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    Carrinha familiar 20k/25k

    Boas pessoal.
    Apesar de ter um intervenção bastante reduzida no forum, costumo andar por cá a ler bastantes coisas, até porque aprendo muito mais do que aquilo que tenho para ensinar neste assunto dos automóveis.
    A familiar vai aumentar em Março do próximo ano e terei de comprar um carro familiar. Aponto para uma SW pois sempre gostei desse "tipo" carros.
    Venho de anos habituado ao grupo vag e aos blocos TDI, numa altura da minha vida em que era moda ter TDI's e, mais tarde, porque profissionalmente fazia imensos kms. Apesar disso continuo com 1 motor vag cá em casa (ibiza comercial, carro de trabalho) que irei entregar em retoma ou vender a particular. Não tenho nada a apontar ao carro, nunca me deu um problema, porém, como tudo na vida temos que nos adequar às mudanças.

    Neste momento já vi coisas bastante dispares, desdeo Focus SW 1.0 ecobost, passando pela 308 SW 1.2 e hoje a Corolla SW 1.8 hybrid mas que já passa em 2k o orçamento máximo. Destas 3, apenas experimentei a corolla e adorei o carro. Os restantes motores nunca andei, nem sei feedback de fiabilidade. O que me deixa mais apreensivo é se estes "pequenos" blocos turbinados serão fiáveis o suficiente.

    Em usados vi também coisas diferentes... Avensis com 4/5 anos até 80.000 kms (sempre foi um carro que gostei) e depois passat's 1.6 TDI e 308 Sw 1.6hdi com 2/3 anos.
    A questão é que para o estilo de vida que tenho neste momento, se calhar, comprar um destes blocos TDI ou HDI é por-me a jeito para ter problemas por falta de uso/andamento tendo em conta os kms que faço semanalmente.

    Se alguém já passou por estas dúvidas, ou que tenha uma opinião fundamentada e queira mandar os seus 50 centimos , agradeço.

    Peço desculpa pelo emaranhado de ideias, mas ainda estou numa fase inicial em que as dúvidas são muitas.

    Desde já obrigado.

    1. Que tipo de carros gostas?
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? C - Pequeno familiar ou segmento D - com poucos kms.
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Focus, Corolla, Auris, Passat, 308, Avensis.
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? 1 Filho com regularidade e aos fins de semana, pontualmente, mais 2 pessoas
    5. Precisarás de levar carga com frequência? De 15 em 15 dias quando vou à aldeia visitar a familia
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 15k por ano. Durante a semana faço 10km por dia. Aos fins de semana é que faço mais.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? nacional e municipal à semana. Fins de semana Autoestrada e IP.
    8. Os consumos terão grande importância? Sim. Assim como a manutenção
    9. A potência do motor terá grande importância? Já passei essa fase, mas que seja desenrascado. Acima de tudo procuro fiabilidade.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não, nada.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 20k seria o ideal, poderei ir mais longe (25k) se o negócio for bom e realmente se justificar face a todas as varáveis.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo, seminovo ou usado com poucos kms.

    #2
    Focus SW 1.0 125CV ecoboost já ficas mais que bem servido para as voltinhas...

    Comentário


      #3
      Até ver o 1.0 Ecoboost tem sido fiável.
      Bem negociado, talvez consigas o Focus 1.5 ecoboost de 150cv dentro do teu orçamento (25k). Se não conseguires, o 1.0 de 125cv é sempre uma óptima opção.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
        Até ver o 1.0 Ecoboost tem sido fiável.
        Bem negociado, talvez consigas o Focus 1.5 ecoboost de 150cv dentro do teu orçamento (25k). Se não conseguires, o 1.0 de 125cv é sempre uma óptima opção.
        Se calhar, para os kms que faço, um diesel é por-me a jeito para problemas (especialmente por causa do FAP). Aliás, aproveito para perguntar se este ecoboost da ford tem FAP mesmo a gasolina? É que se tiver (já li que as novas motorizações, mesmo a gasolina já iam ter todas FAP), já nem se trata de evitar problemas, pois vou encontrá-los em qualquer bloco (gasóleo ou gasolina).

        Também tenho um negócio de uma Avensis Luxury 2.0 (é de um tio meu) de 2014, com 65.000 kms por 17k. Comprou-o novo e o carro tá impecável. A questão é pesar nos pratos da balança estas dúvidas. Por 21k, ou perto disso, devo conseguir uma Focus SW 1.0 nova, com zero kms. Do outro lado tenho esta Avensis, um carro de um segmento acima mas que já tem 5 anos, apesar de se encontrar irrepreensível (muito pouco uso).

        Comentário


          #5
          Um tiro no charco! Mas também não consegui entender a necessidade da carrinha...


          Um azul híbrido é o que precisas (esquece os diesel para os 10 km diários... isso quase que se faz a pé!)

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          Ou então um carro a sério, sem pilhas, sem carregamentos diários, sem complicações de baterias quando elas chegarem, porque vão chegar!

          https://www.autoscout24.com/offers/h...5d8?cldtidx=47


          Mais apimentado...

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            #6
            Originalmente Colocado por CL Ver Post
            Um tiro no charco! Mas também não consegui entender a necessidade da carrinha...
            Com a vinda do bebé e a quantidade de coisas que as deslocações dele envolverão prefiro ter mais espaço do que menos. É certo que as viagens não serão muitas mas não me quero pôr a jeito para jogar tetris quando for preciso colocar mais coisas na mala, além do que é dele. Esse é o principal motivo.

            Ou então um carro a sério, sem pilhas, sem carregamentos diários, sem complicações de baterias quando elas chegarem, porque vão chegar!

            https://www.autoscout24.com/offers/h...5d8?cldtidx=47
            Por quanto fica a legalização de um carro destes? Se calhar nem compensa ir buscar lá fora, mas é uma opção válida para semi-novo. Por acaso desconheço este novo civic assim como a sua motorização. Vou tentar ler sobre o mesmo (fiabilidade, consumo e desempenho).

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              #7
              Originalmente Colocado por jakimantonio Ver Post
              Se calhar, para os kms que faço, um diesel é por-me a jeito para problemas (especialmente por causa do FAP). Aliás, aproveito para perguntar se este ecoboost da ford tem FAP mesmo a gasolina? É que se tiver (já li que as novas motorizações, mesmo a gasolina já iam ter todas FAP), já nem se trata de evitar problemas, pois vou encontrá-los em qualquer bloco (gasóleo ou gasolina).

              Também tenho um negócio de uma Avensis Luxury 2.0 (é de um tio meu) de 2014, com 65.000 kms por 17k. Comprou-o novo e o carro tá impecável. A questão é pesar nos pratos da balança estas dúvidas. Por 21k, ou perto disso, devo conseguir uma Focus SW 1.0 nova, com zero kms. Do outro lado tenho esta Avensis, um carro de um segmento acima mas que já tem 5 anos, apesar de se encontrar irrepreensível (muito pouco uso).
              novo é sempre novo, quando aos FAP dos motores a gasolina, não te precisas de preocupar com isso, pois não tem nada haver com os dos diesel, pois o carros a gasolina facilmente atingem em funcionamento mais de 500ºC logo a queima dos gases dá-se naturalmente, já nos diesel não é bem assim funcionam a temperaturas mais baixas na ordem dos 250ºC e é preciso apertar com eles para que o FAP funcione correctamente, dai que em percursos curtos é um problema.

              a avensis pode ser muito boa, mas eu se existir hipótese é ir sempre para novo e com uma focus das novas ficas muito bem servido, mesmo com um 1.0 de 125cv e bastante bem equipada, espaçosa, vai fazer um teste driver e vais ver que não queres outra coisa.

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                #8
                Se não me enganei nas contas! E sendo pessimista! Fica-te nos 18.500€... e pagas 103€ de IUC anualmente...

                Que é que compras cá quase novo por esse preço? Um Clio? Ou similar...

                Tem atenção que é um motor manco que nem 1000 de cilindrada tem! Mas diz que tem alguns +120cv... e, de facto..., até anda muito bem!


                Depois há o 1.5... e saiam da frente!


                Para os bébés e cadeirinhas que ocupam 4 m3, mais as fraldas... esquece as versões Sedan que não são nada práticas!


                Carrinha... mas mesmo carrinha a sério? Para duas crianças? Duas cadeiras Isofix? Um pacote de fraldas? Uma mala de viagem com os biberons e tudo o mais que a mãe acha que as crianças não sobrevivem sem isso?

                Hummm.... a Skoda terá uma Octavia óptima para isso! É o carro ideal para um casal e uma criança hoje, duas daqui a 2 anos...

                Não me perguntes como sei! Mas a Joana vem daqui a 2-3 semanas... O nome já está decidido!

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                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Não me perguntes como sei! Mas a Joana vem daqui a 2-3 semanas... O nome já está decidido!
                  Desde ja parabens companheiro! Que corra tudo bem!
                  A Otavia até pode ser a melhor no segmento, mas não é um carro que me fascine!
                  Tentarei ver outras opções e acima de tudo ir testar estes blocos pequenos turbinados.

                  Comentário


                    #10
                    Força nisso e boa sorte na escolha! Estamos cá para (des)ajudar!

                    https://www.whatcar.com/skoda/octavia/estate/review/n40

                    https://www.whatcar.com/honda/civic/...ack/review/n82

                    https://www.whatcar.com/ford/focus/estate/review/n8

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                      #11
                      O Focus novo teve bastantes elogios pelo espaço a bordo. Se gostares da estética, vê o Civic também, é um excelente carro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jakimantonio Ver Post
                        Se calhar, para os kms que faço, um diesel é por-me a jeito para problemas (especialmente por causa do FAP). Aliás, aproveito para perguntar se este ecoboost da ford tem FAP mesmo a gasolina? É que se tiver (já li que as novas motorizações, mesmo a gasolina já iam ter todas FAP), já nem se trata de evitar problemas, pois vou encontrá-los em qualquer bloco (gasóleo ou gasolina).

                        Também tenho um negócio de uma Avensis Luxury 2.0 (é de um tio meu) de 2014, com 65.000 kms por 17k. Comprou-o novo e o carro tá impecável. A questão é pesar nos pratos da balança estas dúvidas. Por 21k, ou perto disso, devo conseguir uma Focus SW 1.0 nova, com zero kms. Do outro lado tenho esta Avensis, um carro de um segmento acima mas que já tem 5 anos, apesar de se encontrar irrepreensível (muito pouco uso).
                        Acho que o teu dilema passa por aqui, se a Avensis te enche as medida e achas muito superior à Focus, ou outra similar nova, se calhar na tua posição avançava para a avensis.

                        Eu pessoalmente, não compraria a Avensis, porque não gosto do carro, iria ver uma Peugeot 308 ou uma Kia Proceed...

                        PS: Não te sei dizer se o preço da Avensis está bom ou mau, se for o preço que lhe oferecem à troca, é muito bom, naturalmente.

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                          #13
                          https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                            Não conhecia esse Kia. Esteticamente o carro parece espetacular! Mas isto é como diz o ditado "quem feio ama, bonito lhe parece!"
                            Esse bloco 1.0 é da Kia?

                            Comentário


                              #15
                              Sim é 1.0 da Hyundai/Kia. O Preço parece-me um pouco alto para um carro com 10.000km, acho que no stand da Kia me faziam a volta desse preço novo. Não tinha os bancos em pele e talvez mais uma ou outra coisa.

                              Comentário


                                #16
                                Aténção que a Proceed é bem mais cara que carrinha normal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                  Aténção que a Proceed é bem mais cara que carrinha normal.
                                  Certo, para além disso para quem compra a crédito, na KIA, os carros de serviço quase nunca compensam em relação aos novos. Isto porque normalmente a KIA faz um desconto que pode rondar os 3000 a 5000€ no preço do carro novo se o mesmo for comprado a crédito.
                                  Nos carros de serviço estabelecem o preço deles pelo valor original dele novo menos o valor de desvalorização.

                                  Posto isto, mais um que vota na Proceed, adoro o carro. Para além disso ficas com boas condições de garantia e manutenção

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu ia pela CeedSw, motor 1.4 automático .
                                    Mais mala , mais espaço de habitáculo , mais motor e a carrinha também está muito bonita !

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ora boas pessoal...

                                      Já fui experimentar 308SW 1.2 120cv e Focus SW 1.0 ecoboost. Gostei de ambos, mas o que mais me admirou nestes carros foi o andamento que têm para os blocos com tão pouca cilindrada. O Focus pareceu-me mais desportivo, mas a minha esposa gostou mais da Peugeot (mala maior e a versão allure que experimentamos tinha alguns apontamos que gostamos). Já lhe disse que não vamos meter balizas na mala, por isso qualquer carrinha que se compre o espaço chegará perfeitamente.

                                      Entretanto também fomos experimentar a nova Corolla... outro segmento, aliás acho que concorre com outras motorizações concorrentes e não com os blocos de baixa cilindrada turbinados. Admito que nos deixamos envolver pela tecnologia e palavreado do vendedor, mas gostamos muito do carro e parece encaixar perfeitamente nos nossos hábitos de mobilidade.

                                      Agora tamos a ponderar a razão e a emoção. Não está fácil!! Entretanto amanhã vamos à KIA.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jakimantonio Ver Post
                                        Ora boas pessoal...

                                        Já fui experimentar 308SW 1.2 120cv e Focus SW 1.0 ecoboost. Gostei de ambos, mas o que mais me admirou nestes carros foi o andamento que têm para os blocos com tão pouca cilindrada. O Focus pareceu-me mais desportivo, mas a minha esposa gostou mais da Peugeot (mala maior e a versão allure que experimentamos tinha alguns apontamos que gostamos). Já lhe disse que não vamos meter balizas na mala, por isso qualquer carrinha que se compre o espaço chegará perfeitamente.

                                        Entretanto também fomos experimentar a nova Corolla... outro segmento, aliás acho que concorre com outras motorizações concorrentes e não com os blocos de baixa cilindrada turbinados. Admito que nos deixamos envolver pela tecnologia e palavreado do vendedor, mas gostamos muito do carro e parece encaixar perfeitamente nos nossos hábitos de mobilidade.

                                        Agora tamos a ponderar a razão e a emoção. Não está fácil!! Entretanto amanhã vamos à KIA.


                                        Supostamente e se estiver correcto, o Peugeot "só tem" mais 2 litros de mala... já que anuncia 610 litros e o Focus 608 litros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          o corolla é do mesmo segmento que os outros
                                          e tambem existe o 1.2T no corolla que deve ter preços melhores que o 1.8hybrid

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                                            #22
                                            Boas pessoal,

                                            Uma questão para quem tiver experiência nestas coisas dos diesel...

                                            Uma Avensis como a que referi em cima (D4D de 2015 126cv) com viagens de 12 kms por dia durante a semana, sem o motor praticamente aquecer, e ao fim de semana fazer 200kms em autoestrada, acham que dará problemas de FAP? Ou as viagens em autoestrada resolverão os potenciais problemas de circular pouco à semana?

                                            Coloco a questão porque o negócio da Avensis baixou de preço e estamos a considerar porque o carro está impecável.

                                            Se não fizermos negócio com o Avensis, se calhar, a escolha recairá na Corolla TS 1.8 Hybrid (motorização fora daquilo que estava definido inicialmente, mas gostamos do carro e da tecnologia).

                                            Para já está um parto difícil...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jakimantonio Ver Post
                                              Boas pessoal,

                                              Uma questão para quem tiver experiência nestas coisas dos diesel...

                                              Uma Avensis como a que referi em cima (D4D de 2015 126cv) com viagens de 12 kms por dia durante a semana, sem o motor praticamente aquecer, e ao fim de semana fazer 200kms em autoestrada, acham que dará problemas de FAP? Ou as viagens em autoestrada resolverão os potenciais problemas de circular pouco à semana?

                                              Coloco a questão porque o negócio da Avensis baixou de preço e estamos a considerar porque o carro está impecável.

                                              Se não fizermos negócio com o Avensis, se calhar, a escolha recairá na Corolla TS 1.8 Hybrid (motorização fora daquilo que estava definido inicialmente, mas gostamos do carro e da tecnologia).

                                              Para já está um parto difícil...



                                              Essas tiradas ao fim-de-semana, se sempre as tiver, acabarão por ser uma forma de atenuar um possível problema.

                                              Mas claro está, que haverá sempre risco...

                                              Terás mais riscos que uma viatura que fará diariamente grandes tiradas... mas terás menos riscos, do que viaturas que farão diariamente pequenos trajectos durante meses seguidos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jakimantonio Ver Post
                                                Boas pessoal,

                                                Uma questão para quem tiver experiência nestas coisas dos diesel...

                                                Uma Avensis como a que referi em cima (D4D de 2015 126cv) com viagens de 12 kms por dia durante a semana, sem o motor praticamente aquecer, e ao fim de semana fazer 200kms em autoestrada, acham que dará problemas de FAP? Ou as viagens em autoestrada resolverão os potenciais problemas de circular pouco à semana?

                                                Coloco a questão porque o negócio da Avensis baixou de preço e estamos a considerar porque o carro está impecável.

                                                Se não fizermos negócio com o Avensis, se calhar, a escolha recairá na Corolla TS 1.8 Hybrid (motorização fora daquilo que estava definido inicialmente, mas gostamos do carro e da tecnologia).

                                                Para já está um parto difícil...
                                                eu diria que existe probabilidade de (pelo menos) 51% de haver problemas nesses 12km/dia

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                  eu diria que existe probabilidade de (pelo menos) 51% de haver problemas nesses 12km/dia
                                                  Isso é uma percentagem muito elevada caramba!!

                                                  Mesmo quando a bebé crescer e começar a ter que a deixar no infantário e, mais tarde, em atividades extra-curriculares, os kms poderão passar para o dobro (tipo 25 km/dia). O problema é que são sempre viagens curtas, com rotações baixas, em que o motor, quando aquece, está na hora de desligar o carro porque chegou ao destino. Neste momento usamos um comercial do ano 2000 que não tem FAP (1.9 do grupo vag) e o carro, quando aquece, normalmente está na hora de o desligar.

                                                  Como de 15 em 15 dias vamos à aldeia, pensei que a regeneração se pudesse fazer nessas viagens e em mais umas voltas maiores associadas (certamente fará), o problema está no dano que as potenciais viagens curtas, a baixas rotações, podem provocar num carro como a Avensis.
                                                  Certamente que no primeiro/segundo ano, depois do nascimento dela, nem 10.000 kms/ano farei, porém depois a média deve voltar aos 15.000kms/ano, no máximo 18.000kms, pois nos últimos 5 anos nunca fiz mais kms que esses e considero que foram anos atipicos.

                                                  Nunca andei num carro com FAP tempo suficiente para perceber as implicações e complicações associadas... Feliz ou infelizmente só tive 2 carros diesel daquela série de motores que nunca mais acaba (1.9 VAG) e preocupa-me seriamente potenciais problemas associados a esse monstro (FAP) que fui criando na minha cabeça.
                                                  Editado pela última vez por jakimantonio; 16 October 2019, 19:39.

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                                                    #26
                                                    O importante é não interromper as regenerações, ou seja, desligar o motor e terminar viagem com uma a decorrer. Caso aconteça estar uma regeneração em curso ao chegar ao destino, por "parvo" que isso pareça, o melhor é ir dar uma volta em estrada aberta em que se possa ir às 2000 rpm ou um pouco acima durante alguns minutos (nem que seja numa mudança intermédia, tipo uma 4.ª), para não ir em excesso de velocidade.

                                                    Pode parecer uma estupidez ter que fazer isto, mas será para evitar males maiores e acontecerá apenas ocasionalmente. A mim, em mais de 1 ano, aconteceu talvez 2-3 vezes (mas nesse tipo de utilização talvez possa acontecer com mais frequência, não sei).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      O importante é não interromper as regenerações, ou seja, desligar o motor e terminar viagem com uma a decorrer. Caso aconteça estar uma regeneração em curso ao chegar ao destino, por "parvo" que isso pareça, o melhor é ir dar uma volta em estrada aberta em que se possa ir às 2000 rpm ou um pouco acima durante alguns minutos (nem que seja numa mudança intermédia, tipo uma 4.ª), para não ir em excesso de velocidade.

                                                      Pode parecer uma estupidez ter que fazer isto, mas será para evitar males maiores e acontecerá apenas ocasionalmente. A mim, em mais de 1 ano, aconteceu talvez 2-3 vezes (mas nesse tipo de utilização talvez possa acontecer com mais frequência, não sei).
                                                      Quantos kms fazes por dia e por ano em media? Tens uma utilização parecida com a que retratei?
                                                      Desde ja obrigado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu faço 80km por dia (40+40 seguidos) 30mil por ano e muitas vezes tenho de fazer mais uns km para não interromper uma regeneração. Muitas vezes a regeneração começa a 4 ou 5km do destino. Demora cerca de 20 minutos para concluir.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jakimantonio Ver Post
                                                          Quantos kms fazes por dia e por ano em media? Tens uma utilização parecida com a que retratei?
                                                          Desde ja obrigado.
                                                          Não, o meu carro com FAP (um VW CC 2.0 TDI) é usado quase só ao fim-de-semana e para passeios que raramente têm menos de 100 km. Isto, diria, constitui uns 90% da utilização. Tenho-o há pouco mais de 1 ano e fiz já quase 16.000 km nele, não havendo indícios de problemas até ao momento.

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                                                            #30
                                                            Deve dar imenso jeito estar a chegar ao infantário para deixar a criança, e em vez de pararmos para a deixar, temos de ir fazer mais uma volta em estrada (velocidades constantes elevadas) de 20 min, e depois regressar ao infantário, para então nessa altura deixar a criança !?!

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