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    CO2 Fabricante vs CO2 DUA

    Boas,

    No manual do carro o CO2 está 180g, contudo no DUA está >180g que já passa para outro escalão e o valor é mais alto.

    Há algo a fazer para corrigirem?

    Ou nem vale a pena tentar?

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
    Boas,

    No manual do carro o CO2 está 180g, contudo no DUA está >180g que já passa para outro escalão e o valor é mais alto.

    Há algo a fazer para corrigirem?

    Ou nem vale a pena tentar?

    Obrigado.


    Só obtendo mesmo o Certificado de Conformidade Europeu (COC), para aferir em concreto, qual o valor que a marca declarou para o carro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Só obtendo mesmo o Certificado de Conformidade Europeu (COC), para aferir em concreto, qual o valor que a marca declarou para o carro.
      Não há mais alternativas?
      Não entendo o porquê da diferença de valores, aqui segue um exemplo.


      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
        Não há mais alternativas?
        Não entendo o porquê da diferença de valores, aqui segue um exemplo.
        não, é a única maneira de saberes qual é o valor com exactidão...
        a diferença é os nossos amigos das finanças nunca ficarem a perder...

        Comentário


          #5
          Só mesmo com o COC...

          É que esses valores de 180g/km... podem ser por exemplo para pneus de uma medida... e ao ter sido homologado com outros pneus (maiores) aumentar valor.

          Daí que o COC é essencial para saber.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
            não, é a única maneira de saberes qual é o valor com exactidão...
            a diferença é os nossos amigos das finanças nunca ficarem a perder...
            Nesse caso será mesmo necessário o COC

            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Só mesmo com o COC...

            É que esses valores de 180g/km... podem ser por exemplo para pneus de uma medida... e ao ter sido homologado com outros pneus (maiores) aumentar valor.

            Daí que o COC é essencial para saber.
            Mas se está no manual, supostamente é verídico?

            Contudo se formos por essa lógica, ou homologam com os maiores pneus averbados, ou então com os mais pequenos averbados.

            Contudo o modelo em questão, se fosse com caixa manual, pagava um CO2 inferior, neste caso o valor que está mencionado acima, contudo o CO2 que acima referi é do modelo com caixa automática, refere-se a 180g para versões sedan e deveria pagar o mesmo que os que têm caixa manual.

            O mais provável é não haver nada a fazer

            Comentário


              #7
              No manual também existe erros. O COC é que conta.

              Comentário


                #8
                Pelo que vi esse COC não é nada barato.

                Comentário


                  #9
                  Como referido.. o próprio manual poderá ter erros.. mas mesmo que não tenha, poder dar-se que os valores ali apresentados seja com uma medida específica de pneus.

                  Por isso é que cada carro tem o seu "passaporte" (COC) para não existirem dúvidas.

                  Quanto a valores para o COC... para o Alfa, há uns anos era de 130€/140€ +-

                  Comentário


                    #10
                    É ir às peças e pedir o COC?

                    Esse COC vem incluído nos carros novos ou tem de ser adquirido?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                      É ir às peças e pedir o COC?

                      Esse COC vem incluído nos carros novos ou tem de ser adquirido?


                      Se fores à Alfa... muito possivelmente te ficará mais caro.

                      Entra em contacto com a empresa a seguir, já que é a mesma que faz a homologação das viaturas da FCA em Portugal


                      https://www.tdsauto.pt/pt/


                      Os valores que indiquei, foi o que cobraram os ditos há uns anos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                        Não há mais alternativas?
                        Não entendo o porquê da diferença de valores, aqui segue um exemplo.


                        Mas que simulador é esse. já viste se há informação oficial no portal das finanças, onde possas simular com certezas?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Safety Ver Post
                          Mas que simulador é esse. já viste se há informação oficial no portal das finanças, onde possas simular com certezas?


                          É deste site:



                          https://impostosobreveiculos.info/iuc/simulador-iuc/

                          Comentário


                            #14
                            Fui entretanto ao sitio das finanças e não encontrei simulador de IUC (apenas de ISV).
                            Esse sitio que indicas parece fidedigno. Dizes que o DUA tem a indicação maior de 180. Fui ver o DUA do meu carro e diz 250, não tendo indicação de maior ou menor.
                            Não fora estar tudo fechado e aconselhar-te-ia a ires à tua repartição de finanças perguntar.
                            Ou então vais ao portal das finanças e vês se já está lá o IUC para pagamento e qual o valor
                            Não sei que te diga....

                            Comentário


                              #15
                              Grandes variações...o meu 2.4 apresenta 179 no DUA, mas também é de 2007...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                Grandes variações...o meu 2.4 apresenta 179 no DUA, mas também é de 2007...

                                Caixa manual... presumo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                                  Nesse caso será mesmo necessário o COC

                                  Mas se está no manual, supostamente é verídico?

                                  Contudo se formos por essa lógica, ou homologam com os maiores pneus averbados, ou então com os mais pequenos averbados.

                                  Contudo o modelo em questão, se fosse com caixa manual, pagava um CO2 inferior, neste caso o valor que está mencionado acima, contudo o CO2 que acima referi é do modelo com caixa automática, refere-se a 180g para versões sedan e deveria pagar o mesmo que os que têm caixa manual.

                                  O mais provável é não haver nada a fazer
                                  O que está no manual pode ser o valor base para o veículo e não é de todo vinculativo.
                                  O que importa são os valores homologados com as características do veículo. As dimensões das jantes e pneus influenciam logo os valores de CO2, depois, há alguns extras que também o podem fazer (devido ao peso). Por isso o que interessa é o valor com que o carro foi homolgado em portugal.
                                  Agora, isso não pode quer dizer que não haja erros...

                                  O DUA do meu Alfa veio 3x (sim, 3 vezes) errado com medidas de jantes e pneus erradas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TheProphecy Ver Post
                                    O que está no manual pode ser o valor base para o veículo e não é de todo vinculativo.
                                    O que importa são os valores homologados com as características do veículo. As dimensões das jantes e pneus influenciam logo os valores de CO2, depois, há alguns extras que também o podem fazer (devido ao peso). Por isso o que interessa é o valor com que o carro foi homolgado em portugal.
                                    Agora, isso não pode quer dizer que não haja erros...

                                    O DUA do meu Alfa veio 3x (sim, 3 vezes) errado com medidas de jantes e pneus erradas...

                                    Claro que há todas essas variáveis, daí que só mesmo com o COC para ter a certeza.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Podes começar pelo que é gratuito, que é contactar um concessionário e perguntar.

                                      Eles têm acesso a essa informação e penso que não deve ser dificil darem-te a informação
                                      Caso haja realmente discrepâncias, aí sim vais precisar do COC para fazer a correcção junto do IMT.

                                      Se o manual estiver bem feito/traduzido, diz que o valor varia de versão para versão ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Caixa manual... presumo.
                                        NEDC. É o que vale.
                                        Com o WLTP tudo subiu.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                          NEDC. É o que vale.
                                          Com o WLTP tudo subiu.


                                          Sim claro...

                                          Comentário

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