Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ordens no Ministério Público: "Acabaram as investigações a políticos"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ordens no Ministério Público: "Acabaram as investigações a políticos"

    https://www.sabado.pt/portugal/detal...6pbfMJdW80zqLA

    Depois da diretiva da Procuradora-geral, já há duas reações: Rui Cardoso, ex-presidente do sindicato, diz que o MP "morreu como magistratura"; Miguel Matias, advogado, considera que o MP ficou refém do poder político.

    Num parecer que aparenta ter sido feito à medida do caso que envolveu diretor do Departamento Central de Investigação Ação Penal, Albano Pinto, e uma ordem dada no processo de Tancos, o Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (CCPGR) considerou que os procuradores estão obrigados a cumprir e as ordens dadas pela hierarquia e estas nem sequer devem estar nos respetivos processos. Rapidamente, a atual Procuradora-geral da República, Lucília Gago, através de uma diretiva, determinou que a doutrina do parecer fosse "seguida e sustentada" no interior do Ministério Público.


    Segundo o documento, que foi publicado no site da PGR sem assinaturas do relator e dos votos a favor e contra, a subordinação hierárquica dos procuradores "pressupõe, para além de outros poderes, o reconhecimento do poder de direção que integra, em geral, o conteúdo da relação hierárquica e que se consubstancia na faculdade de emissão de ordens e instruções, gerais ou concretas, pelo superior hierárquico", e a que os magistrados têm "exclusiva sujeição".

    O princípio da autonomia interna circunscreve-se, segundo o parecer, ao "dever de recusa de cumprimento de ordens ilegais, emanadas de superior hierárquico e o poder de recusa do cumprimento de ordens, do mesmo também emanadas, fundada em violação da consciência jurídica do subordinado".

    E devem as ordens emanadas pelos superiores integrar o processo, ou seja, no caso de Tancos, deveria a recusa de Albano Pinto ser documentada? Não: "A emissão de uma diretiva, de uma ordem ou de uma instrução, ainda que dirigidas a um determinado processo concreto, esgotam-se no interior da relação de subordinação hierárquica e não constituem um ato processual penal, não devendo constar do processo", lê-se.

    Ora, duas reações já tornadas públicas consideram que, com este parecer transformado em diretiva, há um grande problema no Ministério Público. Tendo a conta o reforço dos poderes da hierarquia e o facto de as ordens não deverem constar dos processos - logo escrutinadas - o advogado Miguel Matias considera que esta nova orientação "transformou" o Ministério Público "numa longa manus da classe política". Porque, defende o advogado, "a partir de hoje acabaram as investigações a políticos os quais, habilmente, vão indicar para PGR quem os ajude, proteja e impeça o MP de investigar". No fundo, bastará dar uma ordem.

    Já Rui Cardoso, antigo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, escreveu na sua página do Facebook que o dia 4 de fevereiro, data diretiva de Lucília Gago, representa "o dia mais negro da história democrática do Ministério Público português: morreu como magistratura". "Nasceu uma verdadeira autocracia, com um nível de hierarquia quem nem na administração pública existe"acrescentou o procurador da República.

    "Todos os agentes do Ministério Público (que não mais podem ser chamados de magistrados) são apenas uma longa mão da vontade do/a Procurador/a-Geral da República. Este/a, nomeado/a pelo Presidente da República por proposta do Governo, passa a ser diretamente responsável por tudo o que sucede no Ministério Público: pelo que ordena, pelo que devia ter ordenado, pelo que permite, pelo que não impede. É sua a única vontade relevante", escreveu ainda Rui Cardoso, acrescentando, com alguma ironia, que se "instalou uma sombra negra" na magistratura, a qual "não veio de fora, veio de dentro", numa alusão ao parecer do CCPGR.

    sou eu que estou a ver mal a coisa ou isto é de uma extrema gravidade?

    #2
    Acho muito bem, qualquer dia ainda temos aí um politico do PS preso... Felizmente ainda há quem dite as ordens nesta república das bananas.

    Comentário


      #3
      Meus amigos qual a surpresa??

      Ainda não se aperceberam que estamos inseridos na maior ditadura da Europa?

      Comentário


        #4
        Vergonhoso...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por lll Ver Post
          https://www.sabado.pt/portugal/detal...6pbfMJdW80zqLA




          sou eu que estou a ver mal a coisa ou isto é de uma extrema gravidade?
          Vou ter de me informar melhor, mas, a se verdade, repito: a ser verdade, percebe-se bem porque é que a PGR anterior, Dra. Joana Marques Vidal não foi reconduzida...
          Vou ver melhor, antes de começar a tirar ilações politicas.
          Cumpts,

          Comentário


            #6
            Seria grave se não se passasse com o povo mais manso da Europa, que não se importa de ser governado pelos mesmos corruptos, que nos deixaram de tanga em 2011!

            Quando é que joga o benfica? Siga!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
              Seria grave se não se passasse com o povo mais manso da Europa, que não se importa de ser governado pelos mesmos corruptos, que nos deixaram de tanga em 2011!

              Quando é que joga o benfica? Siga!


              Lembro-me bem da indignação da esquerda Portuguesa quando a, então, Ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz disse que se tinha acabado o tempo da impunidade... deu-se poderes às polícias/Ministério Público e caíram as cúpulas deste país... agora volta-se a por o pé em cima da investigação...

              Comentário


                #8
                Isto mostra bem a natureza das forças que mandam neste País.

                É pena que estas questões passem completamente ao lado da maioria dos cidadãos deste País, que estão mais interessados em saber qual será o último reforço do Benfica.

                Comentário


                  #9
                  E que mais pode querer uma pessoa? Só se for uma dose de tremoço e umas mines

                  Agora sem ironia, o que se passa no nosso país é um terrível analfabetismo funcional. A maioria das pessoas tem uma enorme dificuldade em interpretar o que se passa à sua volta, muitas interpretações erradas, muita emoção e pouca razão, dão um belo de um bolo para ser aproveitado por quem sabe. O que se passa à volta das forças de segurança, da justiça, uma tentativa (com sucesso) de descredibilização pois são os únicos que lhes podem fazer frente. A quantidade de trols nas caixas de comentários das noticias é avassaladora
                  A Internet que poderia ser utilizada para informação útil está a ser usada para manipular

                  A maioria das pessoas preferem relaxar,, de vez em vez comentar aquela noticia polémica e a bola no tasco e deixar-se ir

                  Comentário


                    #10
                    Eu ainda nem acredito bem neste tópico. Vou esperar pelo fim do dia para poder ter tempo de ler a notícia. Estando com esperença que ainda seja fake new.

                    Comentário


                      #11
                      Aplica-se aos que estão curso? Ou só os novos processos que iam surgir com o avançar do processo de Tancos?

                      Comentário


                        #12
                        Acho muito bem... anda o MP a gastar rios de dinheiro em investigações que depois não dão em nada, assim mais vale não gastar o dinheiro e pronto, sempre se poupa algum a mais para ser roubado por essa malta que não pode ser investigada.

                        Comentário


                          #13
                          12 posts (13 com o meu) em 1 dia.
                          Os portugueses só têm o que merecem. Os que se sentem injustiçados têm toda uma Europa pela frente. Façam-se à vida que se vai fazer tarde rápidamente.

                          Comentário


                            #14
                            Procuradora-Geral suspende diretiva polémica que dava mais poder a chefias dos procuradores

                            antes assim, a ver vamos no que isto vai dar

                            a falta de reação dos portugueses é preocupante

                            Comentário


                              #15
                              Uma verdadeira vergonha, tal como muitos outros casos não deve ter sido muito noticiado na TV, pelo menos não vi nada

                              Comentário


                                #16
                                Foi interessante observar a posição conivente do papagaio-mor!

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X