Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema grave! Ajuda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema grave! Ajuda

    Boas pessoal,

    Aconteceu algo inacreditável e que estou em choque e sem saber o que fazer.

    Fui mudar o amortecedor da caixa do Punto da minha namorada, pois o antigo já estava nas lonas. Porém ao retirar o parafuso que estava preso ao "chassi" do carro, estava bem preso, fui buscar a "chave de força" e eis que o pesadelo aconteceu.

    E eis o que acontece:





    As imagens falar por si , o que é que vocês acham que é possível fazer sem passar por desmanchar meio carro e mesmo assim ainda há o problema de tirar de lá o parafuso.

    O carro vai começar a fazer falta em breve (2 semanas) e não sei mesmo o que fazer, por favor digam de vossa justiça.

    #2
    Extrator de parafusos XXL + calor e deve sair...

    Esses parafusos são bem manhosos de sair ( e entrar)

    Comentário


      #3
      Se der, é com um berbequim e broca, furar o parafuso que ficou partido e com um jogo de machos abrir nova rosca

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas sugestões, realmente o que eu estava inclinado era furar o parafuso fora, mas lá está é praticamente certo que vou danificar a rosca existente.

        Se usar um daqueles kits para fazer nova rosca, será que a mesma é capaz de suportar as vibrações e pancadas que um suporte de caixa aguenta?

        Comentário


          #5
          Se tens carro suspenso por exemplo num elevador pode tentar como ja foi dito, desde broca, calor, extrator e por ultimo que nao foi referido tentar soldar uma porca, mas para isso é preciso paciência e muita perícia. Se tens o carro em cima de preguiças nao é impossivel mas vai ser complicado o trabalho. Nao desanimes que ha coisas bem piores

          Comentário


            #6
            Desculpem lá, mas há coisas (quase tudo!) que devem ser feitas por profissionais e em oficinas devidamente equipadas. Intervir em elementos fundamentais tipo "DIY" só pode dar mau resultado! Poupar meia dúzia de trocos pode sair bem caro.

            Boa sorte nisso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Desculpem lá, mas há coisas (quase tudo!) que devem ser feitas por profissionais e em oficinas devidamente equipadas. Intervir em elementos fundamentais tipo "DIY" só pode dar mau resultado! Poupar meia dúzia de trocos pode sair bem caro.

              Boa sorte nisso.

              Furar o parafuso e meter um extrator (e calor à mistura) é fácil... o problema é que é um filme fazer isto com o carro em cima de preguiças

              Comentário


                #8
                Se tens espaço para furar é bom, não precisas de fazer um buraco largo. Só o suficiente para introduzires um macho cónico.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Desculpem lá, mas há coisas (quase tudo!) que devem ser feitas por profissionais e em oficinas devidamente equipadas. Intervir em elementos fundamentais tipo "DIY" só pode dar mau resultado! Poupar meia dúzia de trocos pode sair bem caro.

                  Boa sorte nisso.
                  Tantos parafusos que já vi profissionais partirem, e para tirar os restos do sítio foi um belo filme.

                  Este tipo de problema é do que pode acontecer a qualquer um!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                    Boas pessoal,

                    Aconteceu algo inacreditável e que estou em choque e sem saber o que fazer.

                    Fui mudar o amortecedor da caixa do Punto da minha namorada, pois o antigo já estava nas lonas. Porém ao retirar o parafuso que estava preso ao "chassi" do carro, estava bem preso, fui buscar a "chave de força" e eis que o pesadelo aconteceu.

                    E eis o que acontece:
                    As imagens falar por si , o que é que vocês acham que é possível fazer sem passar por desmanchar meio carro e mesmo assim ainda há o problema de tirar de lá o parafuso.

                    O carro vai começar a fazer falta em breve (2 semanas) e não sei mesmo o que fazer, por favor digam de vossa justiça.
                    Já foram dadas várias dicas de ajuda, nesse aspecto não consigo acrescentar nada.

                    Para tentar perceber se o problema foi o parafuso ser fraco ou se estava completamente preso coloco as seguintes questões:

                    Com a "chave de força/breaker bar" tiveste que fazer muita força para partires o parafuso?

                    De quantos centimetros é a chave? 60 centimetros?

                    Comentário


                      #11
                      Parafusos que ali já estao longo tempo antes de aplicar força na chave é usar desengripante e deixar actuar por uns minutos. Na parte superior se tiver espaço vé se consegues aceder a ponta do parafuso com alicate de pressao.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                        Já foram dadas várias dicas de ajuda, nesse aspecto não consigo acrescentar nada.

                        Para tentar perceber se o problema foi o parafuso ser fraco ou se estava completamente preso coloco as seguintes questões:

                        Com a "chave de força/breaker bar" tiveste que fazer muita força para partires o parafuso?

                        De quantos centimetros é a chave? 60 centimetros?
                        Sim tive de fazer muita força com a breaker bar, mas também já tive de fazer semelhante num parafuso de amortecedor, só que dessa vez foi a cabeça que moeu.

                        Eu penso que esteja mesmo completamente preso onde partiu

                        Sim a breaker bar é uma daquelas do ebay de 60cm
                        Editado pela última vez por xtrusion; 23 October 2019, 20:58.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                          Parafusos que ali já estao longo tempo antes de aplicar força na chave é usar desengripante e deixar actuar por uns minutos. Na parte superior se tiver espaço vé se consegues aceder a ponta do parafuso com alicate de pressao.
                          Para chrgar à parte superior só desmontando meio carro, o que estava a tentar evitar

                          Eu ainda pensei em usar wd40 mas tendo em conta que por norma pouco faz, ainda para mais contra a gravidade, fui simplesmente buscar a breaker bar

                          Comentário


                            #14
                            Dá-lhe com o maçarico e depois com o perbequim.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                              Para chrgar à parte superior só desmontando meio carro, o que estava a tentar evitar

                              Eu ainda pensei em usar wd40 mas tendo em conta que por norma pouco faz, ainda para mais contra a gravidade, fui simplesmente buscar a breaker bar
                              É das boas, fez o serviço

                              Comentário


                                #16
                                Enquanto marinas as ideias tenta aplicar WD40 nisso.

                                Agora o que eu faria....

                                1- Como tanto no parafuso e na outra parte ainda existe rosca isso é bom, pois vai permitir fazer um furo centrado (bem no meio) na parte partida.
                                Aproveitas o parafuso partido, cortas uma secção e vais a um torneiro que te fure isso de um lado ao outro (centrado num torno) com 4mm por exemplo.
                                Vai servir de guia.
                                Aproveita para lá confirmar a medida da rosca para arranjares um macho para isso.



                                2- Com essa guia e com brocas de preferência novas começas a fazer um furo centrado, começa com 4-3,5 mm fura tudo alem da centragem a guia vai permitir fazer um furo direito paralelo.

                                Abres furo progressivo (aumentando de broca) até uns 7 mm aproveitas metes mais WD40.

                                Antes de começares a esburacar mais se não arranjares outra ferramenta indicada, podes utilizar tipo isto


                                Adaptas o furo para cravar à pressão, e fazes tentativa para desapertar (cuidado para não abusares e partires isso lá).

                                Se não der tens de abrir o furo progressivamente até poderes meter o macho e limpar a rosca, como o furo foi centrado talvez consigas fazer-lo sem danificar muito a rosca.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                  Enquanto marinas as ideias tenta aplicar WD40 nisso.

                                  Agora o que eu faria....

                                  1- Como tanto no parafuso e na outra parte ainda existe rosca isso é bom, pois vai permitir fazer um furo centrado (bem no meio) na parte partida.
                                  Aproveitas o parafuso partido, cortas uma secção e vais a um torneiro que te fure isso de um lado ao outro (centrado num torno) com 4mm por exemplo.
                                  Vai servir de guia.
                                  Aproveita para lá confirmar a medida da rosca para arranjares um macho para isso.



                                  2- Com essa guia e com brocas de preferência novas começas a fazer um furo centrado, começa com 4-3,5 mm fura tudo alem da centragem a guia vai permitir fazer um furo direito paralelo.

                                  Abres furo progressivo (aumentando de broca) até uns 7 mm aproveitas metes mais WD40.

                                  Antes de começares a esburacar mais se não arranjares outra ferramenta indicada, podes utilizar tipo isto


                                  Adaptas o furo para cravar à pressão, e fazes tentativa para desapertar (cuidado para não abusares e partires isso lá).

                                  Se não der tens de abrir o furo progressivamente até poderes meter o macho e limpar a rosca, como o furo foi centrado talvez consigas fazer-lo sem danificar muito a rosca.
                                  Isso foi muito boa ideia, vou ver se o parafuso ainda enrosca (embora ache que não pois ele simplesmente caiu, mas é uma boa ideia, e depois vou tentar arranjar alguém que tenha daqueles berbequins verticais fixos, seria realmente uma grande ajuda para conseguir furar sem danificar a rosca!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                    Tantos parafusos que já vi profissionais partirem, e para tirar os restos do sítio foi um belo filme.

                                    Este tipo de problema é do que pode acontecer a qualquer um!
                                    Completamente de acordo, um parafuso partir acontece a qualquer um, e até com alguma frequência.

                                    A diferença é que um profissional não entra em pânico, tem meios, e sabe resolver a situação.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X