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Suspensão traseira carrinha Laguna II

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    Suspensão traseira carrinha Laguna II

    Boas, tenho esta carrinha há pouco tempo e reparei que a traseira está muito bailarina (parece que flutua no ar e ao apertar numa curva ela parece que desliza uns centímetros até agarrar a estrada). Os amortecedores são novos (foram postos em setembro do ano passado pelo anterior dono) e a data de fabrico é de há cerca de um ano, daí ACHO que amortecedores não será. Em piso irregular ouve-se um toc toc na suspensão traseira. A pressão dos pneus também está correcta e até já testei com mais e com menos um bocadinho da pressão indicada e continua igual.
    Alguém tem alguma ideia do que poderá ser?

    Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk

    #2
    TOC TOC pode pode ser dela assim, quanto ao fugir pode ser barra de estabilidade, tirantes gastos, ou apoios soltos, no pior dos casos a barra de estabilidade pode estar partida, já tive uma Vectra assim

    Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

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      #3
      Qual é a pressão dada aos pneus?
      Qual é a marca e modelo dos pneus no eixo traseiro?
      Qual é a data de fabrico dos pneus no eixo traseiro?

      Comentário


        #4
        Tens a factura que comprova a troca dos amortecedores?

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          #5
          Fui agora à garagem para ver a marca e modelo dos pneus e aproveitei para ver novamente o livro de manutenção e realmente no livro menciona nas observações "casquilhos suspensão traseira" na última manutenção. E afinal os amortecedores traseiros foram trocados em fevereiro do ano passados, em setembro, onde foram mencionados os casquilhos, foi trocada a correia de distribuição e bomba de água.
          Provavelmente o bailar virá daí, que dizem?!

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            #6
            Originalmente Colocado por tiagofranca Ver Post
            Fui agora à garagem para ver a marca e modelo dos pneus e aproveitei para ver novamente o livro de manutenção e realmente no livro menciona nas observações "casquilhos suspensão traseira" na última manutenção. E afinal os amortecedores traseiros foram trocados em fevereiro do ano passados, em setembro, onde foram mencionados os casquilhos, foi trocada a correia de distribuição e bomba de água.
            Provavelmente o bailar virá daí, que dizem?!

            Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk
            Isso esplica o TOC TOC não o porquê de escorregar, amortecedores 1 ano de desgaste não é nada
            Muito possivelmente os peneus foram postos usados e estão ressequidos como estava a dizer o eblase ( acho que escrevi direito)

            Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

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              #7
              Originalmente Colocado por KITT3000BLACK Ver Post
              Isso esplica o TOC TOC não o porquê de escorregar, amortecedores 1 ano de desgaste não é nada
              Muito possivelmente os peneus foram postos usados e estão ressequidos como estava a dizer o eblase ( acho que escrevi direito)

              Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
              Pois, isso dos pneus já não sei... só sei que são uns GoodYear EfficientGrip!! [emoji12] Nem a data de fabrico encontrei na lateral do pneu.
              Olhando para eles ainda têm piso bem acima do limite mas realmente já não têm aquele "brilho" na borracha!!

              Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk

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                #8
                Originalmente Colocado por tiagofranca Ver Post
                Pois, isso dos pneus já não sei... só sei que são uns GoodYear EfficientGrip!! [emoji12] Nem a data de fabrico encontrei na lateral do pneu.
                Olhando para eles ainda têm piso bem acima do limite mas realmente já não têm aquele "brilho" na borracha!!

                Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk
                Então troca já, vou mandar um carro para a sucata a conta disso, e coincidência dos diabos é o mesmo peneu

                Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

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                  #9
                  Tira uma foto aos pneus do eixo traseiro e mete aqui. Depois, responde às perguntas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Tira uma foto aos pneus do eixo traseiro e mete aqui. Depois, responde às perguntas.
                    Ora aqui está a foto do pneu (que diga-se de passagem que com o reflexo do flash na jante ficou uma valente bosta) e, segundo um vizinho que estava de saída, os códigos de fabrico do pneu.

                    Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Fui lá baixo tirar outra do pneu pois a anterior, coitada...

                      Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Aí está a semana de produção e o ano.

                        Os dois primeiros digitos, correspondem à semana e os dois ultimos ao ano.

                        Não se consegue perceber bem o que ali está escrito.



                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Aí está a semana de produção e o ano.

                          Os dois primeiros digitos, correspondem à semana e os dois ultimos ao ano.

                          Não se consegue perceber bem o que ali está escrito.



                          5115

                          Então terá sido produzido no final de 2015, certo?

                          Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tiagofranca Ver Post
                            5115

                            Então terá sido produzido no final de 2015, certo?

                            Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk


                            Correcto...

                            Comentário


                              #15
                              E reparei que numa foto, há um pneu com pressão em excesso dada a carga.

                              Resolvido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                E reparei que numa foto, há um pneu com pressão em excesso dada a carga.

                                Resolvido.
                                Como não estou muito dentro do assunto, como percebeste isso?
                                No manual diz que a pressão correcta são 2.2. Quando a comprei fui logo a bomba em frente meter gasóleo e ajustar a pressão dos pneus. Como dançava baixei para 2.1 e ficou na mesma. Passei na loja de pneus onde costumo ir e lá disseram que o ideal seria 2.4 e assim puseram. O que é certo que com essa pressão a traseira fica menos bailarina, apesar de se sentir o bailar. Parece que vou a conduzir com vento lateral só na traseira.

                                Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tiagofranca Ver Post
                                  Como não estou muito dentro do assunto, como percebeste isso?
                                  No manual diz que a pressão correcta são 2.2. Quando a comprei fui logo a bomba em frente meter gasóleo e ajustar a pressão dos pneus. Como dançava baixei para 2.1 e ficou na mesma. Passei na loja de pneus onde costumo ir e lá disseram que o ideal seria 2.4 e assim puseram. O que é certo que com essa pressão a traseira fica menos bailarina, apesar de se sentir o bailar. Parece que vou a conduzir com vento lateral só na traseira.

                                  Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk

                                  Amigo esses pneus acho que estão fora de prazo tem 5 anos , e nota se que estão vidrados aliado a pressão 2.4 é tudo a somar! Eles tem piso mas a qualidade já não esta la.

                                  Essa pressão tem utilidade somente nos consumos mas da cabo dos periféricos, as pancadas ficam mais fortes devido a rigidez dos pneus..

                                  Já estive esses pneus e não gostei deles simplesmente pela barriga lateral que deixam o carro sempre arreado, isto é como se pneu se encontra se sempre com eles vazios..


                                  Na minha opinião esses pneus só servem para andar em auto-estrada na faixa da direita a 100km/h Ou mudar para frente para fazer uns burnouts.. e muda los de vez!

                                  Mais vale comprares outros pneus com borracha "NOVA" e deitares esses para sucata..!

                                  Fica bem agora fica tudo a teu critério!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não esquecer que a carrinha ou carro, não anda sobre carris. É óbvio que pneus vidrados, pressão incorrecta e piso polido não há milagres. Nem que com um Citroen Xantia Activa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Devo ser dos gajos deste fórum mais mesquinhos e zelosos com os pneus, e neste caso não vejo nada de anormal.

                                      Os primeiros são da última semana de 2015, têm 4 anos e meio. Não é dramático.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em relação ao "TOC TOC"...

                                        https://photos.google.com/photo/AF1Q...yKAhzMkZExk_hm

                                        Está morto!!! Vendo a olho nu ainda abana mais pois a filmar não tinha como abanar muito a carrinha.

                                        Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk

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                                          #21
                                          Foram trocados os dois casquilhos traseiros e ficou tudo ok. Os dois estavam em mau estado mas um deles estava mesmo partido e isso fazia o eixo oscilar. Já fui dar uma volta aqui na zona e não dança nem um bocadinho, inclusive entrei na autoestrada (onde sentia mais o bailar), saí na primeira saída e voltei para trás e a carrinha portou-se lindamente.

                                          Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk

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                                            #22
                                            Então a malta da IPO já tinha avisado. Pensava que já tinhas trocado..

                                            Comentário

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