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é normal o meu farol direito focar a luz mais acima que o esquerdo?

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    é normal o meu farol direito focar a luz mais acima que o esquerdo?

    isto é algo dificil de explicar mas vou dar o meu melhor.


    eu já fui a mecanicos, já alinhei as luzes 2 vezes e sempre me dizem: devido ao regulador estar velho e meio danificado (não o regulador em si mas o "parafuso" onde se mete a chave de fendas), as luzes ficam mais ou menos, vá estão aceitaveis ao ponto de passar em inspeção.

    no entanto, os meus farois têm uma particularidade: o da direita, foca a luz mais acima que o esquerdo. posso dizer que o esquerdo aponta para o chão, até aos 30 metros, enquanto que o direito aponta mais para a frente, ao ponto do foco da luz bater nos sinais verticais comuns, como os sinais de stop ou cedência de passagem.
    não vou mentir, dá um jeitaço ter as luzes assim em locais de pouca luminusidade (estradas sem luzes), mas estou preocupado se não estarei a encadear os outros condutores.
    as minha luz direita consegue iluminar uns 70 ou 80m para a frente, perdendo eficiencia pelo caminho, obviamente, mas as luzes notam-se e estão lá. o que é estranho é que embora se foque mais no distante, também foca no chão, apenas não tanto como a esquerda.

    as minhas luzes são tipo:
    do total que consigo ver de luz no chão (em V) uns 70% da iluminação é feita pela luz esquerda ou seja, o seu foco passa do meio do carro e "invade" o lado direito, que supostamente deveria ser iluminado pela direita;
    os restantes 30% são da luz direita, no entanto, esta levanta mais quanto maior for a distancia que possa iluminar ou seja, em termos representativos (irreais), digamos que o foco da minha luz dianteira a 30m levanta 1m e a 60m levanta 2 metros e assim sucecivamente, até se deixar de ver a luz (perde a sua intensidade ao longo da distancia).

    ou seja, as minhas luzes, quando estão ligadas, têm um foco no chão assim:

    ................................. ___________
    ................................./
    ................................/ (ignorem os pontos, só assim isto deixa-me fazer o desenho)
    __________________/

    o que parece luzes desalinhadas, mas como disse, já foram alinhadas 2 vezes, inclusivé passaram na inspeção... até haver aquela obliqua a meio, a linha de baixo é iluminação da luz esquerda (isto até está mais ou menos à escala do foco que vejo no chão), a linha obliqua e a continuação da linha horizontal de cima já é a luz direita que o faz.

    agora ando meio à toa, não sei se é suposto ser assim ou não, nunca tive um carro com luzes assim, no entanto, já me meti à frente do carro (a uns 30 metros) e ambas têm a mesma intensidade de luz e não me causa encadeamento, o problema é que esta luz direita ilumina muito mais longe que 30 metros, ao contrário da esquerda que só ilumina mesmo 30 metros.

    alguém sabe se isto é normal, tipo, se o carro é suposto ter as luzes assim? é que ninguém me sabe dizer porque é que isto acontece, é que isto não é detetado na maquina de alinhar luzes sequer, mete-se a maquina e dá uma ligeira diferença, mas nada que reprove o carro em inspeção, a mim o que me disseram na inspeção foi "estão mais ou menos, não causa deficiência".

    outras informações:
    Peugeot 306 de 98. Luzes mudadas ano passado, são umas Philips H4 +30% (não são LED - não tem a ver com as lampadas, este problema já acontecia com as lampadas antigas).
    Editado pela última vez por Khidreal; 02 September 2019, 22:30.

    #2
    Isso é relativamente normal, os faróis estão focados para isso.
    Menos luz á esquerda para minimizar o risco de encandeamento e mais luz á direita para se ver a berma/limite da estrada.

    Comentário


      #3
      É normal.

      Comentário


        #4
        Sim, é normal para iluminar a berma.

        Comentário


          #5
          Sim, é normal o farol do lado da berma iluminar mais acima, para veres melhor e o do lado do sentido oposto mais para baixo, para não encadeares os outros.
          Aliás, quando viajamos para países em que se guia ao "contrário" e levamos o nosso carro, existem uns autocolantes específicos para colocar nos faróis para contrariar esse efeito e não encadearmos os outros condutores.
          Por exemplo, como estes aqui: https://www.amazon.co.uk/Eurolite-Dr.../dp/B001P5UVTE
          Estes são para quando os condutores do RU vêm ao continente, pois o farol esquerdo deles ilumina mais alto que o direito, ou seja, de forma simétrica aos nossos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
            quando viajamos para países em que se guia ao "contrário" e levamos o nosso carro, existem uns autocolantes específicos para colocar nos faróis para contrariar esse efeito e não encadearmos os outros condutores
            Nunca tinha pensado nessa questão.

            Comentário


              #7
              Se comprarmos faróis para o carro (na internet por exemplo), também temos de ter cuidado para comprar a versão para o país/lado de circulação correto.

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                #8
                O meu carro á um mês atrás levou uma pintura nova e desmontaram-no todo.
                Quando o remontaram poliram os faróis frontais e reajustaram-nos.
                Eu estaciono frente a uma parede e os focos notam-se exactamente á mesma distancia e altura.
                Foi á inspecção e passou sem qualquer problema.
                A ponta mais longincua do foco faz tipo um v largo apanha toda a largura da estrada, parece que os gajos levaram o carro á noite e ajustaram aquilo com tal minucia para bater tudo certinho... lol
                Vê-se melhor agora em velho do que quando ele saiu do stand novo.

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