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Temperatura do meu carro mantém-se nos 90 graus - Peugeot 207

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    Temperatura do meu carro mantém-se nos 90 graus - Peugeot 207

    Boa tarde,

    Recentemente reparei que o deposito do meu radiador estava vazio. Coloquei agua da torneira para amanhar mas depois de andar uns 5 km voltou a ficar vazio. Não havia sinais de fuga nem de derrame no chão. Comprei liquido anti congelante e coloquei novamente. Fui dar uma volta e voilá, aconteceu o mesmo. Liguei ao meu mecânico e ele disse que não convinha andar com o carro até levar à oficina. Foi o que fiz, enchi o deposito e fiz a viagem de cerca de 26 km até à oficina sem puxar pelo carro. O depósito manteve-se praticamente no mesmo nível e após ficar lá um dia ele disse-me que deixaram o carro ligado várias horas e não houve sinais de qualquer derrame. Levei o carro e decidi puxar por ele. O deposito vazou um pouco. Fiz a mesma viagem de 26 km para a oficina a puxar pelo carro e quando cheguei estava vazio e com o derrame bem exposto no termostato.
    O mecânico substituiu o termostato e a válvula e levei o carro para casa no mesmo dia. Noto agora que o carro depois de andar um pouco sobe para perto dos 90º graus e mantém-se nesta temperatura sem disparo de ventoinha em circulação de via rápida. Isto é normal? Antes quando conduzia em auto estrada o nível da temperatura oscilava muito, se acelerasse ele subia entre os 80 e os 90, se não acelerasse ficava entre os 70 e os 80.
    Verifiquei o deposito e estava com o mesmo nível de liquido. Alguém tem alguma ideia do manter deste valor da temperatura. Tenho medo que se puxar muito pelo acelerador possa fazer mal ao motor. Obrigado

    #2
    Agora é que parece estar normal.
    Em quase todos os carros que tive, o ponteiro estabilizava nos 90° depois de atingir a temperatura normal de funcionamento.

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      #3
      agora está certo.

      90º é o normal na maioria dos carros.

      a oscilação que verificavas era por causa do mau funcionamento do termostato.

      Comentário


        #4
        Como indicado, o normal é temperatura estar estável.

        No meu carro em mais de 15 anos só por uma vez o ponteiro de temperatura não esteve 100% estável quando o motor estava quente: quando o radiador furou, perdeu o liquido refrigerante e começou a aquecer.
        Arranjei o radiador e voltou ao mesmo: ponteiro de temperatura sempre estável, esteja a acelerar com temperaturas >30ºc seja a andar devagar com temperaturas pouco acima dos 0º.

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          #5
          Obrigado pelos esclarecimentos. Fico mais descansado.

          Comentário


            #6
            Mas a "água" desaparecia? Ia para onde?

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              #7
              No inicio não havia sinais de fuga. Depois o mecânico verificou que o termostato tinha uma peça partida e a agua estava a sair por lá.

              Comentário


                #8
                A questão da temperatura parece agora estar correcta.

                O que me preocupa é o resto. Antes a água desaparecia e fizeste uma boa dose de kms assim. Agora já não desaparece? É que o estado do termostato não justifica o desaparecimento da água.

                Se o termostato bloqueasse fechado, a temperatura subiria (demasiado) e a água era expelida com a pressão excessiva. Mas não é o caso, por vezes até andavas com temperatura abaixo do que devia.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                  A questão da temperatura parece agora estar correcta.

                  O que me preocupa é o resto. Antes a água desaparecia e fizeste uma boa dose de kms assim. Agora já não desaparece? É que o estado do termostato não justifica o desaparecimento da água.

                  Se o termostato bloqueasse fechado, a temperatura subiria (demasiado) e a água era expelida com a pressão excessiva. Mas não é o caso, por vezes até andavas com temperatura abaixo do que devia.
                  Cheguei a ter uma fuga pela falange do termóstato, logo, é possível que saísse por aí. Nunca chegou ao ponto de a temperatura atingir níveis preocupantes porque dei por ela a tempo.
                  Quanto à temperatura de funcionamento, não sei no caso do 207, no meu 307 sei que anda entre os 84º, ligeiramente abaixo dos 90º. É normal que estabilize, que passe a temperatura em situações de maior esforço e que volte para essa temperatura estável com todos os sistemas de arrefecimento a funcionar.
                  Tanto no 307, como numa Vito, como agora numa Inca, mudei os 3 termóstatos, porque a temperatura oscilava, subia aos 90º, descia aos 70º e por vezes menos. Depois de mudar, tudo nos 90º de forma contínua, tirando as ligeiras oscilações de que falei antes.
                  Parece ter ficado tudo bem, portanto. Mas é ir conferindo o nível de vez em quando, para ficar completamente descansado.

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