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Mazda alega que carros elétricos de longo alcance geram mais CO2 que os diesel

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    Mazda alega que carros elétricos de longo alcance geram mais CO2 que os diesel

    Mazda alega que carros elétricos de longo alcance geram mais CO2 que os diesel

    30 DEZ 2019 · MOTORES5 COMENTÁRIOS

    Se até agora o mercado de carros elétricos era populado por propostas de longo alcance, as marcas europeias têm procurado alternativas mais viáveis. Focam-se em propostas com baterias menores, ajustadas a dimensões menores e às nossas cidades.
    Este embate de ideias e propostas ainda não tem um modelo vencedor, mas tudo parece servidor para o conseguir. A Mazda veio agora argumentar que a sua escolha é melhor porque as baterias carros elétricos de longo alcance geram mais CO2 que os diesel.



    Há muito que várias frentes se embatem para provar que os elétricos são tão poluidores como qualquer carro a diesel. Os argumentos usados são muitos e nem sempre os mais lógicos, o que gera ainda mais discussão e contra-argumentação.
    Os dados que sustentam a ideia da Mazda

    A mais recente fonte de discussão veio de um dos fabricantes que já abraçou os elétricos. Segundo Christian Schultze, um dos responsáveis da Mazda na Europa, carros elétricos de longo alcance representam um problema. Estes geram mais CO2 que qualquer carro a diesel, no seu ciclo de vida.

    Segundo este responsável da Mazda, o problema está não na utilização, mas sim nos processos de produção. Em especial, a construção das baterias é extremamente crítica e na renovação deste elemento aumenta ainda mais.
    Um estudo que confronta a escolha das baterias

    Curiosamente, a aposta da Mazda para os seus carros elétricos, segue outra filosofia. A marca japonesa apostou sobretudo em baterias menores, com menor alcance e menores custos de produção e de troca. No caso do MX-30, a marca escolheu baterias de 35,5-kWh.

    Todas as comparações para esta conclusão são feitas com modelos com baterias de 95-kWh, muito maiores. Também os diesel usados nesta comparação, são os de menores dimensões da própria marca. A marca entra em conta com a produção, utilização, troca e reciclagem ou destruição.
    A realidade de outros estudos com carros elétricos

    Claro que esta é apenas uma ideia da marca, que aparentemente quer fazer valer a sua opção para as baterias. Dos muitos estudos que surgiram ao longo dos anos, vários mostram que os veículos elétricos são menos poluentes que os diesel, em vários aspetos, inclusive no CO2.

    Um deles, feito pelo ICCT (International Council on Clean Transportation) mostra que os custos ambientais da produção de baterias são recuperados ao fim de 2 anos. Este valor desce para 1 ano e meio se os carregamentos forem feitos com energia renovável.
    Esta posição da Mazda parece ter falta de argumentos para ser sustentada. Ainda para mais, confronta as suas opções no campo das baterias com o que a sua concorrência oferece, o que parece estranho. De qualquer modo, a marca japonesa deverá igualmente sustentar estas afirmações com mais dados e resultados de testes.


    #2
    Mais um que ou é ignorante ou anda a ser pago pelas companhias petroliferas.
    Então e se toda a energia usada na produção das baterias vier de fontes renováveis?
    Até aposto que como de costume ignorou o CO2 emitido na produção e distribuição do Diesel, e para o eléctrico deve ter considerado tudo, e ainda considerado que uma grande parte da energia vem de fontes fósseis. O costume...

    Comentário


      #3
      Modas.

      Comentário


        #4
        A mim faz-me lembrar a treta das reciclagens.Tudo não passam de negócios sem resultado pratico nenhum . Manipula-se a verdade conforme der mais proveito económico.

        Comentário


          #5
          Tanto clone....

          Comentário


            #6
            Isto é a a Mazda a defender os seus interesses, usando uma linha de argumentação falaciosa.

            Deviam ter vergonha.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
              Tanto clone....

              Devem-se ter inspirado nos multicontas que fazem pub à tesla no topico ao lado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MainstreamBias Ver Post
                Devem-se ter inspirado nos multicontas que fazem pub à tesla no topico ao lado
                Tens de deixar de usar só os dedos para contar clones que andam por aí

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  Mais um que ou é ignorante ou anda a ser pago pelas companhias petroliferas.
                  Então e se toda a energia usada na produção das baterias vier de fontes renováveis?
                  Até aposto que como de costume ignorou o CO2 emitido na produção e distribuição do Diesel, e para o eléctrico deve ter considerado tudo, e ainda considerado que uma grande parte da energia vem de fontes fósseis. O costume...

                  Nós sabemos que o és Xlpower, é óbvio que a MAZDA, não percebe rigorosamente nada da questão sobre a questão, é um mero construtor automóvel centenário com forte implementação no Pacifico, (sei lá, EUA, Japão, Austrália, RPC, Malásia, Índia. etc. etc), irrelevante, dizem os ignorantes sobre a coisa dos automóveis.

                  Comentário


                    #10
                    CEO da Honda desdenha eléctricos. Futuro é híbrido

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                      Nós sabemos que o és Xlpower, é óbvio que a MAZDA, não percebe rigorosamente nada da questão sobre a questão, é um mero construtor automóvel centenário com forte implementação no Pacifico, (sei lá, EUA, Japão, Austrália, RPC, Malásia, Índia. etc. etc), irrelevante, dizem os ignorantes sobre a coisa dos automóveis.
                      Tu leste o artigo?
                      O estudo da Mazda foi feito por pessoas que dizem que ter a “gaita” pequena é melhor que ter uma grande, só porque a têm pequena.
                      Podiam ser mais criativos, mas não se pode esperar muito duma marca que insistiu no motor Wankle!!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Sacco Ver Post
                        A mim faz-me lembrar a treta das reciclagens.Tudo não passam de negócios sem resultado pratico nenhum . Manipula-se a verdade conforme der mais proveito económico.
                        Refereste aos óleos dos motores?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                          Tu leste o artigo?
                          O estudo da Mazda foi feito por pessoas que dizem que ter a “gaita” pequena é melhor que ter uma grande, só porque a têm pequena.
                          Podiam ser mais criativos, mas não se pode esperar muito duma marca que insistiu no motor Wankle!!!!


                          Por referir tal mecânica na Mazda, Audi ou mesmo a irreverente Citroën, é óbvio que a marca não privilegia a escória poluente (ler GPL), do doce Crude.

                          Comentário


                            #14
                            El futuro del automovilismo vendrá dado por un cambio de paradigma donde el objetivo de cero emisiones será el 'mantra' de cada uno de nosotros. ¿Triunfará el coche eléctrico o será la **** de hidrógeno? Según los expertos, el triunfo vendrá de la coexistencia de ambas tecnologías.

                            "Una de las estrellas del Salón de Tokio ha sido el nuevo Toyota Mirai Concept, motor eléctrico alimentado por una **** de combustible. Este concept representa un significativo paso adelante sobre la actual versión, lanzada en 2014, pero que llegó a Europa en 2016; de hecho, el salto en todos los términos –tamaño, confort, lujo, prestaciones, autonomía– es brutal.

                            Tanto Toyota como Hyundai están convencidas de que el futuro pasa por la electrificación, pero que el futuro del automóvil implicará la coexistencia de automóviles eléctricos a baterías y automóviles eléctricos 'fuel cell'; a los primeros los denominan BEV y a los segundos FC o Fuel Cell.

                            Hugo Spowers, fundador de Riversimple –una empresa que prepara el lanzamiento de un ‘fuel cell’ para 2022– sostiene que "el coche eléctrico accionado por hidrógeno y el accionado por baterías convivirán porque para algunas circunstancias es mejor una tecnología y para otras, la otra". Según Spowers, ambas tecnologías no son contradictorias sino contemporáneas.

                            En Hyundai piensan que el hidrógeno será clave para poder cumplir las normas sobre las emisiones totales de un fabricante, especialmente en Europa donde las normas son globalmente más restrictivas. Y sobre todo, teniendo en cuenta que las legislaciones serán cada vez más restrictivas hasta alcanzar el objetivo de cero emisiones.

                            Recordemos que los coreanos comercializan ya el Hyundai Nexo Fuel Cell, en teoría disponible en España desde finales del pasado año, pese al problema de que aquí no es que las 'hidrogeneras' sean escasos sino que resultan prácticamente inexistentes.

                            Pero Toyota y Hyundai no son los únicos grandes grupos que piensan esto. Los tres premium germanos –Mercedes, BMW y Audi– piensan que la opción del hidrógeno no debe ser descartada y han recuperado y actualizado viejos planes. Incluso el grupo PSA admite que esta posibilidad no es desdeñable y que sus nuevas plataformas eléctricas contemplan la posibilidad de tecnología 'fuel cell'.

                            Albert Biermann, presidente de I+G de Hyundai, opina que "sin hidrógeno, los objetivos de emisiones marcados para 2050 serán imposibles de cumplir".

                            Uno de los ejemplos puestos por Biermann a favor de la coexistencia ha sido el de la electricidad producida por generadores eólicos. "Producir electricidad gracias al viento es más eficiente que producir hidrógeno, pero cuando hay exceso de viento no puedes almacenar el exceso de electricidad. Este excedente puede ser usado para generar hidrógeno. Y es mejor producir hidrógeno a partir de biogas que usar éste para fabricar electricidad”.

                            Esto será todavía mucho más evidente en el campo de los vehículos pesados e incluso en los de transporte ligeros. Es cierto que ya hay camiones eléctricos en el mercado, pero todavía se trata de adaptaciones hasta que Nikola *–que usa la tecnología 'fuel cell'– y Tesla –que preara su camión eléctrico– comercializasen sus camiones, que representan la nueva generación de vehículos de transporte pensados para las nuevas tecnologías

                            Pero hay otras consideraciones que escapan al de las marcas de automóviles. Hay condicionantes claves: la producción de litio para las baterías, los 'materiales raros' o 'preciosos' necesarios para estas tecnologías, y sobre todo, la puesta en funcionamiento de una red de aprovisionamiento, tanto eléctrico como de hidrógeno."

                            Baterías e hidrógeno, condenados a coexistir

                            Comentário


                              #15
                              Tudo modinhas para um bando de gente lucrar com isso. Alias começam se a ver os efeitos da modinha dos electricos, as fabricas começaram a despedir pessoal pois as marcas estão no fio da navalha sem saber ao certo o que fazer.

                              Comentário


                                #16
                                Ainda hoje li uma noticia que dizia que o preço dos carros novos ia subir de forma generalizada devido à obrigação da drástica redução das emissões de CO2. Conclusão, mais pessoas vão manter o carro velho e continuar a lançar mais CO2 para a atmosfera do que que fariam se comprassem novo.

                                São estas medidas que me fazer crer que há apenas interesse em sacar dinheiro à classe média e o ambiente é apenas uma desculpa para o fazer

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                  Tudo modinhas para um bando de gente lucrar com isso. Alias começam se a ver os efeitos da modinha dos electricos, as fabricas começaram a despedir pessoal pois as marcas estão no fio da navalha sem saber ao certo o que fazer.
                                  Mas as fábricas que produzem baterias, os departamentos de R&D de tecnologia eletrica contrataram pessoal?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                    Tudo modinhas para um bando de gente lucrar com isso. Alias começam se a ver os efeitos da modinha dos electricos, as fabricas começaram a despedir pessoal pois as marcas estão no fio da navalha sem saber ao certo o que fazer.
                                    Sabes o que é bonito é chegar ao trabalho e ligar a modinha chinesa aos meus painéis chineses fotovoltaicos.....são ideologias dessas que levam a que uma pseudo potência industrial esteja como está. É continuar, developed and made in China, power

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MainstreamBias Ver Post
                                      São estas medidas que me fazer crer que há apenas interesse em sacar dinheiro à classe média e o ambiente é apenas uma desculpa para o fazer
                                      Ter dúvidas disso é ser demasiado inocente..

                                      É ver a actuação do governo português. Mas no fundo todos os governos são todos iguais - populismo e cedência a grandes interesses.

                                      Também estes governos estão bem para os ambientalistas caviar que são todos a favor de carros elétricos e fim imediato dos ICE mas ao mesmo tempo não querem que se produza/explore algo (lítio) essencial para os elétricos hoje em dia..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Independentemente do aproveitamento político, não há que negar a necessidade de diminuir a poluição.
                                        Mas só para que não passe despercebido, 1 em cada 5€ que o Estado Português arrecada vem de impostos sobre o automóvel a gasóleo/gasolina, portanto nada de novo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Mais um que ou é ignorante ou anda a ser pago pelas companhias petroliferas.
                                          Então e se toda a energia usada na produção das baterias vier de fontes renováveis?
                                          Até aposto que como de costume ignorou o CO2 emitido na produção e distribuição do Diesel, e para o eléctrico deve ter considerado tudo, e ainda considerado que uma grande parte da energia vem de fontes fósseis. O costume...
                                          Pelos vistos não leste a parte em diz:

                                          "...
                                          Segundo este responsável da Mazda, o problema está não na utilização, mas sim nos processos de produção. Em especial, a construção das baterias é extremamente crítica e na renovação deste elemento aumenta ainda mais.
                                          ..."

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MGFDP Ver Post
                                            fim imediato dos ICE
                                            Nunca vi ninguém defender essa ideia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                              Pelos vistos não leste a parte em diz:

                                              "...
                                              Segundo este responsável da Mazda, o problema está não na utilização, mas sim nos processos de produção. Em especial, a construção das baterias é extremamente crítica e na renovação deste elemento aumenta ainda mais.
                                              ..."
                                              O que acaba por ser um pouco enviesado, se considerarmos a 2a vida das baterias como powerbanks e a reciclagem dos elementos metálicos das mesmas.
                                              Como os gases de escape "desaparecem" nunca ninguém fala na reciclagem destes...se fizessem aos construtores e às petrolíferas o cerco que fazem aos eléctricos já não havia sítio para.plantar árvores!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Nunca vi ninguém defender essa ideia.
                                                Só o drástico aumento da incidência fiscal, no preço final de um automóvel, é que a industria automóvel já disse que não é viável o modelo de negócio electrificado, há um custo financeiro adicional agregado à produção para carro de massas.

                                                Coisa pouca para o consumidor final, é óbvio.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Na revista Turbo de Janeiro de 2020, vem uma entrevista ao CEO da PSA/Opel/FCA e diz lá umas verdades, desde a introdução dos VE, aumento de vendas dos veículos a gasolina e retrocesso nas vendas dos diesel, valores reais medidos em França em 2018, os valores das emissões de CO2 aumentaram, e aguardam pelos valores de 2019, por isso o argumento do ambiente contra os Diesel, é um embuste. Mas os Propagandistas continuam. Na China foi ainda pior, os resultados reais, fizeram cair a forte politica chinesa de apoio aos VE.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Basta um berrar, que o rebanho vai todo atrás.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                      Na revista Turbo de Janeiro de 2020, vem uma entrevista ao CEO da PSA/Opel/FCA e diz lá umas verdades, desde a introdução dos VE, aumento de vendas dos veículos a gasolina e retrocesso nas vendas dos diesel, valores reais medidos em França em 2018, os valores das emissões de CO2 aumentaram, e aguardam pelos valores de 2019, por isso o argumento do ambiente contra os Diesel, é um embuste. Mas os Propagandistas continuam.
                                                      Escrever 100 vezes: "o problema de poluição dos diesel não é nem nunca foi o CO2, são os NOx".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        Escrever 100 vezes: "o problema de poluição dos diesel não é nem nunca foi o CO2, são os NOx".

                                                        Eu sei, mas o teu grupo baralha as coisas propositadamente, e dizem que isso é o demónio por causa do buraco do ozono, o que é falso. Fui...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Porque é que ainda não vi nenhum estudo de quanto CO2 é produzido desde a extracção do petróleo até chegar as bombas como combustível

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                            Na revista Turbo de Janeiro de 2020, vem uma entrevista ao CEO da PSA/Opel/FCA e diz lá umas verdades, desde a introdução dos VE, aumento de vendas dos veículos a gasolina e retrocesso nas vendas dos diesel, valores reais medidos em França em 2018, os valores das emissões de CO2 aumentaram, e aguardam pelos valores de 2019, por isso o argumento do ambiente contra os Diesel, é um embuste. Mas os Propagandistas continuam. Na China foi ainda pior, os resultados reais, fizeram cair a forte politica chinesa de apoio aos VE.
                                                            claro, com a moda dos SUVs (menos eficientes) que a PSA tem aproveitado bastante, aliada a um atraso no desenvolvimento e introdução de híbridos e eletricos, estão a ver que não conseguem atingir os objetivos e por isso toca a berrar e a atirar o barro à parede para ver se vêm umas benesses. acho piada que criticam o elon por tudo e por nada e quando vem um CEO de uma marca tradicional que, como todas as outras, foi apanhada a dormir com a mudança de paradigma, são só elogios... caríssimos, quer um quer outro puxa a brasa à sua sardinha. as marcas tradicionais foram apanhadas com as calças nas mãos (e para isso muito ajudou o dieselgate com a VW a encabeçar o pelotão mas com as restantes a também não ficarem muito bem na fotografia) e não conseguiram desenvolver modelos em tempo útil para fazer face às novas exigências. O resto é conversa.
                                                            Editado pela última vez por pcg2001; 30 December 2019, 19:34.

                                                            Comentário

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