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Mazda 3 sedan 2005 - Engasgos/soluços na condução

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    Mazda 3 sedan 2005 - Engasgos/soluços na condução

    Bom dia

    Ao fazer uma viagem Lisboa - Porto o meu carro começou a "engasgar-se" em andamento, ou seja, parecia que perdia potencia e acelarava sozinho indo aos soluços por diversas vezes, ao subir alguma rua em 2º por exemplo, notava falta de potencia, e ao relatin o carro era inconstante nas rotações, acelerando o motor e diminuindo de potencia sozinho

    À 3 anos, o carro teve o mesmo problema, e foi-se intensificando cada vez mais até não ligar e ter de ir para o mecánico, começou desta forma, foi entrando em safe mode até um dia ir abaixo e não ligar mais

    Apresentava insuficiencia de injecção de combustível na máquina, e começou-se os despistes, trocando o filtro de gasóleo, verificado e feita uma limpeza aos injectores, e por ultimo a bomba de combustível, onde nesta se verificou o problema e foi mandada reconstruir pelo que o carro funcionou sem problemas até ao dia de ontem

    A questão, é que faço sempre as inspecções aos 15mil km ou então anuais, mas verifiquei no librete do meu mecánico que o filtro de gasóleo não foi trocado nesta ultima, e a ultima vez foi em 2016, à 3 anos ( quando pelo que sei deve ser trocado bi anual)

    Será que pode ser do filtro de gasóleo? estou a pensar meter em um mecánico um novo filtro de gasóleo e testar para ver se o problema ainda permanece, caso permaneça aconselham a meter algum liquido de limpeza no combustível? se sim qual é o mais aconselhado?

    Meto sempre galp/cepsa aditivado, sei que não vai fazer milagres mas acho que ajuda a longa prazo

    Por ultimo, aconselham a limpeza ao deposito de combustível para prevenir futuros problemas deste genero? É apenas em casas especializadas ou um mecánico consegue fazer esse serviço?

    Obrigado a todos

    #2
    Originalmente Colocado por Infusion Ver Post
    Bom dia

    Ao fazer uma viagem Lisboa - Porto o meu carro começou a "engasgar-se" em andamento, ou seja, parecia que perdia potencia e acelarava sozinho indo aos soluços por diversas vezes, ao subir alguma rua em 2º por exemplo, notava falta de potencia, e ao relatin o carro era inconstante nas rotações, acelerando o motor e diminuindo de potencia sozinho

    À 3 anos, o carro teve o mesmo problema, e foi-se intensificando cada vez mais até não ligar e ter de ir para o mecánico, começou desta forma, foi entrando em safe mode até um dia ir abaixo e não ligar mais

    Apresentava insuficiencia de injecção de combustível na máquina, e começou-se os despistes, trocando o filtro de gasóleo, verificado e feita uma limpeza aos injectores, e por ultimo a bomba de combustível, onde nesta se verificou o problema e foi mandada reconstruir pelo que o carro funcionou sem problemas até ao dia de ontem

    A questão, é que faço sempre as inspecções aos 15mil km ou então anuais, mas verifiquei no librete do meu mecánico que o filtro de gasóleo não foi trocado nesta ultima, e a ultima vez foi em 2016, à 3 anos ( quando pelo que sei deve ser trocado bi anual)

    Será que pode ser do filtro de gasóleo? estou a pensar meter em um mecánico um novo filtro de gasóleo e testar para ver se o problema ainda permanece, caso permaneça aconselham a meter algum liquido de limpeza no combustível? se sim qual é o mais aconselhado?

    Meto sempre galp/cepsa aditivado, sei que não vai fazer milagres mas acho que ajuda a longa prazo

    Por ultimo, aconselham a limpeza ao deposito de combustível para prevenir futuros problemas deste genero? É apenas em casas especializadas ou um mecánico consegue fazer esse serviço?
    Obrigado a todos
    Como é um carro Mazda com plataforma e motor do Ford Focus, que equipa também os Volvo 1.6d (2005/2013), estes casos costumam acontecer devido ao filtro de gasóleo, mas só resolve com o filtro original.

    Eu começava por aí.

    Comentário


      #3
      Boas!
      Além do filtro, como já foi dito, dê uma espreitadela na zona dos injetores, veja se há algum tipo de fuligem. É comum nesse motor haver problemas mas anilhas dos injetores.

      Comentário


        #4
        troca o filtro de gasóleo e escolhe uma boa marca, se possivel original.
        um colega aqui na empresa fez revisão, incluindo a troca do filtro de gasóleo mas colocou um dos mais baratos e passado 6 meses já estava com problemas
        voltou a trocar, desta vez por um original e entretanto tem andado 5*

        Comentário


          #5
          Obrigado por toda a ajuda

          Vou falar com o mecánico, é que realmente existem bastantes filtros e não sei qual colocar, vai desde os 15€ aos 50€ mas penso que não seja também necessário colocar o mais caro

          O que entendem por filtro original? marca Bosh por exemplo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Infusion Ver Post
            Obrigado por toda a ajuda

            Vou falar com o mecánico, é que realmente existem bastantes filtros e não sei qual colocar, vai desde os 15€ aos 50€ mas penso que não seja também necessário colocar o mais caro

            O que entendem por filtro original? marca Bosh por exemplo?
            Filtro original vendido na secção peças das concessões da Mazda.

            São os filtros fabricados e exclusivos para os motores Ford/PSA.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
              Filtro original vendido na secção peças das concessões da Mazda.

              São os filtros fabricados e exclusivos para os motores Ford/PSA.
              Ok já percebi, não são aqueles colocados de outras marcas à venda nos sites online de peças ou assim

              Vou segunda feira com ele ao mecanico e a ver se ele me troca então por um na hora a ver se o problema fica resolvido apenas mudando o filtro de gasóleo

              Da ultima vez que tal me aconteceu foram duzentos e tal euros só para mandar reconstruir a bomba de combustível

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Infusion Ver Post
                Ok já percebi, não são aqueles colocados de outras marcas à venda nos sites online de peças ou assim

                Vou segunda feira com ele ao mecanico e a ver se ele me troca então por um na hora a ver se o problema fica resolvido apenas mudando o filtro de gasóleo

                Da ultima vez que tal me aconteceu foram duzentos e tal euros só para mandar reconstruir a bomba de combustível
                Compre vc pessoalmente na Mazda, não entregue isso ao mecânico porque ele vai comprar um desses marca branca por 8 euros e diz que foi original. (salvo se tiver muita confiança no mecânico)

                https://youtu.be/Hv9fQoKcEcE

                https://forum.motorguia.net/auto-aju...andamento.html
                Editado pela última vez por Mat1977; 29 August 2019, 11:31.

                Comentário


                  #9
                  O filtro de gasóleo do teu Mazda é este?

                  https://www.endado.pt/p/filtro-de-co...el-ufi-5517000

                  Este é o que o meu Focus usa, o original é fabricado pela UfI, tanto que nalgumas marcas tem lá a referência deles e também a da UfI.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                    O filtro de gasóleo do teu Mazda é este?

                    https://www.endado.pt/p/filtro-de-co...el-ufi-5517000

                    Este é o que o meu Focus usa, o original é fabricado pela UfI, tanto que nalgumas marcas tem lá a referência deles e também a da UfI.
                    Não , meu filtro é de plastico

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Infusion Ver Post
                      Não , meu filtro é de plastico

                      https://catalog.mann-filter.com/EU/p...0000000235365)

                      WK 939/2

                      25-30€

                      Comentário


                        #12
                        Pois esse já não sei qual o fabricante, mas se comprares da UFi também não ficas mal servido.

                        https://www.endado.pt/articlesearch?...submit_search=

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                          Filtro original vendido na secção peças das concessões da Mazda.

                          São os filtros fabricados e exclusivos para os motores Ford/PSA.
                          Custou me ultima vez 25€ original na marca...experimenta

                          Comentário


                            #14
                            Amigos, já meti o filtro original da marca, com mão de obra custou-me 65€

                            O problema é que o carro ainda dá um soluços, e a rotação é instável ao relantim, já estou a ver que vou gastar muito dinheiro a mandar novamente para o mecanico, que provavelmente vai ter de verificar a bomba de combustível visto à 3 anos ter-se comportado da mesma maneira e ter sido a origem a bomba de combustivel, na altura foi reconstruida por 200 e poucos euros na norauto

                            Na máquina, ao mudar o filtro não apresentava erros..

                            O que eu queria tentar fazer agora, era colocar daqueles liquidos no combustivel para limpeza, é possivel me aconselharem quais e onde posso comprar desses produtos?
                            Neste momento fui abastecer e tenho praticamente o deposito cheio


                            Obrigado pela ajuda

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Infusion Ver Post
                              Amigos, já meti o filtro original da marca, com mão de obra custou-me 65€

                              O problema é que o carro ainda dá um soluços, e a rotação é instável ao relantim, já estou a ver que vou gastar muito dinheiro a mandar novamente para o mecanico, que provavelmente vai ter de verificar a bomba de combustível visto à 3 anos ter-se comportado da mesma maneira e ter sido a origem a bomba de combustivel, na altura foi reconstruida por 200 e poucos euros na norauto

                              Na máquina, ao mudar o filtro não apresentava erros..

                              O que eu queria tentar fazer agora, era colocar daqueles liquidos no combustivel para limpeza, é possivel me aconselharem quais e onde posso comprar desses produtos?
                              Neste momento fui abastecer e tenho praticamente o deposito cheio


                              Obrigado pela ajuda
                              Quando mudaste o filtro deverias ter metido no filtro

                              https://www.autopartslogistic.com/di...id-2509_ta-LIQ


                              https://www.youtube.com/watch?v=AO-4Ky5ZUjk

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post

                                Mas ouvi falar de alguns que dão para meter no combustível e fazem a limpeza à mesma
                                Esse ai apenas posso fazer dessa forma que está no video?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Infusion Ver Post
                                  Mas ouvi falar de alguns que dão para meter no combustível e fazem a limpeza à mesma
                                  Esse ai apenas posso fazer dessa forma que está no video?

                                  Se já tens os problemas que tens, não será com algo diluido no gasoleo que vai resolver.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                    Se já tens os problemas que tens, não será com algo diluido no gasoleo que vai resolver.

                                    Os problemas são os mesmos que na descrição do produto diz que ajudam a resolver
                                    Não meti no filtro infelizmente, mas posso comprar e meter no deposito

                                    acho que vou comprar o liquid moly spulung, agora é ver onde posso arranjar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Infusion Ver Post

                                      O problema é que o carro ainda dá um soluços, e a rotação é instável ao relantim, já estou a ver que vou gastar muito dinheiro a mandar novamente para o mecanico, que provavelmente vai ter de verificar a bomba de combustível visto à 3 anos ter-se comportado da mesma maneira e ter sido a origem a bomba de combustivel, na altura foi reconstruida por 200 e poucos euros na norauto

                                      Na máquina, ao mudar o filtro não apresentava erros..
                                      Calma lá com a bomba de alta pressão. Muitas vezes o problema não é dela, mas como dá mais dinheiro a ganhar é sempre ela que paga.
                                      Ralenti instável e sem erros na centralina apostava no sensor da camboa - +/- 40 euros.
                                      Depois no sensor da régua de pressão.
                                      Tens ainda a vávula de SCV que regula a pressão.

                                      Diz-me uma coisa, o carro puxa bem e aguenta bem alta rotação?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                        Calma lá com a bomba de alta pressão. Muitas vezes o problema não é dela, mas como dá mais dinheiro a ganhar é sempre ela que paga.
                                        Ralenti instável e sem erros na centralina apostava no sensor da camboa - +/- 40 euros.
                                        Depois no sensor da régua de pressão.
                                        Tens ainda a vávula de SCV que regula a pressão.

                                        Diz-me uma coisa, o carro puxa bem e aguenta bem alta rotação?

                                        Sim, fiz uma viagem com ele assim quando ele começou a mostrar estes comportamentos do porto - lisboa ida e volta
                                        A rotações altas, 120km/h constantes quase não se nota nada, anda bem depois de algum tempo, ao inicio das viagens é que se nota mais

                                        Agora no quotidiano, em cidade, nota-se bem os soluços e o relatin instável

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os líquidos de limpeza são todos os das boas marcas mas da linha profissional.

                                          Penso que pouparás muito tempo e algum dinheiro em ir directamente a quem percebe de motores diesel.

                                          Parece-me que andas regularmente perto de Lisboa, tens uma boa oficina em frente ao Ikea de Alfragide, outra da Bosch em Massamá, e o João na Bosch de Algés...

                                          Não percas mais tempo... 120 é ralenti!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                            Os líquidos de limpeza são todos os das boas marcas mas da linha profissional.

                                            Penso que pouparás muito tempo e algum dinheiro em ir directamente a quem percebe de motores diesel.

                                            Parece-me que andas regularmente perto de Lisboa, tens uma boa oficina em frente ao Ikea de Alfragide, outra da Bosch em Massamá, e o João na Bosch de Algés...

                                            Não percas mais tempo... 120 é ralenti!

                                            Obrigado pelas dicas, agora com o passe VIVA deixei um bocado o carro de lado, a partir de ontem comecei um mês a fazer todos os dias 20km/h em Lisboa para o trabalho devido aos meus horários

                                            Já troquei o filtro de gasóleo, mas não notei melhorias, o carro engasga-se à mesma, não com tanta frequência mas acontece
                                            O mecánico onde fui é o mesmo da minha sogra, e levou-me 65€ pelo filtro, de marca

                                            Comprei o liquid molly de 500ml e meti no deposito 320ml para 50L de combustivel ( o meu mazda o deposito é de 55l e fui encher o tanque na totalidade antes de meter o liquid molly)

                                            Acontece que ontem andei bem, fiz 50kmh sem problemas, hoje ao vir trabalhar o caso já se começou a engasgar e chegou mesmo no final ao estacionar, ao fazer marcha atrás e parar foi abaixo ficando com as luzes do painel todas acesas

                                            Acham que meti pouco produto de limpeza no combustivel? devia ter metido mais? só não o fiz com medo de gripar o motor, pois aquilo vai misturado com o gasóleo...

                                            Queria ver se resolvia o problema desta maneira, caso contrário vou ter de ir a uma das oficinas que o colega acima indicou, pois estou aqui à meio ano em Lisboa e não tenho cá o meu mecánico..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esquece esses liquidos. Se o que usaste foi o spulung eu quando troco o filtro do meu encho-o com esse liqui moly.
                                              Se quiseres a solução mais ráppidao melhor é fazeres o seguinte.
                                              O problema pode ter como origem:
                                              Sensor da régua - (50-70 euros)...de origem da pug/citro é 85 euros.
                                              Valvula de controlo da pressão do combustivel - 30-50 euros
                                              Sensor cambota - 30-40 euros
                                              Sensor da arvore de cames - 30 euros
                                              Bomba de alta pressão - 250 euros reparar.

                                              Da bomba duvido, pois geralmente quando avaria os sintomas são constantes ficando sem trabalhar repentinamente ou num curto espaço d tempo.
                                              Os sensores do circuito de combustivel costumam dar como sintoma o deligamento do carro em andamento.
                                              Apostava primeiro no sensor da cambota, é barato e muito fácil de mudar. Os sintomas que dizes condizem com este sensor. Se por vezes sentires o relenti instável ou com um trabalhar desajustado é quase certamente este sensor.

                                              P.S - a centralina destes carros (Denso) é uma porcaria no registo de avarias para diagnostico. Basicamente tens de ter um "acidente" para ficar alguma coisa registada.
                                              Editado pela última vez por DMEM; 27 September 2019, 16:40.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                                Esquece esses liquidos. Se o que usaste foi o spulung eu quando troco o filtro do meu encho-o com esse liqui moly.
                                                Se quiseres a solução mais ráppidao melhor é fazeres o seguinte.
                                                O problema pode ter como origem:
                                                Sensor da régua - (50-70 euros)...de origem da pug/citro é 85 euros.
                                                Valvula de controlo da pressão do combustivel - 30-50 euros
                                                Sensor cambota - 30-40 euros
                                                Sensor da arvore de cames - 30 euros
                                                Bomba de alta pressão - 250 euros reparar.

                                                Da bomba duvido, pois geralmente quando avaria os sintomas são constantes ficando sem trabalhar repentinamente ou num curto espaço d tempo.
                                                Os sensores do circuito de combustivel costumam dar como sintoma o deligamento do carro em andamento.
                                                Apostava primeiro no sensor da cambota, é barato e muito fácil de mudar. Os sintomas que dizes condizem com este sensor. Se por vezes sentires o relenti instável ou com um trabalhar desajustado é quase certamente este sensor.

                                                P.S - a centralina destes carros (Denso) é uma porcaria no registo de avarias para diagnostico. Basicamente tens de ter um "acidente" para ficar alguma coisa registada.

                                                Opa obrigado por estas informações, foste realmente util e ajudaste imenso
                                                Além disso estas 100% certo, estes carros só quando morrem ou se "aleijam" é que despoltam um erro de centralina
                                                Vou ter de levar o carro a uma oficina, ver algum profissional de confiança

                                                Se alguém quiser mais aconselhar um, na zona de Lisboa/sintra pode mandar o conselho que será bem aceite

                                                Obrigado

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                                                  #25
                                                  O meu carro está a morrer, tenho de vir trabalhar com ele e hoje solução tanto até parar no meio da estrada e depois não ligava, tive de esperar um tempo até o voltar a ligar e estacionei, vamos ver se logo para vir embora consigo

                                                  Preciso de o levar a um mecanico, e tenho visto na minha zona o que consigo arranjar.. alguém conhece um bom mecanico, de confiança e que não abuse nos preços na zona de sintra/Lisboa?

                                                  Ficaria grato

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                                                    #26
                                                    Da zona de Lisboa que conheça e tenha confiança tens em famões a JCMotorsport, que não é da mais baratas mas são bons.
                                                    Para esse problema qualquer Bosch car service deverá servir. Pois provavelmente o que vão fazer é testar os sensores que te indiquei.

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                                                      #27
                                                      já tens alguma novidade?

                                                      Comentário

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