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Medição Nível Óleo do Motor - Dúvida/Opiniões

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    Medição Nível Óleo do Motor - Dúvida/Opiniões

    Caros amigos,

    Ando às voltas com a medição do nível do óleo do motor do meu W202 C250 Turbodiesel e agradecia as vossa opiniões e sugestões.

    A medição do óleo, segundo o manual deverá ser feita aproximadamente 5 minutos após o carro ter circulado e atingido a temperatura de funcionamento, depois de parado e nivelado. Neste momento o meu carro apresenta um nível a meio da vareta, menos um pouco (entre o min. e max.). Contudo, se a medição for realizada umas horas depois ou no dia seguinte o nível encontra-se muito próximo ou praticamente no max.

    Preciso das vossas opiniões e sugestões de como se deve proceder. E se deve ser adicionado óleo, caso o que prevaleça seja a leitura que apresenta um nível inferior.

    Obrigado

    Tiago Neves

    #2
    O que prevalece é a leitura indicada no manual.

    Comentário


      #3
      Na proxima muda coloca os litros de oleo correctos. Depois mede nas duas situações para comparar.
      Atenção ao oleo retido no filtro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
        O que prevalece é a leitura indicada no manual.
        É isto...

        Comentário


          #5
          Verificar sempre a frio, independentemente do que diga o manual. A quente é um "mito" e vais ter sempre óleo a menos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
            Verificar sempre a frio, independentemente do que diga o manual. A quente é um "mito" e vais ter sempre óleo a menos
            E se a marcação do nível normal na vareta tiver sido feita considerando as condições que a marca refere no manual?!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
              Verificar sempre a frio, independentemente do que diga o manual. A quente é um "mito" e vais ter sempre óleo a menos
              olha o que diz o manual de um dos meus carros, fazendo até distinção de procedimento entre o otto e o diesel.

              OTTO
              A melhor altura para verificar o nível do óleo do motor
              é cerca de cinco minutos após a paragem de um motor
              totalmente aquecido. Não verifique o nível do óleo
              antes de ligar o motor depois de ter ficado a noite toda
              desligado. Se verificar o nível do óleo do motor quando
              o motor estiver frio, terá uma leitura incorrecta.
              A verificação do nível do óleo com o veículo em
              terreno nivelado e apenas quando o motor estiver
              quente melhora a precisão da leitura do nível.
              DIESEL
              A melhor altura para verificar o nível do óleo do motor
              é cerca de cinco minutos após a paragem de um motor
              totalmente aquecido ou antes de ligar o motor depois
              de ter ficado a noite toda desligado.
              A verificação do nível de óleo com o veículo em
              terreno nivelado melhora a precisão das leituras.
              com indicação tão especifica sobre o procedimento não me parece que seja mito generalizado.

              Comentário


                #8
                Enquanto o motor tiver vareta podem optar...nos 116d recentes a medição é feita de acordo com os parametros do computador de bordo conforme definição de fábrica, não tolera engenhosos.

                A quente tens sempre oleo em circulação no circuito, da mesma forma que quando colocam filtro na mudança leva mais uns cl....porém nos diesel recentes com regenerações interrompidas, um pouco de óleo a menos não mata...

                Comentário


                  #9
                  Question: I'm having an argument with my boyfriend about when to check the oil in my car. He thinks it should be done when the engine is cold. I think it should be done when the engine is warm but has been sitting a few minutes to let the oil settle a little. Who is right, and why? — Holly

                  Tom: That's an excellent question, Holly. And it turns out that you're both right. We've always told people to check the oil level first thing in the morning, when the engine is cold.


                  Ray: There were several reasons for this. First of all, when the engine is cold, all of the oil has had a chance to drip down from the top of the engine and settle in the oil pan, where it's measured by the dipstick. That way, you're getting a true and accurate reading of exactly how much oil resides in the engine.


                  Tom: Second, when the engine is cold, you don't have to worry about scalding your fingertips.


                  Ray: And third, when you check the oil first thing in the morning, you have the added convenience of being able to use your highly absorbent pajamas to wipe off the dipstick.


                  Tom: But then we noticed that sometime in the past decade, Ford Motor Co. and General Motors started recommending that people check their oil when the engine is warm.


                  Tom: "Warm?!" we said. "How can this be?" So a few years ago, we called Ford, and they told us that very few idiots like us were going out first thing in the morning, in their bare tootsies, and checking the oil anymore. Most people, they said, tend to check their oil when they stop for gas, when the engine is warm. So these companies simply recalibrated their dipsticks to read correctly in a warm engine.


                  Ray: "But won't that result in an inaccurate and greatly varied reading, depending on how long you wait after turning off the engine? How can this possibly work?" we wondered.

                  Tom: So we went down to the Car Talk Plaza garage and pulled the dipsticks on the two cars we happened to be test driving: a Chevy TrailBlazer and a Volvo S60.


                  Ray: With the engines cold, both read "full." We ran them both for a minute to circulate the oil, then shut them both off and checked the dipsticks again every minute for five minutes.


                  Tom: Within a minute, the Volvo dipstick read "full" again. So in that case, it clearly doesn't matter when you check it. Do it whenever it's convenient.


                  Ray: But after five minutes, the dipstick on the TrailBlazer still indicated that the engine was half a quart low, meaning that some of the oil was still at the top of the engine. Did this mean the engine WAS half a quart low?


                  Tom: We don't know. So here's our advice: If you're anal-retentive about things, you should do this experiment yourself and see how your car performs. If there's very little or no difference between the cold and warm readings after letting it sit for a few minutes, then you can check it whenever you want to.


                  Ray: And if the results differ, like they did on the Trailblazer? Fortunately, it still doesn't matter a lot. Even if you were to add an extra half a quart when you didn't need it, nothing terrible would happen to the engine.


                  Tom: But in cases where there is a difference between hot and cold readings, you should follow the instructions in the owner's manual. First of all, the manufacturer presumably knows exactly what situation the dipstick was calibrated for. More important, if the company does screw up in the manual, it'll be paying the warranty costs.


                  Ray: And in most cases these days, the manual will tell you to check the oil at the gas station, after the car has been shut off for a few minutes. And that seems reasonable to us.

                  O texto é de 2002.

                  https://www.deseret.com/2002/7/12/19...heck-car-s-oil

                  Comentário


                    #10
                    À pala disso de medir a quente (como tenho feito nos carros até ao actual) apanhei um enorme susto.

                    tenho um A180cdi, conheço bem estes motores 1.5 dci e sei que não gastam óleo nenhum.

                    pois bem, no caso do meu o óleo estava a bem menos de meio. a conselho do meu pai, esperei umas horas e vi o óleo no dia seguinte, depois de toda a noite parado: tinha o óleo nos rigorosos 3/4 da vareta, num nível perfeito

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado a todos pelos contributos.

                      Mas qual das leituras deve prevalecer, a quente 5 minutos depois de desligar ou a frio depois de escorrer o óleo durante umas horas? Porque há uma diferença significativa de leituras nas duas situações... A quente e depois de 5 minutos de paragem seria necessário acrescentar, enquanto que se medido depois de horas de repouso não necessita, estando o nível no máximo.

                      Comentário


                        #12
                        Como os demais líquidos, o óleo está sujeito ao efeito da gravidade.
                        Enquanto o motor está em funcionamento o dito anda a "chapinar" por uma série de locais para garantir a vida do motor...

                        Depois de desligar, de forma mais ou menos gradual, vai descendo para o ponto mais baixo por efeito da gravidade, ou seja, para o cárter! Esse processo pode ser mais ou menos demorado, consoante o desenho do motor, a graduação do óleo, o local onde está estacionado, a temperatura a que estava antes... e é lá que a vareta faz a leitura!

                        Sem colocar em causa o que diz o manual, este é para mim o registo mais fiável. Piso plano, motor frio, mas isso sou eu.

                        Já agora, é normal numa muda, mesmo com filtro, não se chegar a colocar o valor total apresentado no manual, por uma razão muito simples: a quantidade apresentada é, geralmente, apresentada para um motor que foi montado e recebe agora o óleo, sendo que leva mais do que se tivesse sido uma muda normal em que sempre fica alguma coisa no motor.

                        Um exemplo: mudei o fds passado o óleo a uma mota lá em casa... pus uns minutinhos trabalhar, depois desliguei, retirei bojão... inclinei à esquerda e à direita, mudei filtro, esperei mais um bocado... o manual dizia que leva cerca de 2,5 l, em caso de muda de filtro.
                        Pus 2 litros e fui testar. Estava um bocado abaixo do máximo pelo que pus mais 2 dl ou 3dl e só no dia seguinte com o motor completamente frio voltei a olhar pelo "olho de boi" e estava quase na marca de máximo pelo que fica assim. Ou seja, levou cerca de 0,2 dl a menos que o indicado no manual! Se tenho respeitado o manual iria ficar com óleo em excesso!

                        Ah! É uma mota japonesa...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por espuma Ver Post
                          Obrigado a todos pelos contributos.

                          Mas qual das leituras deve prevalecer, a quente 5 minutos depois de desligar ou a frio depois de escorrer o óleo durante umas horas? Porque há uma diferença significativa de leituras nas duas situações... A quente e depois de 5 minutos de paragem seria necessário acrescentar, enquanto que se medido depois de horas de repouso não necessita, estando o nível no máximo.
                          A que diz no manual porra.

                          14 posts, com a resposta certa no 2 post sempre a voltar ao mesmo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                            Verificar sempre a frio, independentemente do que diga o manual. A quente é um "mito" e vais ter sempre óleo a menos
                            É... vamos ignorar o que os engenheiros pensaram só porque acho que sou mais inteligente que eles.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                              A que diz no manual porra.

                              14 posts, com a resposta certa no 2 post sempre a voltar ao mesmo.
                              Abstenha-se quando não tem nada para dizer de construtivo. Agradeço todos os contributos, que contribuam para o esclarecimento das minhas dúvidas e com toda a certeza de outros utilizadores. Sendo um forum, destina-se exactamente à discussão pública de ideias, experiências e procedimentos.
                              Editado pela última vez por espuma; 22 January 2020, 13:43.

                              Comentário


                                #16
                                Medição Nível Óleo do Motor - Dúvida/Opiniões

                                Originalmente Colocado por espuma Ver Post
                                Abstenha-se quando não tem nada para dizer de construtivo. Agradeço todos os contributos, que contribuam para o esclarecimento das minhas dúvidas e com toda a certeza de outros utilizadores. Sendo um forum, destina-se exactamente à discussão pública de ideias, experiências e procedimentos.
                                Sim, mas é perguntado a mesma questão que já foi respondida. A tua dúvida já tinha sido esclarecida.
                                Deve obviamente prevalecer o método referido no manual do veículo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por espuma Ver Post
                                  Abstenha-se quando não tem nada para dizer de construtivo. Agradeço todos os contributos, que contribuam para o esclarecimento das minhas dúvidas e com toda a certeza de outros utilizadores. Sendo um forum, destina-se exactamente à discussão pública de ideias, experiências e procedimentos.
                                  Abstém-te repetir perguntas já respondidas só porque não aceitas a resposta correcta. RTFM.


                                  A medição do óleo, segundo o manual deverá ser feita aproximadamente 5 minutos após o carro ter circulado e atingido a temperatura de funcionamento, depois de parado e nivelado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por espuma Ver Post
                                    Abstenha-se quando não tem nada para dizer de construtivo. Agradeço todos os contributos, que contribuam para o esclarecimento das minhas dúvidas e com toda a certeza de outros utilizadores. Sendo um forum, destina-se exactamente à discussão pública de ideias, experiências e procedimentos.
                                    Eu até acho que o Illusion teve uma atitude construtiva, repetindo que deve ser feito como diz o manual.

                                    Agora, num fórum, vais ter sempre várias respostas para a mesma pergunta. Não há muito a fazer. Terás que filtrar o que achas correcto do que achas incorrecto, o que nem sempre é tarefa fácil. E o facto de repetires a mesma pergunta, não adiantará muito.

                                    Se eu medir a quente, no meu carro e de acordo com o manual, a diferença para frio é pequena. Ora, se o manual refere para medir a quente, calculo que a vareta esteja calibrada para medir o nível do óleo dessa forma.

                                    No outro carro cá de casa, que não tem vareta, o óleo só pode ser medido pelo CB, e só a quente. Se o carro estiver frio, o CB nem dá valor nenhum. Aqui não tenho método alternativo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Eu até acho que o Illusion teve uma atitude construtiva, repetindo que deve ser feito como diz o manual.

                                      Agora, num fórum, vais ter sempre várias respostas para a mesma pergunta. Não há muito a fazer. Terás que filtrar o que achas correcto do que achas incorrecto, o que nem sempre é tarefa fácil. E o facto de repetires a mesma pergunta, não adiantará muito.

                                      Se eu medir a quente, no meu carro e de acordo com o manual, a diferença para frio é pequena. Ora, se o manual refere para medir a quente, calculo que a vareta esteja calibrada para medir o nível do óleo dessa forma.

                                      No outro carro cá de casa, que não tem vareta, o óleo só pode ser medido pelo CB, e só a quente. Se o carro estiver frio, o CB nem dá valor nenhum. Aqui não tenho método alternativo.
                                      Obrigado Ecoflex, pela opinião. Há diferentes formas de partilharmos a nossa opinião e conhecimento, umas podem ser válidas mas desfasadas na forma, a sua foi extremamente útil, educada e civilizada.

                                      Mais uma vez obrigado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Devemos seguir sempre o que diz o manual, não vale a pena inventar pois os carros atuais são maquinas muito diferentes das que existiam há 20 anos e que mediam o nível de óleo a frio.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tenho um motor desses, e a vareta do nível do óleo tem um intervalo tão grande entre o mínimo e o máximo, que é completamente indiferente o motor estar quente ou frio para sabermos se tem óleo suficiente, mas há sempre quem goste de complicar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bem, eu trabalhei com autocarro AEC que motor era central e ficava deitado o nivel do oleo era visto com motor a trabalhar no ralenti
                                            Estamos em constante aprendizagem

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                              Bem, eu trabalhei com autocarro AEC que motor era central e ficava deitado o nivel do oleo era visto com motor a trabalhar no ralenti
                                              Estamos em constante aprendizagem
                                              A trabalhar? Nunca... toda a gente sabe que tem de ser a frio, de preferencia temps negativas, com o motor desligado depois de várias horas!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                A trabalhar? Nunca... toda a gente sabe que tem de ser a frio, de preferencia temps negativas, com o motor desligado depois de várias horas!
                                                Eu tenho um acordo com o talho aqui do meu bairro e meto o carro na arca frigorífica durante a noite quando quero ver o óleo de manhã

                                                Comentário

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