Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A armada Sueca e o patinho feio - Ajuda em troca de carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A armada Sueca e o patinho feio - Ajuda em troca de carro

    Preciso de umas opiniões de malta entendida.

    Ando com a ideia de trocar um dos carros cá de casa, aquele que chamo de patinho feio.

    E isto porque é o único com motor diesel e pouco apetecível no mercado de usados. Os outros são Volvos, Saabs e Mercedes que não vão sair tão cedo da garagem.

    Trata-se de uma Renault Laguna Break 1.9 DCI.

    Com perto de 200 mil km e em 13 anos, tem sido um exemplo de fiabilidade e, fora revisões normais, só me lembro de trocar amortecedores, o botão dos 4 piscas e uma mola da embraiagem.

    Acaba por ser um carro bastante utilizado no dia a dia e está em excelente estado, tendo trocado a correia de distribuição e todos os elementos associados há poucos meses.

    A nível de consumos, este 1.9 DCI é económico e os 120 cavalos e 270 nm de binário chegam perfeitamente para andamentos descontraídos e confortáveis (o conforto é de facto uma das mais valias desta carrinha).

    No entanto, pensei em adquirir um carro mais pequeno para o dia a dia, mais fácil para estacionar, mas não quero ir para uma mecânica fraca nem gastar demasiado dinheiro numa troca que tem pouco de racional.

    Depois de algumas pesquisas, surgiram algumas ideias de troca:
    - Saab 95 ou 93 (Poderia ser o 2.0 turbo ou 2.3 turbo) - aqui o custo de manutenção não programada pode ser um ponto negativo para um carro que será de uso diário;

    - Honda Civic 1.8 i-vtec - Daqueles tipo nave espacial - Li sobre problemas de blocos rachados e embraiagens frágeis. Dizem que o i-vtec é porreiro em baixa rotação.

    - Suzuki Swift 1.3 - É morto e demasiado pequeno certo?

    - Volvo C30 1.6 (T5’s não existem no mercado de usados) - aqui seria mais do mesmo, porque já tenho um S40.


    Devo prosseguir com esta ideia ou é uma idiotice do ponto de vista racional?

    O consumo de combustível não é um factor importante. Quero algo a gasolina, que tenha algum binário a baixa rotação e que a manutenção não programada não me custe um rim.

    Um carrito entre 2003/2004 a 2007, com poucos quilómetros e sem gastar mais do que 5000€ na troca.
    Editado pela última vez por MicroMC; 26 March 2020, 21:40.

    #2
    Civic.
    A versão executive com tecto penorâmico e estofos em pele fica muito porreira.
    Ah e a côr champanhe.
    Pode ser pedir muito para um usado....mas pode ser que...

    Comentário


      #3
      se queres, troca! agora pelo quê... eu tenho boa conta desses civics. não desgosto do formato, é um carro mais exclusivo, o 1.8 dá boa conta de si, mas problemas não sei rigorosamente de nada. saab a mecânica é fácil de ser trabalhada, agora peças e painéis é um tiro no escuro. só mandando vir do estrangeiro, talvez suécia ou inglaterra.

      se calhar apostava noutro volvo, nalgum francês mais potente ou então nalgum italiano. alemães do grupo vw punha de parte, bmw devem estar sobrevalorizados e são difíceis de encontrar nos 2.0. japoneses também não estou a ver muito para além dos normais eletrodomésticos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
        Civic.
        A versão executive com tecto penorâmico e estofos em pele fica muito porreira.
        Ah e a côr champanhe.
        Pode ser pedir muito para um usado....mas pode ser que...
        Já vi alguns e de facto agradam-me bastante. O interior é fantástico nessa versão. Só não gosto de carros com teto de abrir, já tive muitas más experiências. Mesmo a versão “normal” com bancos em tecido e sem teto de abrir agrada-me. Só fiquei com o pé atrás depois de ler alguns relatos de blocos estalados que começam a perder líquido de refrigeração. Não sei se afetou todos os 1.8 ou apenas alguns.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          se queres, troca! agora pelo quê... eu tenho boa conta desses civics. não desgosto do formato, é um carro mais exclusivo, o 1.8 dá boa conta de si, mas problemas não sei rigorosamente de nada. saab a mecânica é fácil de ser trabalhada, agora peças e painéis é um tiro no escuro. só mandando vir do estrangeiro, talvez suécia ou inglaterra.

          se calhar apostava noutro volvo, nalgum francês mais potente ou então nalgum italiano. alemães do grupo vw punha de parte, bmw devem estar sobrevalorizados e são difíceis de encontrar nos 2.0. japoneses também não estou a ver muito para além dos normais eletrodomésticos.
          Vai de encontro à minha visão. Bmw não quero. Já me passaram alguns pelas mãos e não guardo boas memórias. Grupo VAG idem. Além disso pretendo uma mecânica a gasolina sem grandes invenções e tecnologias.

          O honda tem a vantagem de ter a distribuição de corrente, é menos um componente a chatear.

          Os Saab agradam-me muito, não fosse eu um confesso fã. Mas talvez não seja a melhor opção para a selva do dia a dia. Gosto de ter os carros sempre impecáveis e ia acabar por juntá-lo na garagem aos outros de estimação :D

          Franceses, tirando esta carrinha que me veio parar às mãos por conjecturas da vida, nunca dei por mim a admirar nenhum, ressalvando obviamente versões apimentadas como RS’s e clássicos.

          Italianos nunca tive nenhum, mas dentro daquilo que procuro só aparecem mecânicas diesel.

          A honda chama-me mas há uma voz na minha cabeça que me diz para me deixar estar quieto com o que tenho e que sei como está.

          Comentário


            #6
            Esse Civic até é porreiro, mas não anda nada de especial. Para o panorama actual, com carros predominantemente turbos, esse pequeno 1,8 não impressiona. Nada a ver com os antigos vtec muito mais raçudos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
              Já vi alguns e de facto agradam-me bastante. O interior é fantástico nessa versão. Só não gosto de carros com teto de abrir, já tive muitas más experiências. Mesmo a versão “normal” com bancos em tecido e sem teto de abrir agrada-me. Só fiquei com o pé atrás depois de ler alguns relatos de blocos estalados que começam a perder líquido de refrigeração. Não sei se afetou todos os 1.8 ou apenas alguns.
              Eu disse "de abrir" mas penso que é de facto "só" panorâmico.
              Acho que dá um ar catita ao carro.

              Comentário


                #8
                Qualquer um dos que apresentas será um downgrade. No teu lugar, a trocar, só pelos Saab... Mas ficarias na mesma relativamente à facilidade de utilização em cidade. Além do chassis dos Saab, se não estou em erro, continuar a ser um projecto de finais dos anos 80, melhorado é certo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                  Esse Civic até é porreiro, mas não anda nada de especial. Para o panorama actual, com carros predominantemente turbos, esse pequeno 1,8 não impressiona. Nada a ver com os antigos vtec muito mais raçudos.
                  Vou ter que conduzir um para me decidir. Dizem que os i vtec são menos raçudos que os antigos vtec mas, por outro lado, são mais redondos e com melhores baixas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Qualquer um dos que apresentas será um downgrade. No teu lugar, a trocar, só pelos Saab... Mas ficarias na mesma relativamente à facilidade de utilização em cidade. Além do chassis dos Saab, se não estou em erro, continuar a ser um projecto de finais dos anos 80, melhorado é certo...
                    Os chassis dos Saab são os dos Opel vectra com algumas alterações, com tudo o que isso tem de bom e mau.
                    Seria para andar a GPL, mas tenho receio de apanhar um limão.

                    Comentário


                      #11
                      Achas provável apanhar um limão num limoeiro?

                      Comentário


                        #12
                        Confesso que adoro os Saab. Não sei muito sobre os mesmos...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                          Vou ter que conduzir um para me decidir. Dizem que os i vtec são menos raçudos que os antigos vtec mas, por outro lado, são mais redondos e com melhores baixas.
                          Precisamente.E com consumos comedidos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Safety Ver Post
                            Confesso que adoro os Saab. Não sei muito sobre os mesmos...
                            Há Saabs e Saabopeis!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Achas provável apanhar um limão num limoeiro?
                              Tenho um 95 3.0 TID na família e já leva 300 mil sem chatices algumas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Há Saabs e Saabopeis!
                                Mesmo os Saabopeis têm imenso charme...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Safety Ver Post
                                  Mesmo os Saabopeis têm imenso charme...
                                  Os 93 viggen são um portento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                    Os 93 viggen são um portento.
                                    São sem dúvida, mas esses usam muitas peças específicas e têm uma manutenção mais difícil (por escassez de peças) e muito mais cara (Li isso há uns tempos num artigo de uma revista que tem uma rubrica mensal sobre usados e o escolhido era um 9.3 viggen).
                                    Editado pela última vez por Safety; 26 March 2020, 22:41.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Safety Ver Post
                                      Mesmo os Saabopeis têm imenso charme...
                                      Esteticamente, talvez...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                        Tenho um 95 3.0 TID na família e já leva 300 mil sem chatices algumas.


                                        Ainda bem... mas houve uma fornada desses motores ISUZU que deram barraca (os primeiros motores que sairam)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Ainda bem... mas houve uma fornada desses motores ISUZU que deram barraca (os primeiros motores que sairam)
                                          Não sabes nada quanto aos 1.8 da honda? A questão dos blocos estalados.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se fosse bonito, e se encontrasse algum motor a gasolina de jeito eu até aconselhava um Toyota corolla ,fiável deve ser, mas não sei que motores havia alêm do 1,4...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desses que numeras o que gosto mais é Volvo C30, mas realmente tendo tu já outro Volvo...não sei se o compraria.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu tenho um corola 1.4d4d de 2005 e 315k km, e só em 2019 é que deu despesa: radiador e bomba água. Entretanto a egr está a dar erro mas a funcionar impecável ( o erro apago e ele volta, mas funciona a 100%)... Portanto, nada de extraordinário.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                                  Não sabes nada quanto aos 1.8 da honda? A questão dos blocos estalados.

                                                  Que me recorde, nunca vi nada nesse sentido...

                                                  Mas...

                                                  https://www.motorreviewer.com/engine.php?engine_id=83

                                                  Honda R18A (R18Z) engine | Features, tuning and motor oil

                                                  https://www.whatcar.com/news/common-...roblems/n10262

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Safety Ver Post
                                                    São sem dúvida, mas esses usam muitas peças específicas e têm uma manutenção mais difícil (por escassez de peças) e muito mais cara (Li isso há uns tempos num artigo de uma revista que tem uma rubrica mensal sobre usados e o escolhido era um 9.3 viggen).
                                                    A recordação mais forte que tenho desse viggen era ter uma aceleração em 3a que era melhor que o porsche 911, na altura :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Ainda bem... mas houve uma fornada desses motores ISUZU que deram barraca (os primeiros motores que sairam)
                                                      Sim, ao nível das bombas de água, árvore de cams e mais umas coisas. Mas este exemplar tem sido, passe a redundância, exemplar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                                        Vai de encontro à minha visão. Bmw não quero. Já me passaram alguns pelas mãos e não guardo boas memórias. Grupo VAG idem. Além disso pretendo uma mecânica a gasolina sem grandes invenções e tecnologias.

                                                        O honda tem a vantagem de ter a distribuição de corrente, é menos um componente a chatear.

                                                        Os Saab agradam-me muito, não fosse eu um confesso fã. Mas talvez não seja a melhor opção para a selva do dia a dia. Gosto de ter os carros sempre impecáveis e ia acabar por juntá-lo na garagem aos outros de estimação :D

                                                        Franceses, tirando esta carrinha que me veio parar às mãos por conjecturas da vida, nunca dei por mim a admirar nenhum, ressalvando obviamente versões apimentadas como RS’s e clássicos.

                                                        Italianos nunca tive nenhum, mas dentro daquilo que procuro só aparecem mecânicas diesel.

                                                        A honda chama-me mas há uma voz na minha cabeça que me diz para me deixar estar quieto com o que tenho e que sei como está.
                                                        É melhor ouvir a voz na tua cabeça

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A armada Sueca e o patinho feio - Ajuda em troca de carro

                                                          Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                          Se fosse bonito, e se encontrasse algum motor a gasolina de jeito eu até aconselhava um Toyota corolla ,fiável deve ser, mas não sei que motores havia alêm do 1,4...
                                                          Tenho visto toyotas, como não ver...
                                                          Afinal são mestres em motores a gasolina, com fiabilidade comprovada.
                                                          Mas esteticamente não gosto. Não há nenhum que me chame especialmente à atenção, com exceção do yaris TS que são raríssimos.

                                                          Depois há a questão da mecânica, os 1.4 são curtos. Vou-me cansar rápido do carro. Não sou muito de comprar por comprar, gosto de manter os carros muitos anos e, para isso, tenho que gostar do conjunto todo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                            Desses que numeras o que gosto mais é Volvo C30, mas realmente tendo tu já outro Volvo...não sei se o compraria.
                                                            O S40 é igual ao C30, tem apenas a traseira diferente. A nível de suspensão, comportamento e interior é igual. Se me aparecesse um C30 T5 não olhava para trás, mas não existem e não adianta procurar mais.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X