Boas, comunidade!
A minha questão baseia-se em querer saber se posso sempre utilizar um óleo / fluido com uma especificação superior à requisitada pelo fabricante, por exemplo, no manual de utilizador da sua viatura.
No meu caso, um Honda Civic MB3 de 1997, cujo manual de utilizador (e também no livro de reparação Haynes, que eu possuo) indicam:
Óleo de motor - API SG/SH. Já não se fazem óleos com tal especificação. A mais recente é SN, posso utilizar esse tipo sem problemas ou recomendam que recorre a um óleo com API mais reduzido, como SJ?
Refrigeração - Anti-congelante Honda.
Transmissão manual - MTF Honda.
Travagem - DOT 3 ou DOT 4. Poderei utilizar DOT 5.1? Sei que DOT 5 não devo devido a ter uma base diferente do 3 e 4.
Embraiagem - DOT 3 ou DOT 4.
Direção Assistida - PSF Honda.
Posso sempre utilizar um óleo /fluído que cumpra normas superiores às recomendadas pelo fabricante? E mesmo os produtos genuínos evoluem com o tempo mas continuam compatíveis, correto?
Cumprimentos,
XtrimePT
A minha questão baseia-se em querer saber se posso sempre utilizar um óleo / fluido com uma especificação superior à requisitada pelo fabricante, por exemplo, no manual de utilizador da sua viatura.
No meu caso, um Honda Civic MB3 de 1997, cujo manual de utilizador (e também no livro de reparação Haynes, que eu possuo) indicam:
Óleo de motor - API SG/SH. Já não se fazem óleos com tal especificação. A mais recente é SN, posso utilizar esse tipo sem problemas ou recomendam que recorre a um óleo com API mais reduzido, como SJ?
Refrigeração - Anti-congelante Honda.
Transmissão manual - MTF Honda.
Travagem - DOT 3 ou DOT 4. Poderei utilizar DOT 5.1? Sei que DOT 5 não devo devido a ter uma base diferente do 3 e 4.
Embraiagem - DOT 3 ou DOT 4.
Direção Assistida - PSF Honda.
Posso sempre utilizar um óleo /fluído que cumpra normas superiores às recomendadas pelo fabricante? E mesmo os produtos genuínos evoluem com o tempo mas continuam compatíveis, correto?
Cumprimentos,
XtrimePT
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