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Renault Laguna I fase 2, 1.6 RXT - quadrante avaria intermitente

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    Renault Laguna I fase 2, 1.6 RXT - quadrante avaria intermitente

    Boas a todos,

    Agradeço a vossa ajuda / opinião, pois o quadrante do Laguna com 19 anos e pouco mais de 200.000 kms, decidiu começar a parvejar e tenho que decidir que dinheiro vou gastar.

    Os 4 ponteiros e a linha de texto (contador de kms, consumos, autonomia, etc.) só se ligam passada quase 1 hora de andamento em estrada, por vezes pode ser mais cedo ou não.
    As outras luzes do quadrante funcionam todas.

    Observações :
    Já desde há 1 ano ou assim, que frequentemente o motor de arranque gagueja para começar e por vezes nem trabalha... chegou-se a pensar que fosse o sensor captor do motor.

    Reparei que com uma bateria em melhor estado que a minha actual (exactamente o mesmo modelo Varta D15), se rodar a chave 2 vezes para os acessórios (posição antes do motor de arranque), todos os ponteiros e a linha de texto se ligam.

    Já percebi que a minha bateria está em fim de vida, pois com a outra exactamente igual o motor de arranque só gaguejou 1 vez em 30 ou assim.

    Não vi ainda as fichas do quadrante pois tenho receio de partir coisas ao desmontar; apenas vi o fusivel dos manómetros por baixo do volante, limpei-o e aparenta estar ok.

    Questões :
    - o meu mecânico actual (ainda não viu o carro), diz que o quadrante pode ter dado o berro devido ao motor de arranque (com 19 anos) poder ter as escovas gastas e a fazer curto-circuito, e assim queimar o quadrante... acham possível ?

    - outro electricista auto com quem falei, diz que acha isso muito pouco provável, e que é apenas o quadrante que chegou ao fim da vida util e acontece nestes carros ;

    - pelo que li no forum da Renault há quem insista que é soldar todos os ponto de solda existentes, (em vez de comprar logo quadrante em 2ª mão), que resolve... será ?

    Digam de vossa justiça.
    Obrigado.

    #2
    Em primeiro lugar o quadrante esta protegido contra curto circuitos.. Para isso serve o fusivel. A nao ser que o fusivel que esteja la nao seja o indicado.. Por exemplo, vir de origem com 5 amperes e terem la metido um de 20 amperes para desenrascar.
    Tens de resolver a questão da bateria em primeiro lugar. E confirmar se o alternador está mesmo em condições.
    Em relação ao que leste no forum da renault é bem possivel que tenhas as soldas fissuradas, mas para essa reparação, convem ser alguem com alguma prática. Nao sei o que te compensará mais, um quadrante usado ou reparar esse que tens.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
      Em primeiro lugar o quadrante esta protegido contra curto circuitos.. Para isso serve o fusivel. A nao ser que o fusivel que esteja la nao seja o indicado.. Por exemplo, vir de origem com 5 amperes e terem la metido um de 20 amperes para desenrascar.
      Tens de resolver a questão da bateria em primeiro lugar. E confirmar se o alternador está mesmo em condições.
      Em relação ao que leste no forum da renault é bem possivel que tenhas as soldas fissuradas, mas para essa reparação, convem ser alguem com alguma prática. Nao sei o que te compensará mais, um quadrante usado ou reparar esse que tens.
      Grato pelos esclarecimentos BlackDraco.

      Sim, admito que sem querer fui negligente com esta bateria; uma vez esqueci-me dos minimos ligados horas a fio.
      Em princípio esta semana que vem vou a um electricista auto, que o meu mecânico actual não está muito disponível.

      Como ainda não conheço pessoalmente o electricista, pergunto: o teste ao alternador, é algo que qualquer electricista auto saiba fazer em condições ?
      (É que já li que, há quem se limite a tirar um dos bornes da bateria com o motor a trabalhar para ver se o altrnador está bom... e com isto pode-se queimar o modulo da centralina.)


      Bom se não foi um possível curto-circuito da bateria a lixar o quadrante, a unica coisa que fiz mas já foi há bastante tempo antes do quadrante parvejar, foi dar carga desta bateria para outra:

      - esta do laguna que deu carga é: 12v, 63 Ah, 610 cca
      - a que recebeu carga é: 12v, 74 Ah, 710 cca

      - liguei tudo pela ordem correcta, deixei sempre o laguna a trabalhar, liguei algumas luzes para proteger contra picos de carga e tive cuidado para as carrocerias dos 2 carros nunca se encostarem.

      Mas provavelmente isto não lhe deu saúde.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
        Grato pelos esclarecimentos BlackDraco.

        Sim, admito que sem querer fui negligente com esta bateria; uma vez esqueci-me dos minimos ligados horas a fio.
        Em princípio esta semana que vem vou a um electricista auto, que o meu mecânico actual não está muito disponível.

        Como ainda não conheço pessoalmente o electricista, pergunto: o teste ao alternador, é algo que qualquer electricista auto saiba fazer em condições ?
        (É que já li que, há quem se limite a tirar um dos bornes da bateria com o motor a trabalhar para ver se o altrnador está bom... e com isto pode-se queimar o modulo da centralina.)


        Bom se não foi um possível curto-circuito da bateria a lixar o quadrante, a unica coisa que fiz mas já foi há bastante tempo antes do quadrante parvejar, foi dar carga desta bateria para outra:

        - esta do laguna que deu carga é: 12v, 63 Ah, 610 cca
        - a que recebeu carga é: 12v, 74 Ah, 710 cca

        - liguei tudo pela ordem correcta, deixei sempre o laguna a trabalhar, liguei algumas luzes para proteger contra picos de carga e tive cuidado para as carrocerias dos 2 carros nunca se encostarem.

        Mas provavelmente isto não lhe deu saúde.
        Qualquer electricista sabe testar um alternador.
        Agora testar, tirando um borne é à sapateiro.
        Existem maquinas para testar um alternador, medem a tensão, a ondulação, etc.
        Pelo menos um multimetro.. Medir a tensao com os consumiveis desligados e depois ligados. Deixar o carro trabalhar uns 15 minutos, voltar a medir.
        Medir nos bornes da bateria e tambem medir directamente na saída do alternador.
        Se tudo isto estiver ok, e com bateria nova, medir a linha 15, o positivo de chave.

        Comentário


          #5
          Muito bem, espero que seja profissional.

          Sobre a questão de: com a bateria boa ao rodar a chave 2 vezes para os acessórios o quadrante funcionar normalmente, achas que poderá significar condensadores / acumuladores / etc. do quadrante avariados ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
            Muito bem, espero que seja profissional.

            Sobre a questão de: com a bateria boa ao rodar a chave 2 vezes para os acessórios o quadrante funcionar normalmente, achas que poderá significar condensadores / acumuladores / etc. do quadrante avariados ?
            o que queres dizer com rodares a chave duas vezes?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
              o que queres dizer com rodares a chave duas vezes?
              - quando entro no carro, rodo a chave para a 2ª posição (a que deveria acender tudo o que é luzes de diagnóstico e linha de texto / consumos no quadrante, a que é imediatamente antes do motor de arranque);

              - depois rodo um clique para trás que é a 1ª posição da chave (acho que é a necessária para manter o rádio ligado e onde se ouve a bomba do depósito, aquela que não é suposto ligar nada do quadrante);

              - depois de alguns segundos na 1ª posição, rodo novamente para 2ª e aí já os ponteiros e a linha de texto do quadrante funcionam normalmente, mesmo antes de ligar o motor.

              Mas esta 'técnica' só funciona com uma bateria minimamente saudável (outra Varta D15 do carro da minha companheira exactamente igual à minha)... pois com a minha bateria actual maltratada não resulta.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                - quando entro no carro, rodo a chave para a 2ª posição (a que deveria acender tudo o que é luzes de diagnóstico e linha de texto / consumos no quadrante, a que é imediatamente antes do motor de arranque);

                - depois rodo um clique para trás que é a 1ª posição da chave (acho que é a necessária para manter o rádio ligado e onde se ouve a bomba do depósito, aquela que não é suposto ligar nada do quadrante);

                - depois de alguns segundos na 1ª posição, rodo novamente para 2ª e aí já os ponteiros e a linha de texto do quadrante funcionam normalmente, mesmo antes de ligar o motor.

                Mas esta 'técnica' só funciona com uma bateria minimamente saudável (outra Varta D15 do carro da minha companheira exactamente igual à minha)... pois com a minha bateria actual maltratada não resulta.
                Manda ver o canhão da ignição.. Os contactos, etc.
                Ver a linha 15, o positivo de chave, se chega ao quadrante.
                Mas a bateria vais ter sempre de mudar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                  Manda ver o canhão da ignição.. Os contactos, etc.
                  Ver a linha 15, o positivo de chave, se chega ao quadrante.
                  Mas a bateria vais ter sempre de mudar.
                  Ah sim claro, na verdade nem me rala muito o dinheiro de uma bateria nova, o que me rala é:

                  - a dificuldade em encontrar novamente alguém de confiança, (conheço alguém de grande perícia técnica mas já me deixou desconfiado noutro aspecto);

                  - que arranje apenas o que é necessário (sem estar a procura de outros sítios onde ir buscar $), que perceba que num Renault com 19 anos há plásticos / encaixes / cablagens / etc. que têm de ser manuseados com cuidado senão é merdinh4s partidas por todo o lado.

                  Muito grato pelas dicas BlackDrako, vou mencionar isso ao Sr. quando lhe levar o carro, esta semana.

                  Quando houver novidades da conclusão disto, deixarei aqui.

                  Comentário


                    #10
                    Eu ia para soldas defeituosas, há carros que é cronico.

                    Um amigo meu tem um Frontera, os quadrantes costumam dar esses problemas, e no caso dele foi foi isso.

                    Agora nem sempre é facil detectar, por vezes há soldas nalguns componentes (SMD) que parecem bem mas estão descoladas da placa.

                    Tivemos que tirar o quadrante 3 vezes.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                      Eu ia para soldas defeituosas, há carros que é cronico.

                      Um amigo meu tem um Frontera, os quadrantes costumam dar esses problemas, e no caso dele foi foi isso.

                      Agora nem sempre é facil detectar, por vezes há soldas nalguns componentes (SMD) que parecem bem mas estão descoladas da placa.

                      Tivemos que tirar o quadrante 3 vezes.
                      Pois imagino.
                      A questão é que se tiver MESMO que levar outro quadrante, neste caso segundo consta é o mesmo que regista os kms e não a centralina, colocando um do ferro-velho convem ser com menos kms... pois se for com mais não é muito fácil retirá-los.

                      E eu quero ter o conta-quilometros com o valor o mais certo possível, pois quero ter uma ideia de até onde chega este motor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                        Pois imagino.
                        A questão é que se tiver MESMO que levar outro quadrante, neste caso segundo consta é o mesmo que regista os kms e não a centralina, colocando um do ferro-velho convem ser com menos kms... pois se for com mais não é muito fácil retirá-los.

                        E eu quero ter o conta-quilometros com o valor o mais certo possível, pois quero ter uma ideia de até onde chega este motor.
                        Não há ferramenta de diagnostico para isso que altere os kms?

                        Na Astra G de outro amigo ele trocou o quadrante e com o OP-Com deu para acertar os kms.

                        Falo em em coisas que custam menos de 20€.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                          Não há ferramenta de diagnostico para isso que altere os kms?

                          Na Astra G de outro amigo ele trocou o quadrante e com o OP-Com deu para acertar os kms.

                          Falo em em coisas que custam menos de 20€.
                          Não faço ideia.
                          Esse Astra do teu amigo regista os kms na centralina ou no quadrante ?
                          Calculo que estes detalhes possam fazer a diferença...

                          Comentário


                            #14
                            Deve ser no quadrante pois o que lá colocares, os kms que aparecem são os do quadrante.

                            Se fosse na centralina qualquer quadrante teria sempre os mesmos kms certo?

                            A carrinha dele é igual ao meu Astra 1.7 Dti o quadrante dele tinha 416k o que ele comprou 278k e com o OP-Com ficou novamente 416k, mas essa informação de alguma forma passa pela centralina.

                            Comentário


                              #15
                              Boas,

                              Só mesmo para não deixar isto esquecido, (que agora anda a tr4mp4 da pandemia do virus a estragar tudo).

                              Antes de meter o carro nas mãos de um novo electricista auto, já era sabido que a bateria que lá estava era também uma boa parte do problema (pois há uns tempos cometi 1 ou 2 "deslizes" com ela).

                              Há um mês atrás comprei novamente uma Varta D15, e:
                              - o motor de arranque não voltou a gaguejar de que maneira fosse, tem rodado sempre à primeira e sem hesitações;
                              - o quadrante já não fica tanto tempo sem se ligar por si, e por vezes liga logo ao primeiro rodar da chave para os acessórios.

                              Para já é isto.

                              Comentário

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