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Carro demora alguns segundos até dar ao motor de arranque

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    Carro demora alguns segundos até dar ao motor de arranque

    Boas.

    Tenho um Volvo V40 D2 (1.6 psa) e tenho notado que de manhã, com frio (3 ou 4ºC), quando carrego na embraiagem e depois no botão Start, o mesmo liga todas as luzes do painel, como normal, mas ao invés de dar logo ao motor de arranque, fica ali uns 3 ou 4 segundos até dar ao motor de arranque (depois pega logo).

    Será por estar muito frio e ele estar a aquecer as velas/câmara de combustão, e por tanto, ter esse delay até dar ao arranque?

    Depois, durante o dia, mal se carrega no botão dá logo ao motor de arranque e fica logo a trabalhar.

    Obrigado

    #2
    Creio que é normal, a luz da resistência durante esse período de espera não fica acesa?

    Tive um carro desses e creio que isso me aconteceu uma ou duas vezes de manhã, mas ficava sempre em garagem fechada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
      Creio que é normal, a luz da resistência durante esse período de espera não fica acesa?

      Tive um carro desses e creio que isso me aconteceu uma ou duas vezes de manhã, mas ficava sempre em garagem fechada.
      As luzes ficam todas acesas, incluindo a da resistencia, e só apagam todas mal o motor começa a trabalhar.

      De referir que a bateria me parece em bom estado, o carro não custa a pegar, fica só aquele interregno de poucos segundos, e depois tudo normal, o ta-ta-ta do motor de arranque e fica a trabalhar lindamente

      Comentário


        #4
        3-4ºC e querem que o carro trabalhe logo... Oh pá! Vai lá dormir mais 3 horas e deixa isto aquecer!

        Agora trabalhar com 3ºC...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          3-4ºC e querem que o carro trabalhe logo... Oh pá! Vai lá dormir mais 3 horas e deixa isto aquecer!

          Agora trabalhar com 3ºC...

          Isso queria eu, ir dormir mais 3 horitas...

          Comentário


            #6
            Será que existe uma espécie de resistência que fica a aquecer durante 3/4 segundos e só depois dá a info ao motor de arranque para actuar?

            Lembro-me de o meu pai ter uma Toyota Dina de 1990 que se tinha de ficar a manter a chave um pouco até desligar a resistência, e só depois se dava à chave.

            Só tive um carro diesel antes deste, um Ibiza que comprei praticamente novo em 2001, era um 1.9d comercial, mas não me lembro se no inverno aquilo pegava logo ou tinha alguma espécie de resistência.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por canicula Ver Post
              Será que existe uma espécie de resistência que fica a aquecer durante 3/4 segundos e só depois dá a info ao motor de arranque para actuar?

              Lembro-me de o meu pai ter uma Toyota Dina de 1990 que se tinha de ficar a manter a chave um pouco até desligar a resistência, e só depois se dava à chave.

              Só tive um carro diesel antes deste, um Ibiza que comprei praticamente novo em 2001, era um 1.9d comercial, mas não me lembro se no inverno aquilo pegava logo ou tinha alguma espécie de resistência.
              A resistência é a vela de incandescência a aquecer a camara de combustão. O diesel explode por compressão e não por faisca.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por canicula Ver Post
                Será que existe uma espécie de resistência que fica a aquecer durante 3/4 segundos e só depois dá a info ao motor de arranque para actuar?

                Lembro-me de o meu pai ter uma Toyota Dina de 1990 que se tinha de ficar a manter a chave um pouco até desligar a resistência, e só depois se dava à chave.

                Só tive um carro diesel antes deste, um Ibiza que comprei praticamente novo em 2001, era um 1.9d comercial, mas não me lembro se no inverno aquilo pegava logo ou tinha alguma espécie de resistência.
                Todos os Diesel têm resistência, nos carros mais antigos com chave “normal” convém aquecer a resistência, deixar apagar a luz e só depois acionar o motor de arranque, embora muita gente não o faça.

                Comentário


                  #9
                  É capaz de haver alguma(s) velas a precisarem de substituição...

                  Mas elas têm razão! Por que carga de água este gajo me quer pôr a trabalhar nestas condições de invernia?

                  (No Norte da Europa é normal as pessoas saírem de casa para irem trabalhar com -30ºC, eu estava na brinca ctg! Nesses casos, habitualmente, têm carros com temporizadores que ligam 30 minutos antes, pelo Smartphone, para irem aquecendo o habitáculo, descongelando os vidros todos... aquecer os bancos, o volante...)

                  O que não os inibe de terem de ir de luvas e um raspador para retirar o excesso de gelo que se formou durante a noite!


                  Manda ver as resistências... quem sabe?

                  Ou esperas 6 segundos! Vais morrer?

                  Mas a situação só tenderá a piorar! Hoje são só 4 segundos, no mês seguinte são 6... e faz uma fumarada branca do catrino, daqui a 3 meses já não arranca! E vai ser logo naquele dia que um gajo tinha de chegar cedo ao trabalho!
                  Editado pela última vez por CL; 06 December 2019, 19:49.

                  Comentário


                    #10
                    Não tem nada que ver de certeza com as velas de incandescência "estragadas".

                    Se tivesse, o carro ficaria ali a dar ao motor de arranque até ligar.

                    O que acontece é que clico no botão start, não se passa nada durante alguns segundos, silêncio total e, passados esses 3 ou 4 segundos, depois dá ao motor de arranque e pega de imediato, normalmente, sem qualquer tipo de esforço.

                    O anormal é só o tempo que medeia entre o carregar no botão e depois o motor de arranque começar a trabalhar, nada mais.


                    Já tive o tal Ibiza 1.9 d que com algumas velas em fim de vida e era um tormento para o pôr a trabalhar, aquilo era dar à chave de amnhã até à exaustão.

                    Comentário


                      #11
                      Já pensaste que o Volvo tem uma década de avanço face ao Ibiza?

                      Que hoje há centralinas para controlar tudo e mais alguma coisa e que, se calhar!, esse compasso de espera entre o carregar no botão e o motor de arranque responder, pode corresponder ao tempo que a centralina considera adequado para iniciar o arranque do motor, e que se está borrifando para o teu desejo imediato de ouvir o motor a trabalhar se ele não tiver as condições adequadas para tal?

                      Eu pensaria nas velas de incandescência ou resistências ou o que se queira chamar, mas são velas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        Já pensaste que o Volvo tem uma década de avanço face ao Ibiza?

                        Que hoje há centralinas para controlar tudo e mais alguma coisa e que, se calhar!, esse compasso de espera entre o carregar no botão e o motor de arranque responder, pode corresponder ao tempo que a centralina considera adequado para iniciar o arranque do motor, e que se está borrifando para o teu desejo imediato de ouvir o motor a trabalhar se ele não tiver as condições adequadas para tal?

                        Eu pensaria nas velas de incandescência ou resistências ou o que se queira chamar, mas são velas...

                        É precisamente essa a minha dúvida - ou seja, será normal esse delay, porque o carro é moderno e todo computodorizado, ou não será normal, por qualquer outra razão?

                        Não é por esperara 3 ou 4 segundos, é só perceber se a coisa é normal.

                        Comentário


                          #13
                          Oh camarada canicula, não tens uma oficina Bosch aí na "Guarda" para medir as resistências?

                          Há quanto tempo tens o carro? Era assim antes no Inverno? Se sim... é sim! Nada a fazer!

                          Se não... então não! Não é normal.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                            Oh camarada canicula, não tens uma oficina Bosch aí na "Guarda" para medir as resistências?

                            Há quanto tempo tens o carro? Era assim antes no Inverno? Se sim... é sim! Nada a fazer!

                            Se não... então não! Não é normal.
                            Só faz isso em temperatura abaixo dos 4 ºC

                            Já o tenho há algum tempo e não me apercebi desse comportamento

                            Comentário


                              #15
                              Hoje estavam 2ºC (com símbolo * do gelo) e observei com atenção a coisa.

                              Insiro a chave, carrego no botão start, todas as luzes do painel ficam acesas (resistência, óleo, airbags, etc) e só passados uns 2/3 segundos a resistência apaga e ele dá logo ao motor de arranque e pega de imediato.

                              Creio que os tais 2/3 segundos será para aquecer as velas de incandescência e só quando estão no ponto (e quando a luz da mesma se apaga) ele dá a ordem ao motor de arranque.

                              Parece-me, agora, normal a coisa.

                              De resto, quando está uma temperatura mais normal (acima dos 4 ou 5ºC) mal carrego no start ele pega de imediato.

                              Comentário


                                #16
                                Então tudo normal...

                                Excepto os 2ºC... Menos de 15ºC e a malta devia estar dispensada de ir trabalhar!


                                Olha... o meu cunhado convidou-me ontem a ir lá passar o Natal e vamos para as termas e para a sauna. Depois saímos da sauna a +80ºC e mergulhamos num buraco que ele abriu no gelo... Só estão -34ºC lá fora!

                                Oh cunhado... eu gosto muito de ti! Mas neste momento estou deveras ocupado com trabalho! Em Agosto eu vou aí visitar-te... mas dispenso a sauna...

                                -34ºC? Sair de um ambiente a +60ºC e mergulhar no gelo líquido? Devem ser masoquistas... só pode!

                                Comentário

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