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VW 1.9 TDI 2009 105cv - fiabilidade e possíveis problemas

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    VW 1.9 TDI 2009 105cv - fiabilidade e possíveis problemas

    Boas pessoal

    Alguem tem algum feedback acerca destes motores ?

    Estou ver uma Carrinha Golf 1.9 TDI 105CV de 2009 com 180mil km

    Vejo muitas contradicoes na internet, ora dizem que e o motor mais fiavel do mundo ora dizem que da cabo dos bronzes e parte o turbo.

    Dizem tambem que uns codigo de motor dao mais chatices que outros mas nao encontrei quais os "bons".

    Ja andei com um com mais de 350 mil km e era um carro muito interessante de conduzir.

    Alguem tem experiencia com este motor ?

    Obrigado

    #2
    O código do motor é BLS ou BXE? Sim? Então prepara ~600€ para corrigir um erro de fabrico.

    Comentário


      #3
      Dos melhores motores que já se fizeram!

      Isso dura até vir a mulher da fava rica!

      Olha... se calhar duram menos os acabamentos aborrachados e os motores eléctricos das janelas do que os injectores e turbo desses motores...


      180k km a sério? Isso está a terminar a rodagem...

      Comentário


        #4
        Essa versão do 1.9TDI costuma ser bastante fiável, já a sua base (versão de 100cv) o era.

        Comentário


          #5
          https://bxeenginefailures.wordpress.com/

          Comentário


            #6
            Os 1.9 tdi sempre foram um exemplo de fiabilidade, no entanto há vários relatos de problemas nas últimas versões, nomeadamente essa de 105cv.

            Tenho uma amiga com um Leon tdi 105 que os bronzes foram à vida e o motor enrolou-se todo. Outro meu amigo com um golf V tdi 105 foi a caixa de velocidades com 120000km, neste momento já deve ter 200000km e desconheço que tenha dado problemas graves de motor.

            Não sei porque motivo são menos fiáveis que os anteriores, mas que não são a mesma coisa que os tdi 110 e os tdi 130 isso não.

            Comentário


              #7
              Tenho um 5 com esse motor, aos 92k partiu a caixa. (ilha Madeira)
              Até ver, está com 110k, tem se portado bem.

              Comentário


                #8
                Ainda nao pude ir ver o carro, e so hoje e que o vendedor me vai ver qual e o codigo de motor mas pela minha pesquisa de 2009 ou sera BXE ou BLS, os fatidicos.

                Partir bielas,partir caixas, bombas do ABS no galheiro...

                Parece que a fama de fiabilidade da VW nao passa disso mesmo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                  Ainda nao pude ir ver o carro, e so hoje e que o vendedor me vai ver qual e o codigo de motor mas pela minha pesquisa de 2009 ou sera BXE ou BLS, os fatidicos.

                  Partir bielas,partir caixas, bombas do ABS no galheiro...

                  Parece que a fama de fiabilidade da VW nao passa disso mesmo...
                  Nestes 2 motores, não tem fama.

                  Os ASZ v2 130 por exemplo, eram máquinas.

                  Ou AFN 110.

                  Etc.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    O código do motor é BLS ou BXE? Sim? Então prepara ~600€ para corrigir um erro de fabrico.
                    Daquele ano é BLS quase de certeza. Com DPF e Long-Life, como se quer (not).

                    Ao OP, eu não comprava um carro desses. Não gosto do 1.9 TDI de 105cv dessa altura. A fiabilidade deixa a desejar.

                    Comentário


                      #11
                      É estranho como é que a vw conseguiu fazer de um excelente bloco uma versão mais descafeinada (ainda que menos poluente) tão carregada de problemas!

                      Já agora, o 1.6 tdi dessa altura também é para esquecer!!!

                      Portanto... nenhum dos dois! Quando muito, o 2.0 tdi de 110 cv...

                      Comentário


                        #12
                        Ouvi falar muito mal dos ultimos 1.9 TDI, nomeadamente os que têm DPF/FAP, vale o que vale

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Nestes 2 motores, não tem fama.

                          Os ASZ v2 130 por exemplo, eram máquinas.

                          Ou AFN 110.

                          Etc.
                          os ARL é que eram maquinões!!!

                          para o autor do tópico, ocorreram problemas com esses motores no final da sua produção, 2009/2010.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            os ARL é que eram maquinões!!!

                            para o autor do tópico, ocorreram problemas com esses motores no final da sua produção, 2009/2010.
                            ARL papava árvores de cames.

                            Comentário


                              #15
                              Alguém já referiu o AJM...

                              Comentário


                                #16
                                No meu 1.9 105cv BXE fiz a troca preventiva da capa das bielas quando ele tinha cerca de 160 mil km (ficou por volta dos 150e). Actualmente vai com 200 mil e a nível de motor nunca deu chatices..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  ARL papava árvores de cames.
                                  então deve ser a única coisa em que sou sortudo nesta vida!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Joeski Ver Post
                                    No meu 1.9 105cv BXE fiz a troca preventiva da capa das bielas quando ele tinha cerca de 160 mil km (ficou por volta dos 150e). Actualmente vai com 200 mil e a nível de motor nunca deu chatices..
                                    Há mais peças a substituir para além disso. Agora depende do tamanho do teu bolso.
                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                    então deve ser a única coisa em que sou sortudo nesta vida!!!
                                    Já chegou aos 300000kms?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Há mais peças a substituir para além disso. Agora depende do tamanho do teu bolso.


                                      Já chegou aos 300000kms?
                                      Eblase se possível alongar um pouco mais a temática era óptimo, as capas já as substituí preventivamente, na caixa velocidades levou um litro a mais do que o nível original pela válvula de marcha atrás e o turbo já gripou pelos 100.000 km... que mais fazer?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho um BLS, mas eu gosto de arriscar.

                                        BLS, BKD, N47, OM651... é um "living on the edge".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Xiça, o pior é que a grande parte dos proprietários nem tem noção de que tem uma bomba relógio nas mãos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Há mais peças a substituir para além disso. Agora depende do tamanho do teu bolso.


                                            Já chegou aos 300000kms?
                                            vai com 316 mil e só não tem mais uns 40 ou 50 mil porque andou pouco durante uns 5 anos. bimassa original, embraiagem mudada aos 287 ou 289 mil. muitos, muitos circuitos pequenos de 1, 2, 5 kms de cada vez, tirando desde há meio anito 100kms por dia, 50 para cada lado, por vezes em ritmos engraçados. mas depois de março e durante mais meio anito vai ser quase sempre outra vez cidade, pois trabalho a partir de casa. é maquinão!

                                            agora estes de 105cv dos últimos.... meeeh... e conheci um leon II durante uns anos, de um velhote, que limpava e lavava o carro todas as semanas, andava devagarinho com ele, todas as noites o carro ficava na garagem sem o traão de mão, só com uns calços nos pneus, revisão anual certinha, etc e tal. ainda cheirava a novo uns anos depois de o ter comprado também novo.
                                            Editado pela última vez por caditonuno; 16 May 2020, 08:02.

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