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Problema ao acelerar a fundo

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    Problema ao acelerar a fundo

    Bom dia,

    Estou com um problema estanho em aceleração, com o acelerador a mais de meio curso ou a fundo, e acontece mais frequentemente a partir da 3ª velocidade e mais ainda em subida.
    Isto acontece quer a quente ou a frio embora só tenha testado por esta razão pois não é habito puxar pelo carro a frio.

    Tenho visto no fórum vários problemas idênticos que apontam para a embraiagem mas todas as acelerações menos bruscas não "patinam" nada.
    O que acontece é que as rotações sobem conforme o peso no acelerador e a velocidade também, para depois perder rendimento e baixarem e isto duas ou três vezes até passar das 3000rpm e não fazer mais. O gato está ali sensivelmente entre as 1700 e 3000rpm
    Curiosamente isto não acontece se logo após troca para mudança mais alta acelerar com pouca carga.
    Além disso mesmo em reprise, se puser o pedal ao fundo e se as rotações tiverem baixado das 2000 faz novamente até atingir as 3000+

    Com outro carro tive uma situação um pouco semelhante mas aí a rotação não subia de todo até "desentupir", era uma EGR entupida.

    Queria algumas opiniões vossas pois vou mandar o carro à oficina e com uma sugestão era melhor do que perderem tanto tempo a verificar isto e aquilo e quem sabe mandar postas (o que na verdade também pode ser o caso com as minhas sugestões)
    Editado pela última vez por b4u; 14 January 2020, 08:32.

    #2
    Tem todo o aspecto de embraiagem nas lonas.

    Comentário


      #3
      Não percebi muito bem. Tens a ideia que a embraiagem patina quando aceleras mais?

      A rotação sobe bem mais depressa que a velocidade?

      Geralmente nota-se melhor o patinar em 5ª ou em 6ª a rodar pelos 80-90 km/h e em carga. E aqui a velocidade vai subir lentamente, pelo que uma subida mais significativa da rotação é mais fácil de aferir.

      Comentário


        #4
        Embora, as mudanças entram sempre bem, não arranham e com pouco acelerador nunca acontece.

        O carro, a diesel, já tem 150.000km e apesar de fazer 70% estrada, apanho trânsito de hora de ponta de manhã. Também reduzo bastante com a caixa mas com peso e medida.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
          Não percebi muito bem. Tens a ideia que a embraiagem patina quando aceleras mais?

          A rotação sobe bem mais depressa que a velocidade?

          Geralmente nota-se melhor o patinar em 5ª ou em 6ª a rodar pelos 80-90 km/h e em carga. E aqui a velocidade vai subir lentamente, pelo que uma subida mais significativa da rotação é mais fácil de aferir.
          Não consigo perceber muito bem porque são ciclos de 1 segundo, em que não consigo acompanhar o ponteiro de rotação e de velocidade ao mesmo tempo mas parece-me que a velocidade acompanha a rotação e depois abafa.

          Hoje vou fazer teste em estrada com 5ª e 6ª para aferir melhor.

          Comentário


            #6
            Pelo que relatas as rotações não sobem repentinamente, para a embraiagem estar gasta notavas claramente as rotações a subir e a velocidade a não acompanhar , diria que tens uma espécie de perda de potencia.

            Poderás ter a admissão/EGR entupida.

            Comentário


              #7
              Pude testar o carro à hora de almoço.

              E se o problema vinha a manifestar-se cada vez mais desde o início do ano, hoje no regresso, em 20kms de aceleração e recuperações não fez uma única vez.

              Ia precisamente testar se o ponteiro de velocidade se mantinha quando as rotações sobem à maluca.

              O que noto é que o carro sobe nas rotações mais rápido do que a sua capacidade, 1.5 110cv, já que conheço bem o carro há mais 5 anos.
              E quando acontece subir rápido perde logo potência em ciclos até passar das 3000rpms, em 3ª pode acontecer uma única vez em 4ª duas e assim sucessivamente com as mais altas.

              Se tudo aponta para a embraiagem nas últimas agora com isto começo a pensar se não será electrónica ou algo com a admissão.

              Se for da embraiagem a tendência é a piorar penso eu. Logo hoje que já ia pedir orçamentos específicos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por b4u Ver Post
                (...) O gato está ali sensivelmente entre as 1700 e 3000rpm (...)
                Deve ser onde tem mais binário.
                Se entre essas rotações parece patinar... é embraiagem (já não aguenta o binário).

                Comentário


                  #9
                  O que relatas é com pouca carga ou acima das 3 mil rpms nada acontece. Com muita carga (mais de meio), em mudanças altas, em reprises acima das 1700 já tens as rpms a subir mais rápido que a velocidade. Só vejo que possa ser da embraiagem.

                  Comentário


                    #10
                    Isso é a embraiagem a patinar.

                    Comentário


                      #11
                      Mas quando perde rendimento as rotações continuam a subir ou não.
                      Se continuarem a subir é embraiagem, se não subirem é outra coisa, possivelmente maf ou outro sensor!

                      Comentário


                        #12
                        Mais 40 km e não fez uma única vez.

                        A única coisa que me ocorre é que nos dias anteriores fez muito mais frio.

                        Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

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                          #13
                          Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                          Mas quando perde rendimento as rotações continuam a subir ou não.
                          Se continuarem a subir é embraiagem, se não subirem é outra coisa, possivelmente maf ou outro sensor!
                          Quando perde rendimento as rpm baixam entre 100-200 rpm

                          Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

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                            #14
                            Originalmente Colocado por b4u Ver Post
                            Quando perde rendimento as rpm baixam entre 100-200 rpm

                            Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
                            As RPM baixam?!
                            Lá mais acima parece que disseste o contrário...

                            Comentário


                              #15
                              Eu quis dizer que as rotações sobem para depois perder rendimento do motor e caírem as rotações nessa altura. Não é muito mas descem.

                              Quase como se o motor abafasse

                              Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                Desculpem, não consigo ser mais explícito .

                                Ao explicar o problema toda a gente me diz que é embraiagem e é um facto que ela pega muito em cima no pedal, mesmo quase na posição inicial.

                                Mas agora quero replicar o problema, para com atenção, verificar se o ponteiro de velocidade sobe quando isto acontece ou se não é a impressão que causa quando temos o pedal a fundo e ouvimos o ronco do motor a aumentar. Tipo a sensação de arrancar com o carro e esquecer embraiar a 1a.

                                O que é certo é que isto estava a acontecer em todas as viagens e hoje a partir da tarde quando já me tinha decidido marcar visita na oficina não acontece mais. Espero que não seja a bonança antes da tempestade porque não tenho vontade de ficar apeado.

                                Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por b4u Ver Post
                                  Eu quis dizer que as rotações sobem para depois perder rendimento do motor e caírem as rotações nessa altura. Não é muito mas descem.

                                  Quase como se o motor abafasse

                                  Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
                                  Não é perda de rendimento. As rotações sobem porque a embraiagem patina e depois quando agarra, as rotações baixam.
                                  Tudo indica que seja a embraiagem a ficar nas lonas.
                                  Tive isso num carro. Começou por ser uma coisa ligeira por volta dos 180.000 kms. Ainda fez bastantes kms mas acabei por a mudar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Prefiro mudar do que provocar mais problemas e já estava decidido a trocar no próximos dias.

                                    Mas para isso queria ter certeza que é da embraiagem.

                                    Este problema não tem tendência a piorar e pelo menos continuar com o mesmo nível de sintomas?
                                    Numa peça destas de desgaste não podia se "curar" de um dia para o outro pois não?



                                    Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Numa subida mais íngreme quando arrancas notas mais a subida das rotações?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim em subida notava mais porque também o carro ia em maior esforço.

                                        Mas a descer também acontecia.
                                        Hoje até colinas subiu e nem uma vez e ainda troquei para as altas para colarem ali nis 1500 antes do binário máximo e nada.

                                        Se estava nas lonas ontem hoje parece que me reforçaram a embraiagem

                                        Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por b4u Ver Post
                                          Quando perde rendimento as rpm baixam entre 100-200 rpm

                                          Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
                                          Assim não me parece embraiagem.
                                          Apontava para MAF, ou sensor da cambota que já viram melhores dias.
                                          Editado pela última vez por DMEM; 15 January 2020, 10:09.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nos últimos tempos estava a fazer uns ritmos mais descontraído e sem grandes acelerações ou a andar em altas rotações.

                                            Dessa forma o carro podia estar "entupido".

                                            Como nos últimos dias andava a carregar no pedal para replicar e tentar perceber bem o comportamento exato pode ser que tenha limpo qualquer coisa.

                                            Hoje, quer a frio ou quente não voltou a acontecer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              EGR, turbo entupido (geometria para limpar?)

                                              Basicamente isso tem um problema de juntas...

                                              É juntar tudo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Assim à distancia parece ser embraiagem.. Leva isso à oficina que o mecanico tira a teima num instante se ela patina ou não.
                                                Quando levares um carro a uma oficina, tenta dizer apenas os sintomas que o carro tem.. compreendo que nao queiras correr o risco de ser "enganado", mas as vezes confundes mais é o mecanico. Limita-te a dizer o que o carro tem e manifesta.

                                                Comentário

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