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Hoje em dia ainda compensa comprar um carro novo?

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    Hoje em dia ainda compensa comprar um carro novo?

    Estou para comprar um carro novo ou semi-novo (máximo 8 meses), e pelo que tenho visto existem imensos carros com apenas dois meses e com "meia dúzia de quilómetros" com uma diferença enorme de preço comparativamente a um carro novo do mesmo modelo.

    Posto isto compensa comprar um carro novo ou semi novo?

    #2
    Depende. Se fizeres questão de configurar um carro 100% à tua maneira e com todos os detalhes que gostas, havendo disponibilidade financeira é o melhor que se pode fazer. Se a configuração do carro é +/- indiferente, então fazem-se bons negócios com os "semi-novos".

    Comentário


      #3
      Na minha opinião, se para alguém um carro não lhe faz tanta falta assim, nao compensa comprar novo nem usado.
      O carro para a maioria é um passivo, o caminho é para frente mas sente-se a vida andar para trás
      Editado pela última vez por Rools; 28 August 2019, 07:56.

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        #4
        Não há uma ciência exacta que diga qual compensa mais, depende do que pretendes, do que valorizas, do que há ou não há no momento, até do concessionário e da capacidade negocial dos intervenientes.

        Comentário


          #5
          Se envolveres "ciência", "bom senso" e "economia", comprar carro novo NUNCA compensa!(Isto dito por alguem que compra sempre novo)

          Agora, (e não confundir com "compensar") comprar carro novo pode valer mais a pena em certos casos

          Não obstante, vou no futuro vou rever profundamente a minha politica de comprar carros novos, por semi-novos/usados de marca e/ou de rent a car, pois acho que podem ser melhores negócios a médio prazo
          Editado pela última vez por REDLINER; 27 August 2019, 23:55.

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            #6
            Estou com o REDLINER.

            Nunca compensa comprar carro novo.

            Mais:
            A menos que o carro seja para usar em serviço (ganhar dinheiro com o carro), a compra de um carro não é um investimento. Até pode ser um bom negócio, mas nunca será um investimento (nem bom nem mau), pois um investimento pressupõe um retorno sobre o capital investido. No caso de um carro para uso pessoal, é simplesmente um centro de custos, é só para esbanjar dinheiro.

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              #7
              Creio que somente compensa como faz um amigo meu.

              Compra novo e usa-o até acabar. Em 93 ou 94 comprou um Clio novo, fez uns 400 mil até quase sucumbir, e nessa altura, 2009 ou 2010, comprou um Skoda e vai ser até acabar também.

              De resto, só vejo a compra de um novo para perder dinheiro. A não ser pessoal com muito $, acho que quem compra novo e anda a trocar ao fim de 3, 4, 5 anos é só mesmo perder dinheiro.

              Comentário


                #8
                Compensa novo se formos a usar até partir. Tendo em conta que fomos nós que iniciamos a rodagem, sabemos ao longo do tempo como ele está.

                No entanto, qual é o valor da diferença do semi para o novo?

                Comentário


                  #9
                  Perder dinheiro, como se tem dito e é um facto, perde-se sempre.

                  Entre ter um carro com 200 mil kms que me dá 3 mil euros anuais de despesa em reparações e peças ou ter um carro novo que nos primeiros 4 anos desvaloriza uma média de 3 mil euros anuais mas dá pouca despesa em reparações e peças, prefiro a segunda opção.

                  De resto, isto que se diz no primeiro post:

                  "existem imensos carros com apenas dois meses e com "meia dúzia de quilómetros" com uma diferença enorme de preço comparativamente a um carro novo do mesmo modelo."
                  Isso é coisa que pode ser problema meu que sou muito ingénuo e ando muito distraído, mas nunca vi. O que vejo sim são carros usados (de serviço ou particular com pouco uso) a serem vendidos apenas 5-10% abaixo do valor em novo. Eu se compro novo, passados 2 dias já vale menos 20%. Mas se quero comprar um carro com 2 meses e 5 mil kms, cobram-me praticamente o mesmo que se comprar um novo.

                  Aliás, exemplo melhor não há. Comprei no mês passado um Peugeot 5008. Havia um de serviço, com 4 meses e 7 mil kms. Ficava-me mais caro que encomendar um novo com o mesmo equipamento e motor. Porque no novo podiam fazer 17% de desconto mas no de serviço não havia qualquer hipótese de desconto sobre o preço.

                  O carro que tive nos últimos 7 anos, que comprei novo, nos últimos 2 anos deu mais despesa que a desvalorização do dito nos primeiros 2 anos. Mas claro, isto também depende do tipo de uso que cada um dá às viaturas, se são bem tratados, se o dono percebe de mecânica e com isso consegue poupar uns trocos mesmo que o carro vá dando muitos problemas, etc, etc. Portanto, manter um carro que já não é novo por mais tempo e retirar um ganho desse facto, depende se calhar mais do dono que do carro.

                  -

                  Comentário


                    #10
                    Tens muitos casos de carros matriculados que são vendidos alguns meses depois com "0 km", normalmente para os concessionários cumprir objetivos.
                    O último que veio cá para casa foi um desses casos, e se a intenção é ficar com ele muitos anos é indiferente se o carro é de março ou Outubro, por exemplo.

                    Comentário


                      #11
                      Novo ou (0kms) pode compensar para quem consegue grandes descontos em que o preço final acaba por ser pouco mais que um semi-usado.

                      Comentário


                        #12
                        Da minha experiência muito recente, vou desmistificar 2 mitos:

                        "Um carro ter 3 ou 4 meses ou ser novo é a mesma coisa". Falso. Para a seguradora, em caso de perda total, a desvalorização é mensal, Tendo como referência um carro a gasolina de valor inferior a 25.000€ e com 1 mês é de 1,6%. Com 4 meses é de 6,4%. Portanto, nestas situações até faz diferença ser a matrícula de 31 de maio ou de 1 de junho. Logo, não é bem a mesma coisa, mesmo que o matriculado há 3 ou 4 meses nem tenha circulado!

                        "Um carro de serviço/matriculado é sempre mais barato que um novo". Falso. Aparte as questões de não podermos escolher cores, equipamentos... o preço de compra até pode ser inferior, mas como a matrícula também é... ver parágrafo anterior! Ainda nesta minha demanda por nova viatura vi 3 exemplos interessantes:
                        Um carro novo, zero km, com desconto ENI, ficava 200 euros mais caro que outro de serviço com 3 ou 4 meses;
                        Noutra marca estavam com uma promoção em que comprar o carro de serviço que lá tinham ficava mais caro que comprar um novo por causa de uma campanha que decorre até ao final deste mês para carros novos!
                        No terceiro exemplo, têm um carro de serviço com 3 ou 4 meses que fica apenas 500€ mais em conta que comprar novo, apesar de ser entregue já e no novo só para outubro!!!

                        E estas, hein?
                        Editado pela última vez por petrus; 28 August 2019, 07:48.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Da minha experiência muito recente, vou desmistificar 2 mitos:

                          "Um carro ter 3 ou 4 meses ou ser novo é a mesma coisa". Falso. Para a seguradora, em caso de perda total, a desvalorização é mensal, Tendo como referência um carro a gasolina de valor inferior a 25.000€ e com 1 mês é de 1,6%. Com 4 meses é de 6,4%. Portanto, nestas situações até faz diferença ser a matrícula de 31 de maio ou de 1 de junho. Logo, não é bem a mesma coisa, mesmo que o matriculado há 3 ou 4 meses nem tenha circulado!

                          "Um carro de serviço/matriculado é sempre mais barato que um novo". Falso. Aparte as questões de não podermos escolher cores, equipamentos... o preço de compra até pode ser inferior, mas como a matrícula também é... ver parágrafo anterior! Ainda nesta minha demanda por nova viatura vi 3 exemplos interessantes:
                          Um carro novo, zero km, com desconto ENI, ficava 200 euros mais caro que outro de serviço com 3 ou 4 meses;
                          Noutra marca estavam com uma promoção em que comprar o carro de serviço que lá tinham ficava mais caro que comprar um novo por causa de uma campanha que decorre até ao final deste mês para carros novos!
                          No terceiro exemplo, têm um carro de serviço com 3 ou 4 meses que fica apenas 500€ mais em conta que comprar novo, apesar de ser entregue já e no novo só para outubro!!!

                          E estas, hein?
                          Lá está, eu numa destas situações optaria sempre por novo.

                          Comentário


                            #14
                            Carro novo é carro novo, mas existem belas soluções nos usados.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por fernandosousaa Ver Post
                              existem imensos carros com apenas dois meses e com "meia dúzia de quilómetros" com uma diferença enorme de preço comparativamente a um carro novo do mesmo modelo.
                              Podes dar um exemplo concreto? Não vejo isso tanto assim...

                              Comentário


                                #16
                                O usufruto dum carro novo comporta diversas vantagens intangíveis. Desde já o ritual da compra e escolha, passando pelo status que dá na comunidade em que se está inserido e acabando nos aspectos práticos como a própria garantia e. O saber exactamente o que o carro "sofreu" nas nossas mãos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  O usufruto dum carro novo comporta diversas vantagens intangíveis. Desde já o ritual da compra e escolha, passando pelo status que dá na comunidade em que se está inserido e acabando nos aspectos práticos como a própria garantia e. O saber exactamente o que o carro "sofreu" nas nossas mãos.
                                  Os outros pontos até concordo, o ponto a negrito é só mesmo para os vaidosos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Depende do desconto no novo.

                                    Por vezes a diferença é ridícula ou 0.

                                    Enviado do meu F1 através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu só considero comprar usados porque os preços dos carros cá no país assim o obrigam. Prefiro pagar 15000€ por um segmento C usado com 5 anos do que um B novo ou semi-novo.
                                      15000€ foi o meu tecto máximo quando comprei a Golf e o BMW, incluindo retoma dos carros anteriores. Tenciono manter esse diferencial em futuras compras, e fazê-las de 10 em 10 anos pelo menos (o que implica que eu junte 1500€ por ano só para o próximo carro).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                                        Creio que somente compensa como faz um amigo meu.

                                        Compra novo e usa-o até acabar. Em 93 ou 94 comprou um Clio novo, fez uns 400 mil até quase sucumbir, e nessa altura, 2009 ou 2010, comprou um Skoda e vai ser até acabar também.

                                        De resto, só vejo a compra de um novo para perder dinheiro. A não ser pessoal com muito $, acho que quem compra novo e anda a trocar ao fim de 3, 4, 5 anos é só mesmo perder dinheiro.
                                        E faz o teu amigo bem. Os meus tambem vão durar até acabar ou até que eu perca a confiança neles para viagens grandes que é o que faço com regularidade.

                                        Já tenho tudo planeado:

                                        O meu Sandero de 2017 a GPL vai durar pelo menos até 2023. Depois irá passar para a Maria para reformar o actual Polo dela que já é de 2004. Como ela faz só 5 ou 7 mil Km por ano, ajuda a prolongar a vida do Sandero que por 2023 se tudo correr como agora , terá uns já uns 190 / 230 mil KM. E nessa altura talvez eu compre um novo Sandero a GPL para mim que faço 40 ou 50 mil por ano.

                                        Assim passa a haver 2 carros GPL, acabando a parvoíce dos preços do diesel e sobretudo da gasolina.

                                        Ou, em alternativa, ela fica com um eléctrico e eu mantenho o meu a 40 mil / ano até à extrema unção.

                                        A ver vamos.

                                        Mas resumidamente acho que para comprar novo mais vale manter durante muitos anos ou vender na altura chave que é imediatamente antes de desvalorizar brutalmente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                                          Eu só considero comprar usados porque os preços dos carros cá no país assim o obrigam. Prefiro pagar 15000€ por um segmento C usado com 5 anos do que um B novo ou semi-novo.
                                          15000€ foi o meu tecto máximo quando comprei a Golf e o BMW, incluindo retoma dos carros anteriores. Tenciono manter esse diferencial em futuras compras, e fazê-las de 10 em 10 anos pelo menos (o que implica que eu junte 1500€ por ano só para o próximo carro).
                                          Só concordo com essa teoria se souber exactamente o histórico dos carros.

                                          Infelizmente há muita malta a mal tratar carros que sabe que apenas os vai ter durante 2 ou 4 anos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            O usufruto dum carro novo comporta diversas vantagens intangíveis. Desde já o ritual da compra e escolha, passando pelo status que dá na comunidade em que se está inserido e acabando nos aspectos práticos como a própria garantia e. O saber exactamente o que o carro "sofreu" nas nossas mãos.
                                            status que dá na comunidade ? wtf ? é preciso ter muita falta de vida para dar importância a isso do status de carro novo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              E faz o teu amigo bem. Os meus tambem vão durar até acabar ou até que eu perca a confiança neles para viagens grandes que é o que faço com regularidade.

                                              Já tenho tudo planeado:

                                              O meu Sandero de 2017 a GPL vai durar pelo menos até 2023. Depois irá passar para a Maria para reformar o actual Polo dela que já é de 2004. Como ela faz só 5 ou 7 mil Km por ano, ajuda a prolongar a vida do Sandero que por 2023 se tudo correr como agora , terá uns já uns 190 / 230 mil KM. E nessa altura talvez eu compre um novo Sandero a GPL para mim que faço 40 ou 50 mil por ano.

                                              Assim passa a haver 2 carros GPL, acabando a parvoíce dos preços do diesel e sobretudo da gasolina.

                                              Ou, em alternativa, ela fica com um eléctrico e eu mantenho o meu a 40 mil / ano até à extrema unção.

                                              A ver vamos.

                                              Mas resumidamente acho que para comprar novo mais vale manter durante muitos anos ou vender na altura chave que é imediatamente antes de desvalorizar brutalmente.
                                              É bom fazer planos, mas "o homem põe... e Deus dispõe"!

                                              Há demasiadas variáveis, positivas ou negativas, que não controlamos!

                                              A mim também não me passava pela cabeça ter que "desfazer-me" de um carro com apenas 2 anos e 34.000 km, mas o despiste trocou-me as voltas e pode acontecer a qualquer um!

                                              Também pode haver variáveis positivas. Tenho uma pessoa próxima que dizia que o velhinho Corsa era para durar até morrer... trocou recentemente de trabalho e recebeu carro de empresa... tem o Corsa à venda por 1.000 euros!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim para já o plano é este mas pode mudar seja por que razão for claro está.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu comprei um importado com 4 anos, 37.000kms aparentemente reais (nunca coloco as mãos no lume) num stand de confiança e paguei 20k por um classe A diesel com bastantes extras, incluindo bancos aquecidos e tecto panorâmico de abrir.

                                                  Sendo que poupei no mínimo 10k face a comprar novo, acho que fiz bom negócio, até ver.

                                                  Aliás, o meu pensamento foi : fonix, o que compro novo com 20k? Para comprar um clio preferi o risco de comprar um importado, mas de uma marca superior, segmento superior, a cheirar a novo e com a pele do volante ainda baça de pouco uso...
                                                  Editado pela última vez por Etcetera; 28 August 2019, 11:49.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Há excelentes negócios em usados e como digo, sabendo o historial real do carro nem me importo nada.

                                                    Se não souber, mesmo que tenha 20 mil KM, prefiro novo.

                                                    Agora, há marcas que a diferença entre novo e semi novo é ridícula. Já para não falar em algumas que dão por ex 5 anos de garantia em novo.

                                                    Parecendo que não, é importante pelo menos para mim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                      Eu comprei um importado com 4 anos, 37.000kms aparentemente reais (nunca coloco as mãos no lume) num stand de confiança e paguei 20k por um classe A diesel com bastantes extras, incluindo bancos aquecidos e tecto panorâmico de abrir.

                                                      Sendo que poupei no mínimo 10k face a comprar novo, acho que fiz bom negócio, até ver.

                                                      Aliás, o meu pensamento foi : fonix, o que compro novo com 20k? Para comprar um clio preferi o risco de comprar um importado, mas de uma marca superior, segmento superior, a cheirar a novo e com a pele do volante ainda baça de pouco uso...

                                                      Não tendo nada a apontar ao resto, explica lá como é que um carro com 4 anos e 37000km cheira a novo?

                                                      Será que é da lavagem geral que lhe deram?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por fernandosousaa Ver Post
                                                        e pelo que tenho visto existem imensos carros com apenas dois meses e com "meia dúzia de quilómetros" com uma diferença enorme de preço comparativamente a um carro novo do mesmo modelo"
                                                        Relativamente a este modelo, num evento da Opel em Julho, eles tinham o Astra Innovation de Maio a 18 999€ (carro de serviço). A série innovation começa nos 25 000€

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Novo é novo. Infelizmente em Portugal ao comprar novo estamos a pagar uma quantidade de impostos absurda, o que inflaciona o preço dos carros novos, senão acredito que muita gente compraria mais carros novos.

                                                          Depois, usado é usado. E não me venham com carros de serviço/usados...é tudo igual. Usados e bem. O último carro de "serviço" que fui ver para mim era de JAN19 e já contava com quase 10.000km, rodando nas mãos de diversos vendedores e clientes para test drive, feiras auto e diversos concessionários para demonstração e exposição, além de ter feito parte do lote que foi disponibilizado à imprensa. Desconto de 5.000 euros relativamente a um a estrear.

                                                          Depois, usados de rent a car, de renting, ubers e afins alimentam o mercado de usados representando para aí 90% do que se encontra à venda neste momento em Portugal. Em que estado está um carro destes? E os preços muitas vezes próximos de um novo?

                                                          Obviamente, quem gosta de mudar frequentemente, ou tem capital e vai trocando de 5 em 5 anos desde que se mantenha mais ou menos no mesmo segmento para não perder muito, ou vai trocando de usado em usado, com a hipótese de às vezes comprar mal.

                                                          Eu pessoalmente prefiro novo e manter enquanto não der chatices de maior. Mas obviamente sinto-me tentado às trocas. Felizmente de todas as vezes que fui ver carros "usados" sempre os achei pior conservados do que os meus e por isso vou adiando a troca.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                            Não tendo nada a apontar ao resto, explica lá como é que um carro com 4 anos e 37000km cheira a novo?

                                                            Será que é da lavagem geral que lhe deram?

                                                            Acho que não é difícil também.
                                                            Até porque os meus pais tem uma Megane de 2008 com 80000kms e o raio do carro, sempre que entro dele vem o cheiro ainda como se fosse o 1° dia de quando fomos buscar ao concessionário.
                                                            Têm muito que ver com o material que é usado na construção.
                                                            Já eu tenho um com um ano, e 17000kms e já não cheira a novo!

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