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    [Mercado] Defeitos em usado!

    O meu pai comprou um carro a um stand, e só quando o trouxemos percebemos que um espelho eléctrico não funciona, e um farol que mete água. - Falta de experiência, aliado a ser o carro que queríamos com o melhor aspecto, preço e quilómetros que encontrámos, e por isso falta de perspicácia.
    A garantia é de um ano de uma seguradora e parece ser bastante completa.
    Já contactou o vendedor, e este disse-lhe que a garantia não cobre, - nem devia, pois já foi comprado assim - e que não vai reparar nem pagar a reparação, pois o carro tem 11 anos, só custou 6000€ e nestes valores não há que exigir muito.
    Que aconselham? Não é o vendedor obrigado a informar estes defeitos aquando da venda?
    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
    O meu pai comprou um carro a um stand, e só quando o trouxemos percebemos que um espelho eléctrico não funciona, e um farol que mete água. - Falta de experiência, aliado a ser o carro que queríamos com o melhor aspecto, preço e quilómetros que encontrámos, e por isso falta de perspicácia.
    A garantia é de um ano de uma seguradora e parece ser bastante completa.
    Já contactou o vendedor, e este disse-lhe que a garantia não cobre, - nem devia, pois já foi comprado assim - e que não vai reparar nem pagar a reparação, pois o carro tem 11 anos, só custou 6000€ e nestes valores não há que exigir muito.
    Que aconselham? Não é o vendedor obrigado a informar estes defeitos aquando da venda?
    Obrigado
    Contactar um advogado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Palef Ver Post
      Contactar um advogado.
      É sempre o mais certo a fazer, mas primeiramente gostaria de saber o que o meu pai está ou não em direito de exigir.
      Uma consulta de um advogado custa o mesmo que corrigir estes defeitos, e estamos a falar de um carro de 6000€.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
        É sempre o mais certo a fazer, mas primeiramente gostaria de saber o que o meu pai está ou não em direito de exigir.
        Uma consulta de um advogado custa o mesmo que corrigir estes defeitos, e estamos a falar de um carro de 6000€.
        Então estás a espera de que?
        Estás a choramingar por 50 ou 60€?

        Comentário


          #5
          Comprar usado ainda mais ja com alguma idade há fortes probabilidades de ter algumas coisas arranjar. Nesse caso o arranjo nao é caro e se nao surgir mais nenhuma anomalia alem dessas apontadas pode-se dizer que foi um excelente negocio.

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            #6
            Boas!

            Contactar o CASA (centro de arbitragem do setor automóvel) pode ser uma alternativa económica e eventualmente eficaz na resolução do problema (embora eu nunca tenha tido necessidade de o fazer).
            https://www.arbitragemauto.pt/quem-somos

            Nota: a arbitragem é atualmente obrigatória (para as entidades reclamadas) em litígios inferiores a 5000 euros, o que me parece ser o caso (reparação do espelho e farol). Ou seja, se for apresentada "reclamação" contra a empresa naquela entidade, a empresa é obrigada a defender-se ou então poderá a entidade decidir a favor do reclamante.

            Cumps.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
              O meu pai comprou um carro a um stand, e só quando o trouxemos percebemos que um espelho eléctrico não funciona, e um farol que mete água. - Falta de experiência, aliado a ser o carro que queríamos com o melhor aspecto, preço e quilómetros que encontrámos, e por isso falta de perspicácia.
              A garantia é de um ano de uma seguradora e parece ser bastante completa.
              Já contactou o vendedor, e este disse-lhe que a garantia não cobre, - nem devia, pois já foi comprado assim - e que não vai reparar nem pagar a reparação, pois o carro tem 11 anos, só custou 6000€ e nestes valores não há que exigir muito.
              Que aconselham? Não é o vendedor obrigado a informar estes defeitos aquando da venda?
              Obrigado
              Essas garantias são um embuste!

              Quanto ao Stand, está obrigado a dar 2 anos de garantia total ou 1 ano por mútuo acordo!

              Quanto ao defeito, tens 60 dias para identificar a avaria e comunicar com o Stand, que terá de reparar num prazo de 30 dias. Depois de reparado, o item em causa, goza de 2 anos de garantia renovada a partir do momento da recepção da viatura.

              Comentário


                #8
                Ir a uma oficina arranjar isso.

                A garantia não cobre defeitos visíveis.

                Imagina comprares um carro com um desconto porque tem um risco na pintura e a seguir ativavas a garantia por causa desse risco.

                Para os defeitos que descreves acho que seria muito difícil conseguires a sua reparação pela garantia. Além de que não devem ser assim tão dispendiosos de reparar tendo em conta a chatice que irias ter...

                Tendo em conta que é um carro com 11 anos dá graças a Deus se as únicas chatices que tiveres com ele forem essas...

                Comentário


                  #9
                  os carros trazem sempre alguma coisa a breve prazo para arranjar. se forem só esses "defeitos", é melhor arranjar e passar para outra. a minha mãe comprou em 2005 um importado com 5 anos, que era de um médico. estava num stand à consignação e tinha faturas da land rover, da mini e etc. tinha uma garantia à parte para o carro feita aqui em PT. a primeira vez que se quis atuar na garantia... esta não cobria! entretanto mandámos a garantia e o vendedor às urtigas e seguimos. o carro deu tantos problemas que teve que ficar encostado 2 ou 3 anos até um primo da minha mãe pegar nele. novo custava 7 mil contos (35 mil euros), foi comprado por 15 mil euros e vendido por 3500 ou coisa que o valha. era um MG F 1.8 de 145cv. foi a pior compra de sempre... se o teu tiver o farol e pouco mais para arranjar, que se lixe.

                  a ford feia que comprámos no final de agosto logo no 2º ou 3º dia avariu a chave. foram quase 50€ para uma nova e foi sem ser de comando à distância, eram 120 essa. ainda reclamei com o particular (conhecido), mas ia adiantar alguma coisa? já tinha espremido mais o preço espremido que ele queria ao início para outros afazeres, foi só desviar dinheiro desses afazeres para o valor da chave.

                  infelizmente é mato o número de avarias que os carros trazem e por arranjar com garantias que não cobrem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                    Ir a uma oficina arranjar isso.

                    A garantia não cobre defeitos visíveis.

                    Imagina comprares um carro com um desconto porque tem um risco na pintura e a seguir ativavas a garantia por causa desse risco.

                    Para os defeitos que descreves acho que seria muito difícil conseguires a sua reparação pela garantia. Além de que não devem ser assim tão dispendiosos de reparar tendo em conta a chatice que irias ter...

                    Tendo em conta que é um carro com 11 anos dá graças a Deus se as únicas chatices que tiveres com ele forem essas...
                    É mais por aqui. Cabe também ao comprador experimentar devidamente todos os sistemas do carro. Ok, o farol meter água pode não ser detectável e não é habitual ir com o carro para a lavagem ao experimentá-lo, mas também me parece que o melhor é arranjar isso por conta própria porque por esses defeitos leves e expectáveis num carro de 11 anos não me parece que valha a pena andar a perder tempo e paciência para ver se alguém vos ajude, porque duvido que isso aconteça.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                      Então estás a espera de que?
                      Estás a choramingar por 50 ou 60€?
                      Pensei que fosse mais na casa dos 100€ por consulta, mais o preço da carta que o advogado elaborar.
                      Mas obrigado

                      Originalmente Colocado por poloTDI Ver Post
                      Boas!

                      Contactar o CASA (centro de arbitragem do setor automóvel) pode ser uma alternativa económica e eventualmente eficaz na resolução do problema (embora eu nunca tenha tido necessidade de o fazer).
                      https://www.arbitragemauto.pt/quem-somos

                      Nota: a arbitragem é atualmente obrigatória (para as entidades reclamadas) em litígios inferiores a 5000 euros, o que me parece ser o caso (reparação do espelho e farol). Ou seja, se for apresentada "reclamação" contra a empresa naquela entidade, a empresa é obrigada a defender-se ou então poderá a entidade decidir a favor do reclamante.

                      Cumps.
                      Obrigado. Penso que vamos tentar mesmo por aqui, e ver o que o centro arbitrário nos diz.

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                        #12
                        já comprei e já vendi carros usados. o meu carro atual é inclusivamente importado

                        não consigo entender quem compra "velho" e exige "novo". acho que quem compra um carro (ou qualquer bem) usado tem de estar disposto a correr o risco.

                        cheguei a ter particulares a perguntar-me se eu dava garantia?! garantia do quê? garanto que se o carro estivesse novo, não o vendia

                        nunca enganei ninguém, mas não me venham chatear que o carro tem o problema X ou Y

                        até porque legalmente o comprador tem o ónus de prova de que o vendedor já tinha conhecimento do defeito. e defeitos mecânicos, meus caros, essa prova é bem complexa

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                          já comprei e já vendi carros usados. o meu carro atual é inclusivamente importado

                          não consigo entender quem compra "velho" e exige "novo". acho que quem compra um carro (ou qualquer bem) usado tem de estar disposto a correr o risco.

                          cheguei a ter particulares a perguntar-me se eu dava garantia?! garantia do quê? garanto que se o carro estivesse novo, não o vendia

                          nunca enganei ninguém, mas não me venham chatear que o carro tem o problema X ou Y

                          até porque legalmente o comprador tem o ónus de prova de que o vendedor já tinha conhecimento do defeito. e defeitos mecânicos, meus caros, essa prova é bem complexa
                          Meu caro, ninguém comprou velho e está a exigir novo.
                          Criei o tópico com o intuito de discutir os nossos direitos nesta situação.
                          Quem não informa um defeito como o do espelho, ou não viu, e é um mau vendedor que não conhece o produto que está a vender, ou é desonesto.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                            já comprei e já vendi carros usados. o meu carro atual é inclusivamente importado

                            não consigo entender quem compra "velho" e exige "novo". acho que quem compra um carro (ou qualquer bem) usado tem de estar disposto a correr o risco.

                            cheguei a ter particulares a perguntar-me se eu dava garantia?! garantia do quê? garanto que se o carro estivesse novo, não o vendia

                            nunca enganei ninguém, mas não me venham chatear que o carro tem o problema X ou Y

                            até porque legalmente o comprador tem o ónus de prova de que o vendedor já tinha conhecimento do defeito. e defeitos mecânicos, meus caros, essa prova é bem complexa
                            Ah ah ah ah
                            Que patetice. O pior é que há quem acredite nela.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                              já comprei e já vendi carros usados. o meu carro atual é inclusivamente importado

                              não consigo entender quem compra "velho" e exige "novo". acho que quem compra um carro (ou qualquer bem) usado tem de estar disposto a correr o risco.

                              cheguei a ter particulares a perguntar-me se eu dava garantia?! garantia do quê? garanto que se o carro estivesse novo, não o vendia

                              nunca enganei ninguém, mas não me venham chatear que o carro tem o problema X ou Y

                              até porque legalmente o comprador tem o ónus de prova de que o vendedor já tinha conhecimento do defeito. e defeitos mecânicos, meus caros, essa prova é bem complexa
                              Ninguém exige um carro novo. Mas mesmo em segunda mão tens obrigação de vender algo que cumpra o propósito para o qual é comprado.

                              Se não me engano, se num prazo de 6 meses for descoberto um defeito grave, o vendedor é responsável. Caso contrário imagina a quantidade de burlas que se poderia fazer... Assim que um carro tivesse um problema grave, escondia-se o problema até conseguir vender e estava feito. Infelizmente isto acaba por acontecer à mesma porque é muito difícil fazer cumprir a lei.

                              Mas pronto, isto para dizer que tu podes convenceres-te do que quiseres para manter a tua consciência tranquila, mas a verdade é que se vendes um carro com uma avaria grave prestes a rebentar e não estás disposto a responsabilizar-te, estás ao nível de um burlão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                Ninguém exige um carro novo. Mas mesmo em segunda mão tens obrigação de vender algo que cumpra o propósito para o qual é comprado.

                                Se não me engano, se num prazo de 6 meses for descoberto um defeito grave, o vendedor é responsável. Caso contrário imagina a quantidade de burlas que se poderia fazer... Assim que um carro tivesse um problema grave, escondia-se o problema até conseguir vender e estava feito. Infelizmente isto acaba por acontecer à mesma porque é muito difícil fazer cumprir a lei.

                                Mas pronto, isto para dizer que tu podes convenceres-te do que quiseres para manter a tua consciência tranquila, mas a verdade é que se vendes um carro com uma avaria grave prestes a rebentar e não estás disposto a responsabilizar-te, estás ao nível de um burlão.
                                desculpa lá, eu vendo um carro ao valor de mercado, muitas vezes até abaixo daquilo que eu idealizo.

                                para estar a vender o carro, pode ser por dois motivos: ou porque quero trocar, ou porque já não cumpre o meu propósito.

                                se não cumpre o meu propósito, não significa que não cumpra o proposito de alguém. "alguém" esse que está disposto a comprar o carro por muito menos do que eu comprei, o que se justifica obviamente pelo tempo decorrido desde a primeira compra e do uso.

                                se o carro tiver o turbo a babar e eu ocultar, é condenável.

                                se o carro tiver os problemas normais da idade (a tal história de ninguém poder ter novo ao preço de velho) e o motor estoirar ao fim de um mês na mão do novo proprietário, ele que se vá queixar ao Totta, porque o motor também podia estoirar na minha mão e ninguém mo pagava.

                                nos casos dos profissionais (ou "profissionais") que mantém um stand aberto, a lei requer que seja dada garantia e tudo isso. é completamente diferente, e tendencialmente o preço do bem também é diferente

                                Comentário


                                  #17
                                  Estamos a falar de 2 componentes que não se detetam á primeira vista, e tratando-se possivelmente de uma retoma recebida pelo stand é mais que normal o mesmo não saber dos problemas e a garantia não cobrir.
                                  A meu ver o dinheiro e tempo que vais perder com arbitragens e advogados arranjavas o que o carro tem, se for apenas por capricho de levar de vencido o stand e tiveres tempo de sobra, força nisso.
                                  Existem n pessoas a dar autênticas bruxas como retomas em stands, que dias depois começam a aparecer os problemas todos... (esse carro não será o caso, se forem só esses os problemas)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Primeiro via o custo da reparação desses dois itens se implicar a substituição do mecanismo elétrico do espelho e do farol aí sim avançar com a questão da arbitragem.
                                    O espelho pode ser um mau contato ou algo desligado na ficha, porventura o carro não veio todo bem polido do stand? por vezes nessas acções de limpeza/detalhe sucede algo menos bem remontado e o farol pode ir pelo mesmo caminho, uma remontagem com uma borracha fora do sitio.

                                    Resumindo em vez de ir com a carga toda para cima do stand por algo que podem ser pormenores há que medir, averiguar os custos de reparação, porque se te aparece algo ao nível de egr entupida e algo que te impeça mesmo de circular, aí é que sim é que ativa a garantia para resolver.

                                    Já agora o bmw tem os quilómetros reais? As jantes estão homologadas?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Comprei um Toyota usado na marca e só quando cheguei a casa é que reparei que os farolins traseiros tinham estaladelas (pequenas).
                                      Liguei para lá a saber se a garantia cobria isso, o que me foi respondido que não.
                                      Meti a viola ao saco. Se visse antes, tinha tentado negociar alguma coisa no preços, assim, chapéu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                        Primeiro via o custo da reparação desses dois itens se implicar a substituição do mecanismo elétrico do espelho e do farol aí sim avançar com a questão da arbitragem.
                                        O espelho pode ser um mau contato ou algo desligado na ficha, porventura o carro não veio todo bem polido do stand? por vezes nessas acções de limpeza/detalhe sucede algo menos bem remontado e o farol pode ir pelo mesmo caminho, uma remontagem com uma borracha fora do sitio.

                                        Resumindo em vez de ir com a carga toda para cima do stand por algo que podem ser pormenores há que medir, averiguar os custos de reparação, porque se te aparece algo ao nível de egr entupida e algo que te impeça mesmo de circular, aí é que sim é que ativa a garantia para resolver.

                                        Já agora o bmw tem os quilómetros reais? As jantes estão homologadas?
                                        Não é um BMW.
                                        Obrigado pela opinião.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                          Primeiro via o custo da reparação desses dois itens se implicar a substituição do mecanismo elétrico do espelho e do farol aí sim avançar com a questão da arbitragem.
                                          O espelho pode ser um mau contato ou algo desligado na ficha, porventura o carro não veio todo bem polido do stand? por vezes nessas acções de limpeza/detalhe sucede algo menos bem remontado e o farol pode ir pelo mesmo caminho, uma remontagem com uma borracha fora do sitio.

                                          Resumindo em vez de ir com a carga toda para cima do stand por algo que podem ser pormenores há que medir, averiguar os custos de reparação, porque se te aparece algo ao nível de egr entupida e algo que te impeça mesmo de circular, aí é que sim é que ativa a garantia para resolver.

                                          Já agora o bmw tem os quilómetros reais? As jantes estão homologadas?
                                          BMW? com 11 anos e a custar 6000€? Num stand?

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                                            #22
                                            Aconselho a comprar um carro novo da próxima vez...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                              já comprei e já vendi carros usados. o meu carro atual é inclusivamente importado

                                              não consigo entender quem compra "velho" e exige "novo". acho que quem compra um carro (ou qualquer bem) usado tem de estar disposto a correr o risco.

                                              cheguei a ter particulares a perguntar-me se eu dava garantia?! garantia do quê? garanto que se o carro estivesse novo, não o vendia

                                              nunca enganei ninguém, mas não me venham chatear que o carro tem o problema X ou Y

                                              até porque legalmente o comprador tem o ónus de prova de que o vendedor já tinha conhecimento do defeito. e defeitos mecânicos, meus caros, essa prova é bem complexa
                                              Tal e qual... ha gente que quer comer sardinhas e arrotar a bifes [emoji21]
                                              É por essas e por outras que quando vendo algum carro, se me cheira a gente picuinhas, a mim jà não compram nada nem que paguem a dobrar .. que vao comprar novo. Não tenho paciência pra gente assim.
                                              E poem sempre em causa a seriedade de quem vende? E entao quem compra velho e no acto da compra esta tudo bem e depois se queixam até que o carro tem um risco no porta luvas, isso não é querer mamar?
                                              Editado pela última vez por JEDI; 20 January 2020, 18:43.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                Aconselho a comprar um carro novo da próxima vez...
                                                falar é fácil...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  falar é fácil...
                                                  Se humidade num farol num carro com 11 anos é problema, a unica solução é comprar novo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    é arranjar isso do bolso e esquecer e partir para outra

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                      Se humidade num farol num carro com 11 anos é problema, a unica solução é comprar novo...
                                                      O farol?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O espelho dificilmente está coberto pela garantia (estava lá para ser testado, faz parte do uso do carro), mas o farol devia estar
                                                        O que a maior parte dos stands faz é comprar uma garantia dessas de "motor e caixa" e dizer que só aquilo é que está coberto, mas a realidade é diferente. A realidade é que ele contratou essa garantia para cobrir motor e caixa, mas tudo o resto é da responsabilidade dele, dentro daquilo que a lei indica.

                                                        O carro até podia ter custado 5€, até podia ter recebido 500€ para ficar com ele, o que manda são as condições da garantia, não o valor do carro.

                                                        Vê o preço disso e se vale a pena entrar em disputa. Já viste com quem te meteste, corres o risco do gajo reparar uma coisa e lixar outra só porque sim.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          se calhar compra um par deles da concorrência novos ou então dois em bom estado usados e siga. tem é que ver de onde vem a humidade também, já agora. isso também seria importante.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Do ponto de vista teórico, acho que o user tem razão para reclamar porque o bem não terá sido entregue em bom estado de funcionamento (sem que de tal tenha sido informado).

                                                            Um espelho elétrico que não funciona é uma desconformidade. Aliás, deve dar para uma "anotaçãozinha" na inspeção... e claro, o farolim também, se na altura tiver água visível.

                                                            Não estão em causa defeitos estéticos, nem decorrentes do uso corrente ou peças de desgaste. Qualquer uma das situações é uma avaria.

                                                            Há que não esquecer que os bens usados quando vendidos por profissionais, têm garantia (de bom funcionamento) de 2 anos (1 por acordo), o que será o caso (se fosse particular, ainda compreendia muitos dos comentários).

                                                            Agora, se vale a pena entrar em litígio, isso é outra coisa e aí até posso concordar que não, dependendo dos valores em causa.

                                                            Infelizmente, os valores podem não compensar o tempo, dinheiro e dores de cabeça...

                                                            Cumps.

                                                            Comentário

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