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Testes para saber saúde do motor

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    Testes para saber saúde do motor

    Boas,
    Recentemente adquiri um carro usado ( daqueles 2.0 tdi ppd170 que ninguém gosta ) . O único “problema” é que tem 300 mil km mas sinceramente sinto que os kms não são tudo. ( tenho um comprado novo com 110 mil kms a necessitar de segmentos e outro com 320 mil também comprado novo sem problema nenhum, deve ter algum desgaste claro, mas isto só mostra que o que interessa não são os kms mas sim a utilização)

    Ja li muito sobre o tema mas de forma dispersa sem grandes certezas de nada. Quero juntar tudo num só tópico para quem procurar, tal como eu, ter a informação toda reunida.

    Neste momento antes de gastar algum dinheiro em ajeitar o carro á minha maneira queria saber como está a nível de motor sem o abrir (Interior do motor ! Não me refiro a componentes como turbo ou embraiagem)

    Quais os teste que aconselham?
    1. Teste de compressão para ver o estado dos segmentos e cilindros? Serve bem?

    Mais algum?

    Na próxima revisão como vou mexer na bomba de óleo devo trocar os bronzes apenas por prevenção, pois não consigo encontrar forma de testar os bronzes, concordam?

    Obrigado desde já.

    #2
    Originalmente Colocado por Dabid Ver Post
    Boas,
    Recentemente adquiri um carro usado ( daqueles 2.0 tdi ppd170 que ninguém gosta ) . O único “problema” é que tem 300 mil km mas sinceramente sinto que os kms não são tudo. ( tenho um comprado novo com 110 mil kms a necessitar de segmentos e outro com 320 mil também comprado novo sem problema nenhum, deve ter algum desgaste claro, mas isto só mostra que o que interessa não são os kms mas sim a utilização)

    Ja li muito sobre o tema mas de forma dispersa sem grandes certezas de nada. Quero juntar tudo num só tópico para quem procurar, tal como eu, ter a informação toda reunida.

    Neste momento antes de gastar algum dinheiro em ajeitar o carro á minha maneira queria saber como está a nível de motor sem o abrir (Interior do motor ! Não me refiro a componentes como turbo ou embraiagem)

    Quais os teste que aconselham?
    1. Teste de compressão para ver o estado dos segmentos e cilindros? Serve bem?

    Mais algum?

    Na próxima revisão como vou mexer na bomba de óleo devo trocar os bronzes apenas por prevenção, pois não consigo encontrar forma de testar os bronzes, concordam?

    Obrigado desde já.
    Viva , vais mexer na bomba de oleo para trocar o veio dela correto?

    Quanto ao teste de compressao faz sentido, agora so trocaria as capas se ela estivessem com desgaste. Mas faz sentido dares um olho nelas já que vais mexer na bomba de oleo.

    Acho que podias tambem apostar numa descarbonizacao da egr e da admissão. Pelo menos garante mais saude ao turbo e ao motor.

    Comentário


      #3
      Bem seguindo a linha de pensamento do Mazda3HB, se fizeres a descarbonização da admissão e da egr...aproveita e manda o turbo à revisão, poderão só mudar casquilhos, mas também acabam por verificara geometria do turbo...e caso seja necessário substituir a turbina...pondera uma de cnc (menor atrito/mais leve)....o ideal era um turbo com o core de rolamentos (mais isso já é uma conversão mais onerosa).

      Comentário


        #4
        Já tive oportunidade de reconstruir um (BMN) que furou um pistão. Com 320.000kms, os cilindros estavam perfeitos ainda tinham o traçado de fabrica, os blocos, tal como os 1.9 são 5*, capas de bielas ok, mas troquei-as na mesma...

        Confirmar se a cabeça tem a referencia das que não estalam, se não estou em erro, ref xxx xxx xxx C.

        Confirmar se os injectores já foram trocados. Sofreram um recall que a Audi trocou gratuitamente.

        O melhor teste que podes fazer a esse carro e a qualquer diesel é ligá-lo a frio, num dia frio, <8°C de manhãzinha com o motor desligado a noite toda, se pegar de estalo, as taxas de compressão estão boas, as touches estão boas, vedantes de válvulas, cams.

        Ver o copo do filtro de gasóleo se tem partículas metálicas, porque com 300kkms a bomba tandem já não está nova e facilmente entope um injector.

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