Anúncio

Collapse
No announcement yet.

APP do banco e quarentena - Água no bico?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade APP do banco e quarentena - Água no bico?

    Nos últimos anos tenho feito as operações bancárias que preciso via internet ou MB e tem servido perfeitamente.

    Acontece que há dias recebo uma mensagem do banco a pedir para instalar a sua APP com a justificação que têm os funcionários em tele-trabalho.

    Não vejo nenhuma necessidade de instalar essa APP, mas de certeza que há qualquer objectivo oculto aqui.

    Alguém percebe qual?

    #2
    Assim de repente não me lembro de nada, a não ser alguma comissão que o banco possa ganhar.

    Por coincidência ou não, em Fevereiro também tive uma situação que me pareceu estranha. Pode até nem ser, mas achei.
    Fui a um balcão do meu banco porque tinha perdido o meu multibanco e acabou por calhar em conversa o MBNet. A senhora que falou comigo sugeriu que eu usasse a app MBNet que a aplicação do meu banco tem já embutida em vez de usar a MBNet (standalone, por assim dizer) que desacrregamos da store porque tem havido vários relatos de burlas com a app fora da do banco.
    Eu pensei logo se seria verdade e não seria mas era algum tipo de benefício que o banco tenha, para ela me estar a sugerir aquilo.
    Mas depois pesquisei sobre burlas com o MBNet e vi que realmente é verdade. No entanto, acho que as mesmas burlas também podem acontecer com o MBNet que vem na app do banco, por isso fiquei sempre na dúvida.

    Sent from my SM-G935F using Tapatalk

    Comentário


      #3
      eu do banco uso a caixa directa tanto pelo site no pc como pela app no telemóvel depende da situação, o que é perfeito e nesta altura facilita bastante e não tenho de ir à caixa multibanco para efectuar pagamentos ou ver como estão as coisas no banco...

      agora se mandaram uma mensagem para instalares a app, isso fica ao teu critério...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
        eu do banco uso a caixa directa tanto pelo site no pc como pela app no telemóvel depende da situação, o que é perfeito e nesta altura facilita bastante e não tenho de ir à caixa multibanco para efectuar pagamentos ou ver como estão as coisas no banco...

        agora se mandaram uma mensagem para instalares a app, isso fica ao teu critério...
        O problema é se não foi o banco a enviar a mensagem. Pode ser algum esquema fraudulento para sacar dados. Nestas coisas há que ter muita cautela.

        Eu no lugar dele, ligava para o banco e perguntava se tem estado a enviar mensagens com o pedido de instalação da app. Just in case.

        Sent from my SM-G935F using Tapatalk

        Comentário


          #5
          A app esta no google play?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por kasparovitch Ver Post
            Nos últimos anos tenho feito as operações bancárias que preciso via internet ou MB e tem servido perfeitamente.

            Acontece que há dias recebo uma mensagem do banco a pedir para instalar a sua APP com a justificação que têm os funcionários em tele-trabalho.

            Não vejo nenhuma necessidade de instalar essa APP, mas de certeza que há qualquer objectivo oculto aqui.

            Alguém percebe qual?
            Pode ser apenas uma sugestão para facilitar a vida ao cliente. No início fazia tudo por internet, mas quando a app ficou disponível e fiável, passei a praticamente não utilizar o site do banco. Ou seja, é mais um serviço, e podem estar a aproveitar para fazer o push disso.

            Comentário


              #7
              Eu uso 99% das vezes a App do meu banco. Simples e fácil de usar.

              Comentário


                #8
                Há coisas que continuam a fazer mais sentido no "bom velho" computador. Esta é uma delas. A não ser que passes a vida a viajar e a ter que fazer operações bancárias urgentíssimas. Na maioria das vezes é mais uma moda que real necessidade...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                  O problema é se não foi o banco a enviar a mensagem. Pode ser algum esquema fraudulento para sacar dados. Nestas coisas há que ter muita cautela.

                  Eu no lugar dele, ligava para o banco e perguntava se tem estado a enviar mensagens com o pedido de instalação da app. Just in case.

                  Sent from my SM-G935F using Tapatalk
                  A mensagem do banco é genuína, isso tá fora de questão. Já falei com a gerente e disse-lhe que instalaria a APP, mas não sabia quando (desculpa esfarrapada).

                  Comentário


                    #10
                    Atenção que não estou a dizer nada contra a APP. Simplesmente nunca senti necessidade de tê-la. O que me parece estranho é a preocupação do banco para que a instale (alegando como desculpa pouco compreensível para mim que é por causa do tele-trabalho). É disso que estou a falar.

                    Comentário


                      #11
                      A app ou o site são diferentes “front-end” para as mesmas operações do lado do banco, sejam elas tratadas automaticamente (a maior parte) ou via colaborador.

                      Usa uma, usa outra, usa ambas...vai dar ao mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kasparovitch Ver Post
                        Atenção que não estou a dizer nada contra a APP. Simplesmente nunca senti necessidade de tê-la. O que me parece estranho é a preocupação do banco para que a instale (alegando como desculpa pouco compreensível para mim que é por causa do tele-trabalho). É disso que estou a falar.
                        a preocupação é nesta altura como as coisas andam, estarem a dar alternativas aos clientes de modo a não se deslocarem presencialmente ao banco, para fazer algo que podem fazer através de uma app no smartphone remotamente, mas ainda assim vai ser complicado pois lá está muita gente não é dada a estes avanços tecnológicos e anda sempre desconfiada que os estão a enganar...

                        também só tenho acesso via Internet ou por pc ou smartphone há coisa de 1 ano e meio, mas veio facilitar muito as coisas, deixei de me deslocar ao multibanco e posso resolver logo alguma coisa em qualquer lado na hora pela app...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por kasparovitch Ver Post
                          Atenção que não estou a dizer nada contra a APP. Simplesmente nunca senti necessidade de tê-la. O que me parece estranho é a preocupação do banco para que a instale (alegando como desculpa pouco compreensível para mim que é por causa do tele-trabalho). É disso que estou a falar.
                          Tens que dar mais dados teus para podermos analisar o teu caso. Quantas contas tens e ja agora o valor total de graveto que tens lá depositado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kasparovitch Ver Post
                            A mensagem do banco é genuína, isso tá fora de questão. Já falei com a gerente e disse-lhe que instalaria a APP, mas não sabia quando (desculpa esfarrapada).
                            Óptimo. Só quis acautelar. Nunca é demais confirmar essas SMS.

                            Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                              Tens que dar mais dados teus para podermos analisar o teu caso. Quantas contas tens e ja agora o valor total de graveto que tens lá depositado.
                              E código dos cartões, já agora!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por kasparovitch Ver Post
                                Nos últimos anos tenho feito as operações bancárias que preciso via internet ou MB e tem servido perfeitamente.

                                Acontece que há dias recebo uma mensagem do banco a pedir para instalar a sua APP com a justificação que têm os funcionários em tele-trabalho.

                                Não vejo nenhuma necessidade de instalar essa APP, mas de certeza que há qualquer objectivo oculto aqui.

                                Alguém percebe qual?
                                Se puderes transcrever a mensagem que recebeste era porreiro, porque duvido que esteja escrita de forma "chapa 5" do gênero instale a APP porque temos o pessoal em teletrabalho. Parece-me uma leitura uma pouco na diagonal.

                                O que os Bancos querem é ter o menor número de pessoas possível nos balcões, pois como sabes, os balcões estão a funcionar com o staff a trabalhar de forma rotativa (pelos menos é que ouço nas notícias, obviamente que não fui ao balcão constatar). Ora, se não deves ir ao balcão, tens 2 alternativas para auto-serviço, isto num contexto de confinamento, usas o home banking ou usas a APP. Os bancos estão a contactar os clientes que não têm este tipo de alternativas ativas. Mas o cliente é soberano, podes queres ou não.

                                Algumas mais valias da APP, que não tens no home banking: podes usar a APP para pagares um serviço num terminal de um comerciante, por exemplo, há quem considere que é mais cómodo do que andar com os cartões atrás. Outra: podes transferir ou receber dinheiro de contato teus, sem teres que andares a dar Iban. Por ex. Um familiar meu pediu-me para comprar um produto e depois pediu-me o número de conta para pagar e eu disse transfere através do número de telemóvel (até porque somos clientes do mesmo banco) e a pessoa respondeu mas eu não tenho APP? WTF, tens 30 anos, redes sociais e essas m#rdas e não tens uma APP bancária?
                                Outra: recebes uma fatura eletrónica para pagar, abres a fatura partilhas com a APP do teu banco, a APP preenche os dados e tu confirmas. Isto para quem não tem débito direto.
                                Outra: mobilidade.

                                Sabes porque é que os bancos insistem que instales a APP? Porque investem algum dinheiro para ter este tipo de soluções.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só para acrescentar:

                                  Como tudo na vida temos sempre que estar muito atentos e as instalações dessas apps devem ser sempre via APP store e nunca através de links provenientes de e-mails ou SMS.

                                  Fora todas as restantes recomendações de segurança que estão nos sites dos respectivos bancos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uso a app do banco para tudo, na verdade a APP é melhor que o site. Mais de fácil de fazer login, menos protocolos de segurança etc. Além disso é muito mais fácil de navegar e encontrar informação.

                                    As pessoas têm receio do progresso, ontem era receio de usar o site/home banking, hoje têm receio da APP, amanhã será medo de outra coisa qualquer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      Uso a app do banco para tudo, na verdade a APP é melhor que o site. Mais de fácil de fazer login, menos protocolos de segurança etc. Além disso é muito mais fácil de navegar e encontrar informação.

                                      As pessoas têm receio do progresso, ontem era receio de usar o site/home banking, hoje têm receio da APP, amanhã será medo de outra coisa qualquer.
                                      Ter medo/receio é bom. É sinal que estamos a ser racionais. E cada vez mais é preciso termos medo/receio. Ajuda-nos a precaver e a evitar males maiores.

                                      Os protocolos de segurança são incómodos mas é um mal menor necessário. Maior parte de nós pode até nem concordar mas se fores um empresário que se calhar movimenta alguns milhares de € por dia, és capaz de aceitar de bom grado esses protocolos. Seria bem pior teres que ir falar com o teu banco a pedir 100 ou 200 mil euros porque foste roubado por teres sido negligente nos protocolos de segurança.

                                      Só como exemplo, eu uso pelo menos o 2FA em tudo o que posso.

                                      Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por kasparovitch Ver Post
                                        Atenção que não estou a dizer nada contra a APP. Simplesmente nunca senti necessidade de tê-la. O que me parece estranho é a preocupação do banco para que a instale (alegando como desculpa pouco compreensível para mim que é por causa do tele-trabalho). É disso que estou a falar.
                                        O objectivo é minimizar necessidade física de serviços do banco e que as pessoas explorem todos os serviços possíveis das App. Não vejo nenhum truque, até porque os bancos estão a oferecer diversos tipos de comissões que nem cobram nas operações.

                                        Comentário


                                          #21
                                          As pessoas põem a vida inteira delas no telemóvel e depois choram se o mesmo é roubado ou avaria/é destruído.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            As pessoas põem a vida inteira delas no telemóvel e depois choram se o mesmo é roubado ou avaria/é destruído.
                                            Lino desculpa mas não entendes do que falas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              Lino desculpa mas não entendes do que falas.
                                              Independentemente das questões da segurança, que efectivamente não domino, ninguém me pode convencer que é mais confortável/prático consultar movimentos e realizar operações bancárias num ecrã minúsculo de um telemóvel do que num computador "a sério".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                As pessoas põem a vida inteira delas no telemóvel e depois choram se o mesmo é roubado ou avaria/é destruído.
                                                Pois, concordo com isso, mas infelizmente muitas aplicações e serviços quase nem funcionam se lá não meteres metade da tua vida.

                                                Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Independentemente das questões da segurança, que efectivamente não domino, ninguém me pode convencer que é mais confortável/prático consultar movimentos e realizar operações bancárias num ecrã minúsculo de um telemóvel do que num computador "a sério".
                                                  Chama-se Ux e sim, é bem possível.

                                                  Não preciso de te convencer de nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    As pessoas põem a vida inteira delas no telemóvel e depois choram se o mesmo é roubado ou avaria/é destruído.
                                                    Lino, esse teu comentário é completamente desfasado da realidade que aqui se está a discutir.

                                                    Hoje em dia as apps dos bancos são seguras, são tão seguras como o site/homebanking, e são mais práticas de se usar que o próprio site.
                                                    Eu tenho contas em dois bancos, e praticamente só uso as apps para tudo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por kasparovitch Ver Post
                                                      Nos últimos anos tenho feito as operações bancárias que preciso via internet ou MB e tem servido perfeitamente.

                                                      Acontece que há dias recebo uma mensagem do banco a pedir para instalar a sua APP com a justificação que têm os funcionários em tele-trabalho.

                                                      Não vejo nenhuma necessidade de instalar essa APP, mas de certeza que há qualquer objectivo oculto aqui.

                                                      Alguém percebe qual?
                                                      Sim há um objetivo: EVITAR A COVID-19! Já ouviste falar?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                                                        [...]

                                                        Sabes porque é que os bancos insistem que instales a APP? Porque investem algum dinheiro para ter este tipo de soluções.
                                                        Parece-me plausível.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Há coisas que continuam a fazer mais sentido no "bom velho" computador. Esta é uma delas. A não ser que passes a vida a viajar e a ter que fazer operações bancárias urgentíssimas. Na maioria das vezes é mais uma moda que real necessidade...
                                                          Estás a brincar não estás?
                                                          Uma moda?

                                                          Eu passo o dia num computador empresarial que não é meu.
                                                          Quando chego a casa raramente me apetece ligar o computador.
                                                          Uso a APP diversas vezes por dia, pagamentos MB, Transferencias, envios de NIB, ver saldo, fazer aplicações de dinheiro, como disse faço 99% pela APP, não é para mostrar a amigos, nem é para o show off.
                                                          Além disso acho mais seguro que num PC...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Independentemente das questões da segurança, que efectivamente não domino, ninguém me pode convencer que é mais confortável/prático consultar movimentos e realizar operações bancárias num ecrã minúsculo de um telemóvel do que num computador "a sério".
                                                            Recebes algo com pagamento por referencia de multibanco.

                                                            Pegas na APP, abro com impressão digital, faço "pagamento" abro a camara, fotografo o papel com a referencias, faço OK, e está pago.
                                                            Em casa, no café, no trabalho, no carro, num aeroporto na china. Simples e rápido.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X