Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PSP testa novo radar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    PSP testa novo radar

    A Polícia está a experimentar um novo radar digital que controla automaticamente a velocidade das viaturas e pode ser regulado para detectar a transposição de traços contínuos, ultrapassagens perigosas ou o desrespeito pelo sinal de stop.



    O aparelho tem ainda capacidade para ajudar o operador a fiscalizar quem conduz e fala ao telemóvel ou não usa o cinto de segurança.

    O novo radar inclui uma máquina fotográfica que capta a imagem do veículo infractor e permite uma ligação ao sistema informático da Direcção-Geral de Viação (DGV) e da própria Polícia, para apurar ‘on-line’ se existem outras infracções associadas à viatura ou ao proprietário em causa.

    Os dispositivos de fiscalização afectos ao projecto ‘Polícia em Movimento’ possibilitam o acompanhamento das viaturas mesmo antes de entrarem em transgressão.

    Evitam-se assim as dúvidas suscitadas pelos antigos radares, onde “só no fim da revelação de excesso de velocidade e da comunicação do agente controlador é que poderíamos ou não interceptar o infractor”, explica o subcomissário Merelo Aguiar, da esquadra de trânsito da PSP das Caldas da Rainha, que já testou o equipamento.

    O radar consegue ainda controlar a velocidade dos veículos que circulam em simultâneo nos dois sentidos e trabalha automaticamente ou com um operador.

    No primeiro caso, as viaturas em infracção não são mandadas parar e os dados são processados para a esquadra, onde é elaborada a notificação com a respectiva contra-ordenação a enviar para o domicílio dos proprietários.

    Mas com os agentes no terreno, as vantagens deste equipamento são mais evidenciadas.

    “Dois computadores portáteis ligados ao radar ajudam-nos a levantar os autos no momento da infracção. E com um terminal de pagamento automático (POS), o infractor não precisa de receber a notificação em casa e aguardar dias para fazer o pagamento ou ir à esquadra. O pagamento é logo na altura da autuação, através de multibanco ou cartão de crédito”, explicou o subcomissário Merelo Aguiar.

    NOTAS

    - Uma operação policial com este equipamento envolve normalmente um operador do radar e uma equipa de três elementos situada cerca de 200 metros à frente, que manda parar as viaturas e levanta os autos aos infractores. O radar é colocado numa zona “visível, à mostra de toda a gente”, diz o subcomissário Merelo Aguiar.

    - A ligação à rede informática nacional da PSP possibilita uma rápida averiguação aos veículos e proprietários. Por exemplo, em poucos segundos detecta-se se o veículo consta para apreensão ou foi furtado e se existem em relação à pessoa diligências a efectuar pela Polícia.

    - Evitam-se os autos em quadruplicado e formato A4, que passam a ser em duplicado e tamanho A5, porque os dados são processados em directo para a DGV. Na fotografia fica registada a data e hora da infracção, a velocidade permitida no local e a que foi detectada.

    - Os computadores estão ligados ao sistema da DGV para os condutores ficarem logo cadastrados. Os agentes podem ver se têm ou não outras contra-ordenações ou coimas em dívida e emitir o recibo para que sejam pagas logo; evitando-se mais burocracia.

    In Correio da Manha

    #2
    http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=89989

    R

    Comentário


      #3
      Nooooooooooossssa!!!!
      Robocop!!!!:D

      Comentário


        #4
        R
        E
        P
        O
        S
        T


        um Abraço

        Ps: é a minha 1ª vex... lol...ke digo repost

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X