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Problema no motor queima vela

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    Problema no motor queima vela

    Boa tarde pessoal,

    Tenho volkswagen polo 1.0 de 2000, que comprei em abril dem 2018, infelizmente com alguns problemas bónus, a uma pessoa desonesta que nem se.dignava a atender o telemóvel.

    O ano passado devido a intensos cheiros a gasolina, troquei as velas e os cabos de velas. Feito isto, o carro voltou para as minhas mãos com menos potência, em auto estrada tinha que pregar a fundo para ultrapassar camião com muita dificuldade, nao passando dos 80 em subida. Voltei de imediato ao mecânico, deparamos com uma situação muito estranha. Numa das entradas das velas tem um genero de uma argola de plastico, disse me o mecânico que o motor tem algum problema e colocaram para desenrascar, teria de abrir para ver o que é e isso sai muito caro. Colocou uma vela diferente, penso que de outro tamanho e o carro voltou a andar como dantes.

    Ha nem 2 semanas atrás o carro começou a engasgar-secquando acelarava a trocar mudanças, durante cerca den3 dias, até que voltou a ter essa perca de potência. Ora essa vela estava toda queimada e o cabo danificado. E tengo a peça onde a vela encaixa no motor, não me recordo o nome, peço desculpa a ignorância também a não funcionar a 100%. Noutro mecânico sugeriram me um motor usado, que custa 1200 euros, o mesmo que o carro me custou ou abrir o motor que fica por 400 euros, fora o torneiro e reparações necessárias.

    Cabos de velas novos duram cerca 20 000 km, aqueles andaram tipo 5000, para agora voltar a gastar mais 200€. A minha ideia era desenrascar para mais um ano e comprae um nissan micra de 2018/2019.

    A minha questão é ao queimar um cabo tem dense comprar o kit todo e acham uma solução viável para mais um ano? Penso em comprar outro do mesmo valor ou até 3000 mas terei de ter preparado mais 30% do valor do carro para manutenções e não estou com possibilidades para tal. Acho uma roleta muito grande para apostar cimprar carros destes anos, estou um pouco perdido no que fazer.

    Obrigado

    #2
    Minha opinião seria como pretendes mudar de carro, davas um jeito nisso para ficar operacional pelo mais barato possível e entregares num stand como retoma e levantares outro, mas desta vez estar bem atento
    Editado pela última vez por Rools; 29 April 2020, 18:54.

    Comentário


      #3
      Os cabos de velas custam cerca de 20€

      https://www.oscaro.es/juego-de-cable...-p#/?vid=13971

      E 4 velas 32€


      https://www.oscaro.es/juego-de-bujia...-p#/?vid=13971


      Não há que inventar. É substituir tudo, podes fazer tu.

      Se os cabos estiveram danificados a faisca ao inves de acabar na vela acaba noutro lado qualquer. Como não existe combustão naquela vela ela fica preta.

      Comentário


        #4
        Tens que ter em atenção que se uma das velas realmente for diferente e tiver que ser essa, tens de comprar uma igual.

        CVonsegues por umas fotos para o pessoal perceber melhor aquilo que referes?

        Comentário


          #5
          Será que moeram o fio de rosca onde enroscam as velas? Bem capaz...

          Comentário


            #6
            Sim para o ano pretendo comprar um micra ate 30 000 km com 2/3 anos. Tive a ver carros e até 4000 euros nao compensa nada

            Comentário


              #7
              Tenho o carro no mecânico de momento, não consigo postar foto

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                Os cabos de velas custam cerca de 20€

                https://www.oscaro.es/juego-de-cable...-p#/?vid=13971

                E 4 velas 32€


                https://www.oscaro.es/juego-de-bujia...-p#/?vid=13971


                Não há que inventar. É substituir tudo, podes fazer tu.

                Se os cabos estiveram danificados a faisca ao inves de acabar na vela acaba noutro lado qualquer. Como não existe combustão naquela vela ela fica preta.
                Então 1 vela 23€, kit cabos 101€ e.mao de obra 30. Eu so precisava de um cabo, disseram-me que tinha que comprar o kit. Estão me a enrolar?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Papiroful Ver Post
                  Então 1 vela 23€, kit cabos 101€ e.mao de obra 30. Eu so precisava de um cabo, disseram-me que tinha que comprar o kit. Estão me a enrolar?
                  Nao percebi..

                  O que te indiquei por 16.20€ são os 4 cabos

                  E 4 velas por 32€

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Papiroful Ver Post
                    Então 1 vela 23€, kit cabos 101€ e.mao de obra 30. Eu so precisava de um cabo, disseram-me que tinha que comprar o kit. Estão me a enrolar?
                    Pois são preços de oficina, mas realmente acho que é puxado...

                    Se conseguisses fazer isso era pouco mais de 50€.

                    Comentário


                      #11
                      Também é bastante comum a bobine dessse motor pifar/rachar e depois engasga-se.

                      Comentário


                        #12
                        Compra o Micra ASAP!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Também é bastante comum a bobine dessse motor pifar/rachar e depois engasga-se.
                          Exacto. Conheço bem esses problemas crónicos.

                          Bobine com falta de isolamento, não leva a faísca ao cabo e por sua vez a vela. Os cabos de vela desses motores são do pior que existe.

                          Bobine, velas e cabos ficaria o assunto resolvido, excepto se houver algum problema no motor como o now disse. Rosca de vela arrasada?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                            Exacto. Conheço bem esses problemas crónicos.

                            Bobine com falta de isolamento, não leva a faísca ao cabo e por sua vez a vela. Os cabos de vela desses motores são do pior que existe.

                            Bobine, velas e cabos ficaria o assunto resolvido, excepto se houver algum problema no motor como o now disse. Rosca de vela arrasada?
                            Sim o problema é que na "entrada do 2° cilindro", o dono anterior que trabalhava num centro de inspeção, colocou um genero de uma rosquinha, tipo um adaptador de plástico, não se sabe porquê, mas os mecânicos dizem que foi para desenrascar um problema, que basicamente tem de levar aí uma vela de tamanho diferente das outras senão, o carro anda morto.

                            Visto que o ano passado coloquei todos os cabos novos e só um está danificado, não é possível trocar so esse? Esta oficina quer que eu troque todos, dizendo que só é possível comprar o kit todo dos cabos. Acham normal?

                            Comentário


                              #15
                              Levou isso porque moeram a rosca na cabeça do motor. Provavelmente e se o motor for de alumínio basta fazer um trabalho mal feito(ex: demasiado aperto, mal enroscada) para ficar a vela encavalitada.

                              O meu conselho é comprar uma cabeça usada(em bom estado) para esse motor.

                              Comentário


                                #16
                                Por meia dúzia de tostões resolves o problema:


                                https://m.olx.pt/anuncio/cabea-colaa...j.html?reason=


                                https://m.olx.pt/anuncio/cabea-polo-...B.html?reason=

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por now Ver Post
                                  Levou isso porque moeram a rosca na cabeça do motor. Provavelmente e se o motor for de alumínio basta fazer um trabalho mal feito(ex: demasiado aperto, mal enroscada) para ficar a vela encavalitada.

                                  O meu conselho é comprar uma cabeça usada(em bom estado) para esse motor.
                                  A sério? É que tem uma peça de plastico tipo no encaixe da vela. Eu não sei fazer isso, no mecânico fica muito caro esse serviço?

                                  E sabem me confirmar se é possivel comprar apenas um cabo de velas? Visto só um estar danificado e serem todos "novos" com 5000km, seria um desperdício comprar todos outra vez

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Papiroful Ver Post
                                    Sim o problema é que na "entrada do 2° cilindro", o dono anterior que trabalhava num centro de inspeção, colocou um genero de uma rosquinha, tipo um adaptador de plástico, não se sabe porquê, mas os mecânicos dizem que foi para desenrascar um problema, que basicamente tem de levar aí uma vela de tamanho diferente das outras senão, o carro anda morto.

                                    Visto que o ano passado coloquei todos os cabos novos e só um está danificado, não é possível trocar so esse? Esta oficina quer que eu troque todos, dizendo que só é possível comprar o kit todo dos cabos. Acham normal?
                                    Então deves ter o problema que o now indica. Rosca da vela arrasada.
                                    Originalmente Colocado por now Ver Post
                                    O problema é que trocar a cabeça por uma usada convém mandar facear, rodar válvulas e trocar vedantes, mais junta da cabeça, junta da tampa de válvulas, parafusos da cabeça, kit distribuição se necessário mais o trabalho do mecânico, ultrapassa largamente o valor da cabeça usada.

                                    Será certamente o mais correto mas irá gastar umas centenas de €.

                                    Diria por alto que no mínimo dos mínimos 400€.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Consegue colocar uma foto dessa peça de plástico que falas?

                                      Comentário


                                        #20
                                        O ideal era colocar um helicoil, resolvia o problema e podia usar a vela indicada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                          Então deves ter o problema que o now indica. Rosca da vela arrasada. O problema é que trocar a cabeça por uma usada convém mandar facear, rodar válvulas e trocar vedantes, mais junta da cabeça, junta da tampa de válvulas, parafusos da cabeça, kit distribuição se necessário mais o trabalho do mecânico, ultrapassa largamente o valor da cabeça usada.

                                          Será certamente o mais correto mas irá gastar umas centenas de €.

                                          Diria por alto que no mínimo dos mínimos 400€.
                                          Sim é capaz de ter razão nesses valores. Nesse caso tem de ser o User a ver se justifica e quer investir isso no carro.

                                          Mas andar assim com o carro não dá grande saúde também.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                            O ideal era colocar um helicoil, resolvia o problema e podia usar a vela indicada.
                                            O que é um helicoil?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Papiroful Ver Post
                                              O que é um helicoil?
                                              Basicamente é uma rosca postiça, para teres uma ideia....

                                              https://www.youtube.com/watch?v=-eigt24ikHg

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                O ideal era colocar um helicoil, resolvia o problema e podia usar a vela indicada.
                                                Possivelmente é isso mesmo que ele tem lá em plástico, mas reduzido para uma vela mais fina.

                                                Para ficar na rosca normal teria que abrir mais o buraco da rosca e isso só com a cabeça fora por causa das limalhas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tens um carro com um problema chato, mas não é o fim do mundo.

                                                  Se o resto do carro está bom, já pensaste em reparar em condições e manter o carro?
                                                  é que, com o que tens aí metido, não há forma de desenrascar por uns meses ou até por uns segundos, vais ter problemas constantes e vais estar SEMPRE a meter dinheiro a remendar o que não dá para remendar, para além do obvio problema de segurança e consumos estúpidos que isso deve estar a fazer.

                                                  Digo isto porque parece-me que és uma pessoa que não está propriamente à vontade para gastar dinheiro em carros, e meteres-te num carro "recente" pode não correr assim tão bem nesse aspecto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                    Possivelmente é isso mesmo que ele tem lá em plástico, mas reduzido para uma vela mais fina.

                                                    Para ficar na rosca normal teria que abrir mais o buraco da rosca e isso só com a cabeça fora por causa das limalhas.
                                                    Tinha que estar o piston em cima (ou quase), fazer a nova rosca, colocar a helicoidal e depois aspirar e apanhar as limalhas com um íman o melhor possível.

                                                    Se tivesse eu nessa situação experimentava antes de abrir o motor para trocar a cabeça.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O íman apanha limalhas da cabeça de alumínio?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        O íman apanha limalhas da cabeça de alumínio?
                                                        Não me lembrei desse pormenor, fica válido apenas a opção de aspiração.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É meter ar pressurizado no circuito de admissão e ter em atenção que pelo menos a válvula de admissão desse cilindro está aberta.

                                                          Seja como for, não é o tipo de reparação caseira ou pelo menos nem todos a conseguirão fazer em casa sem material/conhecimento.

                                                          Comentário

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