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    Apresentação e pequena ajuda

    Bom dia,

    Sou novo no forum, apesar de o consultar já há algum tempo.
    Chamo-me Nuno e sou do Porto.
    Ando em fase de adquirir um jipe, daí a minha solicitação de ajuda.
    Ando a ver estes 5 modelos, mais para uso de estrada e reboque de caravana:

    - KZJ 95 de 2000, 200mil km's, 12k€;
    - KZJ 95 de 2000, 195mil km's, 14k€;(caixa automática)
    - KDJ de 2001, 200mil km's, 17k€;
    - PAJERO 3.2did de 2000, 200mil km's, 12k€;
    - PATROL 3.0 di de 2000, 280mil km's, 16k€;

    A minha prende-se no seguinte:

    - Os consumos do KZJ para o KDJ é muito acentuado? Vale a pena a diferença de valor?
    - KZJ manual ou automático, o automático tem a mesma fiabilidade?
    - O Pajero é mais confortável? Tem a mesma fiabilidade e consumos do Toyota?
    - Por fim, este Patrol teve dono único, muito bem tratado sem fazer terra. 280mil km's é muito para este carro? O problema de fiabilidade que todos falam deste motor deste ano, tendo já 280mil km's, concerteza que já não deverá ser uma questão, ou poderá ainda ser?

    Um pequeno à parte. Os preços andam um bocado inflacionados ou sou eu que estou enganado?

    Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

    Nuno
    Editado pela última vez por AmericanoSever; 04 May 2020, 11:29.

    #2
    O KDJ além de consumir menos, é mais potente. Mas não te vai consumir muito menos que o KZJ.
    Quanto a caixa automática, são fiáveis. Perdes um pouco em consumo, mas ganhas mais confiança e facilidade em TT.
    Não conheço os consumos do pajero 3.2, mas sendo uma geração de motores mais recentes, não deve de ser tão bêbado como o 2.8, em qualquer dos casos, os pajeros têm reputação de ser fiaveis.
    Esse motor do patrol tem má fama, mas a verdade é que há muitos e com muitos mais kms.
    Mas de certeza que já chegam aí os experts para aprofundar mais o tema.

    Comentário


      #3
      PS. Os preços em Portugal têm haver com a nossa fiscalidade. Quando um land cruiser novo custa 100 mil euros e paga um balúrdio de iuc. É normal que os antigos não desçam assim tanto de preço, sobretudo quando há cada vez menos em bom estado.
      Fora o factor que os jipes dos anos 90 são muito apreciados pela sua simplicidade mecânica e electrónica.
      A crise já está a fazer descer de preço certo modelos, mas não acredito que se veja os mesmos preços a quando da crise de 2008.

      Comentário


        #4
        existe muito para dizer sobre essas escolhas e não é possível resumir em meia dúzia de linhas. Os KDJ deram problemas de injetores, mas grandes problemas.
        Os DID são bons mas os mais fracos como TT de entre esses indicados.
        O 3.0 di do GR deu problrmas em garanti sendo quase todos os motores trocados pela marca.
        Não deixa de ser uma caixa de pregos a trabalhar mas com uma eficiência bem maior que o RD28t
        eu ficaria pelo KZJ95 3.0 com 125cv e pelo Pajero 2.8 Longo GLS abas largas.
        De entre este o Land Cruiser tem um motor melhor mas menos fiável.
        A transmissão do Pajero é imbatível.
        A suspensão do Pajero permite afinação e a do Land cruiser tem maior curso...não existe um jipe perfeito.

        Comentário


          #5
          Sendo para uso em estrada a puxar caravana, eu preferia o DID ao 2.8TD

          Os DID pelos preços a que andam, e para esse objectivo, parecem-me uma excelente proposta.

          Comentário


            #6
            Mete ao barulho um mercedes ml 270 cdi
            https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#01661c73be

            Comentário


              #7
              Mas os KDJ não foram só um lote? Pelo menos, se a minha memória não me engana, o problema dos injetores foi corrigido depois em garantia, tal como os motores do patrol, a maior parte levou um motor novo já com o defeito revisto e que não deu mais problemas de monta.
              Outra coisa do patrol, não esquecer que é um bicho enorme e como tal gasta bem.

              Comentário


                #8
                Não dá... 5 filhos. Tem de ter 7 lugares.

                Comentário


                  #9
                  O que queres dizer com motor ser uma caixa de pregos? o som que emite?
                  I jipe não será para TT. Uma estrada em terra batida de vez em quando. Nada mais.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AmericanoSever Ver Post
                    O que queres dizer com motor ser uma caixa de pregos? o som que emite?
                    I jipe não será para TT. Uma estrada em terra batida de vez em quando. Nada mais.
                    ML 270 CDI então.
                    Existem com 7 lugares nalgumas versões, fazem consumos e performances acima de qualquer um deles e fazem sempre uns trilhos à maneira
                    Ou isso ou o Pajero DID
                    Só recomendaria os outros que quisesses um TT mais virado para trialadas.
                    Sim o 3.0 DI é muito foleiro ao ouvido, contrariamente ao som emanado pelo harmonioso 6 cilindros da anterior geração. Mas no global o 3.0 DI é o melhor motor que saiu no GR.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      ML 270 CDI então.
                      Existem com 7 lugares nalgumas versões, fazem consumos e performances acima de qualquer um deles e fazem sempre uns trilhos à maneira
                      Ou isso ou o Pajero DID
                      Só recomendaria os outros que quisesses um TT mais virado para trialadas.
                      Sim o 3.0 DI é muito foleiro ao ouvido, contrariamente ao som emanado pelo harmonioso 6 cilindros da anterior geração. Mas no global o 3.0 DI é o melhor motor que saiu no GR.
                      Pois, mas não cabem 7 no ml. Só se forem crianças é pequenas. Estive a ver foi que se encontram uns terrano 2 com poucos km e bem mais baratos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AmericanoSever Ver Post
                        Pois, mas não cabem 7 no ml. Só se forem crianças é pequenas. Estive a ver foi que se encontram uns terrano 2 com poucos km e bem mais baratos.
                        Não sei se o Patrol terá assim um melhor aproveitamento do espaço interior em relação ao ML.
                        só podes verificar isso vendo fisicamente os veiculos
                        Tens também o discovery TD5 series II

                        Comentário


                          #13
                          Se vais andar com 7 pessoas, e a puxar atrelado, precisas de um carro com alma.
                          O Pajero V60 DID ou um ML270 seriam a minha escolha para o que apresentas.
                          Se tiveres gosto por Toyota, o KDJ é bem mais despachado.

                          Relativamente aos assentos na 3ªfila, de facto eles são mais apertados, mas não são em todos os que mencionas?

                          Comentário


                            #14
                            Secalhar o melhor era mesmo uma Hyundai plaza 4x4 ou uma space gear, com sete verdadeiros lugares
                            Editado pela última vez por Golf; 05 May 2020, 16:35.

                            Comentário


                              #15
                              Mas 7 lugares implicam perder quase toda a bagageira.
                              O GR não é muito diferente do meu anterior HDJ80.
                              O piso não tem espaço para as pernas, logo a malta tem de ir com as pernas encolhidas.
                              O acesso é sempre condicionado com a cava da roda que é enorme nestes mastodontes.
                              Depois a bagageira com full capacity é residual e não dá para a bagagem dessas 7 pessoas.
                              A 3ª fila do HDJ80



                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                Mas 7 lugares implicam perder quase toda a bagageira.
                                O GR não é muito diferente do meu anterior HDJ80.
                                O piso não tem espaço para as pernas, logo a malta tem de ir com as pernas encolhidas.
                                O acesso é sempre condicionado com a cava da roda que é enorme nestes mastodontes.
                                Depois a bagageira com full capacity é residual e não dá para a bagagem dessas 7 pessoas.
                                A 3ª fila do HDJ80



                                Bem... Estou a ver que fico apenas com uma opção. O espaço de bagagem não é importante, tenho uma bagageira de tejadilho. O problema é a canalha atrás... Queria um carro mais robusto para viajar com 7 e puxar uma caravana... Talvez seja melhor o Xc90.
                                Mas agora que já abriram os stands vou tentar ver e experimentar os kdj, mas did é afins, para ver se eu caibo nos bancos e se dá para aguentar uma viagem de 4 ou 5 horas, com paragens obviamente.
                                Ou talvez o TD5 mesmo. Tenho é receio dos problemas que esteja a comprar...
                                Obrigado pelas contribuições.
                                Editado pela última vez por AmericanoSever; 06 May 2020, 18:52.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AmericanoSever Ver Post
                                  Bem... Estou a ver que fico apenas com uma opção. O espaço de bagagem não é importante, tenho uma bagageira de tejadilho. O problema é a canalha atrás... Queria um carro mais robusto para viajar com 7 e puxar uma caravana... Talvez seja melhor o Xc90.
                                  Mas agora que já abriram os stands vou tentar ver e experimentar os kdj, mas did é afins, para ver se eu caibo nos bancos e se dá para aguentar uma viagem de 4 ou 5 horas, com paragens obviamente.
                                  Ou talvez o TD5 mesmo. Tenho é receio dos problemas que esteja a comprar...
                                  Obrigado pelas contribuições.
                                  XC90...não te metas nisso. É bom mas para andar leve tipo monovolume e o espaço não é maior que num GR, pelo contrário.
                                  Visita alguns stands e vê os vários modelos antes de tomares uma decisão.
                                  Vê outros modelos longos que não os listados para teres ideia do espaço pois nem todos tem interiores que espelham as dimensões exteriores.
                                  Por exemplo o Hummer H2 é um veículo enorme e o interior diria que é testemonial e mal organizado, ou seja nem sempre o exterior espelha o tamanho interior.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AmericanoSever Ver Post
                                    Bem... Estou a ver que fico apenas com uma opção. O espaço de bagagem não é importante, tenho uma bagageira de tejadilho. O problema é a canalha atrás... Queria um carro mais robusto para viajar com 7 e puxar uma caravana... Talvez seja melhor o Xc90.
                                    Mas agora que já abriram os stands vou tentar ver e experimentar os kdj, mas did é afins, para ver se eu caibo nos bancos e se dá para aguentar uma viagem de 4 ou 5 horas, com paragens obviamente.
                                    Ou talvez o TD5 mesmo. Tenho é receio dos problemas que esteja a comprar...
                                    Obrigado pelas contribuições.
                                    Se esse TD5 se refere ao LR Discovery, os bancos de trás (os +2) são tudo menos confortáveis, e aí sim, acabou a mala. Se não era, ignora o meu comentário

                                    Comentário


                                      #19
                                      Concordo em discordar...

                                      O XC 90 é um excelente SUV, serve bem para rebocador, mas, há sempre um mas, nunca na vida vai ser um offroader nato.
                                      Para viagens com tralha e familia é substancialmente melhor que a praticamente todos dos jipes no mercado. Nao quer dizer que tenha mais espaço, mas segurança passiva e activa, alem de conforto é a noite para o dia.
                                      Se calhar para o proposito, é uma das opções válidas. No entanto tem um preço a pagar... Qualquer intervenção paga-se caro por cá. É o carro para pessoas como eu que lhe mexem em DYI e encomendam material fora. Oficinas quando vêem um volvo a entrar até esfregam as mãos de contentes... mesmo material aftermarket cá é vendido bem caro. Partilha muitas virtudes e defeitos da plataforma P2. Defeitos em Quadrantes, alarmes e Caixas automáticas. Os primeiros sao reparáveis, a caixa dá raia porque supostamente é sem manutenção. Com a manutenção feita, dura muito tempo. O alarme é cronico, o meu S60 ja anda assim ha 4 anos.. nunca me chateou.

                                      É bom em estrada, dá umas voltinhas nos caminhos de campo mas nao se pode exigir mais que isso. Ao nao ter redutoras pouco mais faz do que ir a uns estradões. O Motor d5 é do melhor do mercado. relatos de unidades sem problemas e com 500, 600 mil kms sao mais ou menos comuns por esse mundo fora.

                                      E os preços, esses ja vem a pique...
                                      https://www.olx.pt/anuncio/volvo-cx9...tml#82ae48f1a8

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                        Concordo em discordar...

                                        O XC 90 é um excelente SUV, serve bem para rebocador, mas, há sempre um mas, nunca na vida vai ser um offroader nato.
                                        Para viagens com tralha e familia é substancialmente melhor que a praticamente todos dos jipes no mercado. Nao quer dizer que tenha mais espaço, mas segurança passiva e activa, alem de conforto é a noite para o dia.
                                        Se calhar para o proposito, é uma das opções válidas. No entanto tem um preço a pagar... Qualquer intervenção paga-se caro por cá. É o carro para pessoas como eu que lhe mexem em DYI e encomendam material fora. Oficinas quando vêem um volvo a entrar até esfregam as mãos de contentes... mesmo material aftermarket cá é vendido bem caro. Partilha muitas virtudes e defeitos da plataforma P2. Defeitos em Quadrantes, alarmes e Caixas automáticas. Os primeiros sao reparáveis, a caixa dá raia porque supostamente é sem manutenção. Com a manutenção feita, dura muito tempo. O alarme é cronico, o meu S60 ja anda assim ha 4 anos.. nunca me chateou.

                                        É bom em estrada, dá umas voltinhas nos caminhos de campo mas nao se pode exigir mais que isso. Ao nao ter redutoras pouco mais faz do que ir a uns estradões. O Motor d5 é do melhor do mercado. relatos de unidades sem problemas e com 500, 600 mil kms sao mais ou menos comuns por esse mundo fora.

                                        E os preços, esses ja vem a pique...
                                        https://www.olx.pt/anuncio/volvo-cx9...tml#82ae48f1a8
                                        Um problema nessa caixa auto e gastas outro tanto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Um problema nessa caixa auto e gastas outro tanto.
                                          É um facto. Nessa ou em qualquer outra. Mesmo as Mercedes tem as suas manias. Enraizou-se cá que caixas auto nao tem manutenção e depois é o que dá. Mas também ja nao é o bicho de sete cabeças que era. Ja ha quem mexa, ja ha quem compre reconstruídas e as aplique. No caso do XC90 vale o facto de se terem vendido mesmo muitos com caixa auto, vai havendo material de reposição.
                                          Editado pela última vez por FastLee; 07 May 2020, 14:25.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                            Se esse TD5 se refere ao LR Discovery, os bancos de trás (os +2) são tudo menos confortáveis, e aí sim, acabou a mala. Se não era, ignora o meu comentário
                                            Nao conheço nenhum jipe que seja verdadeiramente de 7 lugares e consiga ter mala capaz

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                              Nao conheço nenhum jipe que seja verdadeiramente de 7 lugares e consiga ter mala capaz
                                              No caso do Td5 aqueles lugares de trás serem de lado são o verdadeiro problema. Não é questão de ter mala capaz, não tem mesmo xD

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                                No caso do Td5 aqueles lugares de trás serem de lado são o verdadeiro problema. Não é questão de ter mala capaz, não tem mesmo xD
                                                Sim. Sei bem o que é isso. Nos Defender 110 íamos 9 macacos la dentro e com tralha para eventos onde supostamente tinhamos de colocar os pés.
                                                Algarve, Lisboa nesses preparos era top

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                                  No caso do Td5 aqueles lugares de trás serem de lado são o verdadeiro problema. Não é questão de ter mala capaz, não tem mesmo xD
                                                  No td5 já não são de lado, mas ocupam a mala toda.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Golf Ver Post
                                                    No td5 já não são de lado, mas ocupam a mala toda.
                                                    Certíssimo. Saem de lado.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                      É um facto. Nessa ou em qualquer outra. Mesmo as Mercedes tem as suas manias. Enraizou-se cá que caixas auto nao tem manutenção e depois é o que dá. Mas também ja nao é o bicho de sete cabeças que era. Ja ha quem mexa, ja ha quem compre reconstruídas e as aplique. No caso do XC90 vale o facto de se terem vendido mesmo muitos com caixa auto, vai havendo material de reposição.
                                                      seja como for o XC90 ou qualquer outro SUV esbarra na capacidade de reboque com travão que parece-me ser o caso. E ai os jipes da velha guarda estão a anos luz.

                                                      O Pajero 2.8, Patrol GR 3.0 DI, Defender Td5 e mesmo o ML nalgumas versões passam os 3000 kgs que podem rebocar de atrelado com travão.
                                                      O Xc90 fica-se nos 2200 kg. Ou seja o motor ajuda mas a transmissão é onde está a grande diferença.
                                                      Por exemplo o ML é o único a pode andar em redutoras sem ter qualquer bloqueio do diferencial central ativado permitindo-te circular em estrada à vontade mesmo em redutoras.
                                                      Assim de rajada para andar à vontade e indo para uma viatura mais recente e grande com 7 lugares o Patrol GR 3.0DI longo parece-me uma solução mais acertada.
                                                      Claro está que os 15s dos 0-100km/h e os 160 km/h de velocidade máxima condicionam qualquer rapidez que se possa querer em estrada, pior claro se for carregado.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Golf Ver Post
                                                        No td5 já não são de lado, mas ocupam a mala toda.
                                                        Pagero, Land Cruiser e Patrol também estão presos na lateral, mas os bancos são virados para a frente

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                          Nao conheço nenhum jipe que seja verdadeiramente de 7 lugares e consiga ter mala capaz
                                                          O espaço de mala não importa, só importa que caibam 7 pessoas e que aguentem a viagem. Com caravana não precisas de mala.

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                                                            Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                            É um facto. Nessa ou em qualquer outra. Mesmo as Mercedes tem as suas manias. Enraizou-se cá que caixas auto nao tem manutenção e depois é o que dá. Mas também ja nao é o bicho de sete cabeças que era. Ja ha quem mexa, ja ha quem compre reconstruídas e as aplique. No caso do XC90 vale o facto de se terem vendido mesmo muitos com caixa auto, vai havendo material de reposição.


                                                            Infelizmente é uma parvoíce (cá como também lá fora, em muitos casos), da questão das caixas não terem manutenção e troca do fluído, mesmo em caixas manuais.

                                                            Culpa de facto também das marcas, por terem a indicação em muitos casos, de óleo para a vida em que só apenas indicam o reatesto...

                                                            Mas que fazendo a mudança do dito, só há a ganhar, sem sombra de dúvidas e ajudando a preservar as ditas.

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