Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros anteriores a 2005 proibidos de circular em Lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros anteriores a 2005 proibidos de circular em Lisboa

    Boas. Esta notícia já é um pouco antiga (cerca de 3 meses), mas só a vi hoje e ao pesquisar aqui no fórum não encontrei nenhuma discussão sobre o assunto.

    https://www.publico.pt/2020/02/05/lo...r-2021-1902888

    Muito resumidamente, carros com matrículas anteriores a 2005 vão ser proíbidos de circular em certas zonas de Lisboa a partir de Abril de 2021, e embora estas ZER (Zonas de Emissões Reduzidas) não sejam novidade, a notícia também aponta que a fiscalizacão tem aumentado (com muito mais multas em 2019 do que em anos anteriores) e que vão ser tomadas medidas para apertar essa fiscalização ainda mais.

    Para quem tem carro que seja abrangido por esta lei, estão a pensar em vender o carro? Ou preferem ficar com ele e, quando necessário, simplesmente estacionam fora das ZER e fazem o resto em transportes públicos? E neste último caso, preocupa-os que alguns políticos (como indica a notícia acima) estão a querer expandir esta lei para outras zonas?

    Note-se também que a primeira fase desta lei proibia apenas carros anteriores a 1996. A segunda fase já abrangia todos os carros anteriores a 2000. Agora é anteriores a 2005. Por isso, é seguro dizer que mesmo quem não seja afectado por isto já, certamente o vai ser quando houver uma "fase quatro" ou "fase cinco".

    #2
    Bom tópico, mas , infelizmente voltamos sempre ao mesmo, no sentido em que " desde que haja alternativas de transportes públicos " .
    De resto, e a minha opinião é esta: proibe-se um carro de 2004 de entrar em Lisboa.
    Mas, as motas andam por aí sem catalisador e é " na boa ".
    Vários carros andam sem FAP.
    Outros tantos andam com tal falta de manutenção e/ou alterados que é uma fumarada do catano.
    Basta olhar para um qualquer furgão diesel com 20 anos e é uma fumarada que deus me livre.

    Mas eu compreendo que Lisboa esteja saturada e tem que se aliviar de alguma forma.....e nem falo por mim, que há anos que não vou ao centro de lisboa e dispenso bem, mas para quem lá vai seja por que motivo, convinha pelo menos ter uma alternativa minimamente boa. Que até a pode ter, mas estas verdisses enjoam-me.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
      Boas. Esta notícia já é um pouco antiga (cerca de 3 meses), mas só a vi hoje e ao pesquisar aqui no fórum não encontrei nenhuma discussão sobre o assunto.

      https://www.publico.pt/2020/02/05/lo...r-2021-1902888

      Muito resumidamente, carros com matrículas anteriores a 2005 vão ser proíbidos de circular em certas zonas de Lisboa a partir de Abril de 2021, e embora estas ZER (Zonas de Emissões Reduzidas) não sejam novidade, a notícia também aponta que a fiscalizacão tem aumentado (com muito mais multas em 2019 do que em anos anteriores) e que vão ser tomadas medidas para apertar essa fiscalização ainda mais.

      Para quem tem carro que seja abrangido por esta lei, estão a pensar em vender o carro? Ou preferem ficar com ele e, quando necessário, simplesmente estacionam fora das ZER e fazem o resto em transportes públicos? E neste último caso, preocupa-os que alguns políticos (como indica a notícia acima) estão a querer expandir esta lei para outras zonas?

      Note-se também que a primeira fase desta lei proibia apenas carros anteriores a 1996. A segunda fase já abrangia todos os carros anteriores a 2000. Agora é anteriores a 2005. Por isso, é seguro dizer que mesmo quem não seja afectado por isto já, certamente o vai ser quando houver uma "fase quatro" ou "fase cinco".


      As zer que se f....
      Não vou vender o meu carro por causa de uma lei estupida.

      Simplesmente se me mandarem para esses lados eu respondo, não vou.
      Agora já não vou quanto mais com essas leis.

      Comentário


        #4
        para as vezes que me desloco a Lisboa essa situação passa-me ao lado, essas leis são para tapar o sol com a peneira, os governares para ficar bem na fotografia só vem umas coisas, outras fazem vista grossa... enfim...

        Comentário


          #5
          É chique ter zonas zero emissoes. O governo está se a borrifar p isso mas claro tem q seguir o rebanho europeu. O q vale é só ser em Lisboa

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
            É chique ter zonas zero emissoes. O governo está se a borrifar p isso mas claro tem q seguir o rebanho europeu. O q vale é só ser em Lisboa
            Ainda bem que é só em Lisboa, se tivessem a brilhante ideia de estender a parvalheira a nível nacional, estava tudo lixado...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
              Ainda bem que é só em Lisboa, se tivessem a brilhante ideia de estender a parvalheira a nível nacional, estava tudo lixado...
              Pois, mas nestes assuntos não aparecem por aqui os iluminados contra Lisboa... Não lhes interessa

              Acho muito bem começarem a tirar os carros descenessários de certas zonas de Lisboa, e contra mim falo que por lá ando...

              Comentário


                #8
                O meu carro tem 30 anos e é a diesel, se tenho que ir a Lisboa com ele, vou. Se não querem que vá dêem-me um mais recente ou criem condições para ir em outro meio de transporte. Nunca me multaram nem tão pouco me chamaram a atenção, ainda pouco tempo antes da pandemia estava com o carro em 2a fila na Pç. Paiva Couceiro e quando chego ao carro tenho o carro patrulha atrás do meu carro, pensei logo, se não multarem pela matrícula multam pelo estacionamento, mas nem um nem outro, meti-me no carro e segui o meu caminho.

                Comentário


                  #9
                  A lei faz todo o sentido. O mesmo acontece em muitas outras grandes cidades europeias.

                  Agora esta lei tem de ser acompanhada de outras medidas:
                  - Fiscalização, para fazer cumprir a lei
                  - Aumentar a frequência e capacidade do metro
                  - Adicionar inspecção do FAP na IPO. O que não falta são carros em Portugal a circular sem FAP.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                    para as vezes que me desloco a Lisboa essa situação passa-me ao lado, essas leis são para tapar o sol com a peneira, os governares para ficar bem na fotografia só vem umas coisas, outras fazem vista grossa... enfim...
                    Ora bem.

                    A brigada das locomotivas a carvão Seat e afins continua a passear a sua imbecilidade por essas estradas e ruas do país sem que nada se passe. O mesmo com a brigada "escape livre a fazer basqueiro" dos Hondas a gasolina... Arranjar umas cavernas e oferecer-lhas como residência permanente ainda era pouco...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Ora bem.

                      A brigada das locomotivas a carvão Seat e afins continua a passear a sua imbecilidade por essas estradas e ruas do país sem que nada se passe. O mesmo com a brigada "escape livre a fazer basqueiro" dos Hondas a gasolina... Arranjar umas cavernas e oferecer-lhas como residência permanente ainda era pouco...
                      EEhhhh óoo ÓOOooooo calma aí tá ?
                      Eu cá gosto muito de silêncio

                      Comentário


                        #12
                        Escrevi com minúsculas...

                        Comentário


                          #13
                          Eishhhh tanto preconceito com os ibizas
                          O meu não caga fumo, tá d'orige

                          O que os azeiteiros do xuning fazem... estragam a imagem de um carro bonito

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                            Eishhhh tanto preconceito com os ibizas
                            O meu não caga fumo, tá d'orige

                            O que os azeiteiros do xuning fazem... estragam a imagem de um carro bonito
                            O fumo com que levei directamente no focinho há uns meses foi bem mais do que "preconceito"...

                            Comentário


                              #15
                              Quem tem menor poder de compra fica pior. Ninguém tem um carro velho só porque sim (tirando algumas excepções).
                              Depois, fica obrigado a usar os fracos e muitas vezes velhos, transportes públicos de Lisboa.

                              Apesar de entender o alcance desta lei, acho a discriminatória.

                              Comentário


                                #16
                                Ponham a gpl

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                                  Ponham a gpl
                                  se isso fosse solução para todos os males estávamos todos muito bem...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se inspeccionassem em condições os veículos equipados com DPF/GPF na IPO é que faziam bem.

                                    Mas como é óbvio, acabariam sempre por passar pela porta do cavalo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      O fumo com que levei directamente no focinho há uns meses foi bem mais do que "preconceito"...
                                      Não é bem assim, levaste fumo de um azeiteiro qualquer, quem tem o carro stock sem alterações não devia levar com essa má fama

                                      Comentário


                                        #20
                                        tanto choro por um espaço que deve representar ai uns 15% de toda a cidade, espaço esse que era dos mais poluídos e que todos os estudo que vou vendo demonstram que a poluição tem vindo a diminuir com a implementação de restrições.

                                        no meu circulo vou vendo muito choro de gente que mesmo sendo de Lisboa raramente mete lá os pés sem ser ao fds, ou nalgum passeio feito maioritariamente a pé, de transporte publico ou em trabalho na distribuição (cenários autorizados), os meus conhecidos de fora da LX nem sequer se aventuram a ir de carro para a baixa pombalina da mesma forma que eu também deixo o carro na periferia do centro histórico do Porto, Évora ou Portimão.

                                        muitos dos que vejo a chorar pelo direito de andar em todas as vias publicas com carros mais antigos e poluidores são os primeiros a se insurgir perante um meio de transporte ainda mais antigo na sua via, seja uma bicicleta ou uma carroça puxada por uma mula.

                                        no meio disto apenas sinto genuinamente pena e empatia pelas pessoas que vivem nas artéria encostadas aos limites das zonas restritas pois pode vir a existir casos em que ficam impedidos de estacionar na rua de trás ou sequer passar por ela numa suposta volta ao quarteirão.

                                        falando de carros anteriores a 2005
                                        residentes, check
                                        transportes públicos, check
                                        utilizadores com estacionamento, check
                                        serviços de distribuição, check
                                        mobilidade reduzida, check

                                        não estou a ver quem é o trabalhador da zona que levava o carro para a baixa a pagar um balúrdio de parquímetro durante o horário de trabalho, também não vejo o turista nacional ou internacional a visitar a baixa pombalina fechado num carro em vez de o fazer a pé desde a periferia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isto é mais para publicidade.

                                          Enquanto não mexerem nos taxis nunca vão notar grandes coisas.

                                          Se eu tiver um mercedes de 1998 todo podre a largar fumo até ao barreiro e a fazer 50.000kms por ano... estou legal

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                            Isto é mais para publicidade.

                                            Enquanto não mexerem nos taxis nunca vão notar grandes coisas.

                                            Se eu tiver um mercedes de 1998 todo podre a largar fumo até ao barreiro e a fazer 50.000kms por ano... estou legal
                                            tens a certeza que um taxi de 98 pode ir legalmente para essa zona? vai lá pesquisar....
                                            já nem falo na idade media das frota de taxis visivel nas praças de Lisboa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                              Não é bem assim, levaste fumo de um azeiteiro qualquer, quem tem o carro stock sem alterações não devia levar com essa má fama
                                              Mas ninguém falou desses. Só que todos sabemos que a maioria dos carros com aquelas características são Seat, com predomínio dos Ibiza.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                Isto é mais para publicidade.

                                                Enquanto não mexerem nos taxis nunca vão notar grandes coisas.

                                                Se eu tiver um mercedes de 1998 todo podre a largar fumo até ao barreiro e a fazer 50.000kms por ano... estou legal
                                                Qual a percentagem de taxis na praça lisboeta anteriores a 2000? 2%?

                                                Realmente um enorme problema...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Outra que sistema que faz sentido é por vinhetas. Ao carro consoante o nível de poluição é atribuído uma vinheta.

                                                  Porém isto iria afectar carros de alta cilindrada, e talvez não fosse o ideal para o mercado destas viaturas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                                                    Outra que sistema que faz sentido é por vinhetas. Ao carro consoante o nível de poluição é atribuído uma vinheta.

                                                    Porém isto iria afectar carros de alta cilindrada, e talvez não fosse o ideal para o mercado destas viaturas.
                                                    O que tem aqui na Alemanha é baseado na norma de emissões que o carro cumpre. No entanto é uma bocado anedota porque tudo que é para lá de Euro4 inclusivé (portanto 2005) tem a melhor (verde).
                                                    Aqui no centro de imensas (todas?) cidades há zonas restritas a veículos com a selo verde. No entanto nunca vi nada a ser fiscalizado.
                                                    Os diesel euro 3 podem receber verde se adicionarem um filtro de partículas aftermarket. O que tem piada tendo o estado de espírito em Portugal contra os DPFs, com tudo o que é taxi a usar diesel e 99% deles a terem o filtro removido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      é giro ver a quantidade de pessoal que não é minimamente afectado por isto a ser tão contra.

                                                      Ninguém sabe bem como, mas as coisas começaram a melhorar efectivamente quando alguns dos TPs começaram a melhorar. deve ser milagre...
                                                      Devagarinho, lá vão fazendo alguma coisa nesse aspecto.

                                                      De resto, como continuam a haver ruas e avenidas sem restrições, dá para cruzar as zonas proibidas sem problemas.

                                                      Kevincego, o ano passado começaram a controlar isso melhor. E vai intensificar. Depois podes pedir ao marcelo um carro novo, mas não te serve de grande coisa
                                                      Na paiva couceiro, quanto muito só te chamavam a atenção se estivesses bem estacionado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        e agora com as novas matriculas sem data o trabalho dos fiscalizadores até acaba por ficar mais complicado.
                                                        se antes bastava praticamente olhar para a barra amarela, agora já obriga a conhecimentos mais profundos do parque automóvel ou interpelações mais aleatórias perdendo com isso alguma eficácia no controlo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                          tens a certeza que um taxi de 98 pode ir legalmente para essa zona? vai lá pesquisar....
                                                          já nem falo na idade media das frota de taxis visivel nas praças de Lisboa.
                                                          Pois não

                                                          Tenho de trocar por um dacia

                                                          P.s. mea culpa, obrigado pela correcção

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quanto ao controlo, há muito que devia ser feito por câmaras com leitura de matrícula colocadas em cada entrada da zona restrita.

                                                            Londres controla a entradas assim há praticamente 20 anos

                                                            Os táxis estarem de fora é uma idiotice.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X