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É de comprar um Citroen Xsara 1.4, ano 2000 e 204.000 km ou existem problemas

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    É de comprar um Citroen Xsara 1.4, ano 2000 e 204.000 km ou existem problemas

    Boas tardes,

    Tenho previsto esta compra Citroen Xsara 1.4 do ano 2000 com 204k e o proprietário pede 1.350€

    Existe algum defeito ou feitio deste modelo 1.4 ?

    Obrigado, é para dar a resposta hoje ou amanha, agora tenho de comprar outro carro para o meu Kiko porque ele já não cabe no 106.

    Obrigado

    #2
    Da minha experiência com uma Berlingo com o mesmo motor:

    - Motor com quase 340.000 km's.
    - Uma junta da cabeça (apodreceu)
    - Correia de acessórios partiu uma vez.
    Sempre muito mal tratada. Quase sem barulhos parasitas. Parece que agora vai dando alguns sinais de cansaço com pequenas coisinhas a acontecer, mas o motor apesar de já não ter a força que tinha (nunca foi muita, mas...) parece um relógio.

    Comentário


      #3
      Esse 1360cc 75cv 8v e injecção multiponto, na geração do Xsara já estava mais que maduro.
      É um motor tendencialmente muito fiável, agora, a questão principal aqui é saber o estado do carro, como foi tratado, etc.
      É um carro com 20 anos, e se tiver sido bem tratado, estará em muito bom estado, caso contrário é para esquecer.

      Carros da década de 90 e 2000 só não duram uma vida se os donos não quiserem.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelos fedback, já agora podem dar opinião para o Peugeot 306 2.0 HDI Nov ano 2000, 315k

        Comentário


          #5
          Típico desses 1.4 PSA é isto, dito mais acima pelo Jag: - Uma junta da cabeça (apodreceu)

          O 2.0 HDi tem um "punch" e uma economia incomparáveis, mas 315.000 pode ser já abusar da sorte, a não ser que se saiba o histórico de manutenção detalhado e forma de utilização do carro...

          Comentário


            #6
            1350€ POR UM CARRO COM MOTOR 1360CC COM 20 ANOS??? MAS ESTÁ TUDO DOIDO???

            eu não dava mais 1ue 800€. por esses valores, cerca de 1500€, já eu vi xsaras de 2001 e 2002 a diesel. tudo bem que é o fraquinho 1.5d, mas existem e não foi há muito tempo, foi há uns 3 ou 4 meses. ou então em formato carrinha se não te importares pois também apareciam desses.

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              #7
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Carros da década de 90 e 2000 só não duram uma vida se os donos não quiserem.
              o meu zx ainda anda aí. vendi-o, comprei o fiat, que já foi e ele ainda anda aqui numa cidade vizinha, com 27 anos e meio.

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                #8
                tens aqui uns quantos de 2002 para cá e até 225 mil, todos a gasolina. há um de 950€ de oeiras que me parece porreiro. também tens um versão carro por 550€, mas precisa de uma centralina. eu comprei uma por 120€ para o fiat e mais 20€ para instalar. não sei se será de aproveitar ou não.

                não vi todos os anúncios, atenção

                https://www.olx.pt/carros-motos-e-ba...B0%5D=gasolina


                aqui por pouco mais e até podes negociar, a diesel de 2003 e 2004.

                https://www.olx.pt/carros-motos-e-ba...%5B0%5D=diesel

                Comentário


                  #9
                  Obrigado, todos vcs estão a ser impecáveis a colaborar.

                  Apareceu-me esta a 25 km da minha residência, já me responderam inclusivé é uma senhora(?)

                  Seria o ideal para o meu KIKO já está com 46 kg e 1,30 mt (+-)

                  https://www.olx.pt/anuncio/renault-senic-IDF97Tj.html

                  Resposta da vendedora:
                  Bom dia Sr @@@.
                  O carro é 1400 de 70cv. Nunca teve problemas de motor foi à inspeção à pouco . Tem 2 pneus novos à frente. Também levou amortecedores. Está muito bem estimada. Obviamente que não é um carro novo mas bem estimado.
                  Editado pela última vez por Mat1977; 26 January 2020, 12:22.

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                    #10
                    70 CV?? Deve ser de 98 CV, motor 1.4 16V. Neste carros, mais do que nunca, só mesmo vendo e conduzindo pessoalmente. É impossível estar a fazer prognósticos à distância para qualquer carro, ainda menos para um com 20 anos.

                    Comentário


                      #11
                      não será o de 95cv em vez de 70? 60 tinha um clio 1.2. agora 255 mil é abusar um pouco da sorte.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        não será o de 95cv em vez de 70? 60 tinha um clio 1.2. agora 255 mil é abusar um pouco da sorte.
                        Sim é de 95 cv (a senhora ?) mandou agora copia do livrete onde refere ter 70 kW (= 95 cv)

                        Li uma Specs:

                        "Com consumo médio de 7.1 litros/100km, 0 aos 100 km/h em 12.9 segundos, velocidade máxima de 173 km/h, um peso de 1210 kgs, o Scenic 1 1.4 16v está equipado com um motor In-line de 4 cilindros atmosférico, a Gasolina.
                        Este motor produz uma potência máxima de 95 CV às 6000 rotações e um binário máximo de 127 Nm às 3750 rotações. A potência é transmitida à estrada através de uma caixa de velocidades Manual de 5 mudanças, e o tipo de tração é dianteira (FWD).
                        Quanto às caracteristicas do chassis, responsáveis pelo comportamento em curva e conforto, o Scenic 1 tem suspensão dianteira do tipo Independent. McPherson. coil springs. anti-roll bar e suspensão traseira do tipo -. As medidas de pneus são 185 / 65 em jantes de 15 polegadas à frente e 185 / 65 em jantes de 15 polegadas atrás. Na travagem, o sistema de travões do Scenic 1 1.4 16v tem Discos Ventilados à frente e Discos na traseira.
                        O modelo Scenic 1 é um carro do tipo produzido pelo fabricante Renault, vendido a partir do ano 1999 até 2003."

                        https://www.ultimatespecs.com/pt/car...-1-14-16v.html

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                          1350€ POR UM CARRO COM MOTOR 1360CC COM 20 ANOS??? MAS ESTÁ TUDO DOIDO???

                          eu não dava mais 1ue 800€. por esses valores, cerca de 1500€, já eu vi xsaras de 2001 e 2002 a diesel. tudo bem que é o fraquinho 1.5d, mas existem e não foi há muito tempo, foi há uns 3 ou 4 meses. ou então em formato carrinha se não te importares pois também apareciam desses.
                          O que tu dás ou não é irrelevante nesta questão. Tu ou eu ou seja quem for. O mercado é que manda.

                          E depois, quem te ouve falar....epah...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            1350€ POR UM CARRO COM MOTOR 1360CC COM 20 ANOS??? MAS ESTÁ TUDO DOIDO???

                            eu não dava mais 1ue 800€. por esses valores, cerca de 1500€, já eu vi xsaras de 2001 e 2002 a diesel. tudo bem que é o fraquinho 1.5d, mas existem e não foi há muito tempo, foi há uns 3 ou 4 meses. ou então em formato carrinha se não te importares pois também apareciam desses.
                            Os Xsaras 1.5D, 1.9D e 1.9TD são todos de guerra mas como deves calcular a maioria já morreu, " todos " andavam para cima dos 300 mil KM, muitos com 400 e tal mil .

                            Comentário


                              #15
                              Essa Scenic, conforme já foi dito, é de 95cv.

                              Tenho um Megane 2 com o mesmo motor, mas 98cv.

                              Não é nenhum foguete, mas cumpre bem. Em aceleração, ganha uma vida nova às 3750 rpm, mas claro que isso se traduz em consumos mais altos.

                              No meu caso, já consegui fazer médias de 6.5 l/100km, mas é preciso paciência. Como a Scenic será mais leve possivelmente até terá melhores consumos que o Meg II.

                              Quanto a fiabilidade, após 165kkm só tive de limpar o corpo da borboleta, pois ia abaixo ao ligar, de resto nada a apontar. Estes motores são reconhecidos por darem problemas nas bobines, mas o meu ainda tem as 4 de origem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Os Xsaras 1.5D, 1.9D e 1.9TD são todos de guerra mas como deves calcular a maioria já morreu, " todos " andavam para cima dos 300 mil KM, muitos com 400 e tal mil .
                                eu na altura encontrei dois ou tres exemplares por volta de 1750€, não posso precisar agora ao certo, em que 1 ou 2 eram carrinhas, mas todos com kms próximos dos 200 e pouco mil. aliás, eu hoje dei dois exemplos válidos acima. se os têm ou não, isso já não posso afiançar mas é uma questão de se pesquisar. mas prefiro 1000x o xsara a essa snecic feiosa e com mais 50 mil em cima!

                                Comentário


                                  #17
                                  Como o tempo para estes lados está cinzento e muito frio, tenho efectuado muita pesquisa sobre opiniões sobre problemas técnicos de quem tem os Scenic 1.4 16V 95cv.

                                  Quer ingleses, franceses e portugueses, todos dizem ter ou tiveram N de problemas, sendo o crónico as bobines. (aqui um ingles mudou até hoje 6 X 4 bobines.

                                  Tenho que ir para outro charuto barato mas devia ser uma carrinha, ou...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Com o eterno 1.4i de 75cv
                                    https://www.olx.pt/anuncio/citron-be...x-IDF8edy.html

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                      Já conduzi uma Berlingo dessas de passageiros, com esse motor.
                                      Obviamente não é para corridas mas é um carro fantástico em diversos aspectos.
                                      Também já conduzi a Berlingo 1.9D 71cv. São excelentes companheiros de trabalho assim como a Kangoo.

                                      Quanto à Scenic e Xsara Picasso são mini monovolumes com muito espaço e conforto, mas eu diria que em usados com 20 anos lá está, é escolher o que estiver em melhor estado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        com 1500/1750€ arranja-se um carro de 2002/2003, especialmente nestes formatos de carrinha a gasolina ou no segmento B. eu já dei exemplos de xsaras, mas há mais modelos e marcas. não é preciso ir para carros com 20 anos ou mais. só dá quem quer.

                                        as 306 são outra opção, já que em carro deverão ser raros de encontrar. ou então as normais focus da praxe, carrinhas destas não faltam.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          com 1500/1750€ arranja-se um carro de 2002/2003, especialmente nestes formatos de carrinha a gasolina ou no segmento B. eu já dei exemplos de xsaras, mas há mais modelos e marcas. não é preciso ir para carros com 20 anos ou mais. só dá quem quer.

                                          as 306 são outra opção, já que em carro deverão ser raros de encontrar. ou então as normais focus da praxe, carrinhas destas não faltam.
                                          Ou Cadito, não se encontra muito oferta que esteja pelo menos sem problemas graves. Já pesquisei muito e não encontrei nada ainda dentro dos preços do Xara ou da Senic...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também existe um pormenor com a PSA, sei porque tenho algumas carrinhas novas e menos novas (uma já a vendi para Beja) vem outra a caminho, testar as Fiat, mas isto para a empresa. Nada para casa ou para o "Kiko".

                                            Mas dizia eu que a PSA mandou retirar em meados 2018 toda e qualquer peça para carros anteriores a 2006. (isto da Peugeot) da Citroen deve ser politica igual.

                                            Embora que nas lojas de peças ainda vai havendo e nas sucatas, embora mais caras e menos oferta de peças compativeis.

                                            Mas isso acho que está acontecer em todas as marcas! digo eu...

                                            Comentário


                                              #23
                                              nos saxos era assim. há uns 2 anos falavam-me que deixaram de fazer peças para eles.

                                              quanto ao pesquisares, eu em 5min encontrei (aparentemente). só que é no porto e outro em lisboa, quando procurei pelas xsaras. aí em torres novas não sei se há alguma coisa, mas tens que sair um pouco para os lados e para baixo e não entrares-te nessa cidade. mas mais que o modelo, é veres o que aparee, pedires conselhos e ires ver.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu pai teve um Xsara com esse 1.4. Vendeu com 180.000km e não deixou boas saudades.

                                                Problemas de juntas (apodreceu com 160.000km), problemas de fugas de óleo e água, problemas da medição do combustível e ralenti irregular para além de falhas em andamento que levou com uma bomba de combustível nova, problemas na luz de airbag que levou não só a fita no volante como a cabelagem por baixo do banco. Ainda viveu cá em casa perto de 18 anos.

                                                Qualidade de construção fraca. Confortável e bom dinamicamente.

                                                Realçar que o Xsara é um dos modelos com o eixo “semi-independente” da PSA, que deu também a sua quota de raia (não foi o caso da unidade do meu pai).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que o eixo traseiro auto direccional tinha era um desgaste mais rápido que os eixos normais. Mas dava uma dinâmica muito boa.

                                                  Os cabos debaixo do banco davam raia no airbag lateral que ficava com a luz de aviso acesa.

                                                  Quanto às juntas do 1.4i desconhecia que apodreciam. Tambem acontecia noutros modelos PSA? Sempre foi um motor muito usado, nunca me lembro de ter lido sobre isso, mas estamos sempre a aprender.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Foi a minha primeira carroça. Um Xsara 1.4i.
                                                    Lento como tudo mas tinha uma condução porreira.

                                                    De resto, acabou por ir para a sucata com 14 anos porque só dava problemas eléctricos (e isso desde novo.)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                      Foi a minha primeira carroça. Um Xsara 1.4i.
                                                      Lento como tudo mas tinha uma condução porreira.

                                                      De resto, acabou por ir para a sucata com 14 anos porque só dava problemas eléctricos (e isso desde novo.)
                                                      Nós cá tivemos um Xsara mas o 1.4i só conduzi na Berlingo.
                                                      O nosso só deu o stress dos cabos debaixo do banco, de resto foi tranquilo. Mas efectivamente na 2ª férie do Xsara houve mudanças significativas na electrónica, só não sei se ficou mais fável ou menos.
                                                      Aliás consta que havia um componente que era feito pela Delphi que dava stress nos faróis.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Acho que o eixo traseiro auto direccional tinha era um desgaste mais rápido que os eixos normais. Mas dava uma dinâmica muito boa.

                                                        Os cabos debaixo do banco davam raia no airbag lateral que ficava com a luz de aviso acesa.

                                                        Quanto às juntas do 1.4i desconhecia que apodreciam. Tambem acontecia noutros modelos PSA? Sempre foi um motor muito usado, nunca me lembro de ter lido sobre isso, mas estamos sempre a aprender.
                                                        Conheci pessoalmente um 405 GR em que também aconteceu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Conheci pessoalmente um 405 GR em que também aconteceu.
                                                          Pois tabem mas o 405 já é mais antigo. No Xsara já tinham obrigação de ter corrigido isso. Enfim, estou a ver que era a era pré-que se lixe motores a gasolina.

                                                          A VW tambem não mostrou grande interesse no 1.4i 75cv que tinha....enfim. E eu a pensar que esse 1.4i do Xsara era assim para o fiável.

                                                          Nos 1.1i e 1.6i tambem acontece o mesmo ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Conheço uma 306 Break que também apodreceu a junta

                                                            Comentário

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