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Valores da DPF, Podem ajudar-me a entender?

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    Valores da DPF, Podem ajudar-me a entender?

    Olá,

    Tenho o VW Golf 5 TDI com DPF/FAP.

    Estive a ver o nível de filtro de partículas com um DELPHI DS150E e deu-me o seguinte resultado:





    Link das fotos:

    https://www.dropbox.com/s/d0imo1pfb2rkxv7/dpf1.png?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/ug59dxowb0khw8b/dpf2.png?dl=0


    Podem ajudar-me a perceber se tenho de substituir o filtro ou não?

    Não percebo como o Load state Particle é 34% e depois tenho 80 grama de soot(acho q o limite são 60)

    Podem ajudar-me?
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por quinzico; 28 March 2020, 09:10.

    #2
    Está saturado o filtro, tens de fazer uma regeneração. Nem que seja forçada.

    Comentário


      #3
      Tens PM

      Comentário


        #4
        Obrigado BlackDrako e Psoares. Psoares as tuas explicações foram bastante importantes sobre o que poderei fazer e os processos. Obrigado aos dois pela ajuda

        Comentário


          #5
          Como já te tinha dito, tens de transformar o BLS num BKD.

          Ou então comprar um carro a gasolina sem fap....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por quinzico Ver Post
            Olá,

            Tenho o VW Golf 5 TDI com DPF/FAP.

            Estive a ver o nível de filtro de partículas com um DELPHI DS150E e deu-me o seguinte resultado:

            Podem ajudar-me a perceber se tenho de substituir o filtro ou não?

            Não percebo como o Load state Particle é 34% e depois tenho 80 grama de soot(acho q o limite são 60)

            Podem ajudar-me?

            Os filtros de partículas pirolíticos, como caso de um num Golf V, vão enchendo de partículas durante a utilização regular, até ao momento em que é necessária uma regeneração.

            Isso é o dito "load particle". Estaria a 34%.

            Após cada regeneração há uma quantidade de cinzas que se vão acumulando. Não há nada que se possa fazer quanto a isso. É um subproduto das regenerações. Usar bons óleos e desfrutar do carro. Todas as peças têm um tempo de vida útil. Isso é o dito "soot". Supondo que o programa está a dar os valores em gramas, seriam 80g.

            Esses filtros estão desenhados para 60g.

            Mas, falta um campo extremamente importante. Aliás vários para que se possa afirmar que está saturado, ou não.

            Vais precisar de um VAS ou de um VCDS. E sobretudo de alguém que os saiba usar devidamente.

            Ou então, olhómetro. Caso não tenhas a luz acesa e os intervalos entre regenerações, que num Golf V sentem-se bem, não tenham diminuído de forma abrupta ao ponto de serem incómodos, assumindo que haverá um ideia dos intervalos que esse carro faz, ainda estará utilizável.

            Retomando, num desses programas, nas secções respectivas estará um campo com um nome semelhante a "Learned Value". Esse campo é um valor, acumulado por aprendizagem do carro, do desvio entre as cinzas (soot ou carbon na linguagem de um VAS/VCDS) que o carro pensa ter e que efectivamente tem.

            O desvio pode ser a mais e a menos, mas até hoje do que vi foi sempre para menos. Portanto se o filtro tiver 80g com um desvio de 25, estará com algo como 55g reais. Naturalmente estes valores são aproximações pelas leituras de pressão que o veículo faz.

            Outras verificações que podem ser feitas com os referidos programas são as leituras dos diferenciais de pressão à entrada e saída. Os programas apresentam valores de referencia para comparação. Mas isto será mais uma verificação secundária do que um atestado de saúde.

            Já vi filtros que "apresentavam", note-se as aspas, perto de 100g onde os carros continuavam a andar e sem problemas no seu funcionamento. Com isto não estou a dizer que deves andar despreocupado, cada carro é um caso.

            Deves sim procurar informação completa e basear as escolhas a partir daí.

            Caso concluas que o filtro de partículas necessita de ser trocado, não optes pela remoção. O planeta agradece. Todos nós agradecemos. Os teus descendentes agradecem.

            Comentário


              #7
              OBrigado REMORA, eu bambem tenho o VCDS, quando conseguir vejo lá.

              Comentário

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