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Dúvida - Carro a Gasóleo vs Carro a Gasolina

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    [Comparativo] Dúvida - Carro a Gasóleo vs Carro a Gasolina

    Boa tarde,

    Tenho neste momento um Mitsubishi Colt a gasolina de 2008 com cerca de 140.000 kms.

    No meu dia a dia faço cerca de 100 kms de deslocação para o trabalho, em estradas nacionais sempre, muito raramente vou pela auto estrada. Por ano, deverei andar por volta dos 23k - 25k kms.

    Andar em auto estrada é mais nas férias e uma ou outra vez no fim de semana.

    O carro, que tenho há cerca de dois anos, raramente deu problemas, apenas manutenções pequenas (óleos, filtros, etc).

    Deste modo, gostaria de saber a vossa opinião se compensava mudar para um carro a gasóleo, maioritariamente, na poupança que teria a nível de combustível.

    Desde já obrigado pela vossa ajuda. Cumprimentos.

    #2
    Creio que sim, compensará.

    Comentário


      #3
      Talvez seja de aguentar mais 2 ou 3 anos com esse.

      Dificilmente consegues amortizar o que possas investir na troca

      Comentário


        #4
        Mantém o que tens.

        Comentário


          #5
          Depende de alguns factores. Pode compensar ficares com esse, gastar um balurdio num diesel, ou gartar 1300 euros num KIT GPL que rapidamente fica amortizado.
          Seria o que eu faria.
          MAS, depende sempre um pouco do sítio onde moras e trabalhas, se há postos GPL minimamente próximos.

          A titulo de exemplo, vamos supor 27 mil km/ano do teu exemplo.

          Vamos supor que esse motor gasta 5.5L nos percursos que fazes, 4.5L no diesel e 6.5 no GPL

          Temos algo como :

          Diesel - 1540 euros
          Gasolina - 2080 euros
          GPL - 1105 euros ( vamos assumir 1200 vá, devido à pouca gota que tens que meter de vez em quando )

          Se comprares um carro diesel poupas cerca de 500 ou 600 euros por ano, agora vê quanto precisas para amortizar uma compra de carro diesel mais recente. Ou então usado da mesma idade e KM desse sem saber histórico.

          Se transformares a GPL, apontando para uns 1300 euros o KIT , e como poupas 800 a 900 euros / ano, ao fim de 1 anito e meio tens o kit pago.

          Agora claro os preços de combustiveis que usei são aqui dos arredores de lisboa com GPL baratinho. Há sítios onde não é tão barato mas tudo depende de onde és.

          Mas a matemática não mente.

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            #6
            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
            Talvez seja de aguentar mais 2 ou 3 anos com esse.

            Dificilmente consegues amortizar o que possas investir na troca
            Isso irá depender do tempo em que ele irá manter o diesel.

            Para mais de 25k km justifica-se perfeitamente ter um diesel, em vez de um otto.

            Comentário


              #7
              Esquece não compensa porque para todos os efeitos esse que tens já desvalorizou e o novo investimento que terás de fazer para a compra de viatura diesel terias de fazer um esforço financeiro ou seja, gastar mais uns milhares de euros para poupares cêntimos por kilometros.

              Tens apenas 2 opções

              Troca directa do carro de valor igual por uma viatura de igual valor a diesel e consequente desgaste que advém.

              Meter GPL nesse que tens e poupares bem mais que no diesel e continuas com manutenção barata e já sabes o carro que tens.

              Comentário


                #8
                Comprei um golf 1.5 Bluemotion (gasolina) e não podia estar mais contente, não trocava por nada (talvez um japonês, mas por causa dos consumos, escolhi o golf com ACT). Tenho uma comparação direta pois a minha irmã tem um golf 1.6 TDI (o meu é mk7.5 e o dela mk7).
                De momento faço 140km diariamente para o trabalho, (70% nacional, 30% AE). De consumos anda algo a volta de 5.0 l/100km, contas feitas a mão, (Santo Tirso - Vale de Cambra) sem andar a pastar e sem acelerar, apenas ocasionalmente. A minha irmã faz entre 4.8/5.1 l/100km. O conforto e o prazer de condução nada tem a haver com o diesel e nunca mais irei comprar um, agora só gasolina, hibrido ou eletrico (futuramente com o avanço tecnológico e o decréscimo de preço). O carro conta com quase 8.000km desde Janeiro (comprei com 17km).
                A gasolina está cada vez mais proxima do preço do gasóleo. Certo que a gasolina irá sempre consumir algo mais, mas com os novos motores não vejo uma diferença assim significativa.
                Com o coronavirus e sem trânsito fiz agora uma viagem de Santo Tirso - Ílhavo, deixo aqui a informação da viagem.

                Comentário


                  #9
                  GPL nisso...esquece diesel...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rafomaniac Ver Post
                    Comprei um golf 1.5 Bluemotion (gasolina) e não podia estar mais contente, não trocava por nada (talvez um japonês, mas por causa dos consumos, escolhi o golf com ACT). Tenho uma comparação direta pois a minha irmã tem um golf 1.6 TDI (o meu é mk7.5 e o dela mk7).
                    De momento faço 140km diariamente para o trabalho, (70% nacional, 30% AE). De consumos anda algo a volta de 5.0 l/100km, contas feitas a mão, (Santo Tirso - Vale de Cambra) sem andar a pastar e sem acelerar, apenas ocasionalmente. A minha irmã faz entre 4.8/5.1 l/100km. O conforto e o prazer de condução nada tem a haver com o diesel e nunca mais irei comprar um, agora só gasolina, hibrido ou eletrico (futuramente com o avanço tecnológico e o decréscimo de preço). O carro conta com quase 8.000km desde Janeiro (comprei com 17km).
                    A gasolina está cada vez mais proxima do preço do gasóleo. Certo que a gasolina irá sempre consumir algo mais, mas com os novos motores não vejo uma diferença assim significativa.
                    Com o coronavirus e sem trânsito fiz agora uma viagem de Santo Tirso - Ílhavo, deixo aqui a informação da viagem.
                    Por acaso conheço bem os dois motores que referes montados no mesmo carro. O 1.5 TSI só se aproxima do 1.6 TDI quando se anda a pastar. Numa utilização normal, o 1.5 TSI gasta bem mais. A andar depressa, gasta brutalmente mais.

                    Se o 1.5 TSI é melhor em tudo o resto? Sem dúvida!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      Por acaso conheço bem os dois motores que referes montados no mesmo carro. O 1.5 TSI só se aproxima do 1.6 TDI quando se anda a pastar. Numa utilização normal, o 1.5 TSI gasta bem mais. A andar depressa, gasta brutalmente mais.

                      Se o 1.5 TSI é melhor em tudo o resto? Sem dúvida!
                      A definição de pastar depende muito de pessoa para pessoa a meu ver. Quando apanho trânsito nunca fico sem ninguém a minha frente durante uns 2 minutos, quando não apanho, ando por volta dos 90km/h. Eu não considero isso pastar, mas gosto de ter uma condução certa, sem ser acelerar constantemente até ter que travar, ver um carro a 300m a frente e saber que existe uma rotunda ou uma curva mais apertada que sei que vai travar e se for a velocidade constante (ainda que inferior ao da frente) o vou apanhar, não acelero para ficar na traseira dele e acabar por andar a mesma velocidade. É verdade que algumas pessoas consideram isto pastar, mas não vejo necessidade de acelerar para ficar na traseira dos outros passado 30 segundos e acabar por andar a mesma velocidade gastando mais.
                      Mas sim, estou completamente de acordo, quando se puxa por este motor, bebe bastante, mas ao menos traz um sorriso na minha cara. Venho de um 1.9 TDI de 115Cv e é uma diferença da noite para o dia, muita gente pode achar este motor fraco, mas para mim é manteiga [emoji23]

                      EDIT: Não fiz referência mas é a versão Bluemotion (130cv) pelo que, segundo o vendedor que é amigo, faz uma diferença nos consumos.
                      Editado pela última vez por Rafomaniac; 14 March 2020, 18:43.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        Por acaso conheço bem os dois motores que referes montados no mesmo carro. O 1.5 TSI só se aproxima do 1.6 TDI quando se anda a pastar. Numa utilização normal, o 1.5 TSI gasta bem mais. A andar depressa, gasta brutalmente mais.

                        Se o 1.5 TSI é melhor em tudo o resto? Sem dúvida!
                        Sim exacto, depois lá está depende sempre do tipo de utilização e percursos.

                        Se for para muita cidade a diferença pode ser grande tambem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rafomaniac Ver Post
                          A definição de pastar depende muito de pessoa para pessoa a meu ver. Quando apanho trânsito nunca fico sem ninguém a minha frente durante uns 2 minutos, quando não apanho, ando por volta dos 90km/h. Eu não considero isso pastar, mas gosto de ter uma condução certa, sem ser acelerar constantemente até ter que travar, ver um carro a 300m a frente e saber que existe uma rotunda ou uma curva mais apertada que sei que vai travar e se for a velocidade constante (ainda que inferior ao da frente) o vou apanhar, não acelero para ficar na traseira dele e acabar por andar a mesma velocidade. É verdade que algumas pessoas consideram isto pastar, mas não vejo necessidade de acelerar para ficar na traseira dos outros passado 30 segundos e acabar por andar a mesma velocidade gastando mais.
                          Mas sim, estou completamente de acordo, quando se puxa por este motor, bebe bastante, mas ao menos traz um sorriso na minha cara. Venho de um 1.9 TDI de 115Cv e é uma diferença da noite para o dia, muita gente pode achar este motor fraco, mas para mim é manteiga [emoji23]

                          EDIT: Não fiz referência mas é a versão Bluemotion (130cv) pelo que, segundo o vendedor que é amigo, faz uma diferença nos consumos.
                          Nesse percurso para manteres essa velocidade media depressa não foste.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            Nesse percurso para manteres essa velocidade media depressa não foste.
                            Tal como disse, não andei a pastar, mas também não ando de faca nos dentes, já expliquei a minha utilização. Enquadra-se na velocidade média se fizeres bem as contas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rafomaniac Ver Post
                              Comprei um golf 1.5 Bluemotion (gasolina) e não podia estar mais contente, não trocava por nada (talvez um japonês, mas por causa dos consumos, escolhi o golf com ACT). Tenho uma comparação direta pois a minha irmã tem um golf 1.6 TDI (o meu é mk7.5 e o dela mk7).
                              De momento faço 140km diariamente para o trabalho, (70% nacional, 30% AE). De consumos anda algo a volta de 5.0 l/100km, contas feitas a mão, (Santo Tirso - Vale de Cambra) sem andar a pastar e sem acelerar, apenas ocasionalmente. A minha irmã faz entre 4.8/5.1 l/100km. O conforto e o prazer de condução nada tem a haver com o diesel e nunca mais irei comprar um, agora só gasolina, hibrido ou eletrico (futuramente com o avanço tecnológico e o decréscimo de preço). O carro conta com quase 8.000km desde Janeiro (comprei com 17km).
                              A gasolina está cada vez mais proxima do preço do gasóleo. Certo que a gasolina irá sempre consumir algo mais, mas com os novos motores não vejo uma diferença assim significativa.
                              Com o coronavirus e sem trânsito fiz agora uma viagem de Santo Tirso - Ílhavo, deixo aqui a informação da viagem.
                              Há muitas questões que se podia abordar (p.e. o valor de compra, o valor comercial daqui por uns anos, o custo dos combustíveis, manutenção, etc), mas só falando de consumos terias que comparar o teu percurso, a tua condução com ambos os motores. Se calhar onde fazes 5 com o 1.5 tsi, fazes menos de 4 com 1.6 tdi. E isso é numa condução favorável que é onde os consumos se aproximam mais. Em percurso misto e condução despreocupada as diferenças aumentam. E tornam-se ainda maiores em condução empenhada.

                              Não quero dizer que fizeste mal em optar por esse, mas atenção para estes relatos. Nota-se que tens cuidado a conduzir (daí o consumo muito bom), mas o dia da grande maioria das pessoas não deverá ser assim.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Há muitas questões que se podia abordar (p.e. o valor de compra, o valor comercial daqui por uns anos, o custo dos combustíveis, manutenção, etc), mas só falando de consumos terias que comparar o teu percurso, a tua condução com ambos os motores. Se calhar onde fazes 5 com o 1.5 tsi, fazes menos de 4 com 1.6 tdi. E isso é numa condução favorável que é onde os consumos se aproximam mais. Em percurso misto e condução despreocupada as diferenças aumentam. E tornam-se ainda maiores em condução empenhada.

                                Não quero dizer que fizeste mal em optar por esse, mas atenção para estes relatos. Nota-se que tens cuidado a conduzir (daí o consumo muito bom), mas o dia da grande maioria das pessoas não deverá ser assim.
                                Verdade, concordo com tudo o que foi dito, no entanto penso que com os impostos, diferença de preço em combustível a longo prazo, preço de manutenção, etc... penso que compensa, claro que estou a especular porque ninguém sabe o futuro.
                                Em relação à diferença de consumos, sim, obviamente o diesel gastará menos, pode não ser 0.5l, mas penso que não chegará a 1l, uma vez que já fiz um teste (não nos mesmos percursos) e a diferença de consumos foi surpreendentemente pouco, no entanto, o diesel mais econômico em termos de consumos. No entanto, todos os fatores em consideração (manutenção, custos, conforto, prazer, etc) não o trocava por um diesel. (Muito menos pelo golf uma vez que acho a caixa do TDI atroz)

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rafomaniac Ver Post
                                  Verdade, concordo com tudo o que foi dito, no entanto penso que com os impostos, diferença de preço em combustível a longo prazo, preço de manutenção, etc... penso que compensa, claro que estou a especular porque ninguém sabe o futuro.
                                  Em relação à diferença de consumos, sim, obviamente o diesel gastará menos, pode não ser 0.5l, mas penso que não chegará a 1l, uma vez que já fiz um teste (não nos mesmos percursos) e a diferença de consumos foi surpreendentemente pouco, no entanto, o diesel mais econômico em termos de consumos. No entanto, todos os fatores em consideração (manutenção, custos, conforto, prazer, etc) não o trocava por um diesel. (Muito menos pelo golf uma vez que acho a caixa do TDI atroz)
                                  Por curiosidade como é a diferença de preços entre os 2 motores com o mesmo equipamento?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu mantinha.
                                    Se for para manter por vários anos, o GPL dá que pensar.

                                    Faço 60 kms diários em dias úteis num carro a gasolina, só para trabalho. Apesar de brevemente passar a encurtar essa distância.

                                    Não meto a GPL porque o carro vai fazer 20 anos, é submotorizado (mais peso torna-se uma inquietação ainda maior do que já é).

                                    E não gastando esse dinheiro na conversão, dá para arcar com os custos do combustível e cobrir o desgaste dos pneus, para além das revisões.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A troca depende de vários factores.

                                      Se estás a pensar trocar o carro para subir de segmento ou para uma coisa mais recente deves sem dúvida ponderar o gasóleo dado os km q fazes.

                                      Se só estás a pensar em reduzir custos esquece pq para vir um gasóleo ainda q segmento b mas tão antigo e usado vais ter q fazer um investimento mto considerável e ficar com um risco de te poder sair um carro menos fiável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Por curiosidade como é a diferença de preços entre os 2 motores com o mesmo equipamento?
                                        Eu consegui por uma diferença de aproximadamente 1000€, ambos conseguia com bons descontos uma vez que era modelo em fim de vida (novo Mk8)
                                        Editado pela última vez por Rafomaniac; 15 March 2020, 09:31.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os 100km é ida e volta? se sim, o melhor será o a250e em que o consumo de gasolina será 0. se não, o consumo irá aumentar para uns 2 a 3. Tudo isto conforme o pé.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Certo mas não se esqueçam que entra tambem a equação de se o user quer um carro novo ou não.
                                            Se quiser um carro novo ou usado mais recente, seja a GPL ou diesel lá se vai a poupança em si.
                                            Se o objectivo é mesmo poupar mais vale o GPL no carro que ele tem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa tarde,

                                              Obrigado mais uma vez por toda a vossa ajuda.

                                              Respondendo de maneira geral a todos vocês sobre as questões levantadas:

                                              - O meu percurso diário é 100km (50 ida + 50 volta) (desde arredores de Viana do Castelo a Valença);

                                              - É sempre estradas nacionais pois não me compensa ir pela A28 (teria que fazer um desvio adicional e também não gosto muito de parte do trajeto dela, pois penso que ainda iria consumir muito mais combustível - já o fiz algumas vezes e comprovei isso);

                                              - Assim, vou sempre pela nacional e a estrada em si não está em mau estado, muito pelo contrário. 2/3 do percurso é sempre feito a uma média de 80km/h, apenas o último terço é que apanho mais camiões e semáforos e aí poderá descer para os 50km/h ou 60km/h em média, dependendo dos dias também;

                                              - O consumo médio, "segundo o ecrã do carro" e se estiver correto, é por volta dos 5,5L como o user EscapeLivre referiu;

                                              - Nestes dois anos gastei cerca de 1550€/ano em gasolina, 95% das vezes colocado em Espanha, pois trabalho muito perto da fronteira e tenho essa oportunidade. Neste valor, também está contemplado um Ford Focus a gasolina de 2001, no entanto, o peso dele será muito pequeno pois raramente o utilizo para ir para o trabalho;

                                              - Quanto à troca de carro e se efetivamente trocasse, o objetivo seria dar este em troca e investir também um pouco. No final, não estou à procura de um carro novo e no máximo estaria disposto a investir até 12K € no total, ou seja, retoma de este carro + investimento próprio = 12K € máximo.

                                              Assim, pelo que entendi, a solução dada pela maioria de vocês será manter este carro e possivelmente investir no GPL. Irei verificar esta última opção, quanto teria que investir, etc. Quanto a postos de combustível dele, aqui nas redondezas, pelo que vi, também não seria problema.

                                              Obrigado. Cumprimentos.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rafomaniac Ver Post
                                                Eu consegui por uma diferença de aproximadamente 1000€, ambos conseguia com bons descontos uma vez que era modelo em fim de vida (novo Mk8)
                                                Mais barato, presumo. A diferença está cada vez mais esbatida.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rafomaniac Ver Post
                                                  Em relação à diferença de consumos, sim, obviamente o diesel gastará menos, pode não ser 0.5l, mas penso que não chegará a 1l, uma vez que já fiz um teste (não nos mesmos percursos) e a diferença de consumos foi surpreendentemente pouco, no entanto, o diesel mais econômico em termos de consumos.
                                                  As diferenças são muito variáveis, mas em EN a velocidades moderadas é onde se aproximam mais.

                                                  Se fizeres AE a ritmos de 140/150 (menos para mim é “pastar”) já são diferenças maiores.

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                                                    #26
                                                    agora sim, com tudo explicadinho é possível fazer uma maior aferição do que seria o mais correto para ti. se realmente tens o intuito de investir, um carro a gasóleo de baixa cilindrada, 1.3 ou 1.4, por exemplo ou mesmo um 1500cc são soluções perfeitamente viáveis. fazes um pequeno upgrade e tiras alguns anos ao caro que tens.

                                                    se queres apenas pensar no consumo, gpl seria uma boa opção. no entanto, não me acredito em consumos de 6.5lts, mas mais 7 litros e pouco, 7 litros e meio. que motor tem o teu colt? 1300cc? 1500cc? se for um 1300, vais andar a gastar algum gás, mesmo assim. por outro lado, num 1500 se quiseres acelerar mais vai gastar também. eu tenho apenas a experiência do 1.6 e mesmo os percursos nºao sendo favoráveis, pois eram duas serras que eu atravessava diariamente, a andar devagar ou ligeirinho controlado, raramente fazia muito menos que 9. geralmente era ali a rasar os 9, conseguindo muito esporadicamente 8.5, 8.6.

                                                    agora num caro a gasóleo, 1.9 de 150cv com milhões de kms em cima, faço muitas vezes médias de 5.2, 5.5. compensa-me o gasóleo em relação ao gás. devo perder uns 10 ou 20€ por mês. ao final de um ano é alguma coisita, já dá para alguma manutenção, mas ainda não gastei nada no diesel neste meio ano em que andei com o carro. ou melhor, dois pneus novos postos a semana passada e que levam 500kms por causa de umas violettes que tenho que arranjar e que me comeram os pneus por dentro (também faço 100kms por dia para ir trabalhar, já noutro trajeto mais plano). de resto sempre a andar ligeirinho quando posso, embora controlando as médias.

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                                                      #27
                                                      O GPL além do investimento é mais uma parte que pode dar problemas.

                                                      Acho que compensa para quem anda de facto muito, agora 23/25 mil km como foi referido ? tendo um carro a gasolina muito económico ? é melhor estar quieto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                        O GPL além do investimento é mais uma parte que pode dar problemas.

                                                        Acho que compensa para quem anda de facto muito, agora 23/25 mil km como foi referido ? tendo um carro a gasolina muito económico ? é melhor estar quieto.
                                                        Não viste as contas que postei?
                                                        Assim postei eu, assim psota alguém que as faça, é fácil e eu nao sou nenhum génio.
                                                        É preciso ver que em pouco mais de um ano o kit fica pago, apontando para 27 mil km .
                                                        Problemas com kit gpl ?? ao fim de quantos anos? Aquilo é complexo mas calma...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Não viste as contas que postei?
                                                          Assim postei eu, assim psota alguém que as faça, é fácil e eu nao sou nenhum génio.
                                                          É preciso ver que em pouco mais de um ano o kit fica pago, apontando para 27 mil km .
                                                          Problemas com kit gpl ?? ao fim de quantos anos? Aquilo é complexo mas calma...
                                                          Vi as tuas contas, mas o user referiu que fazia 23/25 mil km e não 27, bem como que metia gasolina em Espanha com frequência e que tinha gasto 1.550 Euros no último ano.

                                                          Além disso pensando a 3 anos é razoável contar com custos de manutenção do sistema de GPL.

                                                          Na minha opinião não compensa.

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                                                            #30
                                                            eu tive uma má experiência com o kit gpl, mesmo tendo sido instalado pelo anterior dono e cujo carro sempre fora da mãe e posteriormente do irmão. no entanto, o carro tinha já o kit instalado há 7 anos, era de marca polaca e o carro contava com 14 anos e tal. mesmo com os 145 mil kms apenas, tinha tudo para correr bem... teoricamente. em carros com alguns anos, eu instalaria um kit num carro até 8 ou 10 anos. este tem 12, não é por aí, mas começará a pesar em termos de manutenção. primeiramente nas peças normais, futuramente em peças ligadas ao gpl, como injetores e etc. eu sei que é só um caso, uma andorinha não faz a primavera, mas conheci o ano passado um caso de um corsa de 2012 que vinha de origem a gpl e já tinha mudado um injetor e durante o ano em que o acompanhei, teve que mudar outro injetor. 120€ cada, se não estou em erro. o carro tinha um pouco maid de 150 mil, fazia uns 30 mil por ano.

                                                            o escapelivre tem carro a gpl e nunca teve problemas, o panda 4x4 a mesma coisa e zero problemas. eu tive azar. é só. se calhar ainda hoje andaria com o stilo, mesmo sendo lento e gastador, caso tivesse apenas peças de desgaste normais e alguma coisa ligada ao gpl, que compreenderia por causa da idade, mas com tantos gastos tive mesmo que o mandar passear e fiquei com o pé atrás. ainda assim fiz 35 mil kms em 2 anos e pouco. comprei carro uns 2 meses antes de mudar de trabalho, nas férias. ironicamente, fiquei a 13kms de casa. depois no ano seguinte fiquei a trabalhar a 45kms num trajeto que não recomendo a ninguém, com 2 serras e subidas até aos 650mts, curvas e contracurvas que de bom tinham apenas serem bem asfaltadas e largas, mas que cortavam enormemente a velocidade do carro a subir. agora num caminho mais plano e com menos kms, se calhar o carro ter-se-ia aguentado melhor, não sei.

                                                            agora faço sensivelmente os mesmos kms diários, mas em trajeto muito mais plano e favorável. se calhar aí o carro aguentaria melhor a "pressão". ficam os "ses", mas com o carro velho a gasóleo ainda não tive stresses em meia dúzia de meses e 15 mil kms...

                                                            Comentário

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