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Carro em segunda mão com diversas anomalias detetadas 4 meses após a compra

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    Carro em segunda mão com diversas anomalias detetadas 4 meses após a compra

    Olá todos,

    Adquirir um Renault Clio de 1997 através de uma amiga, há alguns meses atrás, que me indicou que o carro estava impecável e tinha acabado de sair do mecânico. Como estive diversos anos sem conduzir, pouco conduzi o carro, pois estava a reaprender. Acabei por ter que comprar uma bateria nova, ainda que ela me tivesse dito que a que estava no carro tinha sido trocada.

    Entretanto o carro tem que ir à inspeção. Fui a uma oficina para me verem o carro e mo levarem à inspeção. Qual não é o meu espanto quando me dizem que o carro no estado em que está não vai passar na inspeção a menos que eu faça uma série de reparações na ordem dos 700-800€, sendo que o mais tardar no ano seguinte ainda vou ter que colocar uma embraiagem nova. Ainda me disseram que o carro há muito tempo que não vai ao mecânico (tendo em conta o desgaste apresentado), contrariamente ao que a antiga proprietária me indicou.

    De entre as mais diversas anomalias a corrigir (mais de 10), disseram-me ser necessário corrigir um problema elétrico com as luzes, colocar rolamentos novos, por uma barra no terminal da direção, um novo apoio no motor de um dos lados, sinoblocos novos, borrachas nos travões e o carro tem diversas fugas de óleo.

    O carro tinha ido a inspeção no ano anterior sem nada a assinalar, o que me pareceu estranho. A antiga proprietária está incontactável. Na oficina acabaram por me recomendar não reparar o carro porque com o que iria gastar eu conseguiria comprar um carro em segunda mão em muito melhores condições.

    A minha dúvida reside em tentar perceber se:

    1. É possível que o carro tenha passado a inspeção sem nada a assinalar no estado em que está?
    2. Se era possível um carro neste estado ter saído do mecânico em agosto com tanta coisa por resolver?

    #2
    Respondendo directamente às tuas perguntas, sim é possível, tudo é possível...

    Dou 2 conselhos:

    1- pede uma segunda opinião e orçamento, para decidires o que fazer.
    2- para a próxima compra, leva o carro a uma oficina antes de o comprares.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Respondendo directamente às tuas perguntas, sim é possível, tudo é possível...

      Dou 2 conselhos:

      1- pede uma segunda opinião e orçamento, para decidires o que fazer.
      2- para a próxima compra, leva o carro a uma oficina antes de o comprares.
      Já pedi uma segunda opinião. Disseram-me que podia arranjar agora o mais urgente só para o carro poder passar na inspeção, mas não ficaria a menos de 600€ de investimento, mas depois teria que gastar mais com as restantes coisas a reparar. Ou seja, vai dar ao mesmo. Juntando o que já gastei e o valor total da reparação mais compensa comprar outro usado em melhores condições.

      Eu só não levei o carro a uma oficina antes porque é uma pessoa que eu conheço há diversos anos em quem confiei e não imaginei que não me fosse dizer a verdade. Curiosamente está incontactável. E o suposto mecânico do carro diz que nunca o reparou.
      Editado pela última vez por Philomenaah; 08 December 2019, 14:10.

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        #4
        Carro com uma certa idade se for para por aquilo fino gastas uma fortuna e nas oficinas arranjam mil e uma coisas para arranjar que nao tem prioridade, vai inspecção e o que vier anotado na folha tu arranjas. Minha experiência me ensinou se um gajo nao tiver o talento de pegar em ferramentas para ir ajeitando carro velho entao esqueça, compra novo ou semi novo ou entao anda de onibus
        Editado pela última vez por Rools; 08 December 2019, 14:29.

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          #5
          Ao comprares um carro usado e com mais de 20 anos de idade, nunca esperes que nunca tenha despesas se o meteres numa oficina e deres carta branca para reparar o que for necessário.

          Num carro desses para teres uma reparação de 700/800€, também me quer parecer que são oficinas que provavelmente cobram acima de 25€ hora e o material também deve ter valores um pouco altos.

          Eu sinceramente não recomendo este tipo de carros a pessoas que não tem conhecimentos e não conseguem fazer algumas coisas em casa.
          É preferível investir num carro mais recente pois nas oficinas novo ou velho pagam o mesmo em mão de obra, mas supostamente um mais recente terá menos que fazer.

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            #6
            Respondendo às duas perguntas:

            1ª - Sim, depende dos conhecimentos e eventuais outras coisas que se podem deixar esquecidas no cinzeiro ou no meio do DUA

            2ª - Sim! Só aqui tens 500 mecânicos profissionais! Imagina lá fora...

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              #7
              pelo que descreves estás levar uma bela banhada, por isso é que vou com o carro 1º ao IPO e depois à oficina se for necessário, fora isso só manutenção de rotina...

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                #8
                Tendo em conta que é um clio de 97, parto do princípio que pagaste uns 500€ pelo carro, se tanto.

                Com toda a certeza não estarias à espera que estivesse novo.

                O mais certo é a maior parte das peças que a oficina te indicou já estarem a apresentar desgaste, mas ainda se aguentarem uns tempos e o carro passar na inspeção.

                Se essas peças que mencionas estivessem realmente em mau estado o barulho e o desconforto em conduzir o carro seria tanto que era impossível não te aperceberes desses defeitos.

                Comprar outro usado? Até que valor? 600-700€? Vais comprar outro igual ou pior...

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                  #9
                  Vai primeiro com o carro à IPO, e logo vês quais as anomalias e depois ponderas se valerá a pena ou não procederes à reparação.

                  Comentário


                    #10
                    IPO é essencialmente luzes, gases, amortecedores, babas de óleo e direcção alinhada. Podes ir 3meses antes e caso chumbe ainda tens muito tempo para arranjar o carro.

                    Comprei um carro baratinho, como tu, e demorei 2 meses para o conseguir fazer passar na IPO, "apenas" gastei 100€, foi o preço do catalisador e "roubei" uma sonda lambda ao carro de um familiar.

                    Se achas que o carro tem salvação, arranja aos poucos o que for necessário para circulares em segurança. Caso contrário aceita o prejuizo e parte para outra. Gastar dinheiro em carros velhos que não têm salvação é péssimo... (não me perguntes como sei).

                    Se conheceres alguém que dê uns toques de mecanica pede ajuda.
                    Editado pela última vez por Eletrico; 08 December 2019, 18:25.

                    Comentário


                      #11
                      "A antiga proprietária está incontactável." E suponho que a amiga também...

                      Como dizem o Viriauto e o bigturbo... nada mais a dizer!

                      Agora é reparar tudo o que for preciso... já que os anteriores proprietários não o quiseram fazer, como é normal num carro usado.

                      Comentário


                        #12
                        Gastar em carros principalmente velhos é como jogar dinheiro para um poço sem fundo

                        Comentário


                          #13
                          Com amigos assim, não é preciso inimigos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Philomenaah Ver Post
                            Já pedi uma segunda opinião. Disseram-me que podia arranjar agora o mais urgente só para o carro poder passar na inspeção, mas não ficaria a menos de 600€ de investimento, mas depois teria que gastar mais com as restantes coisas a reparar. Ou seja, vai dar ao mesmo. Juntando o que já gastei e o valor total da reparação mais compensa comprar outro usado em melhores condições.

                            Eu só não levei o carro a uma oficina antes porque é uma pessoa que eu conheço há diversos anos em quem confiei e não imaginei que não me fosse dizer a verdade. Curiosamente está incontactável. E o suposto mecânico do carro diz que nunca o reparou.
                            Eu também já cometi esse erro. Uma vez a Cascais para nunca mais.

                            Agora concordo que podes apanhar outra banhada com outro charuto...é uma lotaria em carros usados, nomeadamente com muita idade. Arranja o essencial e prioritário, entenda-se as questões de segurança, e faz o carro passar na IPO. Depois aos poucos tratas do resto. Com esse já sabes o que contas.

                            Comentário


                              #15
                              eu arranjaria, como disseram acima, uma oficina que não levasse muito. pede ajuda a alguém que conheça um mecânico barato. eu conheço um e mesmo fazendo 15kms para cada lado, prefiro. ele diz-me o preço, nem que seja por telefone e é aquele preço que eu pago. sempre foi assim comigo. se não puder dar orçamento por telefone, não me importo de ir lá, ele dizme o que é e o que é preciso, são x euros e está. é um mecânico que por vezes digo se tem isto ou aquilo a mudar e ele diz-me que se anda, porque é que mudo? quando eu sentir este ou aquele sintoma, aí sim, convém mudar. é o que ele me diz, para não gastar dinheiro à toa.

                              arranja os travões se for preciso, as luzes e as fugas de óleo. alinha a direção também e siga para a inspeção com ele. leva-o limpinho por fora, sempre ajuda. o resto vais arranjando durante o ano seguinte, caso tenha anotações 1 podes até dizer que compraste o carro há 2 ou 3 meses se detetarem alguma coisa ou mandas a boca logo do estilo "comprei o carro há pouco tempo. se detetar algo mecânico por favor avise-me". isto mostra confiança e não medo e desconfiança no trabalho deles. depois se vires que não compensa, andas meio ano e despachas o carro. a viatura está a caminho dos 25 anos, não esperes milagres nem que viesse impecável para a tua mão. em carros usados, seja de que idade forem (até mesmo aqueles com 4 anitos) podem e geralmente apresentam coisas para arranjar, substituir, mudar...

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                                #16
                                Amigos, amigos, negócios à parte!

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                                  #17
                                  Obrigada a todos pelas vossas preciosas indicações. Levei o carro a outro mecânico que me recomendaram, para ter uma segunda opinião. Efetivamente há coisas para reparar que não podem esperar. No mínimo teria que gastar uns 600€ só para o carro passar na inspeção e depois teria que ir arranjando o resto aos poucos. Foi ainda identificada uma fuga de combustível para reparar. Também me confirmaram novamente que era impossível que o carro tivesse sido todo revisto há alguns meses e disseram-me que já não devia ir a um mecânico há muitos anos.

                                  Eu sabia que um carro tão antigo daria sempre alguns problemas, mas pelo que me foi descrito pela antiga proprietária nunca imaginei que o carro estivesse no estado em que está. Não vou avançar com a reparação. Com o que gastaria com este carro mais vale juntar e comprar um carro bem mais recente quando tiver essa possibilidade. A comprar em segunda mão, não volto a confiar. Ou o carro vai a um mecânico primeiro para uma avaliação ou não há compra para ninguém.

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                                    #18
                                    tem bastantes anos, é normal os problemas

                                    a tua amiga, deixou de o ser

                                    Comentário


                                      #19
                                      Moral da história: não fazer negócios com amigos. Motivo? Muitas vezes quando corre mal deixam de o ser. Quem nunca passou por algo semelhante que atire a primeira pedra

                                      Mas com os anos do carro e o valor que deves ter pago, obviamente que tinhas que contar com um valor extra para os arranjos surpresa. Carros impecáveis com 20 anos não existem...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Com ajuda do mecânico podes futuramente comprar carro mais recente, poderá também ter problemas que estejam camuflados e difíceis detectar ate aos olhos mais experientes, e num futuro próximo as anomalias se manifestam e ter custos avultados.
                                        Comprar carro usado se nao conhecemos historial a probabilidades ter problemas é grande, é tudo uma questão de sorte.
                                        Há sempre um amigo que tem um conhecido que arranje carros e coloque esse renault minimamente em condições circular por um custo acessível e material para isso encontra-se fácil e barato

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                                          #21
                                          Sempre ouvi dizer:
                                          - Se queres perder um amigo,vende-lhe um carro ou empresta-lhe dinheiro.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Philomenaah Ver Post
                                            Obrigada a todos pelas vossas preciosas indicações. Levei o carro a outro mecânico que me recomendaram, para ter uma segunda opinião. Efetivamente há coisas para reparar que não podem esperar. No mínimo teria que gastar uns 600€ só para o carro passar na inspeção e depois teria que ir arranjando o resto aos poucos. Foi ainda identificada uma fuga de combustível para reparar. Também me confirmaram novamente que era impossível que o carro tivesse sido todo revisto há alguns meses e disseram-me que já não devia ir a um mecânico há muitos anos.

                                            Eu sabia que um carro tão antigo daria sempre alguns problemas, mas pelo que me foi descrito pela antiga proprietária nunca imaginei que o carro estivesse no estado em que está. Não vou avançar com a reparação. Com o que gastaria com este carro mais vale juntar e comprar um carro bem mais recente quando tiver essa possibilidade. A comprar em segunda mão, não volto a confiar. Ou o carro vai a um mecânico primeiro para uma avaliação ou não há compra para ninguém.
                                            Tendo em conta o valor subentendido que deste pelo carro, estranho seria se não tivesse nada a fazer. Qual é o carro que por 500 ou 600€ está todo revisto a nível de tudo e sem nada a fazer?

                                            Para a próxima mesmo não percebendo nada da coisa, desconfia por aí.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                              Tendo em conta o valor subentendido que deste pelo carro, estranho seria se não tivesse nada a fazer. Qual é o carro que por 500 ou 600€ está todo revisto a nível de tudo e sem nada a fazer?

                                              Para a próxima mesmo não percebendo nada da coisa, desconfia por aí.
                                              arranjo-te um opel kadett de 1987...só precisa de uma bela pintura.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                arranjo-te um opel kadett de 1987...só precisa de uma bela pintura.
                                                Boas máquinas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vai ter com a tua "ex" amiga e faz com que "pague com o corpo"! Não te repara o carro, mas ficas mais aliviado e sem a sensação de teres sido levado… como foste!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Leva o carro à inspeção. Lá, dizem-te o que é urgente.
                                                    Por 30€ ficas com uma ideia melhor.
                                                    Há oficinas que gostam de exagerar as avarias. Só para te dar um exemplo: há 8 anos que o mecânico me diz que tenho de reparar a embraiagem de um carro velho que tenho. 70.000 kms depois do 1º aviso do mecânico, ela continua a funcionar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                                      Tendo em conta o valor subentendido que deste pelo carro, estranho seria se não tivesse nada a fazer. Qual é o carro que por 500 ou 600€ está todo revisto a nível de tudo e sem nada a fazer?
                                                      Já vendi um por metade onde estava realmente impecável e sem nada por fazer. E com revisões em dia tudo. Ok, precisava de uma boa lavagem, que já não era lavado há algum tempo.
                                                      A desvalorização monetária de um bem, no meu caso derivado da idade, não pode ser confundida com falta de respeito e mentiras.

                                                      Embora compreenda o que dizes, não podemos ou não deveríamos assumir a velha postura do "por esse preço do que estavas à espera?".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                        arranjo-te um opel kadett de 1987...só precisa de uma bela pintura.
                                                        curiosamente vi ontem um com a PUB da remax.


                                                        Originalmente Colocado por NMCM Ver Post
                                                        Já vendi um por metade onde estava realmente impecável e sem nada por fazer. E com revisões em dia tudo. Ok, precisava de uma boa lavagem, que já não era lavado há algum tempo.
                                                        A desvalorização monetária de um bem, no meu caso derivado da idade, não pode ser confundida com falta de respeito e mentiras.

                                                        Embora compreenda o que dizes, não podemos ou não deveríamos assumir a velha postura do "por esse preço do que estavas à espera?".
                                                        eu vendi um por 325 com 25 anos e que andava com a caixa a partir há mais de 2 anos. ainda assim, com 24 anos e tal foi a vila franca de xira na maior parte da viagem pela nacional. na AE o único problema que deu... foi ficar sem gasolina em fátima (tinha-me metido em albergaria e não me lembrei de meter mais combustível!). vndi-o com a caixa assim e um tubo para reparar. o futuro dono viu os defeitos, concordou e nem negociou e ainda me pagou 5€ em moedas de 1€.

                                                        nem 1 mês antes gastei 100€ para o desentupir todo, pois engasgava-se e o filho da mãe também já estava a fzer barulho do escape, que foi soldado. desde setembro e numa terra a 15kms daqui já o vi 2x... ainda anda, o raio do bicho! só me avariou praticamente isto em 6 anos que o tive (embora fizesse apenas , 4, 5, 6 mil por ano com ele). já agora, gastei 350€ num motor, correia, mudança de óleo quando o fui bucar, pois o motor tinha fanado e desde aí e tirando o tal problema um mês antes, só um bombito, calços e pneus, praticamente. mas podia ter corrido melhor... ou muito pior nesse tempo em que o tive, já que eu fui penso que o 4º dono, pelo que é sempre uma sorte valente!

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