Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Soluços Focus 1.6 TDCI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Soluços Focus 1.6 TDCI

    Boa tarde,

    Tenho um Focus 1.6 TDCI de 90cv de 2006 e tenho reparado que ao ligar o carro a frio (depois de ficar parado durante a noite ou por umas 2h), o carro soluça (como se não recebesse gasóleo suficiente) e deita bastante fumo durante cerca de 5 segundos. Depois destes 5 segundos, deixa de soluçar e o fumo também pára. Eu deixo sempre o carro na ignição durante uns segundos antes de o ligar, e também nunca arranco logo com o carro a frio. Isto tudo acontece enquanto ainda estou a deixar o carro aquecer um pouco.

    Já li que estes casos podem vir de uma pequena fuga nas linhas de gasóleo, em que ar entra no sistema e faz o carro soluçar por uns momentos. Mas depois também reparei que os injectores estão um pouco húmidos por fora (todos eles), mas não noto nem poças de gasóleo à volta nem nada, estão mesmo só ligeiramente húmidos.

    Ah, importante também referir que em andamento o carro não apresenta nenhum sintoma de soluçar em baixas ou em altas rotações, anda perfeitamente bem. Mas aquele fumo todo + o soluçar ao ligar a frio deixa-me apreensivo.

    Alguém tem uma ideia do que poderá ser?

    Obrigado

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por smarques7 Ver Post
    Boa tarde,

    Tenho um Focus 1.6 TDCI de 90cv de 2006 e tenho reparado que ao ligar o carro a frio (depois de ficar parado durante a noite ou por umas 2h), o carro soluça (como se não recebesse gasóleo suficiente) e deita bastante fumo durante cerca de 5 segundos. Depois destes 5 segundos, deixa de soluçar e o fumo também pára. Eu deixo sempre o carro na ignição durante uns segundos antes de o ligar, e também nunca arranco logo com o carro a frio. Isto tudo acontece enquanto ainda estou a deixar o carro aquecer um pouco.

    Já li que estes casos podem vir de uma pequena fuga nas linhas de gasóleo, em que ar entra no sistema e faz o carro soluçar por uns momentos. Mas depois também reparei que os injectores estão um pouco húmidos por fora (todos eles), mas não noto nem poças de gasóleo à volta nem nada, estão mesmo só ligeiramente húmidos.

    Ah, importante também referir que em andamento o carro não apresenta nenhum sintoma de soluçar em baixas ou em altas rotações, anda perfeitamente bem. Mas aquele fumo todo + o soluçar ao ligar a frio deixa-me apreensivo.

    Alguém tem uma ideia do que poderá ser?

    Obrigado

    Cumprimentos


    Se injectores estão húmidos, então isso será o habitual das anilhas dos mesmo já não estarem nas melhores condições e deixarem passar gasóleo.

    Comentário


      #3
      Esses motores são notórios por darem problemas de injectores e tu mesmo já referes que já há ali algumas fugas, o que ainda mais aumenta as suspeitas de que possa ser daí... Tirando isso: como estão as velas?

      Comentário


        #4
        podes não estar a virar a chave no momento ideal (logo após o aquecimento das velas)
        podes ter velas queimadas também e basta 1 cilindro com vela queimada que tens sintomas similares
        se calhar começava por aí (garantir que tudo está nos conformes) e via depois a situação da injecção

        Comentário


          #5
          Boa noite,

          Bem, em termos de velas não sei dizer quando foram (ou se foram) mudadas visto ter adquirido o carro à não muito tempo. Penso não ser relacionado com o virar da chave no momento correcto visto que já tentei alterar os "timings" de ligar o carro e geralmente não muda nada.

          Mas pelos sintomas parece ser mais derivado das velas do que os injectores? Visto o carro só fazer isto mesmo a frio se calhar faz mais sentido. Porém também tenho de ver esta situação dos injectores depois das velas, porque literalmente todos eles estão húmidos.

          Comentário


            #6
            As velas podes testar com um multímetro na posição do apito.
            Se apitar funcionam, se não estão queimadas. (Não garante que as que funcionam estejam 100%)
            O meu também fazia um fumozinho ao pegar e tinha 2 queimadas, após trocar as 4 deixou de fazer.
            E quase ninguém troca as velas como se faz num carro a gasolina já que o a gasóleo "não precisa".

            Comentário


              #7
              Boa tarde.
              O meu carro apresenta semelhantes sintomas.

              Troquei as 4 velas em julho de 2016 contando as mesmas com cerca de 45 mil km.
              Acham que devo trocar¿
              É possível fazer um diagnóstico¿
              Tenho ideia que os sintomas são estes mas não será ainda muito grave. No entanto também sei que o problema está lá e a tendência é sempre piorar.

              Alguém ajuda¿

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Se injectores estão húmidos, então isso será o habitual das anilhas dos mesmo já não estarem nas melhores condições e deixarem passar gasóleo.
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Esses motores são notórios por darem problemas de injectores e tu mesmo já referes que já há ali algumas fugas, o que ainda mais aumenta as suspeitas de que possa ser daí... Tirando isso: como estão as velas?
                No meu ex carro, fartei-me de trocar anilhas mas o problema nunca ficava resolvido.

                Ora babava de um injector, ora do outro, depois todos...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                  No meu ex carro, fartei-me de trocar anilhas mas o problema nunca ficava resolvido.

                  Ora babava de um injector, ora do outro, depois todos...


                  Pois... não é o primeiro caso a queixar-se disso...

                  Até há foruns estrangeiros a referir que se não for convenientemente limpo a zona... é suficiente para as novas não assentarem bem e passados uns tempos, está igual.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Pois... não é o primeiro caso a queixar-se disso...

                    Até há foruns estrangeiros a referir que se não for convenientemente limpo a zona... é suficiente para as novas não assentarem bem e passados uns tempos, está igual.
                    Se a memória não me falha, o user ice aqui do tasco também lhe aconteceu o mesmo com uma 308...

                    Comigo, lembro-me do homem da oficina dizer que tinha feito de tudo mas não conseguia parar o "babanço", porque provavelmente o dono anterior não teve um grande cuidado com o assunto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                      Se a memória não me falha, o user ice aqui do tasco também lhe aconteceu o mesmo com uma 308...

                      Comigo, lembro-me do homem da oficina dizer que tinha feito de tudo mas não conseguia parar o "babanço", porque provavelmente o dono anterior não teve um grande cuidado com o assunto.



                      Pois... e volta-se à questão dos cuidados ou falta deles que possam existir, que a seu tempo também podem fazer das suas.

                      Comentário


                        #12
                        Foi com a 307, que ainda tenho.

                        Nas minhas mãos já foi descarbonizada, pois as velas partiram, obrigando a retirar a cabeça fora, pelo que se aproveitou para o fazer.

                        Pouco tempo depois estava igual, a babar de injectores. Nas minhas mãos creio que já levou 3 ou 4 vezes anilhas/tentativa de parar as fugas... desisti, a fuga está lá, não me chateia, até porque a carrinha só faz percursos curtos e quase sempre sou eu que a conduzo. Não devo fazer mais que 2/3k kms por ano com ela...

                        A carrinha sempre foi bem assistida, a tempo e horas, nunca lhe faltou nada.

                        Não é por falta de cuidado, é mesmo por defeito do material.

                        Já há muito tempo que apresenta os mesmo sintomas que o autor do tópico refere, mas só mesmo a frio. Depois passa.

                        Acresce que desde há uns tempos anda com uns soluços estranhos, levando a que quando circulo e baixa rotação o motor se desligue. Tem agravado, pelo que vai voltar brevemente para a oficina a ver o que se trata.

                        Nunca me deixou a pé, mas não compro mais nenhum psa

                        Há por aqui um user que a conhece bem, se quiser acrescentar algo, está há vontade...

                        Cump.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                          Boa tarde.
                          O meu carro apresenta semelhantes sintomas.

                          Troquei as 4 velas em julho de 2016 contando as mesmas com cerca de 45 mil km.
                          Acham que devo trocar¿
                          É possível fazer um diagnóstico¿
                          Tenho ideia que os sintomas são estes mas não será ainda muito grave. No entanto também sei que o problema está lá e a tendência é sempre piorar.

                          Alguém ajuda¿
                          com um multimetro, medir o valor de resistencia de cada uma
                          ideal é desmontar e testar fora o aquecimento para ver a cor da ponteira da vela quando quente para verificar se é homogéneo, etc

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ice Ver Post
                            Nas minhas mãos já foi descarbonizada, pois as velas partiram, obrigando a retirar a cabeça fora, pelo que se aproveitou para o fazer.
                            Lembras-te de quanto pagaste pelo serviço de retirar a cabeça e descarbonizar?

                            Comentário


                              #15
                              Se vocês pesquisarem o que pode acontecer ao deixar as anilhas andar a verter aposto que vão logo mandar arranjar isso lol.
                              As anilhas custam 2 euros cada mais o retentor, fica mais caro a mão de obra.
                              Eu tenho o meu focus á 3 meses e tenho feito muita pesquisa sobre isso.
                              Essas anilhas, para quem deixa andar faz uma espécie de carvão que entra para o óleo do motor e pode ser visto no filtro do óleo como se fosse areia.
                              Essa "areia" entope uns filtros de rede que está na bomba de óleo, na bomba de vácuo e no tubo que vai para o turbo.
                              Isso, e depois pessoas que fazem muito kilometros sem mudar o oleo, o filtro de óleo fica de tal maneira entupido que o óleo passa pela válvula de segurança sem ser filtrado e dá mau resultado.
                              Geralmente o turbo é quem morre primeiro, metem novo e morre pouco tempo depois porque o tubo está entupido e não chega lá óleo.
                              Se ouvirem um barulho, puff puff puff puff, vindo dos injectores ou que já esteja tudo preto a volta dos injectores, mandem logo arranjar isso, poupam muitos euros.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por NMCM Ver Post
                                Lembras-te de quanto pagaste pelo serviço de retirar a cabeça e descarbonizar?
                                Aproveitei para mudar também a distribuição e outras coisas...

                                Cump.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Wheelspt Ver Post
                                  Se vocês pesquisarem o que pode acontecer ao deixar as anilhas andar a verter aposto que vão logo mandar arranjar isso lol.
                                  As anilhas custam 2 euros cada mais o retentor, fica mais caro a mão de obra.
                                  Eu tenho o meu focus á 3 meses e tenho feito muita pesquisa sobre isso.
                                  Essas anilhas, para quem deixa andar faz uma espécie de carvão que entra para o óleo do motor e pode ser visto no filtro do óleo como se fosse areia.
                                  Essa "areia" entope uns filtros de rede que está na bomba de óleo, na bomba de vácuo e no tubo que vai para o turbo.
                                  Isso, e depois pessoas que fazem muito kilometros sem mudar o oleo, o filtro de óleo fica de tal maneira entupido que o óleo passa pela válvula de segurança sem ser filtrado e dá mau resultado.
                                  Geralmente o turbo é quem morre primeiro, metem novo e morre pouco tempo depois porque o tubo está entupido e não chega lá óleo.
                                  Se ouvirem um barulho, puff puff puff puff, vindo dos injectores ou que já esteja tudo preto a volta dos injectores, mandem logo arranjar isso, poupam muitos euros.
                                  Desejo-te toda a sorte com este assunto, mas quando um gajo troca pela 3ª ou 4ª vez, começa a ser notório que não vai passar...

                                  Depende também da gravidade da fuga, e claro do uso que se dá ao carro.

                                  Se antes fiz de tudo para tentar resolver este assunto, actualmente, com o uso que dou ao mesmo, não vale a pena, até porque a fuga é apenas de 1 injector e não é a maior que já lá esteve

                                  Contudo, parece-me que os sintomas que descreves estarão mais associados a óleos errados/falta de manutenção a horas que propriamente a fuga. Esta causa transtornos mas noutro lado.


                                  Cump.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só comento depois de acabar com os soluços.....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                      Desejo-te toda a sorte com este assunto, mas quando um gajo troca pela 3ª ou 4ª vez, começa a ser notório que não vai passar...

                                      Contudo, parece-me que os sintomas que descreves estarão mais associados a óleos errados/falta de manutenção a horas que propriamente a fuga. Esta causa transtornos mas noutro lado.


                                      Cump.
                                      Neste artigo, examinamos a principal causa raiz de falha do turbo no mecanismo PSA 1.6 TDCi. Este motor está equipado com uma grande variedade de veículos, como Ford, Peugeot, Mini, Volvo e Suzuki, para citar apenas alguns. Uma lista de apenas alguns dos modelos comuns afetados são o Ford Focus 1.6 TDCi, o Peugeot 307 1.6 HDi, o motor Mini Cooper D 1.6 9HX e o S80 1.6D DRIVe da Volvo.

                                      Embora a falha do turbo seja uma ocorrência comum neste motor, uma vez reparado adequadamente, um novo turbo deve durar muitos milhares de quilômetros.

                                      Inanição de óleo
                                      A causa da falha do turbo no motor 1.6 TDCi começa não com o próprio turbo, é devido ao acúmulo de carbono e às vedações do injetor. Uma vez que o carbono se acumule no óleo do motor, ele fará com que o filtro de gaze no parafuso de banjo de alimentação do óleo turbo atrás do DPF / escape bloqueie e passe fome do turbocompressor de óleo.

                                      É tradução do Google mas podem pesquisar que vão encontrar estes resultados em muitos lados, ford focus 1.6 tdci carbon build up.

                                      E o meu não vinha com fuga nenhuma, 3000+ kilometros e ainda não. Que se aguente muito tempo assim

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nesse caso a minha pug já devia ter levado um par de turbos, pois já conta com 218k kms.

                                        É ainda anda com o de origem...

                                        Há várias situações, e só para te dar um exemplo, a minha 307 de 2007 não tem dpf/fap (nem tão pouco bimassa).

                                        Há muitas variáveis, pelo que até os mecânicos se vêem à rasca, quanto mais nós, simples opinadores

                                        Cump.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Lá está na categoria de simples opinador, e neste caso dos injectores babados, a mim custa-me a perceber como há contaminação do óleo.

                                          O "babado" é devido a uma má vedação do injector que devido à grande pressão de compressão no cilindro acaba por deixar passar vapores para o exterior do motor criando uma goma parecido com caramelo, que muito dificilmente volta a entrar para dentro e mesmo que entre acaba por ser queimado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boa noite

                                            Peço desculpa não ter respondido mais a este tópico, não tive tempo para continuar com este assunto até agora, mas obrigado por todas as respostas.

                                            Ora, relativamente ao problema descrito no primeiro post, o que disse acerca dos injectores babados não era verdade. Na altura os injectores estavam húmidos mas foi de uma possível limpeza ao motor que o carro levou aquando da compra, visto que limpei os residuos na altura e até hoje continua seco (e os resíduos não eram gasóleo). E também vi como ficam os injectores quando estão a babar através de fotos/videos, e realmente não tem nada de similar. Até pode ser problema de injectores mas não me parece ser das anilhas.

                                            Porém o fumo e tremer do carro ao pegar a frio continua... Por vezes o carro só treme por uns 5 segundos e fica normal, outras vezes treme e larga fumo por ~30 segundos, até tenho de lhe dar um pouco de acelerador para estabilizar a coisa. O tremer não é do bimassa porque faz o mesmo quer a embraiagem esteja em baixo ou não.

                                            Andei a pesquisar problemas similares nestes motores, mas nunca nada em concreto. Vi que os 1.6HDI/TDCI geralmente têm problemas com a membrada do respiro situada na tampa das válvulas. Poderá uma membrada danificada causar estes sintomas? Estou a pensar em encomendar uma para mudar, pois o tubo vindo do filtro do ar para o turbo estava cheio de óleo vindo do respiro (o tubo estava danificado e troquei por um novo). Quando mudei o tubo aproveitei para verificar folga no turbo, parecia tudo OK. Também não tinha óleo na entrada do turbo.

                                            Poderá ser EGR entupida? Ou admissão entupida?
                                            O que venho vindo a reparar também é que por vezes quando paro no trânsito o relantim também fica instável, porém isto não acontece sempre (por vezes paro e trabalha sem falha alguma).

                                            Obrigado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Hoje após deixar o carro estacionado durante a noite, peguei nele e andei uns 200 metros até ter de parar/estacionar de novo. Deixei o carro ligado e vim cá fora, quando olho para trás o carro largava muito (mas muito mesmo) fumo pelo escape (mais do que tinha visto) e o relanti estava um pouco instável. Dando um pouco de acelerador (até às ~1100 rpm) o fumo basicamente desaparece e fica tudo bem. Se largar o acelerador, volta ao mesmo (mas acaba por deitar largar menos fumos após um tempo).

                                              Em andamento o carro não tem nenhum sintoma de mau funcionamento, só mesmo ao quando está no relanti.

                                              Alguma ideia? Este carro não gosta mesmo do frio

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito importante: cor do fumo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Viva,

                                                  Por acaso na minha carrinha (Astra J 1.7 CDTI de 2011) com o motor a frio, em baixas rotações, o carro engasga-se todo e não desenvolve. Mesmo parado e se quiser acelerar ele demora imenso tempo a acelerar e chega ao máximo as 3500rpm. Se quiser arrancar, ele vai de imediato abaixo e sou obrigado a encostar-me à berma.

                                                  Se teimar com ele, ele "solta-se" e fica normal. Na última vez que aconteceu isso, olhei para o retrovisor e noto fumo branco.

                                                  Há 4 meses atrás teve que trocar os injetores, porque parecia um trator a trabalhar. Mas este problema dos soluços já me acontecia antes disso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O fumo é de gasóleo mal queimado, a minha faz igual.

                                                    Tenho de falar com o mecânico (ó mecânico) a ver se quer trocar a egr. Como é a mesma desde os 70k kms, já leva 220k, pode ser...

                                                    De resto, no meu caso, não há indícios de mais nada mal...

                                                    Cump.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O fumo é cinza com alguma parte azulada (mas esta parte azulada não é muito perceptivel, já vi piores).

                                                      O meu tem dias, por vezes ponho a trabalhar e até se porta bem, outros dias parece mesmo um tractor. Por vezes o carro treme tanto que parece que se vai desmanchar todo. Mas quando começo a andar com o carro, fica tudo normal, não soluça quando estou no acelerador mesmo a mais baixas rotações...

                                                      Se fosse um problema de injectores não iria ter problemas em andamento também? Ou mesmo se fosse admissão entupida?

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X