Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exame condução Porto (Dúvidas)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exame condução Porto (Dúvidas)

    Boa Noite, tenho exame de condução quinta feira, no Porto. Nenhuma das aulas foram feitas no percurso de exame, nem mesmo na cidade, contudo vou ter quarta feira à tarde e quinta de manha para treinar (no Porto, digo eu).

    Alguém tem alguma dica (percursos ou algumas zonas em particular para dar uma vista de olhos antes do exame)?

    Há alguma coisa para alem do óleo (como mudar/verificar), ou para além do próprio painel do carro (o que significa, etc), que eles costumem perguntar?

    Alguém daqui costumava passar uma aula de condução inteira sem cometer nenhum erro quando foi proposto/se preopos a exame? Ou volta e meia acontecia um erro ou outro? Pergunto isto porque fiquei preocupado uma vez deixei o carro ir abaixo 3 vezes seguidas (num espaço de 5 minutos, no máximo) durante a última aula (coisa que não me tinha acontecido nas últimas...10? aulas...). Penso que deixei mais vezes o carro ir abaixo na ultima aula do que nas outras aulas todas que tive, somadas. Para além disso esqueci-me de encostar à esquerda para mudar de direçao (à esquerda, obviamente), numa rua de sentido único. :facepalm:

    Outra coisa, caso eu vá numa reta e tenha de mudar de direção numa rua que, à partida, me parece apertada (sendo que eu não conheço a curva) e para isso, obviamente, reduzir a velocidade... Ele pode me reprovar se eu reduzir para a primeira mudança, quando a rua/curva é "larga" o suficiente para ser feita em segunda? (Acontece bastantes vezes isso nas aulas, de eu reduzir para uma velocidade de primeira mudança para fazer determinada mudança de direção ou para entrar em determinada rotunda e o instrutor começar aos berros porque eu poderia ter virado em segunda, mas como eu não conhecia a curva/rua/rotunda e a visibilidade era reduzida...ainda para mais eu tive as aulas todas de noite, e muitas vezes a chover, eu vi-me na obrigação de reduzir mais a velocidade para fazer a curva em segurança).... Posso reprovar por isso? Porque ele chama-me constantemente à atenção por esse tipo de coisas. (Obviamente que eu não estou a reduzir para primeira quando tenho boa visibilidade)


    Ah... e desculpem lá o testamento.

    #2
    Originalmente Colocado por Darksef Ver Post
    Boa Noite, tenho exame de condução quinta feira, no Porto. Nenhuma das aulas foram feitas no percurso de exame, nem mesmo na cidade, contudo vou ter quarta feira à tarde e quinta de manha para treinar (no Porto, digo eu).

    Alguém tem alguma dica (percursos ou algumas zonas em particular para dar uma vista de olhos antes do exame)?

    Há alguma coisa para alem do óleo (como mudar/verificar), ou para além do próprio painel do carro (o que significa, etc), que eles costumem perguntar?

    Alguém daqui costumava passar uma aula de condução inteira sem cometer nenhum erro quando foi proposto/se preopos a exame? Ou volta e meia acontecia um erro ou outro? Pergunto isto porque fiquei preocupado uma vez deixei o carro ir abaixo 3 vezes seguidas (num espaço de 5 minutos, no máximo) durante a última aula (coisa que não me tinha acontecido nas últimas...10? aulas...). Penso que deixei mais vezes o carro ir abaixo na ultima aula do que nas outras aulas todas que tive, somadas. Para além disso esqueci-me de encostar à esquerda para mudar de direçao (à esquerda, obviamente), numa rua de sentido único. :facepalm:

    Outra coisa, caso eu vá numa reta e tenha de mudar de direção numa rua que, à partida, me parece apertada (sendo que eu não conheço a curva) e para isso, obviamente, reduzir a velocidade... Ele pode me reprovar se eu reduzir para a primeira mudança, quando a rua/curva é "larga" o suficiente para ser feita em segunda? (Acontece bastantes vezes isso nas aulas, de eu reduzir para uma velocidade de primeira mudança para fazer determinada mudança de direção ou para entrar em determinada rotunda e o instrutor começar aos berros porque eu poderia ter virado em segunda, mas como eu não conhecia a curva/rua/rotunda e a visibilidade era reduzida...ainda para mais eu tive as aulas todas de noite, e muitas vezes a chover, eu vi-me na obrigação de reduzir mais a velocidade para fazer a curva em segurança).... Posso reprovar por isso? Porque ele chama-me constantemente à atenção por esse tipo de coisas. (Obviamente que eu não estou a reduzir para primeira quando tenho boa visibilidade)


    Ah... e desculpem lá o testamento.
    Em relação á zona do porto não te consigo ajudar , mas em relação á troca de mudanças numa curva apertada , lembra-te que a primeira só é necessária caso imobilizes o veiculo (STOP, por exemplo) ou transito muito congestionado. Curvas apertadas normalmente faz-se bem em segunda . Se dá reprovação ou não , penso que não, mas poderás ser chamado à atenção durante o exame por causa disso o que te deixará mais nervoso .

    Comentário


      #3
      O 1o conselho que te dou é muita calma, vais para um exame de condução segura, não vais para um autódromo tirar tempos.

      O 2o conselho que te dou é para estares o máximo possível atento, tanto nos percursos de treino como no dia do exame. A calma vai ajudar a perceberes melhor o que se passa à tua volta, no fundo é assim que se conduz, nunca vás com a intenção de decorar os percursos.

      Eu fiz exame de carro e mota há uns 10 anos, por isso já foi muito tempo, mas fiz no ano passado de mota e pelo facto de ser uma cidade grande, e "desorganizada" na zona onde costumam fazer os exames, existem algumas ratoeiras, situações menos comuns noutros locais (muitas vezes já se conhecem bem de mais os percursos das aulas). Mais uma vez, calma e sem medos.

      Sobre isso de meter 1a, faz como te sentires mais à vontade.com o tempo de experiência até podes entrar em 3a se for preciso/adequado, mas não ligues a quem tem falar em nunca meter 1a em andamento, já vi muitos a passarem vergonha por causa disso, principalmente na minha rua

      Muita atenção aos "STOP" quando não aparece ninguém. Eu chumbei na altura por causa disso já andava a conduzir na altura para "treinar" e ganhei o vicio de: não vem ninguém, parar, meter logo 1a e siga" - conta sempre uns 2 segundos antes de arrancar.

      Não vais sair do exame a saber conduzir normalmente e de forma totalmente natural, como dá para perceber pela descrição, no fundo isso nem é o mais importante. No fundo tens de sair de lá a conseguir fazer uma condução segura sem te pores a ti nem aos outros em perigo, ou seja, cumprir o código.
      O resto vem depois, vais evoluir mais numa semana sozinho do que nas últimas 10 aulas.
      Boa sorte nisso, calma que vai correr bem!

      Comentário


        #4
        A não ser que seja a subir mesmo muito, qualquer carrito aguenta a 2a desde os ~5 Km/h, pelo que não é preciso reduzir para 1a tirando situações muito excepcionais.
        Aliás, reduzir para 1a em andamento é muito mais difícil do que simplesmente continuar em 2a, pois tens de fazer rev-match para conseguir fazê-lo com o mínimo de suavidade.

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas dicas malta.

          Já agora, alguém me sabe dizer quanto dura, em média, um exame? Já ouvi falar de 10 minutos, como já ouvi falar de 40 minutos. Há alguma duração média ou é mesmo completamente aleatório?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Darksef Ver Post
            Obrigado pelas dicas malta.

            Já agora, alguém me sabe dizer quanto dura, em média, um exame? Já ouvi falar de 10 minutos, como já ouvi falar de 40 minutos. Há alguma duração média ou é mesmo completamente aleatório?
            Já não sei ao certo quanto dura, o último que fiz nunca mais acabava por isso pode durar os tais 40 min. Mas também pode durar 10 minutos ou nem sequer arrancar, basta para isso esqueceres-te por exemplo do cartão de cidadão ou não colocar o cinto de segurança. Sei de fonte segura de casos destes que aconteceram

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
              O 1o conselho que te dou é muita calma, vais para um exame de condução segura, não vais para um autódromo tirar tempos
              Convém um meio termo. Eu se fosse examinador ficaria muito relutante a passar alguém que raramente passasse da segunda mudança...

              Não só está a demonstrar uma falta de segurança imensa, como está a deturpar o exame. O exame é feito para avaliar uma condução normal, e não uma condução em modo "easy".

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Darksef Ver Post
                Obrigado pelas dicas malta.

                Já agora, alguém me sabe dizer quanto dura, em média, um exame? Já ouvi falar de 10 minutos, como já ouvi falar de 40 minutos. Há alguma duração média ou é mesmo completamente aleatório?
                legalmente e caso ainda não tenha alterado, a prova pratica para obtenção da categoria B deve ter uma duração mínima de 40 minutos.

                perante o que escreveste no texto inicial fiquei com a ideia que precisavas de mais umas aulas antes de ir a exame.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X