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O carro mais económico possível

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    O carro mais económico possível

    Boa tarde a todos,

    Venho aqui uma vez mais pedir a vossa ajuda de entendidos na matéria.

    Estou a pensar adquirir um segundo carro cujo propósito será apenas e só para fazer as deslocações diárias casa-trabalho-casa com o menor custo possível.

    Quando refiro custo, refiro-me a preço de aquisição, consumos, manutenção (incluindo fiabilidade), seguro, selo, o melhor compromisso entre todos estes pontos, não me interessa muito o design ou qualidade de construção, se tem ar condicionado ou vidros eléctricos (quanto menos peso melhor :P).

    Até gostaria de eventualmente criar um protejo ao contrario daquilo que é normal, onde em vez de retirar a maior potencia possível, seria optimizar os consumos ao máximo, através da redução de peso, mapeamento do motor para poupança, etc...etc... mas isto é só uma possibilidade que não sei se se concretizará.

    Entretanto e com alguma pré investigação criei a seguinte lista que vou apresentar pela ordem de preferência (do mais interessante para o menos, segundo o meu gosto):

    NOTA: eventualmente poderei querer também um carro que me permita a mim (nabo total) poder aventurar-me e começar a fazer a manutenção preventiva em casa, pelo que se for um motor pouco complexo e fácil de mexer também poderá ser uma mais valia (bem sei que neste caso o smart acaba por ficar excluído).

    A lista seria:

    - VW Lupo 1.4 TDI;
    - VW Polo 9N 1.4 TDI;
    - Smart Fortwo cdi;
    - Citroen Saxo 1.5 D.

    São tudo carros com valores de compra algures entre os 1000€ e os 3000€.

    Qual achariam ser a melhor escolha para o pretendido? Se houver outras alternativas, digam de vossa justiça.

    Espero que este tópico possa ajudar outras pessoas com a mesma duvida entre estes modelos.

    Desde já obrigado a todos.

    #2
    Uma mota 125?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rafomaniac Ver Post
      Uma mota 125?
      Uma bicicleta eléctrica?

      Uma trotinete eléctrica?

      Comentário


        #4
        - VW Lupo 1.4 TDI - muito económico e boa fiabilidade, mas preços habitualmente inflacionados
        - VW Polo 9N 1.4 TDI; - Idem
        - Smart Fortwo cdi; - caixas auto. problemáticas e não consegue ser muito mais económico que os 1.4 TDI. Para além de que estes são bem mais polivalentes
        - Citroen Saxo 1.5 D - melhor economia de utilização (entre consumos e manutenção), mas segurança muito pobre

        Vê também outros pequenos Diesel da época como Fiat Punto, Opel Corsa, Peugeot 106 (só com motor 1.5D), etc.

        Comentário


          #5
          Acho o Smart o menos fiável de todos. Acho o Saxo o mais económico, mas como referiram o nível de segurança é muito baixo.

          Entre as 4 opções tentava o Polo, ou então porque não um Fabia ou Ibiza com a mesma motorização? Provavelmente são mais fáceis de encontrar a preço mais baixo que o Polo e é exactamente a mesma base do Polo.

          Comentário


            #6
            Tens também o Lupo 3L, com o 1.2 TDI e redução de peso (jantes, sem VE, etc).

            No entanto lembro-me de ler que a caixa auto é problemática. Existem alguns com caixa manual, mas não sei se terá sido conversão após avaria.

            Conheço quem tinha um e estava satisfeito com ele, não lhe tinha dado despesas extra e conseguia consumos muito aproximados aos 3L

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
              Boa tarde a todos,

              Venho aqui uma vez mais pedir a vossa ajuda de entendidos na matéria.

              Estou a pensar adquirir um segundo carro cujo propósito será apenas e só para fazer as deslocações diárias casa-trabalho-casa com o menor custo possível.

              Quando refiro custo, refiro-me a preço de aquisição, consumos, manutenção (incluindo fiabilidade), seguro, selo, o melhor compromisso entre todos estes pontos, não me interessa muito o design ou qualidade de construção, se tem ar condicionado ou vidros eléctricos (quanto menos peso melhor :P).

              Até gostaria de eventualmente criar um protejo ao contrario daquilo que é normal, onde em vez de retirar a maior potencia possível, seria optimizar os consumos ao máximo, através da redução de peso, mapeamento do motor para poupança, etc...etc... mas isto é só uma possibilidade que não sei se se concretizará.

              Entretanto e com alguma pré investigação criei a seguinte lista que vou apresentar pela ordem de preferência (do mais interessante para o menos, segundo o meu gosto):

              NOTA: eventualmente poderei querer também um carro que me permita a mim (nabo total) poder aventurar-me e começar a fazer a manutenção preventiva em casa, pelo que se for um motor pouco complexo e fácil de mexer também poderá ser uma mais valia (bem sei que neste caso o smart acaba por ficar excluído).

              A lista seria:

              - VW Lupo 1.4 TDI;
              - VW Polo 9N 1.4 TDI;
              - Smart Fortwo cdi;
              - Citroen Saxo 1.5 D.

              São tudo carros com valores de compra algures entre os 1000€ e os 3000€.

              Qual achariam ser a melhor escolha para o pretendido? Se houver outras alternativas, digam de vossa justiça.

              Espero que este tópico possa ajudar outras pessoas com a mesma duvida entre estes modelos.

              Desde já obrigado a todos.
              Nunca iria para um tdi para esse proposito (turbo, egr, injeção direta)

              um diesel atmosferico é uma hipótese...

              Uma motita 125cc ainda se enquadra melhor nessa componente poupança...ainda mais como segundo veiculo...

              Já agora qual é o primeiro veiculo aí de casa?

              Estás numa de alemães...e a diesel...

              Não compensa estarmos a sugerir, porque nem km expetáveis diários referes, se é para andar sozinho ou com mais alguem, se é so cidade ou tens estradas nacionais ou vias rapidas...

              esses tdi nessa gama de preços e gama têm dois problemas à partida, a quilometragem e a idade, para não referir o provável número de proprietários/condutores.

              Comentário


                #8
                Preferia um mercedes 190 D do que qualquer um desses referidos.

                Manutenção e peças baratas.

                Agora, o barata sai caro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rafomaniac Ver Post
                  Uma mota 125?
                  Acreditem ou não já pensei nisso... mas não sou amante de motas
                  Editado pela última vez por zedmamed; 20 May 2020, 11:40.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                    Nunca iria para um tdi para esse proposito (turbo, egr, injeção direta)

                    um diesel atmosferico é uma hipótese...

                    Uma motita 125cc ainda se enquadra melhor nessa componente poupança...ainda mais como segundo veiculo...

                    Já agora qual é o primeiro veiculo aí de casa?

                    Estás numa de alemães...e a diesel...

                    Não compensa estarmos a sugerir, porque nem km expetáveis diários referes, se é para andar sozinho ou com mais alguem, se é so cidade ou tens estradas nacionais ou vias rapidas...

                    esses tdi nessa gama de preços e gama têm dois problemas à partida, a quilometragem e a idade, para não referir o provável número de proprietários/condutores.
                    Tens toda a razão esqueci-me de referir que faço uma média de 30 km por dia sempre dentro de localidades mas estradas que permitem ir quase sempre a rolar, quase sempre sozinho.

                    O meu carro actual é um Polo GTI AW1.

                    Comentário


                      #11
                      Em economia e fiabilidade nada vai bater um PSA 1.5D

                      Tive um AX 1.5d e era capaz de fazer consumos abaixo dos 4L/100 (apenas condutor) e acabei com uma media no total da tuilizacao do carro de 4.25 L/100

                      Ainda cheguei a fazer uma viagem grande (220 km para cada lado) com 5 pessoas e foi onde mais custou ao carro mas nunca se negou a nada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                        Em economia e fiabilidade nada vai bater um PSA 1.5D

                        Tive um AX 1.5d e era capaz de fazer consumos abaixo dos 4L/100 (apenas condutor) e acabei com uma media no total da tuilizacao do carro de 4.25 L/100

                        Ainda cheguei a fazer uma viagem grande (220 km para cada lado) com 5 pessoas e foi onde mais custou ao carro mas nunca se negou a nada.
                        E essa questão de segurança que falam, é algo de muito escandaloso/perigoso?

                        Eu fiz alguns km num Peugeot 106 1.1 se for equivalente, não é nada que me choque para os percursos que faço, visto que jamais irei fazer estrada com ele.

                        Esqueci-me que um Fiat Punto 1.3 Mjet, também poderá ser uma opção, se bem que neste se calhar convém fazer logo o investimento de trocar a corrente por prevenção. De resto será fiável?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                          Tens também o Lupo 3L, com o 1.2 TDI e redução de peso (jantes, sem VE, etc).

                          No entanto lembro-me de ler que a caixa auto é problemática. Existem alguns com caixa manual, mas não sei se terá sido conversão após avaria.

                          Conheço quem tinha um e estava satisfeito com ele, não lhe tinha dado despesas extra e conseguia consumos muito aproximados aos 3L

                          O 3L de origem, só com caixa auto...

                          Mas de facto, após avaria da mesma, alguns aplicavam a caixa manual.

                          Comentário


                            #14
                            Um 1.0 a GPL.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                              E essa questão de segurança que falam, é algo de muito escandaloso/perigoso?

                              Eu fiz alguns km num Peugeot 106 1.1 se for equivalente, não é nada que me choque para os percursos que faço, visto que jamais irei fazer estrada com ele.

                              Esqueci-me que um Fiat Punto 1.3 Mjet, também poderá ser uma opção, se bem que neste se calhar convém fazer logo o investimento de trocar a corrente por prevenção. De resto será fiável?


                              Qualquer que seja a compra, o melhor é sempre contar com troca de distribuição e fluídos... assim sabe-se logo de que base se começa...

                              É que não raras as vezes dizem que foi feito... ou feito recentemente, mas a verdade poderá bem ser outra.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Um 1.0 a GPL.
                                Também pensei no Yaris 1.0 VVTI foi o meu primeiro carro, sei que era económico mas na altura era estudante e só punha aos 10€ de cada vez :D, não tenho bem noção das médias, mas se calhar uns 6 litros fará.

                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Qualquer que seja a compra, o melhor é sempre contar com troca de distribuição e fluídos... assim sabe-se logo de que base se começa...

                                É que não raras as vezes dizem que foi feito... ou feito recentemente, mas a verdade poderá bem ser outra.
                                Sim, é verdade. Irei sempre fazer uma revisão grande para substituir fluidos, filtros, velas, e eventualmente correias e bomba de agua. Seja qual for o carro.
                                Editado pela última vez por zedmamed; 20 May 2020, 12:00.

                                Comentário


                                  #17
                                  Daihatsu Cuore. Um amigo meu tem um e adora aquela pandeireta!

                                  O problema é encontrar um, mas deve haver.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                    E essa questão de segurança que falam, é algo de muito escandaloso/perigoso?

                                    Eu fiz alguns km num Peugeot 106 1.1 se for equivalente, não é nada que me choque para os percursos que faço, visto que jamais irei fazer estrada com ele.

                                    Esqueci-me que um Fiat Punto 1.3 Mjet, também poderá ser uma opção, se bem que neste se calhar convém fazer logo o investimento de trocar a corrente por prevenção. De resto será fiável?
                                    para o que queres, sem qualquer dúvida nenhuma, saxo ou 106. A segurança é igual, é tudo igual, é o mesmo carro com aspecto diferente.
                                    Apesar de ser já bastante leve, ainda consegues alterar muita coisa para o tornar ainda mais leve.

                                    Depois falta a parte que só tú é que consegues controlar, que é a condução. Tens que a adequar ao carro e ao trajecto.

                                    Quanto à fiabilidade, é preciso ver o carro, ver o que foi feito e o que é preciso fazer, para ter uma ideia se é fiável ou não.
                                    Um saxo é, à partida, o mais fiável de todos. Um saxo mal comprado é um poço sem fundo de problemas e contas, tal como qualquer carro mal tratado independentemente de ser trabant ou rolls royce.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um pouco "off topic"... mas o Citroen ZX sofria do mesmo problema que o SAXO/106 na suspensão traseira?

                                      Lembrei-me disso agora, a tentar recordar que viaturas tinham recebido o 1.5D... e como o dito está no ZX... veio isso à "baila".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Qual problema diferente dos outros?
                                        Há carros sem casquilhos no eixo traseiro?

                                        Sim, se o dono deixar andar, o problema agrava-se a ponto de ser demasiado caro reparar. o sistema é semelhante no saxo, 106 e zx

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          para o que queres, sem qualquer dúvida nenhuma, saxo ou 106. A segurança é igual, é tudo igual, é o mesmo carro com aspecto diferente.
                                          Apesar de ser já bastante leve, ainda consegues alterar muita coisa para o tornar ainda mais leve.

                                          Depois falta a parte que só tú é que consegues controlar, que é a condução. Tens que a adequar ao carro e ao trajecto.

                                          Quanto à fiabilidade, é preciso ver o carro, ver o que foi feito e o que é preciso fazer, para ter uma ideia se é fiável ou não.
                                          Um saxo é, à partida, o mais fiável de todos. Um saxo mal comprado é um poço sem fundo de problemas e contas, tal como qualquer carro mal tratado independentemente de ser trabant ou rolls royce.
                                          Sim claro, a minha intenção será sempre leva-lo a um mecânico antes para tentar perceber o real estado do carro, embora ja se saiba que num carro com 20 anos, tem de haver muita reza... xD

                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Daihatsu Cuore. Um amigo meu tem um e adora aquela pandeireta!

                                          O problema é encontrar um, mas deve haver.
                                          Isso é que era! Não me importava nada acredita :D Mas deve ser difícil encontrar o carro e as peças para o carro... E também não será tão economico.

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
                                          Editado pela última vez por zedmamed; 20 May 2020, 12:19.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                            Qual problema diferente dos outros?
                                            Há carros sem casquilhos no eixo traseiro?

                                            Sim, se o dono deixar andar, o problema agrava-se a ponto de ser demasiado caro reparar. o sistema é semelhante no saxo, 106 e zx


                                            Era isso a que me referia...

                                            Não são raros os que se vê com as rodas "arqueadas"... a tal "estória" de que a dada altura muitos proprietários fazem os gastos mínimos para manter as viaturas a rolar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Normalmente a opção mais económica possível costuma estar dentro de casa, e adicionar outro automóvel à garagem para "poupar", geralmente não funciona, ou só funciona se fizeres mesmo muitos km's no carro da poupança. Se precisares realmente de um 2o carro aí já é outra história.

                                              Indo às contas, tens um GTI que não é propriamente um carro económico, ainda assim não deves incrementar o custo por km em mais de 0,10€ (10€ 100km) face ao carrito que possas adquirir.
                                              Referes 30 km's diários, multiplicando isso por 5 dias semanais e descontando férias e feriados dá qualquer coisa como 7000 km's por ano, ou seja 700€ de poupança face ao GTI.

                                              Agora tens de retirar a esses 700€ de diferença as despesas do IUC, seguro, manutenção do veículo, consumíveis e peças de desgaste, o que sobra de lucro vais ter de pagar a aquisição do "económico" ao longo de vários anos e rezar para que não tenhas avarias

                                              Resumindo: vais manter todas as despesas anuais necessárias do GTI à mesma, vais poupar nos km's e vais andar maioritariamente num carrito muito inferior por uma suposta poupança que não é assim tão expressiva quanto isso, caso exista mesmo.
                                              Eu não tinha dúvidas qual seria a minha escolha do ponto de vista racional

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                Normalmente a opção mais económica possível costuma estar dentro de casa, e adicionar outro automóvel à garagem para "poupar", geralmente não funciona, ou só funciona se fizeres mesmo muitos km's no carro da poupança. Se precisares realmente de um 2o carro aí já é outra história.

                                                Indo às contas, tens um GTI que não é propriamente um carro económico, ainda assim não deves incrementar o custo por km em mais de 0,10€ (10€ 100km) face ao carrito que possas adquirir.
                                                Referes 30 km's diários, multiplicando isso por 5 dias semanais e descontando férias e feriados dá qualquer coisa como 7000 km's por ano, ou seja 700€ de poupança face ao GTI.

                                                Agora tens de retirar a esses 700€ de diferença as despesas do IUC, seguro, manutenção do veículo, consumíveis e peças de desgaste, o que sobra de lucro vais ter de pagar a aquisição do "económico" ao longo de vários anos e rezar para que não tenhas avarias

                                                Resumindo: vais manter todas as despesas anuais necessárias do GTI à mesma, vais poupar nos km's e vais andar maioritariamente num carrito muito inferior por uma suposta poupança que não é assim tão expressiva quanto isso, caso exista mesmo.
                                                Eu não tinha dúvidas qual seria a minha escolha do ponto de vista racional
                                                Eu sei que essa poupança é utópica, o objectivo principal seria poupar não dinheiro mas o carro e criar aquela sensação fixe que tenho quando fico muito tempo sem andar nele como foi agora o caso da quarentena, essa sensação perde-se quando é o teu daily.

                                                Contudo, já que ia gastar dinheiro que fosse o menos possível.

                                                Será mais nesta linha de pensamento que procuro o carrinho.

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                                                  #25
                                                  E um destes? https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                    Já estudei o caso também, inclusive contactei o anunciante de um starlet e de um micra (que é outro modelo que gosto muito), mas ambos afirmam consumos em torno dos 7 litros, isso é o que gasta o meu daily...

                                                    Comparativamente com um 1.5D que custa o mesmo compensa muito mais.

                                                    Sinceramente o que me enche mais as medidas, é o Lupo.

                                                    O motor é super economico (pelo que se diz) adoro a estética, é leve, tem 4 lugares embora pequeno.

                                                    Mas sei pouco no que diz respeito ao motor e à sua manutenção.
                                                    Editado pela última vez por zedmamed; 20 May 2020, 13:15.

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                                                      #27
                                                      Já que referes o Micra... o mesmo chegou a ter o mesmo 1.5D da PSA...

                                                      Se bem que a nível de escalonamento de caixa, o Saxo tinha melhor velocidade que o Micra.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estes em 1.0 também têm a fama de serem muito económicos e fiáveis: https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-1...tml#d4d6855e21

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para o que queres seria mesmo um Lupo 1.2 TDI (imagino que o Audi A2 com o mesmo motor seja demasiado caro e raro).

                                                          No entanto é como dizem: é um carro com vários problemas que os "normais" 1.4 não têm, devido ao maior conteúdo tecnológico para redução de consumos ao máximo. E devem ser raros também.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Para o que queres seria mesmo um Lupo 1.2 TDI (imagino que o Audi A2 com o mesmo motor seja demasiado caro e raro).

                                                            No entanto é como dizem: é um carro com vários problemas que os "normais" 1.4 não têm, devido ao maior conteúdo tecnológico para redução de consumos ao máximo. E devem ser raros também.
                                                            Em Portugal em 2ª mão A2 1.2tdi muito raro, quase tanto como o 1.6fsi, o que abunda é 1.4i e 1.4tdi carregadinhos de km...e nada baratos...

                                                            Comentário

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