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Clio 1.2 RT - Sonda Lambda + Consumos elevados

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    Clio 1.2 RT - Sonda Lambda + Consumos elevados

    Boa noite

    Tenho um Clio 1.2 RT de 1996. Desde que o comprei já foi trocado, arranjado e/ou verificado:

    - Velas
    - Cabos de velas
    - Afinação das válvulas
    - Limpeza do sistema de refrigeração
    - Sensor MAP
    - Limpeza injetores
    - Bateria
    - Sensor temperatura da água
    - Filtro do ar
    - Bomba de água + Distribuição

    Apesar de tudo, os consumos continuam elevados então associei isto à sonda lambda que pelos vistos é um problema comum nestes modelos. A sonda tem 3 fios: 2 brancos dedicados ao aquecimento da sonda e 1 preto para o sinal. Segundo um manual da Bosch para este motor (E7F) o procedimento de teste da sonda consiste primeiramente em verificar se o cabo que vem da centralina está a receber a voltagem da bateria com a ignição ligada, no terminal do cabo que corresponde ao valor do sinal da sonda. No entanto, não estou a receber voltagem nenhuma. Será que só recebe voltagem quando o carro está a trabalhar? Embora isto vá contra o que diz o manual. Alguém já efetuou este teste ou me pode ajudar com esta situação?

    Obrigado e boas festas
    Editado pela última vez por dipar; 01 January 2020, 03:36.

    #2
    Quando falas em consumos elevados.. Estamos a falar de que valores?

    Comentário


      #3
      Da última vez que pus 10€ de 95, fiz cerca de 49km até acender a luz da reserva. Acho que na altura fiz as contas e deu algo perto dos 12l/100km

      Comentário


        #4
        Médias são feitas com depósitos cheios....

        Comentário


          #5
          Termostato foi mudado?
          A sonda tem uma resistencia de aquecimento e um sensor de oxigenio. A resistencia de aquecimento serve para ler melhor os gases, por norma é essa resistencia a ir à vida. Esse clio tem manometro de temperatura do anticongelante? Ou apenas tem a tipica luz vermelha quando o motor esta demasiado quente?

          Comentário


            #6
            Sim tem manómetro da temperatura. O termostato parece me estar ok. A temperatura sobe como deve, não sobreaquece, e a ventoinha dispara quando deve. Quanto às sonda, testei a resistência de aquecimento com um multímetro e parece me estar ok. O que me preocupa é a possibilidade da centralina nem sequer estar a receber sinal da sonda, estando ela defeituosa ou perfeitamente funcional.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dipar Ver Post
              Sim tem manómetro da temperatura. O termostato parece me estar ok. A temperatura sobe como deve, não sobreaquece, e a ventoinha dispara quando deve. Quanto às sonda, testei a resistência de aquecimento com um multímetro e parece me estar ok. O que me preocupa é a possibilidade da centralina nem sequer estar a receber sinal da sonda, estando ela defeituosa ou perfeitamente funcional.
              liga o carro, motor frio, pega no multimetro e mede a tensão no fio preto. Tem de estar lá 0.5 volts mais coisa menos coisa. Com o motor quente deve estar entre 0,1 e 1 volt. Mede a resistencia nos dois fios brancos.. Tem de estar entre os 2 e os 15 ohm.

              Comentário


                #8
                Ok vou tentar. Quando falas em medir a tensão do fio preto estás a dizer com o conector que vem da centralina ligado à sonda correto? Pergunto isto porque aquele manual da Bosch que falei refere isto:

                Screenshot_20200103-162107__01.jpg

                E seguidamente este:

                Screenshot_20200103-162536__01.jpg

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                  liga o carro, motor frio, pega no multimetro e mede a tensão no fio preto. Tem de estar lá 0.5 volts mais coisa menos coisa. Com o motor quente deve estar entre 0,1 e 1 volt. Mede a resistencia nos dois fios brancos.. Tem de estar entre os 2 e os 15 ohm.


                  Acho que li o manual da Bosch de forma errada. Vou voltar a fazer o teste segundo o que disseste e vou ver os valores.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dipar Ver Post
                    Ok vou tentar. Quando falas em medir a tensão do fio preto estás a dizer com o conector que vem da centralina ligado à sonda correto? Pergunto isto porque aquele manual da Bosch que falei refere isto:

                    [ATTACH]149660[/ATTACH]

                    E seguidamente este:

                    [ATTACH]149661[/ATTACH]

                    Isso é da Bosch?
                    Ligas em paralelo.
                    Ficha ligada, picas o fio preto com o cabo vermelho do multimetro, e o cabo preto do multimetro vai à massa.
                    Quando for para medir a resistencia ai desligas a ficha e medes directmente na sonda obviamente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                      Isso é da Bosch?
                      Ligas em paralelo.
                      Ficha ligada, picas o fio preto com o cabo vermelho do multimetro, e o cabo preto do multimetro vai à massa.
                      Quando for para medir a resistencia ai desligas a ficha e medes directmente na sonda obviamente.

                      Ok, só hoje tive oportunidade fazer os testes. Eis os resultados:

                      Testes à sonda:

                      - Com o cabo que vem da centralina desligado da sonda: entre os dois cabos brancos (circuito de aquecimento): cerca de 10 Ohms.
                      - Motor ligado motor a frio, multímetro a ler tensão entre o fio preto da sonda e terra (com o cabo que vem da centralina ligado à sonda): a rondar os 0.5v embora em certos momentos caísse para os 0v e depois subisse novamente.

                      Testes aos terminais do conector que vem da centralina até à sonda:

                      Esquema dos respetivos terminais do conector que encontrei:

                      A - Heater Power (+)
                      B - Heater Ground (-)

                      C - O2 Signal


                      - Com a ignição ligada, motor parado: ponta vermelha do multímetro no terminal A, ponta preta do multímetro no terminal negativo da bateria: 0v (Situação anómala);
                      - Com a ignição ligada, motor parado: ponta preta do multímetro no terminal B, ponta vermelha do multímetro no terminal positivo da bateria: 12.00v;

                      Parece-me então há um problema no cabo que vem da centralina à sonda. O que acham?

                      PS: Ainda não tive oportunidade de testar a sonda com o motor a quente. Isso seria o próximo passo depois de resolver este problema do conector.
                      Editado pela última vez por dipar; 07 January 2020, 12:57.

                      Comentário


                        #12
                        Agora estou mais confuso. Fiz o teste entre o terminal A e o negativo da bateria novamente (o que dava 0v), mas desta vez com o motor ligado, conector ligado à sonda, e recebo tensão da bateria. Alguém me pode explicar esta discrepância de resultados?

                        Comentário


                          #13
                          bem.. normalmente avarias na sonda lambda dão em emissões mais elevadas.

                          o carro tem passado na inspeção?

                          Comentário


                            #14
                            Fizeste mal o teste.. Quando te disse para medir a tensão com a ignicao ligada, tens de ter a ficha ligada à sonda.. Para medires tens de picar os fios entendes?
                            E a resistencia é a da sonda.. Ai sim, ficha desligada, e metes as pontas de prova do multimetro nos terminais da sonda..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                              bem.. normalmente avarias na sonda lambda dão em emissões mais elevadas.

                              o carro tem passado na inspeção?
                              Tem de ir agora em janeiro. É a primeira vez que vou com ele desde que o comprei. A questão não é se a sonda está avariada ou não, mas sim se se passa algo ou não com os circuitos elétricos. Digo isto porque no primeiro teste que fiz ao conector da sonda, que esta na primeira imagem, com a ignicao ligada não tenho tensao da bateria, mas com o motor a trabalhar tenho. Segundo o manual, deveria ter tensao no fio com a ignicao ligada tambem. Daí a minha confusao.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                                Fizeste mal o teste.. Quando te disse para medir a tensão com a ignicao ligada, tens de ter a ficha ligada à sonda.. Para medires tens de picar os fios entendes?
                                E a resistencia é a da sonda.. Ai sim, ficha desligada, e metes as pontas de prova do multimetro nos terminais da sonda..


                                Eu fiz esse teste com o fio do sinal. Está mais acima. Mas de modo a testar se os 12v estao a chegar às sonda nos dois fios brancos fiz com o conector desligado como diz o manual. Faz sentido?

                                Não sei se me expliquei muito bem, mas testei os dois fios do conector que depois vão ligar aos dois fios brancos da sonda. Em ambos tem de passar tensão da bateria para alimentar a resistência da sonda.
                                Editado pela última vez por dipar; 10 January 2020, 20:07.

                                Comentário


                                  #17
                                  Os dois fios com 12 volts sao os fios que aquecem a resistencia da sonda. Mede esses 12 volts com o motor ligado sff.

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                                    #18
                                    Os injectores foram limpos como? Ja agora so por curiosidade?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                                      Os dois fios com 12 volts sao os fios que aquecem a resistencia da sonda. Mede esses 12 volts com o motor ligado sff.
                                      com o motor ligado recebo tensao da bateria nesses fios brancos. Mas com a ignicao ligada só recebo os 12v de 1 fio branco, contrariamente ao que diz no manual.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                                        Os injectores foram limpos como? Ja agora so por curiosidade?
                                        boa pergunta. foi um mecânico há uns meses. ele tem injeção monoponto já agora.
                                        Editado pela última vez por dipar; 11 January 2020, 00:44.

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                                          #21
                                          Se é monoponto como é que ele te limpou "os" injectores?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dipar Ver Post
                                            com o motor ligado recebo tensao da bateria nesses fios brancos. Mas com a ignicao ligada só recebo os 12v de 1 fio branco, contrariamente ao que diz no manual.
                                            Esquece o manual.. Tens 12 volts nos dois fios brancos com motor ligado. Os 12 volts que ves com o motor desligado vem da bateria. Ai so comprovaste que tens massa vinda da centralina. So te falta comprovar a resistencia. Sonda desligada, ve a resistencia nos terminais A e B.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                                              Esquece o manual.. Tens 12 volts nos dois fios brancos com motor ligado. Os 12 volts que ves com o motor desligado vem da bateria. Ai so comprovaste que tens massa vinda da centralina. So te falta comprovar a resistencia. Sonda desligada, ve a resistencia nos terminais A e B.
                                              Esse teste está no post #11, juntamente com os outros. Quanto "aos injetores", na altura não tinha os conhecimentos que tenho agora, por isso quando esse tal mecânico falou de limpar a injeção, talvez eu tenha associado ao injetor, mas provavelmente o que ele fez com limpar o corpo da borboleta. De qualquer forma, usei um líquido da STP.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Provavelmente limpou a borboleta apenas.Mediste a resistencia nos pinos na sonda? Cabo desligado, mediste na sonda? Se sim e deu 10 ohms, está ok a sonda lambda.

                                                Comentário

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