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Avaria no motor Lombardini 3 LD 510.

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    Avaria no motor Lombardini 3 LD 510.

    Boas para todos. Desde já agradeço a atenção. Tenho um motocultivador com motor Lombardini 3 LD 510 diesel que não consigo por a trabalhar, quando puxo a corda ele faz demasiada pressão e não vira, mas se eu puxar o descompressor ele vira bem!!! Será que alguém me pode ajudar. Obrigado e parabéns pelo fórum.

    #2
    Quando foi a última vez que o motor trabalhou?

    Comentário


      #3
      Boa tarde.foi a 1 mês.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por w211 Ver Post
        Boas para todos. Desde já agradeço a atenção. Tenho um motocultivador com motor Lombardini 3 LD 510 diesel que não consigo por a trabalhar, quando puxo a corda ele faz demasiada pressão e não vira, mas se eu puxar o descompressor ele vira bem!!! Será que alguém me pode ajudar. Obrigado e parabéns pelo fórum.

        Se calhar estás a meter o motor a trabalhar mal.

        Existem motores diesel que tendo descompressor é para ser usado tanto no arranque como na paragem.
        Assim deves ligar o descompressor e após dares o impulso, puxando a corda desligas logo o descompressor.

        Ou mais simples vai ler o manual como se mete a maquineta a trabalhar... lol


        Screenshot from 2020-03-07 19-03-42.jpg

        ps: Tentei meter uma imagem do manual, mas não sei como meter com ampliação, deve ter a ver com o forum.
        Na imagem que meti o motor arranca com manivela, mas o procedimento é o mesmo.
        Vê se o deposito tem combustivel, liga o descompressor para que quando puxares a corda o motor gire sem compressão.
        Puxa a corda vigorosamente... não vagarosamente... lol, e desactiva o descompressor, deves ver logo ele a tentar pegar.
        O melhor é meteres uma mão no descompressor e outra na corda do sistema de arranque... é puxar e desactivar rápido o descompressor.

        Boa sorte..
        Editado pela última vez por m4nn1pul0; 07 March 2020, 18:13.

        Comentário


          #5
          Aqui está o manual...pág 104 possíveis causas de não arrancar.

          Esse motor também deve ter arranque elétrico.

          Comentário


            #6
            Sim é verdade que tem motor elétrico, mas não vira porque a compressão é muita, uma coisa que reparei é que ao tentar por a trabalhar o fumo sai pela admissão do ar e não pelo escape, aquilo que me parece é que a vavula de escape está bloqueada. Desde já muito obrigada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por w211 Ver Post
              Sim é verdade que tem motor elétrico, mas não vira porque a compressão é muita, uma coisa que reparei é que ao tentar por a trabalhar o fumo sai pela admissão do ar e não pelo escape
              Ui, parece que tens aí um sério problema no comando das válvulas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por w211 Ver Post
                Sim é verdade que tem motor elétrico, mas não vira porque a compressão é muita, uma coisa que reparei é que ao tentar por a trabalhar o fumo sai pela admissão do ar e não pelo escape, aquilo que me parece é que a vavula de escape está bloqueada. Desde já muito obrigada.

                Mas pelo menos fizeste o que eu indiquei?
                É que esses motores arrancam como disse acima e no manual está o mesmo, se accionares a manivela/corda ou mesmo o motor electrico é obvio que o motor nunca arrancará, pois foi concebido para pegar com o descompressor activado.


                Isso do fumo sair pela admissão é normal, pois se estás a tentar meter o motor a trabalhar com o descompressor desligado.

                Eu trabalhei com dezenas de motores desse tipo, desde dumpers com motores de cilindradas 20 ou mesmo 30x mais elevadas que esse motor que possuis....
                O ciclo é igual em todos eles se tem descompressor...

                É encaixar a manivela, activar o descompressor, para que o motor rode livre com menos compressão, dar á manivela até o motor atingir alguma velocidade de rotação, e desligar o descompressor, para que a valvula ou valvulas voltes a assentar nas sedes e estanquem o cilindro retomando a compressão.

                Num diesel é a rapida e elevada compressão do ar dentro do cilindro que provoca a ignição do combustivel, daí nem tu nem o motor eletrico conseguirem meter o motor a funcionar, deves estar a fazer algo mal.
                E mais uma vez a razão de algum fumo sair pela admissão, se estivermos a fazer o ciclo errado, é normal isso acontecer.

                O descompressor nesse teu motor é automatico ou é manual.

                Eu ao perguntar se é automatico é se após ac tivares o descompressor e puxares a corda ou dares á chave na ignição, se ele se desativa sozinho.

                https://www.youtube.com/watch?v=xwt0Cdd17jA

                A partir dos 40s quando o descompressor deve ser desactivado...
                Editado pela última vez por m4nn1pul0; 08 March 2020, 17:02.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                  Mas pelo menos fizeste o que eu indiquei?
                  É que esses motores arrancam como disse acima e no manual está o mesmo, se accionares a manivela/corda ou mesmo o motor electrico é obvio que o motor nunca arrancará, pois foi concebido para pegar com o descompressor activado.


                  Isso do fumo sair pela admissão é normal, pois se estás a tentar meter o motor a trabalhar com o descompressor desligado.

                  Eu trabalhei com dezenas de motores desse tipo, desde dumpers com motores de cilindradas 20 ou mesmo 30x mais elevadas que esse motor que possuis....
                  O ciclo é igual em todos eles se tem descompressor...

                  É encaixar a manivela, activar o descompressor, para que o motor rode livre com menos compressão, dar á manivela até o motor atingir alguma velocidade de rotação, e desligar o descompressor, para que a valvula ou valvulas voltes a assentar nas sedes e estanquem o cilindro retomando a compressão.

                  Num diesel é a rapida e elevada compressão do ar dentro do cilindro que provoca a ignição do combustivel, daí nem tu nem o motor eletrico conseguirem meter o motor a funcionar, deves estar a fazer algo mal.
                  E mais uma vez a razão de algum fumo sair pela admissão, se estivermos a fazer o ciclo errado, é normal isso acontecer.

                  O descompressor nesse teu motor é automatico ou é manual.

                  Eu ao perguntar se é automatico é se após ac tivares o descompressor e puxares a corda ou dares á chave na ignição, se ele se desativa sozinho.

                  https://www.youtube.com/watch?v=xwt0Cdd17jA

                  A partir dos 40s quando o descompressor deve ser desactivado...
                  Desde já muito obrigado pela ajuda, o descompressor é na tampa das válvulas é manual. Por essa razão eu não consigo abrir e puxar a corda ao mesmo tempo. Já tenho a máquina á 2 anos e sempre pegou á primeiro ou á segunda,de á 1 mês para cá é que isto está a acontecer.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por w211 Ver Post
                    Desde já muito obrigado pela ajuda, o descompressor é na tampa das válvulas é manual. Por essa razão eu não consigo abrir e puxar a corda ao mesmo tempo. Já tenho a máquina á 2 anos e sempre pegou á primeiro ou á segunda,de á 1 mês para cá é que isto está a acontecer.
                    Bom dia. Tens de ver se o descompressor não está danificado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por w211 Ver Post
                      Boa tarde.foi a 1 mês.
                      Há 1 mês.

                      Originalmente Colocado por w211 Ver Post
                      Já tenho a máquina á 2 anos e sempre pegou á primeiro ou á segunda,de á 1 mês para cá é que isto está a acontecer.
                      Já tens a máquina há 2 anos e sempre pegou à primeira ou à segunda. De há um mês para cá é que isso anda a acontecer.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        Há 1 mês.



                        Já tens a máquina há 2 anos e sempre pegou à primeira ou à segunda. De há um mês para cá é que isso anda a acontecer.
                        Sim é verdade. Mas hoje resolvi o problema. Comprei um descarborante que limpa as válvulas, tirei o filtro de ar e o coletor de escape pulverizei o descarborante para dentro do motor deixei atuar 30 minutos tentei ligar e trabalhou bem, deixei o motor trabalhar cerca de 15 minutos voltei a pulverizar esperei mais 20 minutos e voltou a trabalhar bem. Desliguei novamente,e voltei a ligar passadas 6 horas e pegou logo a primeira. Desde já muito obrigada pelas informações. Abraços a todos os membros do grupo.

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