A pergunta é simples, seja a gasolina ou a gasóleo.
Falo claramente dos motores mais banais, que é como quem diz até aos 2.0.
o que tu queres dizer é o motor mais fiável, certo? talvez o 2.0 da vw com os 190cv e os motores volvo 2.0. de cilindrada menor talvez os últimos 1.6 psa/ford, juntamente com, para mim, o motor 1.5hdi, que já tem alguns anos no mercado. em relação a gasolina, são todos turbodependentes hoje em dia. o ecoboost é um dos melhores. é pena não se vender uma versão superior ao básico 1.0. há também o 1.4tsfi de que falaram ontem, com a tecnologia ACT, de 150cv e de cilindros desligáveis (pode ficar com 2 cilindros apenas), mas é um motor pouco vendido e que ficou queimado pelo seu irmão mais velho, que dava problemas a torto e a direito. quanto ao 1.5tsi, não tenho conhecimento, mas ainda não ouvi nada de mal.
Motores actuais é sempre um intervalo vago, pelo que diria o seguinte a um amigo que pretende comprar um carro usado o mais fiável possível: Esquece o buraco no ozono, e esquece a nuvem de fumo atrás do carro... compra um 1.9 TDI, se possível na variante 110 Cv... nunca mais acaba!!!!
Fácil, 4G13. Não anda um chavelho, mas nunca pára.
Isso depende mais da relação peso/potência do carro. Eu tive um Hyundai Accent de 95 com 82 cv básicozinho e ele era tudo menos lerdo. Até posso dizer que esse motor para a altura dele era muito mais avançado que a maioria da concorrência na Europa (já tinha injeção multiponto). Os 1.4 Energy e os D da Renault não eram multiponto nessa altura, os 1.4 da PSA tinham 75 cv (que apesar de fiáveis não acompanharam a modernidade dos carros), os motores 1.4 horrorosos da VW com 60 e 75 cv eram mais rudimentares que esse a nível de performance... Até o Fiat 1.2 FIRE que era um maquinão (com 86cv) depois da castração (o de 69cv) ficou pior. Então não concordo que não ande um chavelho. Até acho a performance dele boa para a cilindrada.
O motor LD3A da Honda de 2002 é muito semelhante a nível de performance ao do Hyundai (cilindrada, potência, binário), sendo mais recente e com mais tecnologia (taxa de compressão mais alta, swirl dentro da câmara de combustão para permitir o uso de gasolina de 95 octanas, duas velas por cilindro, comando de válvulas por corrente). Só que o consumo é melhor.
Editado pela última vez por jcramalho; 07 April 2020, 17:29.
Bom, falando em motores atuais, gostei do 1.2 110cv a gasolina da peugeot e do 1.0TSI da Seat
A gasóil 1.3 95cv da fiat foi uma caixinha de surpresas, de resto não conduzi outro
Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 07 April 2020, 20:38.
Vou reformular para se perceber melhor.
O 1.0 Ecoboost será mesmo o melhor motor a gasolina nestas cilindradas mais baixas?
Os TDI serão ainda o melhor motor a gasóleo? Isto é se o foram.
Vou reformular para se perceber melhor.
O 1.0 Ecoboost será mesmo o melhor motor a gasolina nestas cilindradas mais baixas?
Os TDI serão ainda o melhor motor a gasóleo? Isto é se o foram.
Nah. Em cilindradas baixas não há melhor que o 1.4 T-Jet/Multiair.
Seja em fiabilidade pura ou potencial para extrair mais potência. Quando tens um 1.4 com 190cv (na sua forma mais potente) que está castrado por causa de emissões, é difícil fazer melhor.
Editado pela última vez por brkncrss; 07 April 2020, 21:04.
O 1.0 EB em versões de estrada já vão em 140cv e se quisessem já iam em 177cv e nas versões de competição do Fiesta (Rally4) vai em 209cv.
Estamos a falar de motores stock, com componentes completamente stock. Se quiseres enveredar por blocos completamente forjados como são os usados em rally, então...
Em relação ao motor completamente stock, é só trocar o turbo para um td04 ou hibridar o GT1446 e terás por volta dos 250cv.
Em relação a fiabilidade, o 1.0 Ecoboost é bom, mas o 1.4 FIRE está noutro patamar.
Editado pela última vez por brkncrss; 07 April 2020, 21:10.
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