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Alinhamento e vibração

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    Alinhamento e vibração

    Boas

    Passo a descrever uma situação por ordem cronológica para ser mais clara:
    O ano passado sentia uma vibração no volante. Calibrei as 4 rodas e melhorou imenso mas não totalmente. Não liguei mais porque até tinha uma ligeira folga na rótula de suspensão para arranjar mais tarde.
    Há coisa de 15000km mudei amortecedores e acessórios e travões mas esqueceram-se de trocar o triângulo. Foi feito alinhamento mas o carro fugia e tinha o volante torto. Reclamei e a oficina levou outra vez a fazer alinhamento. Resolvido.
    Mais recentemente dei um toque num lancil, rasguei o pneu. Imediatamente foi visto no elevador para ver se tinha algum dano em algum elemento mecânico, jante, etc. Tudo bom.
    Troquei noutro sítio os 4 pneus, calibragem, alinhamento às 4 rodas, o carro fugia e tinha o volante torto. Troquei o triângulo aqui nesta fase. Reclamei, verificaram o alinhamento, estava bom. Trocou-se as rodas da frente entre si. Ficou igual. Verificou-se novamente o alinhamento e já tinha um desvio. Foi corrigido mas continuava a fugir, apesar de me parecer que ficou ligeiramente melhor. Foi visto no elevador se tinha alguma folga em algum sítio, casquilhos, foles, travões presos, nada de errado. Trocou-se as rodas de um eixo para o outro. Está igual. Entretanto sinto também uma vibração a partir dos 70/80km/h no carro em geral mais notória a subir em aceleração mas não só. Até eu tremo.
    Serão problemas diferentes ou será tudo do mesmo? Já ponho tudo em causa, desde defeito nos pneus até algum empeno que passou despercebido.

    #2
    Se fosse defeito dos pneus notavam na calibragem. Experimenta mudar de oficina. Se o problema existe tem que ter solução

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      #3
      Tens o relatorio do alinhamento?

      Os pneus estao sem bolhas?

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        #4
        Tenho os relatórios dos alinhamentos mas não consigo mostrar agora. Lembro-me que o único valor que está fora do padrão é o caster da roda esquerda, está mais positivo. Mencionei isso mas desvalorizaram e disseram que nem dá para afinar. Noutros alinhamentos no passado estava menos positivo, dentro dos parâmetros. Mas mesmo os parâmetros mudam consoante o equipamento de alinhamento...


        Os pneus são novos, têm meses de fabrico e pelo menos por fora estão normais e com eles ainda nem tive nenhum toque agressivo, nem em buracos da estrada.

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          #5
          A subir e a acelerar a apenas 80 km/h e até tu te sentes a tremer... não deve ser dos pneus/jantes...

          Embraiagem?

          Ouves algum zumbido de rolamentos?

          Comentário


            #6
            .. transmissão empenada.... dificil de descobrir

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              #7
              Boas
              Chime ou vibração aos 80klmhora o equilibrio estático pode não estar bem,no entanto acho que podes ter um semieixo com folga nas juntas homocinéticas veios empenados... ou a transmissão se o carro for de tracção posterior...opinião apenas, consulta um profissional que te ofereça confiança...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                A subir e a acelerar a apenas 80 km/h e até tu te sentes a tremer... não deve ser dos pneus/jantes...

                Embraiagem?

                Ouves algum zumbido de rolamentos?
                Oiço um barulho mas parece-me ser barulho de rolamento dos pneus ali nos 50-60Km/h. É um barulho "oco". Não é o zumbido ensurdecedor que aumenta com a velocidade.
                Sintomas de embraiagem não me apercebi. O carro arranca normalmente, pedal normal...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  .. transmissão empenada.... dificil de descobrir
                  Por poder ser uma coisa não visivel a olho nú? Tem de se desmontar para verificar?

                  Comentário


                    #10
                    Mas fazendo uma actualização, pedi que calibrassem de novo as rodas (na mesma casa). Tinham sido calibradas aquando da montagem dos pneus mas agora já estavam descalibradas, as 4... Perguntei como é possível mas não tive uma resposta convincente. Conhecem algum caso de descalibração de 4 rodas em pouco mais de um mês? Normalmente só calibro as rodas quando troco de pneus. Nunca preciso antes. Garantiram-me que as máquinas são calibradas periodicamente, etc e tal mas acho isto muito estranho. E o carro continua a vibrar mas parece que melhorou ligeiramente. Se for problema da máquina, podem continuar descalibradas e é natural que o carro ainda vibre...

                    Comentário


                      #11
                      Been there várias vezes...

                      Uma das vezes tiveram que ser equilibradas nas máquinas externas que eles utilizam nos carros de competição e nas motas (velocidades mais elevadas e máquinas maaiiiiiisssssss sensíveis e mais calibradas frequentemente). Nem todas as oficinas têm essas máquinas...

                      Normalmente ficam bem equilibradas! Ou então constata-se que os pneus já podem ir para o lixo, mesmo quando se detecta a parte mais leve do pneu para montar na parte mais pesada da jante... porque nenhum dos 2 é perfeito... e são 4 pneus e 4 jantes...

                      Mas faz diferença a 200 km/h! Nem imagino o suplício de ter um Veyron!
                      Editado pela última vez por CL; 11 March 2020, 21:11.

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                        #12
                        Então quer dizer que não é assim tão incomum? Se eu for a outra casa, tanto pode ficar resolvido como não?

                        Comentário


                          #13
                          Acho que será até muito comum!

                          Olha... não sei de onde és! A Pneuvita no Cacém tem máquinas externas para quando a gente não quer gastar 100€ a comprar 2 pneus novos...

                          Não garanto que façam esse procedimento a todos os clientes! Eu era um assíduo e muita chato! São equilibragens mais caras!

                          Mas a gente procura não menos do que a perfeição!

                          Comentário


                            #14
                            Já te disseram qual é problema.. TRANSMISSÕES.
                            Dificilmente dá para ver o empeno a olho nu..
                            Se for o veio, é quase impossivel ver a olho nu a nao ser que seja uma coisa muito obvia. Pode ser tambem o cardan interior da transmissao, junto a caixa. É desmontar e verificar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                              Acho que será até muito comum!

                              Olha... não sei de onde és! A Pneuvita no Cacém tem máquinas externas para quando a gente não quer gastar 100€ a comprar 2 pneus novos...

                              Não garanto que façam esse procedimento a todos os clientes! Eu era um assíduo e muita chato! São equilibragens mais caras!

                              Mas a gente procura não menos do que a perfeição!
                              Não me fica muito a jeito mas quem sabe... fico a saber. Obrigado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post
                                Já te disseram qual é problema.. TRANSMISSÕES.
                                Dificilmente dá para ver o empeno a olho nu..
                                Se for o veio, é quase impossivel ver a olho nu a nao ser que seja uma coisa muito obvia. Pode ser tambem o cardan interior da transmissao, junto a caixa. É desmontar e verificar.
                                E a transmissão empenada também faz com que o carro não consiga ficar alinhado? É que desmontar tudo, ainda para mais nesta altura, pagar uma nota grande e depois vai-se a ver e é das máquinas da casa de pneus... Isto sou eu a pensar! Obrigado pela ajuda.
                                Editado pela última vez por Zell; 17 March 2020, 18:50.

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