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Que carro escolher? Gasolina, manutenção longo prazo.

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    [Antevisão] Que carro escolher? Gasolina, manutenção longo prazo.

    Viva,
    Peço a vossa ajuda.
    Estou a pensar trocar o meu atual carro, um Opel Astra 1.3 cdti, versão sem filtro de partículas ( fraquinho, mas nunca tive nenhum problema com ele) , por uma carrinha com os novos motores a gasolina 1.0 ou 1.2 turbo. As opções para já são :
    Opel Astra Ecotec 105cv
    Ford Focus Ecoboost 120cv
    Seat Leon Tsi 115cv
    Peugeot 308 puretech 1.2 110cv
    Renault Megane 1.3 110cv

    As minhas dúvidas têm a ver com os custos de manutenção a médio / longo prazo, bomeadamente :
    - Quais destes motores têm corrente ou correia de distribuição?
    - As embraiagens são daquelas bimassa caríssimas?
    - Têm filtros de partículas?

    Estejam à vontade para referir algo que de importante que eu não me esteja a lembrar.

    Obrigado a todos.

    Enviado do meu SM-A505FN através do Tapatalk

    #2
    O astra tem dado problemas?
    Também tenho um gasolinas turbo com 78mil klm sem problemas para já!

    Comentário


      #3
      Nada de mecânica. Só riscos e um raspão na pintura. . Mas já tem quase 200.000km e a esposa quer um carro mais recente.

      Enviado do meu SM-A505FN através do Tapatalk

      Comentário


        #4
        Testei o focus carrinha. Motor suavezinho... Não senti grande força. Mas foi só um test drive...
        Tenho agora um golf 1.0 tsi 115 CV. Anda bem, mas em 6 na A23 morre um pouco nas subidas...
        Acredito que o comportamento seja idêntico no leon.
        Pelo que me apercebo , estes motores pequenos são para médias entre 6 a 7, mas não são muito fortes a nível de força em subidas. [emoji55]
        Por outro lado, são bem silenciosos e suaves

        Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

        Comentário


          #5
          Ficas bem servido com qualquer um deles, mas:

          São motores pequenos e muito "turbodependentes";
          Todos têm ou terão em breve filtro de partículas;
          O consumo é bipolar: baixo nas calmas, altíssimo a puxar;
          Se puderes, opta por um motor de 4 cilindros, tipo o do Renault. São sempre mais equilibrados.

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            #6
            Eu tenho um 1.2 Puretech (num C3) e aconselho vivamente, tanto em consumos como andamento (chega a supreender)! MAS é num C3....

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              #7
              A essa lista sugeria-te acrescentares também a Vw Golf (mesmo motor da Leon) e a Kia Ceed /Hyundai I30 (1.0 120cv).
              Do que vou lendo, parece-me que o 1.0 Tsi do grupo VW é o mais poupado, sendo o Tce da Renault o mais gastador. A nível de manutenção / garantias, a Kia/Hyundai ganha pelos 7 anos, mas se estiveres a ponderar a compra de novo, podes sempre ter a opção de programa de manutenção / garantia alargada que ajude a amenizar futuras despesas.

              Comentário


                #8
                o focus não continua a ter 100 ou 125cv ou mudou alguma coisa? falaste em 120...

                uma coisa que reparo é que é tudo 1.0 (ou 1.2), excetuando o 0.9tce. daqui a uns anos quando o pessoal quiser ver-se livre do gasóleo só vai encontrar na net carros dessas cilindradas. mesmo hoje não se encontra nenhum 1.5 nem 1.6 à venda! que é feito dos motores do grupo VW 1.5, que é feito dos 1.6 da PSA e de outros??? é que seria uma opção muito mais viável para ti se sentes a força a faltar na AE (para mim seria a mesma coisa, iria notar essa falta de força).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  o focus não continua a ter 100 ou 125cv ou mudou alguma coisa? falaste em 120...

                  uma coisa que reparo é que é tudo 1.0 (ou 1.2), excetuando o 0.9tce. daqui a uns anos quando o pessoal quiser ver-se livre do gasóleo só vai encontrar na net carros dessas cilindradas. mesmo hoje não se encontra nenhum 1.5 nem 1.6 à venda! que é feito dos motores do grupo VW 1.5, que é feito dos 1.6 da PSA e de outros??? é que seria uma opção muito mais viável para ti se sentes a força a faltar na AE (para mim seria a mesma coisa, iria notar essa falta de força).
                  Foi engano. É o de 100 ou 125cv. Na realidade o que eu procuro é mais saber se estes motores são fiáveis e se os custos de manutenção são inferiores aos diesel equivalentes.

                  Enviado do meu SM-A505FN através do Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    pela PUB na rádio ganharam pelo oitavo ano consecutivo o prémio de melhor motor. ouvi eu no sábado à tarde. não sei os valores que ponderas, se novo ou usado, mas nesa PUB falaram no focus (que deve ser a versão de 100cv e base de gama) por 17780€+-.

                    aqui está a 20 mil, não encontrei mais nada.

                    https://www.ford.pt/compra/proximos-...s-particulares

                    Comentário


                      #11
                      Optaria antes por motores 1.4 Turbo, que poderás encontrar na Hyundai/Kia, Opel...
                      Os consumos não devem ser muito mais altos e terias melhor performance alem de uma desvalorição menos reduzida.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                        Optaria antes por motores 1.4 Turbo, que poderás encontrar na Hyundai/Kia, Opel...
                        Os consumos não devem ser muito mais altos e terias melhor performance alem de uma desvalorição menos reduzida.
                        Boas!

                        Alguma base / exemplo para a afirmação que sublinhei?

                        Muito obrigado!

                        Cumps!

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                          #13
                          Originalmente Colocado por poloTDI Ver Post
                          Boas! Alguma base / exemplo para a afirmação que sublinhei? Muito obrigado! Cumps!
                          Além de existirem muito menos à venda, tambem tendem a serem mais fiaveis, o que não quer dizer que sejam todos ou que alguns 1.0 não sejam mais.

                          Comentário

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