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Com que facilidade os discos de travão empanam?

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    Com que facilidade os discos de travão empanam?

    ​Boa tarde comunidade, sou novo aqui e percebo muito pouco de mecânica automóvel mas a questão é a seguinte:
    Tenho um Renault Grand Modus de 2011 1.5dci com 145.000km e os travões de discos dianteiros nunca duram muito, quando travo o carro vibra imenso. A principal razão que apontaram é que são os discos empenados.
    No geral, tenho uma condução pacifica e os discos de travões têm sempre facilidade em ficar empenados. O último par de discos que meti não têm 25mil km e o carro está outra vez a vibrar imenso ao travar.
    Não sei se é a qualidade dos travões de disco que uso ou os pastilhas, mas como é óbvio não é normal... Já tive outros carros que os travões de discos não duravam tão pouco tempo como neste carro.
    Tenho jante 15 e conduzo na Madeira... A humidade está sempre presente e as poças de águas são evitadas quase sempre.
    Agradecia opiniões e sugestões da vossa parte, obrigado a todos.
    Editado pela última vez por joaofreitas95; 12 March 2020, 12:24.

    #2
    Discos
    Pinça gripada
    Cubos empenados
    Rótula KO

    Há tanta coisa para ver antes de culpar exclusivamente os discos..

    Comentário


      #3
      Tenho 60 anos de idade, conduzo desde os 16... tirei a carta aos 19...

      Já fiz 60 mil km/ano, actualmente ando uns 18 mil km/ ano...

      Que me lembre! NUNCA tive um carro (e já foram muitos que conduzi durante muitas centenas de milhares de km...) que me estragasse os discos!

      O que se passa muitas vezes é a fadiga! Travagens fortes e prolongadas desde "altas" velocidades até aos 60 ou 30 ou mesmo até parar.

      Discos sólidos, discos de qualidade duvidosa..., pastilhas de menor qualidade, fluido dos travões já velho... tudo isso contribui para o sobreaquecimento do sistema de travagem e originando bolhas de ar no fluido, o que dá aquela sensação de discos empenados...

      Mudar de sólidos para ventilados nem sempre é fácil ou económico (implica também pinças novas...), o resto é relativamente barato e os discos sólidos, mas dos bons!, fazem 120 mil km e as pastilhas uns 60 mil km...

      O óleo é o DOT 5.1 todos os 3-5 anos, consoante os km percorridos.



      PS: Não será talvez o caso do Modus de 2011 porque é um carro novo! Mas, com o passar dos anos, os tubos flexíveis de borracha também envelhecem e têm 2 efeitos perversos: um - dilatam; dois - ganham gretas que fazem perder fluido e entrar humidade.
      Editado pela última vez por CL; 11 March 2020, 19:47.

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        #4
        Originalmente Colocado por CL Ver Post

        O óleo é o DOT 5.1 todos os 3-5 anos, consoante os km percorridos.

        Ou SUPER DOT 4... que é acima do DOT 5.1

        Mas mesmo que use um "singelo" DOT 4... o que interessa é trocar o dito ao fim de uns anos.... ao invés de como bem se sabe, que muitas viaturas nunca vêem uma troca.

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          #5
          Ao ler o título ainda pensei que estivéssemos a falar do Mazda 6!

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            #6
            Jantolas grandes com os discos a descoberto, travagens fortes e poças de água à mistura, outra boa receita para os empenos

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              #7
              Mas as jantes grandes não beneficiam o arrefecimento, prevenindo o empeno?

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                #8
                Beneficiam o arrefecimento... mas muito calor com água à mistura... não dá bom resultado!

                Mas todos nós travamos e apanhamos água... é uma desculpa esfarrapada para desculpar a má qualidade de material.

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                  #9
                  quando pesquisei um pouco antes de comprar a freemont, vi que um dos problemas crónicos é a tendência a empenar discos........vá-se lá saber porquê, até porque não estou a ver tantos reports por culpa de má utilização ou manutenção.
                  comprei a versão com upgrade do sistema de travagem que resolve (minimiza) o problema, mas já tive de trocar de discos devido a vibrações originadas por empeno e micro-fissura nuns discos sem calos nem abusos.

                  até então nunca algo me tinha acontecido e falo de carros que sofreram abusos de travagens e desgaste que não lembra o diabo.
                  isto tudo para dizer que acredito na existência de carros mais propensos a......

                  Comentário


                    #10
                    em"panar" só com pão ralado!

                    no meu carro, de jante 17', só mudei os discos 1 vez, que me lembre, em 315 mil kms. de resto sempre andei com os mesmos. nem sei se atrás cheguei a mudar ou não, à frente já ia com 200 e muitos quando mudei. se mudei mais alguma vez, foi mesmo mais uma, mas sinceramente nao me lembro de ter mudado e não costumo esquecer-me muito do que foi feito no carro. e não conduzo propriamente devagar.

                    mudares a cada 25 mil? se fosses um racer e mesmo assim ainda faltavam mais umas dezena de milhar aí nas tuas contas...

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                      #11
                      A Freemont é pesada... tem alguma desculpa...

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                        #12
                        Tenho jante 15 e conduzo na Madeira... A humidade está sempre presente e as poças de águas são evitadas sempre que possível.
                        Editado pela última vez por joaofreitas95; 12 March 2020, 12:28.

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