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Mudança de óleo - porca não sai | Motor não acelera

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    Mudança de óleo - porca não sai | Motor não acelera

    Boa tarde

    Venho falar de algumas dúvidas que entretanto surgiram na manutenção de uma Mercedes Vito com o motor de 122 cavalos, agora com estimativa em 380000 km.

    Começo por falar acerca da revisão indispensável ao veículo.
    Ao tentar desapertar a porca que segura o óleo, no cárter, com uma chave de estrias 13", vejo que a porca estava mesmo muito apertada. Continuei a fazer bastante força, e nada. Até que as arestas da porca começaram a desgastar e aqui parei, pois vi que insistir já não ia ajudar. Durante este processo lubrifiquei algumas vezes a porca com spray indicado para o efeito. Entretanto, naquele dia pausei esta etapa, voltei a apertar o filtro do óleo e ficou apenas com o filtro do ar e gasóleo substituídos.

    Na semana seguinte, voltei a atacar a porca para ver se finalmente conseguia desapertá-la. Com uma lixa de metal, fui desgastando a cabeça da porca nas laterais, com as arestas feitas, até que uma chave de estria 12" coubesse. Ainda assim, não resultou. A chave mexeu-se, a porca continuou no mesmo sitio. Ao fim de várias horas, desisti.




    Atualmente, o automóvel circula apenas com o filtro do ar e gasóleo novos, o filtro do óleo e óleo ainda se mantém.

    Que conselhos me podem dar para ajudar a resolver isto? Já sei que, em princípio, terei de a levar a um mecânico (a não ser que surja um método infalível para tirar a porca de vez). Ainda assim, ouvi dizer que o mecânico pode aplicar um outro método para tirar o óleo, acho que é de extração, que se utilizava antigamente e que hoje está em desuso, que consistia em tirar o óleo pela superfície, pela parte de cima. Assim, a maldita porca continuaria no mesmo sítio. O que poderei fazer para tentar desapertar de vez a porca, tendo em conta a experiência de alguém no assunto?

    ---------------------------

    Existe também uma outra situação esporádica que por vezes acontece e que me começa a preocupar um pouco. Trata-se de, de vez em quando, estar a conduzir, acionar o pedal do acelerador e o motor não acelera. Isto é uma falha que acontece durante alguns segundos, podendo até chegar a um minuto. Durante este tempo, o motor trabalha como se estivesse no ralenti, não acelera com o acionamento do pedal próprio para o efeito. Passado esses segundos/1 minuto, tudo volta ao normal, o motor volta a acelerar com o pedal acionado. Mas estou com receio que este inconveniente se desenvolva e possa chegar até a falhar de vez, podendo ficar parado durante a viagem.
    O que poderá ser esta falha? Peça necessária para resolver, alguma ideia de quanto teria de investir para a corrigir?


    -----------------------------------------------------------------

    Em suma, abordo dois inconvenientes neste post:

    - Porca que segura o óleo no cárter demasiado apertada, com as arestas já a ficarem em mau estado;
    - Falha em que, esporadicamente, aciono o pedal do acelerador e o motor não acelera, mantendo-se no ralenti, voltando ao normal passado alguns segundos/1 minuto.

    Gratos pela vossa atenção

    #2
    Não precisa de ser o mecanico a extrair o oleo...penso eu...isto serve à partida...

    https://www.norauto.pt/p/aspirador-de-oleo-12-volts-223782.html

    <a href="https://www.norauto.pt/p/aspirador-de-oleo-12-volts-223782.html" target="_blank" rel="nofollow ugc">


    Para tirar a porca andaste a limar e a lixar...e dar um pouco de calor na zona a ver se a porca cedia?

    Comentário


      #3
      Experimenta com um alicate de grifos bem apertado.

      Comentário


        #4
        Se o alicate não funcionar... ela vai sair com o berbequim!

        Não te preocupes porque, em último recurso (mas é comum...) faz-se uma nova rosca e aplica-se uma porca maior!

        É pacífico!

        O resto já não percebo nada...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
          Não precisa de ser o mecanico a extrair o oleo...penso eu...isto serve à partida...

          https://www.norauto.pt/p/aspirador-de-oleo-12-volts-223782.html

          <a href="https://www.norauto.pt/p/aspirador-de-oleo-12-volts-223782.html" target="_blank" rel="nofollow ugc">


          Para tirar a porca andaste a limar e a lixar...e dar um pouco de calor na zona a ver se a porca cedia?
          Boa ideia alternativa, obrigado! Possivelmente poderei ponderar em adquirir o aspirador de óleo se não conseguir resolver a porca.

          Não, não cheguei a dar um pouco de calor, devia de tê-lo feito, mas a porca ainda está lá, não custa tentar.

          Originalmente Colocado por jferreira Ver Post
          Experimenta com um alicate de grifos bem apertado.
          Hei de tentar, se bem que a porca está um pouco frágil, talvez tenha que lixar ainda mais para fixar melhor.

          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          Se o alicate não funcionar... ela vai sair com o berbequim!

          Não te preocupes porque, em último recurso (mas é comum...) faz-se uma nova rosca e aplica-se uma porca maior!

          É pacífico!

          O resto já não percebo nada...
          Era bom que saísse com o berbequim. Mas não, há um ferro a alguns cm à frente da porca e não deixa espaço suficiente para colocar o berbequim. Ou então teria que retirar esse tal ferro, mas isso já seria um processo mais complexo.

          ---------------------

          Bem, hipóteses até agora:

          - Aquecer a porca e lixá-la melhor e tentar de novo, depois de bem aquecida (talvez use um secador de cabelo para aquecer bem a área?)
          - Tentar com alicate de grifos
          - (Último recurso) aspirador de óleo

          Comentário


            #6
            Boas

            Após algumas tentativas, com secador de cabelo e alicate de pressão, eis que a porca teima em não sair.


            Vou tentar com um alicate de pressão, aqueles das canalizações, a ver se consegue sair a porca.

            Comentário


              #7
              Tenta com esta chave uma de tamanho médio e depois compra outro bujao
              Se nao sair tem ser soldado no bujao pedaço de ferro umas pancadas e voila, mas isso convém ser numa oficina
              Editado pela última vez por Rools; 19 February 2020, 19:05.

              Comentário


                #8
                Podes experimentar dar calor na porca a ver se ajuda. Mas tem de ser calor "a sério" (de maçarico ou similar), não de um secador de cabelo..

                Comentário


                  #9
                  O calor "a sério" vai fazer dilatar o parafuso (que não é "porca"). Pode dar um jeito por queimar as superfícies calcinadas... mas cuidado porque há óleo nas redondezas e a chama pode fazer pegar fogo...

                  Se não pegar fogo! Há que esperar para que o parafuso retorne à temperatura ambiente e então tentar retirá-lo com as chaves do costume.


                  Se não resultar ainda assim... uma broca das boas (carboneto de tungsténio) de 3 mm... e depois voltar a tentar com as chaves!

                  Ainda não? Uma broca "das boas" mas agora de 6mm... E voilá!

                  Comentário


                    #10
                    Ferramenta portuguesa:
                    Martelo e escopro..
                    Isso de extrair o oleo por cima nao se fazia muito antigamente.. Faz-se é actualmente.. Cada vez mais.

                    Comentário


                      #11
                      Para deixar o lixo no fundo do cárter...

                      Alguém há-de pagar o estrago um dia!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                        Tenta com esta chave uma de tamanho médio e depois compra outro bujao
                        Se nao sair tem ser soldado no bujao pedaço de ferro umas pancadas e voila, mas isso convém ser numa oficina
                        Tentei com uma chave dessas, tamanho 14", mas não segurava bem a porca, talvez devido ao escasso espaço existente nas bordas da porca. Podia tentar com uma chave igual mas mais pequena, mas aí já teria de ir comprar.

                        Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                        Podes experimentar dar calor na porca a ver se ajuda. Mas tem de ser calor "a sério" (de maçarico ou similar), não de um secador de cabelo..
                        Podia tentar com um maçarico, por exemplo, mas também teria de ter cuidado porque há componentes inflamáveis junto da porca (óleo, condutor do fogo?). Além de que, quando vi o cárter no início, dispunha de um pouco de "baba" de óleo queimado junto à porca, portanto o óleo está mesmo junto (também é normal, estamos a falar do cárter).

                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        O calor "a sério" vai fazer dilatar o parafuso (que não é "porca"). Pode dar um jeito por queimar as superfícies calcinadas... mas cuidado porque há óleo nas redondezas e a chama pode fazer pegar fogo...

                        Se não pegar fogo! Há que esperar para que o parafuso retorne à temperatura ambiente e então tentar retirá-lo com as chaves do costume.


                        Se não resultar ainda assim... uma broca das boas (carboneto de tungsténio) de 3 mm... e depois voltar a tentar com as chaves!

                        Ainda não? Uma broca "das boas" mas agora de 6mm... E voilá!
                        O exemplo da broca não resulta muito, pois iria obrigar a retirar mais peças que estão junto do motor, pois o espaço entre a frente da porca e essas peças é pouco. Assim como está, nem o berbequim fura direito pois bate nos componentes. Mas também é verdade que esse seria um exemplo reforçado, até porque poderia resultar se entrasse direito na porca.

                        Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                        Ferramenta portuguesa:
                        Martelo e escopro..
                        Isso de extrair o oleo por cima nao se fazia muito antigamente.. Faz-se é actualmente.. Cada vez mais.
                        Martelo sim, agora escopro? O que se pretende mesmo? Com escopro estaria a desgastar a porca pelas laterais, junto às anilhas, não sei se seria a melhor solução.

                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        Para deixar o lixo no fundo do cárter...

                        Alguém há-de pagar o estrago um dia!
                        Quanto à extração do óleo, bem, eu apenas o faria se fosse último recurso, pois sei que o aspirador não elimina tudo a 100%, há sempre um restinho de óleo que fica no fundo do "prato", e eu sou uma pessoa que gosto de deixar tudo o mais limpo possível, portanto retirar a porca é a minha prioridade. Mas não deixa de ser válida a opção!


                        ---------------------------------------------------


                        Já dei alguns avanços, agora já consigo fazer mais força com o alicate de pressão, dada a profundidade que a lixa fez na porca, como podem ver nas seguintes fotos:







                        Estou a focar em lixar apenas duas arestas, de maneira a que a ferramenta que utilizar entre o melhor possível e faça a maior força para ver ser consegue desprender a dita.

                        Soluções que vejo até ao momento:

                        - Comprar um alicate de pressão, daqueles em ferro fundido (usados em canalizações), medida inferior a 14", talvez um 10"
                        - Aquecer bem a zona, como não tenho maçarico, optar por soluções alternativas (algo caseiro com isqueiro?) ou mesmo comprar um maçarico
                        - Ir com um alicate de grifos, fazer a maior força do mundo para tirar a porca, ou encaixar o alicate na dita e dar uma pancada "seca" com a ajuda de um martelo
                        - (último recurso) ir pela extração do óleo, se bem que a cabeça da porca e respetiva anilha já não estão nas melhores condições e podem desleixar um pouco de "baba" de óleo num futuro próximo.

                        Comentário


                          #13
                          A ideia do escopro é, com a parte laminada do escopro, abrir um sulco numa lateral da cabeça do parafuso, estando esse sulco bem vincado, usar a parte lateral do escopro, encostada ao sulco e com o martelo, bater no escopro, no sentido contrario dos ponteiros do relogio, forçando o parafuso a desenroscar aos poucos.. Nao sei se me fiz entender..

                          Comentário


                            #14
                            muito interessante!

                            Comentário


                              #15
                              Vais gastar dinheiro em ferramentas que nao sabes se vais conseguir tirar a porca. O carro esta andar passa numa oficina onde tem maquina soldar mig e soldam-te um pedaço de ferro e umas pancadas ja alarga a porca e vais para casa mudar o oleo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post

                                - Aquecer a porca e lixá-la melhor e tentar de novo, depois de bem aquecida (talvez use um secador de cabelo para aquecer bem a área?)
                                - Tentar com alicate de grifos
                                - (Último recurso) aspirador de óleo
                                Que tal trocar a ordem?

                                1º aspirador de óleo
                                2º Tentar com alicate de grifos
                                3º (Último recurso) Aquecer a porca e lixá-la melhor e tentar de novo, depois de bem aquecida (talvez use um secador de cabelo para aquecer bem a área?)

                                Comentário


                                  #17
                                  SAQUEI A PORCA C@RLH!


                                  Ao fim de 12 horas de tanto insistir, de altos e baixos, de por vezes desmotivar, mas sem nunca perder a esperança... o objetivo foi conseguido! :D

                                  Obrigado a todos os utilizadores que despenderam do seu tempo e vontade para me ajudarem nisto!

                                  Então passou-se o seguinte:

                                  Decidi eu usar o método misto que vários users me recomendaram neste thread, seja pelo aquecimento prévio da porca (embora eu o tenha feito quase sempre com o secador de cabelo), seja pelo alicate de grifos e seja pelo método "à portuguesa" com o martelo, escopro e lima. Pois bem, fui lixando cada vez mais as arestas, seja do lado esquerdo do lado direito, fui tentando, de vez em quando, o alicate de grifos, continuei a limar/desgastar com a lima e martelando com a ajuda de um escopro, até que chegou o momento em que, depois de apertar bem a chave de grifos na porca a consegui desapertar!!


                                  Alicate de grifos segurando na porca

                                  As ferramentas que mais me contribuíram para o sucesso, recomendado em maioria por vós, foi esta:

                                  Martelo (marreta), alicate de grifos, escopro e lima

                                  O estado atual da porca é este:





                                  Como podem ver, ainda levou bastante "porrada" até ceder.

                                  Agora tenho é que arranjar uma porca igual... 0,50€? 1€? Fácil de arranjar certo?

                                  ---------------------------------------------------------------------------------

                                  Depois tem ainda é a questão do motor que, de vez em quando (ou muito de vez em quando, umas 2 vezes por mês talvez), deixa de acelerar, ou seja, eu carrego no acelerador e o motor mantém-se no ralenti, durante uns 30 segundos/1 minuto, depois volta a funcionar normal. O que poderá estar a causar isto?
                                  Editado pela última vez por tgfj555; 20 February 2020, 15:20.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esse parafuso ainda dá para reutilizar
                                    Bujao novo a rondar 2 €, mas leva esse de amostra para comparar a rosca.
                                    Isso de o carro nao responder deve ser o sensor do pedal acelerador

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                      Esse parafuso ainda dá para reutilizar
                                      Bujao novo a rondar 2 €, mas leva esse de amostra para comparar a rosca.
                                      Isso de o carro nao responder deve ser o sensor do pedal acelerador
                                      Ah claro, e depois olhava para baixo do carro e via assim umas babas de óleo junto do cárter, um lubrificante automático das estradas


                                      Comprei ontem 1 bujão + anilha por 1,5€. Entretanto, a cabeça é maior, tão grande que apenas com uma chave de estria 22" é que deu para apertar no cárter. Para não correr o risco de pingar, juntei as duas anilhas (velha e nova) no mesmo bujão, apertei bem com a chave e voilá, para já, limpinho.

                                      Filtro óleo mudado + filtro ar + filtro gasóleo + óleo = revisão básica e essencial feita Apenas faltou o filtro do pólen, mas eu ainda não me dei ao prazer de utilizar o ar condicionado, talvez por falta de hábito pois ao longo dos anos lidei com carros que funcionavam com sofagem.

                                      Sensor do pedal acelerador, obrigado, vou estar atento, isto é muito esporádico, se começar a aumentar a frequência poderei suspeitar mais.

                                      Um motor com 380000km, por enquanto, a mim, boas condições, trabalhou limpinho, e com um novo vestido de óleo, mais descansado ficarei. Só é pena é que se eu carregar a fundo no pedal do acelerador ainda lance uma boa quantidade de fumo preto, digno de não queimar bem o combustível, já parece os diesel fumarentos. Mas como eu normalmente uso a pena leve no pedal, isso quase não acontece.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que nao devias ter usado a anilha velha sobreposta... na proxima revisao trocas so a anilha mas colocas so uma de cobre.
                                        Fumo preto se tens filtro ar novo e continua pode ter muito debito, uma regulagem na bomba talvez ficasse no ponto.
                                        Bons km com viatura

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                                          ....Para não correr o risco de pingar, juntei as duas anilhas (velha e nova) no mesmo bujão, apertei bem com a chave e voilá...
                                          Olha que isso não é para apertar à maluca, dizem que depois por vezes custa a desapertar....

                                          Comentário


                                            #22
                                            quase dava um filme: "A porca, o Bujão e o Parafuso"

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                              Acho que nao devias ter usado a anilha velha sobreposta... na proxima revisao trocas so a anilha mas colocas so uma de cobre.
                                              Fumo preto se tens filtro ar novo e continua pode ter muito debito, uma regulagem na bomba talvez ficasse no ponto.
                                              Bons km com viatura
                                              Eu pus as duas anilhas porque a anilha nova, apesar de o funcionário da loja me ter confirmado que era a indicada para o tamanho da rosca, possuía alguma folga, enquanto que a velha estava mesmo à medida. Mas tudo bem, na próxima revisão (o futuro dirá o que irei fazer com o automóvel, mas espero cuidar dele durante bastante tempo), tirarei a anilha velha e fica só a nova.

                                              Sim, mesmo com filtro novo continua. Mas não me espanta muito, quer dizer, na inspeção periódica (em julho) irei saber se posso ficar descansado ou não. Todavia, se passou no ano passado, é possível que passe este ano, não vejo aumento da frequência do fumo, pelo contrário, acho que até diminuiu ligeiramente desde que fiz a revisão essencial.

                                              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                              Olha que isso não é para apertar à maluca, dizem que depois por vezes custa a desapertar....
                                              Sim, eu sei, estou consciente do que fiz, bem, eu sou um pouco "ferrenho" quanto às babas ou gotinhas, não gosto nada quanto se aproxima uma única gota de algum canal, seja torneiras, depósitos, etc.. Mas, tendo apertado à mão, possivelmente também conseguirei desapertar à mão Se fosse a máquina talvez a história fosse diferente.

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                                              Ontem, para verificar a autenticidade da revisão, fui ao Carnaval de Torres Vedras, ida e volta, 140 km feitos. Impecável, é continuar a cuidar e manter Se bem que, ao subir serras acontecia algo que não é comum: De um momento para o outro, o vidro frontal embaciava-se rapidamente. No fim da subida, desembaciava logo. Mas durante este tempo, tive de reduzir a velocidade e ligar a sofagem com ar quente no máximo, para desembaciar. Como estava quente até foi rápido. Pior é quando acabo de ligar a Vito, com os vidros embaciados e tenho de esperar que os vidros desembaciem, com sofagem + ar quente no máximo e vidros fechados. Ar condicionado​ é solução?

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