Boas para todos. Desde já agradeço a atenção. Tenho um motocultivador com motor Lombardini 3 LD 510 diesel que não consigo por a trabalhar, quando puxo a corda ele faz demasiada pressão e não vira, mas se eu puxar o descompressor ele vira bem!!! Será que alguém me pode ajudar. Obrigado e parabéns pelo fórum.
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Avaria no motor Lombardini 3 LD 510.
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Originalmente Colocado por w211 Ver PostBoas para todos. Desde já agradeço a atenção. Tenho um motocultivador com motor Lombardini 3 LD 510 diesel que não consigo por a trabalhar, quando puxo a corda ele faz demasiada pressão e não vira, mas se eu puxar o descompressor ele vira bem!!! Será que alguém me pode ajudar. Obrigado e parabéns pelo fórum.
Se calhar estás a meter o motor a trabalhar mal.
Existem motores diesel que tendo descompressor é para ser usado tanto no arranque como na paragem.
Assim deves ligar o descompressor e após dares o impulso, puxando a corda desligas logo o descompressor.
Ou mais simples vai ler o manual como se mete a maquineta a trabalhar... lol
Screenshot from 2020-03-07 19-03-42.jpg
ps: Tentei meter uma imagem do manual, mas não sei como meter com ampliação, deve ter a ver com o forum.
Na imagem que meti o motor arranca com manivela, mas o procedimento é o mesmo.
Vê se o deposito tem combustivel, liga o descompressor para que quando puxares a corda o motor gire sem compressão.
Puxa a corda vigorosamente... não vagarosamente... lol, e desactiva o descompressor, deves ver logo ele a tentar pegar.
O melhor é meteres uma mão no descompressor e outra na corda do sistema de arranque... é puxar e desactivar rápido o descompressor.
Boa sorte..Editado pela última vez por m4nn1pul0; 07 March 2020, 18:13.
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Originalmente Colocado por w211 Ver PostSim é verdade que tem motor elétrico, mas não vira porque a compressão é muita, uma coisa que reparei é que ao tentar por a trabalhar o fumo sai pela admissão do ar e não pelo escape
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Originalmente Colocado por w211 Ver PostSim é verdade que tem motor elétrico, mas não vira porque a compressão é muita, uma coisa que reparei é que ao tentar por a trabalhar o fumo sai pela admissão do ar e não pelo escape, aquilo que me parece é que a vavula de escape está bloqueada. Desde já muito obrigada.
Mas pelo menos fizeste o que eu indiquei?
É que esses motores arrancam como disse acima e no manual está o mesmo, se accionares a manivela/corda ou mesmo o motor electrico é obvio que o motor nunca arrancará, pois foi concebido para pegar com o descompressor activado.
Isso do fumo sair pela admissão é normal, pois se estás a tentar meter o motor a trabalhar com o descompressor desligado.
Eu trabalhei com dezenas de motores desse tipo, desde dumpers com motores de cilindradas 20 ou mesmo 30x mais elevadas que esse motor que possuis....
O ciclo é igual em todos eles se tem descompressor...
É encaixar a manivela, activar o descompressor, para que o motor rode livre com menos compressão, dar á manivela até o motor atingir alguma velocidade de rotação, e desligar o descompressor, para que a valvula ou valvulas voltes a assentar nas sedes e estanquem o cilindro retomando a compressão.
Num diesel é a rapida e elevada compressão do ar dentro do cilindro que provoca a ignição do combustivel, daí nem tu nem o motor eletrico conseguirem meter o motor a funcionar, deves estar a fazer algo mal.
E mais uma vez a razão de algum fumo sair pela admissão, se estivermos a fazer o ciclo errado, é normal isso acontecer.
O descompressor nesse teu motor é automatico ou é manual.
Eu ao perguntar se é automatico é se após ac tivares o descompressor e puxares a corda ou dares á chave na ignição, se ele se desativa sozinho.
https://www.youtube.com/watch?v=xwt0Cdd17jA
A partir dos 40s quando o descompressor deve ser desactivado...Editado pela última vez por m4nn1pul0; 08 March 2020, 17:02.
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Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver PostMas pelo menos fizeste o que eu indiquei?
É que esses motores arrancam como disse acima e no manual está o mesmo, se accionares a manivela/corda ou mesmo o motor electrico é obvio que o motor nunca arrancará, pois foi concebido para pegar com o descompressor activado.
Isso do fumo sair pela admissão é normal, pois se estás a tentar meter o motor a trabalhar com o descompressor desligado.
Eu trabalhei com dezenas de motores desse tipo, desde dumpers com motores de cilindradas 20 ou mesmo 30x mais elevadas que esse motor que possuis....
O ciclo é igual em todos eles se tem descompressor...
É encaixar a manivela, activar o descompressor, para que o motor rode livre com menos compressão, dar á manivela até o motor atingir alguma velocidade de rotação, e desligar o descompressor, para que a valvula ou valvulas voltes a assentar nas sedes e estanquem o cilindro retomando a compressão.
Num diesel é a rapida e elevada compressão do ar dentro do cilindro que provoca a ignição do combustivel, daí nem tu nem o motor eletrico conseguirem meter o motor a funcionar, deves estar a fazer algo mal.
E mais uma vez a razão de algum fumo sair pela admissão, se estivermos a fazer o ciclo errado, é normal isso acontecer.
O descompressor nesse teu motor é automatico ou é manual.
Eu ao perguntar se é automatico é se após ac tivares o descompressor e puxares a corda ou dares á chave na ignição, se ele se desativa sozinho.
https://www.youtube.com/watch?v=xwt0Cdd17jA
A partir dos 40s quando o descompressor deve ser desactivado...
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Originalmente Colocado por w211 Ver PostDesde já muito obrigado pela ajuda, o descompressor é na tampa das válvulas é manual. Por essa razão eu não consigo abrir e puxar a corda ao mesmo tempo. Já tenho a máquina á 2 anos e sempre pegou á primeiro ou á segunda,de á 1 mês para cá é que isto está a acontecer.
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Originalmente Colocado por w211 Ver PostBoa tarde.foi a 1 mês.
Originalmente Colocado por w211 Ver PostJá tenho a máquina á 2 anos e sempre pegou á primeiro ou á segunda,de á 1 mês para cá é que isto está a acontecer.
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Originalmente Colocado por nathaniel Ver PostHá 1 mês.
Já tens a máquina há 2 anos e sempre pegou à primeira ou à segunda. De há um mês para cá é que isso anda a acontecer.
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