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Compra carro, o que aconselham?

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    Compra carro, o que aconselham?

    Vou vender o meu VW EOS e estou à procura de outro carro. Vou preencher algumas questões do questionário em baixo:

    Que tipo de carros gostas?
    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    Considero ter um gosto até abrangente, Talvez tudo o que não seja demasiado citadino como smarts ou twingos apesar de darem um jeito do caraças. Gosto mais de cabrios/desportivos mas muito mais inclinado para um SUV. Ou um SUV compacto apesar de o orçamento não ser muito.


    Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    VW, Kia, Nissan, Hyundai, Opel, não sei. Acho que não tenho nada contra nenhuma marca em especifico.


    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Nem por isso. Talvez mais no lugar do pendura.


    Precisarás de levar carga com frequência?
    Nop
    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    Somando tudo, noves fora, não são muitos. Não chega a 3mil por ano.


    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Algumas.


    Os consumos terão grande importância?
    O bicho que tenho agora está com um consumo de 9l/100. Se der para baixar um pouco está bom, se ficar assim tb não vem mal ao mundo.


    A potência do motor terá grande importância?
    Não percebo nada disso, só posso dizer que dá-me um gozo tremendo conduzir o EOS que é um 1.4cc com 160cv.


    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Sim, tenho receio com o EOS mas com o carro que comprar queria que não fosse impedimento.


    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    Ok, aproveito estas duas questões para fazer um apanhado geral e explicar onde está a minha cabeça agora. Resumindo, usado será até +-12mil. Novo dependerá do crédito que conseguir.

    Adoro conduzir o EOS, era o carro que sempre quis comprar e consegui-o comprar no ano passado. No entanto, uma peça na capota partiu e deixou os mecânicos da tecnitagus à toa porque não é uma peça que seja fácil partir ou uma avaria que tenham visto. Eu estava preparado para infiltrações, borrachas e outras coisas mais. A capota vai ser arranjada, mas como não tenho garagem, caso volte a acontecer algo do género não tenho onde por o carro. Já bastou ter passado uma noite de Sexta para Sábado completamente aberto no meio da rua para me tirar o sono. Por isso, vou arranjar e vender e seguir para outro.

    A minha cabeça anda por muitos sitios, tenho visto alguns usados, nada que me chame verdadeiramente a atenção e então surgiu a ideia de comprar um novo 0KM. E tenho-me inclinado bastante para o KIA STONIC. O que acham?

    Há uns anos atrás, fui com o meu pai comprar um carro para ele. Escolheu o KIA CEED SW e no stand eu fiquei de olho no KIA RIO, achei o carro muito bom com umas linhas interessantes. Entretanto, entrou o STONIC em cena e eu acho o bicho simplesmente brutal. A versão que vi com algum equipamento vai para os 17.000 e qlq coisa. Com crédito, dá para ter uma prestação confortável abaixo dos 200eur mês.

    Eu entendo, que este tópico tenha sido mais em jeito de desabafo do que propriamente pedir soluções. Mas estou aberto às vossas sugestões. Seja sobre novo vs usado, crédito ou não, leasings ou mesmo para estar quieto e andar de uber que ninguém compra carro novo para fazer 3000km por ano x'D

    Digam de vossa justiça.
    Obrigado

    #2
    Acho que comprar um carro novo é sempre mais seguro, mas também sei que por vezes aparecem boas oportunidades de semi-novos, por isso é ver o que está no mercado. Caso seja novo deixo duas sugestões que se enquadram dentro da filosofia SUV que pretendes e que se conseguem com um crédito por menos de 200€/mês. As sugestões são o Citroen C3 Aircross ou o Citroen C4 Cactus. Nunca terás a potência do teu EOS porque não são carros propriamente desportivos mas acho que são hipóteses com tecnologia, design fora do comum e uma excelente relação preço/equipamento. Espero ajudar!

    Comentário


      #3
      Acho que tá aí a porta o novo Ford puma é uma questão de ver

      Comentário


        #4
        Novo é sempre novo e no teu lugar esperava que saísse o Captur, 2008, Juke e Puma e escolhia um destes.

        Cumps

        Comentário


          #5
          Boas!

          Também considerei o Stonic aqui há 2 meses quando depois no final acabei por comprar o C4 Cactus, que na versão Origins com motor 1.2 PureTech me ficou por 17.500€. Para aquilo que é e para o equipamento que tem, continuo a achar que fiz um excelente negócio. O preço era 22.000€ mas tive 24% de desconto, que é o que dão de desconto a ENI e a sócios da APFN.

          Outros que também considerei e que depois fui afastando, mas que tu podes sempre considerar:

          Jeep Renegade
          VW T-Cross
          Seat Arona
          Peugeot 2008


          Já noutra linha, tive o Ford Focus em boa perspectiva, mas a minha mulher não concordou. Porque se concordasse, tinha sido esse, pois a meu ver está um passo à frente de todos estes. O 2008 não avancei pois estava em fim de vida. Agora que sai o modelo novo, voltaria a considerá-lo. O Ford Puma não considerei porque o lançamento ainda estava muito distante, agora que está mais perto, acho que devias tê-lo em consideração.

          3 mil kms por ano é mesmo muito pouco. Com esse andamento os carros desvalorizam mais pela idade que pela kilometragem e tens um custo de utilização elevadíssimo. Ou seja, por cada 1000km que fazes desembolsas 5 vezes mais em desvalorização que eu que faço 20 mil kms por ano. Mas pronto, também não vais andar mais só porque sim.

          Custa-me dizer que nestes moldes justifica mais comprar usado, mas se calhar é mesmo assim. Um usado com 2 anos que já tenha andado muito, ou seja, que tenha uns 70 mil kms, nas tuas mãos quando tiver 6 anos terá 82 mil kms e a desvalorização nesses termos é muitíssimo inferior à da compra do mesmo carro com 0kms.

          Acho que no teu lugar via essa opção, pois é a que faz mais sentido do ponto de vista económico.

          -

          Comentário


            #6
            Para fazer 3000km por ano... comprava uma mota.

            Comentário


              #7
              Sou só eu que acho que se gostas do carro que tens, deves ficar com ele e não fazeres um crédito para comprares um carro para 3.000kms/ano.

              Se o problema da capota ficar bem resolvido, não acho que é justificação para trocares de carro.

              Caso compres o Kia Stonic, que até é um carro engraçado... vais ter muitas saudades do VW EOS...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                Para fazer 3000km por ano... comprava uma mota.
                Especialmente no inverno deve ser espectacular...

                Comentário


                  #9
                  é arranjar e andar com ele, não vejo qual é o mal! tivesse eu tido essa ideia mais cedo e não gastaria 600€ em reparações de peças eletrónicas e tinha mas é mandado o bicho passear!

                  se vires que não fica a 100% e que infiltra água, aí sim, pensas melhor.

                  exagerando, se der um problema de peças de desgaste estilo braços da suspensão ou do género, era arranjar e despachar? claro que não!

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                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Especialmente no inverno deve ser espectacular...
                    Até é. Chego seco ao trabalho, algo que de transportes públicos já não posso dizer

                    Também acho que deve ser bem medida esta troca. Tens o carro que gostas, vais trocar por um carro de segmento inferior, quando passar a fase do vislumbre, dás contigo arrependido...

                    Cump.

                    Comentário


                      #11
                      Se quisesses manter um descapotável podias ver um modelo de outra marca como o SLK/SLC da Mercedes, se precisares mesmo dos 4 lugares vê um cabrio dos 3 grandes como se diz, tenho um SLK de 2000 e o tecto abre e fecha na perfeição sem entrada de água mesmo com a idade que tem, quando for a revisão vou pedir para verem o nível de óleo da bomba hidráulica.

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                        #12
                        Obrigado a todos pelas respostas e sugestões. A questão do crédito não é muito problemática porque tenho um crédito para pagar do EOS, portanto seria quase substituir um crédito por outro. Além de que (e isto não sabia) sou ENI e posso conseguir desconto em alguma marca, vou ter de me informar melhor. Além de que ia poupar no IUC e no seguro comparando com o EOS.

                        Gosto muito do EOS, sim, é um carro divertido de conduzir. Era pancada desde criança ter um descapotável, já o tive e posso seguir em frente agora xD. Até porque na altura que andava a ver carros para além do EOS tb andei a ver suvs, acho que até estive quase a decidir pelo qashqai. Vender agora também não me parece mal, porque à partida consigo um bom valor por ele, tanto ou mais pelo que paguei na altura. Mas adiante...

                        Do que estive a ver, até agora estou entre o Stonic e o Peugeot 2008 (o novo que vai sair, obrigado pela sugestão). Ainda não há preços para o 2008, pois não? Não encontrei em lado nenhum.

                        E quanto ao desconto de ENI, pode ser para o carro que eu quiser ou isso vai sempre obedecer a alguma campanha que a marca esteja a fazer na altura?

                        Isto é tudo ainda muito numa fase exploratória, vamos ver. Na próxima semana vou à contabilista ver também o que ela aconselha.

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                          #13
                          Desconto ENI vais ter sempre, vai é variar a percentagem do desconto consoante a marca e modelo, em relação ao SUV continuo na mesma, seria entre o Juke que esta prestes a sair e assim sendo já deve estar escondido nos concessionários , O Puma que deve estar quase a sair também e o Captur e 2008 só saem em Janeiro, destes 4 escolheria o que mais gostasse mas se não der para esperar, a lista ficaria reduzida ao Juke e Puma porque são os primeiros a sairem.

                          Cumps

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                            #14
                            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                            Desconto ENI vais ter sempre, vai é variar a percentagem do desconto consoante a marca e modelo, em relação ao SUV continuo na mesma, seria entre o Juke que esta prestes a sair e assim sendo já deve estar escondido nos concessionários , O Puma que deve estar quase a sair também e o Captur e 2008 só saem em Janeiro, destes 4 escolheria o que mais gostasse mas se não der para esperar, a lista ficaria reduzida ao Juke e Puma porque são os primeiros a sairem.

                            Cumps
                            Não me importo de esperar até Janeiro pelo 2008, mas a venda dos carros começa só começa mesmo em Janeiro? Estou curioso para ver um ao vivo.

                            Comentário


                              #15
                              O Stonic é uma excelente opção, para carro novo. Boa relação preço/qualidade/equipamento/garantia.

                              Mas para 3000 Kms/ano acho que um usado seria melhor opção, pelas razões apontadas pelo Jack47.

                              Comentário


                                #16
                                Se acabares por comprar novo, tens bom desconto ENI no 2008 (20%) e ainda melhor no C4 Cactus (24%).

                                No C5 Aircross, se o orçamento desse para esticar até aí, também terias 24% de desconto, o que na versão base, manual e a gasolina, te permite um preço muito mas muito tentador para a viatura que é.

                                Claro está que depois estão os argumentos que expressei nos últimos 2 parágrafos do meu anterior post e que o PauloRaposo acaba de sublinhar.

                                -

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas se comprar como eni (esses 20% que já me parecem muito bem, será que é o mesmo para a versão que chega em 2020?) já não posso juntar a campanha que tenham? Por exemplo agora tiram 4000eur ao valor do carro, posso juntar ainda o desconto de ENI? Isto sou eu a esticar a corda =pOs km ao ano também vão aumentar em cerca de 4 ou 5 mil, não estava a contar com viagens frequentes a casa de um familiar que se mudou para mais longe. Mas tudo assumido e com alguma margem mesmo assim não devo fazer 10mil km por ano.Depois carro novo tb é um descanso nos primeiros anos com todas as garantias, etc. E se for um carro que goste não me importo de por dinheiro numa coisa que sei que desvaloriza assim que engatar a primeira, ciente que se comprar o stonic, 2008, ou outro "tem" de ser carro para durar uns bons e largos anos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    10 mil km num ano continua a não ser grande coisa - por exemplo, eu que só uso o carro para fazer 3km para cada lado mais uns passeios ao fim de semana, tenho feito mais do que essa média nos últimos anos. Continuo a achar, tal como o caditonuno, que se gostas do EOS devias repará-lo e mantê-lo para uma quilometragem anual dessas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      Pois aí reside a manha deles. Mas é assim para tudo. Os descontos não acumulam. O desconto ENI ou sócio da AFPN acaba sempre por ser melhor que essas campanhas mas como não são cumulativos a % de desconto real acaba por não ser exactamente aquela que conhecemos.

                                      Ainda assim, se uma campanha já é boa, poder acrescentar ainda uma % extra de desconto, por pequena que seja, é sempre um ponto a favor.

                                      Isso é como os carros que se dá em retoma. Que dão até mais 4 mil euros pelo carro. Como se diz, com a verdade me enganas. Porque é verdade, mas o que acontece é que nesses termos não acumula mais nenhuma campanha e os 4 mil euros já eles davam em desconto mesmo fora da campanha de retoma de viatura.

                                      Portanto, também cheguei a estar na tua posição e pensar que podia beneficiar das duas coisas, nem que fosse daquela campanha de oferta de 4 anos de manutenção, mas nem isso. Vai ter que te limitar a pensar nos X% de desconto que cada marca/modelo te oferece. No máximo pode ser que te ofereçam mais qualquer coisinha, tipo um extra ou acessório.

                                      Quanto ao desconto para o 2008 se manter ou não quando sair o novo, não faço ideia mas a lógica é que se mantenha, uma vez que a % de desconto não está relacionada com a juventude (ou falta dela) do modelo em questão.

                                      Olha aqui:

                                      https://www.apfn.com.pt/lista_parcer...lhe.php?id=192

                                      Acho que qualquer vendedor deveria conseguir responder a essa pergunta, nem que fosse para agarrar já a venda, mesmo antes do modelo sair.

                                      Depois também tens (suponho) situações como a que me aconteceu a mim. Fizeram-me 17% de desconto no Peugeot 5008, quando a tabela diz 14%. Os 17% de desconto que me fizeram, segundo o vendedor, só podiam fazer naquele mês. Ou seja, entre Dezembro e Março passados, enquanto lá os andei a chatear, o desconto era 14%, que é o que aparece no site da APFN, portanto penso ser correcto.

                                      Mas em Abril, por qualquer razão, tanto para ENI como para sócios da APFN podiam fazer 17% de desconto, o que me baixo ou preço ainda unos 800 ou 900 euros por comparação com o desconto de 14%.

                                      Quando vieres a ter a compra do 2008 como decisiva (se vieres a assim decidir) podes sempre dizer que tens um amigo que comprou um 5008 e que se passou isto, pelo que pressupões que de vez em quanto sobe a % de desconto durante um mês e que, neste sentido, lhe pedes que te avise quando isso acontecer pois se até lá não tiveres comprado outro carro de outra marca, avanças para a compra do 2008.

                                      Até pode ser que ele para segurar o negócio te consiga dar esse extra de desconto sem terem que estar a esperar pelo mês em que isso vai acontecer. Se bem que o mais certo é ele dizer-te que isso aconteceu mas foi só essa vez, que não tem informação sobre se irá repetir-se. Mas não perdes nada em fazer essa abordagem. Nem fica mal, só estás a dizer que um amigo fez assim e que como estás perto de te decidir pela compra, esse pequeno extra seria o suficiente.

                                      -

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                        10 mil km num ano continua a não ser grande coisa - por exemplo, eu que só uso o carro para fazer 3km para cada lado mais uns passeios ao fim de semana, tenho feito mais do que essa média nos últimos anos. Continuo a achar, tal como o caditonuno, que se gostas do EOS devias repará-lo e mantê-lo para uma quilometragem anual dessas.
                                        Realmente é muito pouco. Eu que fazia 30 mil kms por ano, há pouco tempo passei a residir num local onde tudo está mais perto. Trabalho a menos de 2km, escola da criança a 1km, hipermercado a 500m e grande superfície comercial a 4km. Esperava fazer menos de metade do que estava a fazer e, mesmo assim, só em pequenas deslocações e de vez em quando uma ida à praia (30km), nunca vou conseguir fazer menos de 20 mil kms por ano. Só se usar o carro da mulher de vez em quando, uma vez que ela faz uns 10 mil kms por ano e assim equilibra-se mais a coisa.

                                        Mas pronto, se o armoic já fala em 10 mil kms, é muitíssimo diferente de 3 mil kms. Assim o carro com 50 mil kms, ele já lhe deu algum uso e nesse momento, aos 5 anos, é um carro ainda novo e na mesma com poucos kms, pelo que a desvalorização por km já não será tão crítica. Se fosse 3 mil kms, aos 5 anos teria apenas 15 mil kms...

                                        -

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                                          #21
                                          Um dos motivos de vender o EOS é pelo risco de a avaria ser na estrutura da capota e não apenas a peça partida (dito pelo chefe de oficina da vw) e aí o arranjo ser muito mais caro do que vai ser agora, e agora já vai nos 700eur. É um risco que prefiro não ter. E podendo ir para um carro novo que me dure uns bons anos e com garantia da marca acho que prefiro essa opção. Também se estragam sim mas é diferente.

                                          Vou arranjar sim e ficar mais uns meses com ele e em Janeiro decido a minha vida.

                                          Recebi hoje email da Peugeot a dizer que só me podem por em lista de espera e depois enviam uma proposta quando o carro começar a ser vendido lá para Jan/Fev 2020.

                                          Jack muito obrigado pelo testemunho, foi uma obra e peras!

                                          Pois 10mil arredondados agora, posso-me passar e mandar os transportes publicos às urtigas e levar o carro para o trabalho xD


                                          Hoje por acaso vi vários 2008, não acho piada nenhuma. Espero que a versão nova ao vivo seja tudo o que espero.

                                          Stonic é que ainda não vi nenhum.

                                          Vou vendo mais coisas durante os próximos meses, incluindo os citroen que já foram mencionados

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