança activa e passiva está bem longe de desiludir.

              Aconselho o user a experimentar e a decidir. O principal factor aqui é o GPL. O Diesel está muito caro infelizmente embora haja motores bem económicos.

              Comentário


                #8
                O problema é que os Dacia Duster em segunda mão não compensam lá grande coisa, são caríssimos todos eles. Neste caso, esse carro deve ter custado uns 18 000€ e após 4 anos e uma geração totalmente nova sair para o mercado ela pede 14 500€...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                  O problema é que os Dacia Duster em segunda mão não compensam lá grande coisa, são caríssimos todos eles. Neste caso, esse carro deve ter custado uns 18 000€ e após 4 anos e uma geração totalmente nova sair para o mercado ela pede 14 500€...
                  verdade a Dacia no mercado de usados tem um taxa de desvalorização incrivelmente baixa, é daquelas marcas em que não compensa comprar usado, porque a diferença para novo não é muito significativa

                  Comentário


                    #10
                    Cjr, pergunto-te porque não consideraste uma carrinha a GPL? Pouca oferta ou queres mesmo algo a gasóleo?

                    Quanto às hipóteses de compra, na gama de segmento C terás muita oferta certamente, portanto e tentares encontrar algo que gostes e que se enquadre no que precisas.

                    Quanto aos mini-suvs não têm a capacidade de mala que procuras...

                    Uma alternativa, caso não precises da capacidade de mala de uma forma constante, seria comprares uma mala de tejadilho e colocares quando houvesse necessidade. Eu sei que é chato e tal, mas se eu for olhar para quando preciso de levar a mala cheia, falo de 3 ou 4 vezes por ano, e no entanto na restante utilização (>90%) ando com os 480 L vazios...É algo que começo a pensar e ponderar no dia que precisar de trocar de carro.

                    P.S. Também gosto muito C4 cactus.

                    Comentário


                      #11
                      A leon sinceramente é a que mais me agrada dos segmentos C generalistas. Não sei é se os TDI 1.6 de 2015 são fiáveis ou não.. Mas é um carro muito agradável de conduzir e confortável também.

                      Quanto ao motor, alguém se poderá pronunciar melhor que eu

                      Comentário


                        #12
                        Caros amigos, obrigado pelas respostas.

                        Não pondero a GPL, pelo menos ainda não fiz contas a sério. Mas a dificuldade em encontrar carrinhas com motores adequados para conversão, menos carrinhas a gasolina à venda, o aumento do preço do GPL, o também necessitar de pôr gasolina, e a necessidade de ir à bomba de 4 em 4 dias (e que algumas vezes me leva a pôr GPL mais caro), está a afastar-me da hipótese GPL. Além disso, e em caso de avaria, e em modelos GPL vindos de fábrica, só podem ser mexidos na marca, o que invariavelmente monopoliza a escolha dos clientes em alturas de largar a nota. Quando comprei o Panda comprei logo um contrato de manutenção de 150 000km porque as revisões individuais na Fiat para o GPL andam na casa dos 400€ x 2, um roubo.

                        Eu sei que no diesel também é assim, mas estas “pequenas” coisas estão a afastar-me da hipótese GPL. E sinceramente não me apetecia comprar um carrinha a gasolina e depois ficar sem mala, assim fico na mesma...

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                          #13
                          Em relação aos Dacia agrada-me muito o novo Duster, mas depois de 3 carros novos decidi comprar um carro usado com cerca de 3/4/5 anos. E os Dacia usados não são bons negócios, têm preços estupidamente altos.

                          Comentário


                            #14
                            Percebo o que dizes mas em relação ao aumento do GPL não me parece. Olhando para todas as marcas, o GPL é o que mais estável anda. Há casos em que há meses não altera 1 cênt que seja.
                            Mas sim faz as contas para ver se te compensa ou não.

                            Nestas coisas dos combustiveis cada caso é um caso, mas penso que o mais incómodo é realmente haver pouca oferta a gasolina e se for para converter num de injecção directa ainda é carote.

                            Só que por outro lado os diesel modernos já não os quero ver à frente nem pela lei da bala, devido a diversas razões.

                            Só um pormenor, cada revisão do Panda GPL era 800 euros ?

                            Comentário


                              #15
                              Já agora, a minha preferência vai para carrinhas do segmento c, mas não descarto alguma do segmento b como a Fabia ou Ibiza caso fosse um bom negócio. Maioritariamente procuro um negócio racional e vantajoso do ponto de vista financeiro.

                              Comentário


                                #16
                                EscapeLivre, cerca de 400€ e tal. Mas duas por ano...

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                                  #17
                                  Na renault tambem não é barato, o meu sandero é tipo 250 / 320 euros. Mas tambem faço muitos KM e sai caro porque é 40 mil por ano ( 40 a 50 mil ) e ele tem de ir a cada 20 mil.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu tenho de ir a cada 15 000 km.

                                    Comentário

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