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Ultrapassar as especificações de óleos / fluidos recomendadas pelo fabricante

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    Ultrapassar as especificações de óleos / fluidos recomendadas pelo fabricante

    Boas, comunidade!

    A minha questão baseia-se em querer saber se posso sempre utilizar um óleo / fluido com uma especificação superior à requisitada pelo fabricante, por exemplo, no manual de utilizador da sua viatura.

    No meu caso, um Honda Civic MB3 de 1997, cujo manual de utilizador (e também no livro de reparação Haynes, que eu possuo) indicam:

    Óleo de motor - API SG/SH. Já não se fazem óleos com tal especificação. A mais recente é SN, posso utilizar esse tipo sem problemas ou recomendam que recorre a um óleo com API mais reduzido, como SJ?
    Refrigeração - Anti-congelante Honda.
    Transmissão manual - MTF Honda.
    Travagem - DOT 3 ou DOT 4. Poderei utilizar DOT 5.1? Sei que DOT 5 não devo devido a ter uma base diferente do 3 e 4.
    Embraiagem - DOT 3 ou DOT 4.
    Direção Assistida - PSF Honda.

    Posso sempre utilizar um óleo /fluído que cumpra normas superiores às recomendadas pelo fabricante? E mesmo os produtos genuínos evoluem com o tempo mas continuam compatíveis, correto?

    Cumprimentos,

    XtrimePT

    #2
    Caixa - Nunca o GL5... fica-te pelo GL4 (ou se disser GL4 e GL4+) Been there...

    Travões é DOT 5.1

    O resto é óleo Fula...

    Comentário


      #3
      Por experiência própria, não uses óleo de caixa e anticongelante que não seja original, especialmente o óleo de caixa. As caixas Honda dessa altura funcionam bem melhor com óleo OEM que outros...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CL Ver Post
        Caixa - Nunca o GL5... fica-te pelo GL4 (ou se disser GL4 e GL4+) Been there...

        Travões é DOT 5.1

        O resto é óleo Fula...
        Obrgado pela resposta ;)

        Eu tenho capacidade de ir buscar os produtos Honda, onde eles recomendam.

        hahaha óleo Fula. Tenho de experimentar. O vegetal ou o de amendoim?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DSR Ver Post
          Por experiência própria, não uses óleo de caixa e anticongelante que não seja original, especialmente o óleo de caixa. As caixas Honda dessa altura funcionam bem melhor com óleo OEM que outros...
          Boas,

          Obrigado pelo conselho. Anticongelante confesso que a última vez comprei sem ser original mas no fim do ano vou mudar e aí irei buscar o original e o da caixa também.

          Dá logo para perceber que usar o que recomendam faz a diferença. Antes de ser curioso e do carro ser realmente meu, houve uma altura que tinha pouco óleo de direção assistida. então pôs-se o da Ridex que encontras no supermercado. Felizmente não ocorreram problemas desde essa altura.

          Recentemente contactei um conceciossário e pedi orçamento para o PSF. mandei vir, troquei o máximo que pude e está muito melhor a direção.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por XtrimePT Ver Post
            Boas,

            Obrigado pelo conselho. Anticongelante confesso que a última vez comprei sem ser original mas no fim do ano vou mudar e aí irei buscar o original e o da caixa também.

            Dá logo para perceber que usar o que recomendam faz a diferença. Antes de ser curioso e do carro ser realmente meu, houve uma altura que tinha pouco óleo de direção assistida. então pôs-se o da Ridex que encontras no supermercado. Felizmente não ocorreram problemas desde essa altura.

            Recentemente contactei um conceciossário e pedi orçamento para o PSF. mandei vir, troquei o máximo que pude e está muito melhor a direção.
            Exacto. Com esse tipo de fluidos originais, o carro funciona bem melhor e até nem acho caro para algo que é durável durante imensos km. Atualmente muitos ainda rodam com liquidos de origem, apesar de desaconselhado como é óbvio...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por XtrimePT Ver Post
              Boas, comunidade!

              A minha questão baseia-se em querer saber se posso sempre utilizar um óleo / fluido com uma especificação superior à requisitada pelo fabricante, por exemplo, no manual de utilizador da sua viatura.

              No meu caso, um Honda Civic MB3 de 1997, cujo manual de utilizador (e também no livro de reparação Haynes, que eu possuo) indicam:

              Óleo de motor - API SG/SH. Já não se fazem óleos com tal especificação. A mais recente é SN, posso utilizar esse tipo sem problemas ou recomendam que recorre a um óleo com API mais reduzido, como SJ?
              Refrigeração - Anti-congelante Honda.
              Transmissão manual - MTF Honda.
              Travagem - DOT 3 ou DOT 4. Poderei utilizar DOT 5.1? Sei que DOT 5 não devo devido a ter uma base diferente do 3 e 4.
              Embraiagem - DOT 3 ou DOT 4.
              Direção Assistida - PSF Honda.

              Posso sempre utilizar um óleo /fluído que cumpra normas superiores às recomendadas pelo fabricante? E mesmo os produtos genuínos evoluem com o tempo mas continuam compatíveis, correto?

              Cumprimentos,

              XtrimePT
              Motor: O mais recente possivel - 0W30 ou 5w30 acea c1 ou c2.
              Travagem e embraiagem: DOT 4 Low Viscosity (ESP)

              o resto original

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