Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trocar jante de 17 para 15

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trocar jante de 17 para 15

    Boas tenho um carro Fiesta 1.0 100cv que vem com pneu 205/45R17, no livrete vem averbado 195/60R15, pretendia tirar uma duvida que surgiu.
    saber se existe grande diferença entre jante 15 ou jante 17.
    Disseram-me que as jantes de maiores dimensões servem apenas pela aparência, pois aumenta os consumos e os pneus gastam-se muito mais depressa.
    As Jantes de 15 polegadas apenas perco na aderência, mas são pneus mais baratos e consumos menores.
    Corrigem-me se estiver errado.

    Obrigado
    Editado pela última vez por jmcp; 27 May 2020, 12:17.

    #2
    Esta de se gastarem mais depressa é mais uma novidade - sempre a aprender!

    Quanto ao resto, também acho que 15" são perfeitamente suficientes, mas atenção que esse formato de pneu é um bocado raro, devendo, por isso, ser mais caro.

    Comentário


      #3
      Coloca a possibilidade averbar no DUA medida de pneus que pretendes
      Editado pela última vez por Rools; 27 May 2020, 16:51.

      Comentário


        #4
        Deve ser 195, ele é que se enganou... Ainda assim, são raros.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jmcp Ver Post
          Boas tenho um carro Fiesta 1.0 100cv que vem com pneu 205/45R17, no livrete vem averbado 190/50R15, pretendia tirar uma duvida que surgiu.
          saber se existe grande diferença entre jante 15 ou jante 17.
          Disseram-me que as jantes de maiores dimensões servem apenas pela aparência, pois aumenta os consumos e os pneus gastam-se muito mais depressa.
          As Jantes de 15 polegadas apenas perco na aderência, mas são pneus mais baratos e consumos menores.
          Corrigem-me se estiver errado.



          Obrigado
          isso das jantes maiores servirem só para aparência é pura treta, a não ser que se esteja a pensar em dimensões anormais, como a malta do tunning gosta de usar, ai sim é mais o estético que o funcional, agora quando é o estipulado pelo fabricante, estão dentro dos parâmetros para que o carro foi criado, logo de facto ao reduzir o tamanho perdes na aderência, nos consumos é irrisório de uma medida de 15 para 17, não vais ter beneficio na redução de pneu...
          certo que é mais barato os pneus, mas perdes noutros aspectos...

          eu também tenho uma ford focus com jantes 17 205/50/17 e podia ter metido uma mediada abaixo, mas não vale apena e pneus há de muitas marcas e preços logo não é por ai, uma coisa que não prescindo é estabilidade na estrada, e passar de pneus que dão estabilidade para uns que dão menos só para poupar uns trocos, dispenso...

          Comentário


            #6
            Cuidado com as medidas "manhosas"... é que apesar de passar eventualmente para 15", tal não significa que sejam substancialmente mais baratos... só vendo mesmo.

            Porque atendendo a medidas de pouca venda/uso em viaturas, serão mais caros... portanto...

            Comentário


              #7
              Mas como mera curiosidade, fica o seguinte:






              https://forum.motorguia.net/forum-ge...smo-carro.html





              Mas fica o seguinte:




              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Antes de mais, já coloquei o quadro e texto que se segue abaixo, no tópico dos pneus (http://forum.autohoje.com/boxes/3843...post1066911411)

              Mas como poderá passar ao lado de quem não frequenta o dito tópico, fica aqui. Mas se moderação achar melhor juntar tudo no tópico em causa, assim seja.



              Fica a seguir, quadro comparativo que mostra o peso e prestações, de diversos tamanhos de jantes e pneus no mesmo carro.

              Questão que muitas vezes é relegada e que por vezes, é referido que ao usar uma jante maior, se fica com menos peso.

              No caso, as jantes são sempre da mesma marca.

              Isto para não entrar em jogo, jantes de liga leve. Visto que aí, é diminuído de facto o peso da jante, comparativamente às ditas jantes especiais e que é o que a maioria usa.



              El efecto en las prestaciones de llantas de un tamaño superior


              Car&Driver en su edición estadounidense ha publicado un interesante artículo sobre el efecto que produce en nuestro coche montar llantas – y por tanto neumáticos – de mayor diámetro que las originales. Es una práctica muy común a la hora de personalizar un coche, y no estoy hablando de tuning únicamente, un Opel Insignia lo podemos equipar con llantas que van desde las 16 a las 20 pulgadas, y todo ello de fábrica. Car&Driver ha experimentado con un Volkswagen Golf 2.5, un modelo que no está a la venta en Europa.

              Lleva un motor de cinco cilindros en línea y aspiración atmosférica, que entrega 170 CV. La misma unidad turboalimentada propulsa al Audi TT-RS. De serie viene equipado con llantas de acero de 15 pulgadas y embellecedores tapacubos. Al contar con caja de cambios automática se podía repetir el test con rigor científico. Los neumáticos empleados han sido siempre el mismo modelo por la misma razón, unos Goodyear Eagle GT M+S, aunque algunos tenían un código de velocidad superior.

              Las llantas han sido siempre unas ASA GT1 de aluminio en medidas de 16, 17, 18 y 19 pulgadas. Los test llevados a cabo son sencillos y fácilmente repetibles: 0 a 96 km/h, 0 a 160 km/h, cuarto de milla, 96-0 km/h (frenado), aceleración lateral en skidpad, consumo medio de combustible, error del velocímetro, sonoridad a 112 km/h y peso del conjunto de ruedas. Los resultados están recogidos en la siguiente tabla, siendo la columna de la derecha el conjunto de prestaciones con el coche tal cual salió del concesionario.



              Como era previsible, las prestaciones son mejores con las llantas de menos diámetro. En el 0 a 96 km/h hay una diferencia favorable frente a las de 19 pulgadas de 0.3 segundos, de 1.3 segundos en el 0 a 160 km/h y de 0.2 segundos en el cuarto de milla. El mayor diámetro causa que el motor tenga que hacer un mayor esfuerzo en mover el coche, lo que lleva a menores prestaciones. Un apartado también interesante son los consumos, penalizados por la mayor superficie de contacto con el suelo.

              No vamos a andar haciendo aceleraciones de campeonato todo el día, pero sí interesa que nuestro coche consuma menos en el día a día. Con las llantas y neumáticos de 15 pulgadas el consumo medio del Golf era de 10.1 l/100 km, montando llantas de 19 pulgadas con neumáticos de sección 245 en lugar de 195 hablamos de un consumo de 11.2 l/100 km, 1.1 l/100 más en el mismo ciclo de prueba. Ahora bien, los neumáticos más anchos se benefician de menores distancias de frenado desde los 96 km/h, de 39.6 a 38.4 metros.



              En el skidpad también ofrecen más agarre y generan más “G’s”, aunque Car&Driver indica que puede deberse según C&D al diferente compuesto por tener un mayor código de velocidad. La diferencia es de 0.05 g favorables a los neumáticos más anchos. Otras mediciones menos importantes son un decibelio más de ruido de rodadura para las 19 pulgadas y un error de velocímetro despreciable en todos los casos. Tampoco podemos olvidarnos del precio de sustituir un neumático 235/35 R19 frente a un 195/65 R15.

              En España, para dos Michelin de características similares la diferencia de precio puede alcanzar los 200€ por unidad en el caso de los más caros. El peso del conjunto llanta/neumático es de 25 kg en 19 pulgadas, 18 kg con llantas de acero y 15 pulgadas. Es para pensárselo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Deve ser 195, ele é que se enganou... Ainda assim, são raros.
                195/50R15 pode estar a cair em desuso em caros novos, mas é uma medida bem barata.

                https://www.pneuslider.pt/pneu-auto-195-50-15-82-H/

                Comentário


                  #9
                  É um Fiesta mk8?

                  É que se for o mk7/7.5 é 205/40r17.

                  Onde mais podes ganhar com essa troca será no conforto em mau piso.
                  Eu não faria troca nenhuma de jantes, mesmo que sejam mais baratos (pode nem ser), durem menos (treta), no fim de contas isso dá o que em poupança uns 20 ou 30 cêntimos em 100 km's? Isso não há nada, se a economia em pneus é relevante, tratas de fazer o trabalho de casa e encontrar um pneu que faça um elevado número de km's para diluir mais os custos.

                  Depois há situações que podem levar a trocas prematuras, por exemplo, eu tenho de trocar agora aos 45 mil, são 195/45r18 mas estão gastos certinhos, outro carro da família calça 195/55r15 e com 20 mil km's vai precisar porque comeu os pneus no limite exterior.

                  Quanto muito, o que faria no teu lugar era ver que medidas podes colocar nessas jantes e se te compensa no preço.

                  Comentário


                    #10
                    gastar gasta sempre mais no carro, pois quanto maior a jante, mais peso terá o carro que mover (x4 jantes). mas os consumos não devem chegar a 0,5lts no total, passando de 15 para 17. está mais na habilidade de poupança no pé do condutor que outra coisa.

                    Comentário


                      #11
                      SIm corrigo a medida á 195/60R15

                      Comentário


                        #12
                        Sim corrigo a medida pode ser 195/55R16 ou 195/60R15

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                          É um Fiesta mk8?

                          É que se for o mk7/7.5 é 205/40r17.

                          Onde mais podes ganhar com essa troca será no conforto em mau piso.
                          Eu não faria troca nenhuma de jantes, mesmo que sejam mais baratos (pode nem ser), durem menos (treta), no fim de contas isso dá o que em poupança uns 20 ou 30 cêntimos em 100 km's? Isso não há nada, se a economia em pneus é relevante, tratas de fazer o trabalho de casa e encontrar um pneu que faça um elevado número de km's para diluir mais os custos.

                          Depois há situações que podem levar a trocas prematuras, por exemplo, eu tenho de trocar agora aos 45 mil, são 195/45r18 mas estão gastos certinhos, outro carro da família calça 195/55r15 e com 20 mil km's vai precisar porque comeu os pneus no limite exterior.

                          Quanto muito, o que faria no teu lugar era ver que medidas podes colocar nessas jantes e se te compensa no preço.
                          a medida que ele vem é 204/45R17, mas tem averbado as seguintes medidas 195/60R15, 195/55R16 E 205/40R18.
                          É um mk8

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Deve ser 195, ele é que se enganou... Ainda assim, são raros.
                            Sim enganei-me , a medida que ele vem é 204/45R17, mas tem averbado as seguintes medidas 195/60R15, 195/55R16 E 205/40R18.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jmcp Ver Post
                              Sim enganei-me , a medida que ele vem é 204/45R17, mas tem averbado as seguintes medidas 195/60R15, 195/55R16 E 205/40R18.


                              É 205/45R17.... e não 204...

                              Comentário


                                #16
                                Esses dedos devem ser dislexicos.....
                                Que confusão.
                                Se a medida é 195/60R15, já não é tão barata como 195/50R15. Contudo o carro fica bem mais confortável.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nem sempre uma jante mais pequena significa mais leve ... ou sequer menor consumo .

                                  Comentário


                                    #18
                                    O melhor é deixares-te estar sossegado.

                                    Imagina que trocas e um dia tens um acidente tipo despiste, vais ficar sempre na dúvida se com os pneus mais largos e jantes maiores o carro não se teria comportado melhor.

                                    Uns pneus duram facilmente uns 50 mil km, não sei se andas muito ou pouco, mas não será provavelmente um custo assim tão frequente e ainda por cima podes mudar 2 de cada vez.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                      O melhor é deixares-te estar sossegado.

                                      Imagina que trocas e um dia tens um acidente tipo despiste, vais ficar sempre na dúvida se com os pneus mais largos e jantes maiores o carro não se teria comportado melhor.

                                      Uns pneus duram facilmente uns 50 mil km, não sei se andas muito ou pouco, mas não será provavelmente um custo assim tão frequente e ainda por cima podes mudar 2 de cada vez.
                                      Ando cerca de 7500 km anuais

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Mas como mera curiosidade, fica o seguinte:






                                        https://forum.motorguia.net/forum-ge...smo-carro.html





                                        Mas fica o seguinte:
                                        Esse artigo diz aquilo que sempre foi e é a minha opinião.

                                        Vantagens de jantes maiores:
                                        - Estetica
                                        - Melhor comportamento dinâmico (Por vezes até piora)

                                        Desvantagens:
                                        -Maior consumo (esse golf do artigo aumentou um litro)
                                        -Menores prestações (nos testes do artigo aumentou o tempo 0-100km)
                                        -Menor conforto (pneu mais baixo aumenta a dureza da suspensão, o que torna mais propício o aparecimento de ruídos parasitas e faz com que certos elementos mecânicos de ligação ao solo se desgastem mais prematuramente).
                                        -Pneus normalmente mais caros e menos resistentes a danos (buracos, passeios, etc).

                                        Quanto ao maior desgaste não tenho grandes dúvidas que seja real, pois as paredes mais baixas vão fazer com que piso sofra um maior esforço, algo semelhante a quando se circula com pressão a mais.

                                        Sou adepto de jantes grandes, tive 18 numa Audi A4 de 2002 a 2010, a seguir tive um 159 ti com jante 19, nesses tempos era um moço solteiro que só queria carros, copos e gajas, as prioridades mudam.

                                        Hoje quero um carro que leve do ponto A ao B com o melhor conforto possível e o menor custo possível.

                                        Para mim as desvantagens são muito superiores às vantagens.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se tens um Fiesta MK8 com jante 17', será ST-Line, ou seja terás suspensão mais baixa, travões de disco às 4 rodas, embaladeiras, etc. O intuito será mesmo dar um aspecto/feeling desportivo. Será só estúpido meteres jante 15', num carro com essa configuração.

                                          Os pneus são caros, mas as outras medidas que falaste também não são muito baratas.

                                          Os pneus que o carro trouxe devem ser os Michelin PS4 que são pneus desportivos, e se não andares em cima da pressão, vão embora num instante. É andar atento.

                                          Já agora, jantes maiores não implica que se gaste mais pneu.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Como já referido, qualquer que seja o pneu/medida, deve-se andar sempre em cima da pressão dos ditos...

                                            Andar com pressão errada, é meio caminho para destruir uns pneus...

                                            Comentário


                                              #23
                                              A medida mais barata para jante 15" é a 195 65R15 esta é a medida normalmente usada nos modelos mais eco, é a que tenho no HCH, preço por pneu cerca de 50€, marcas como pirelli, good year, bridgestone, continental....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                A medida mais barata para jante 15" é a 195 65R15 esta é a medida normalmente usada nos modelos mais eco, é a que tenho no HCH, preço por pneu cerca de 50€, marcas como pirelli, good year, bridgestone, continental....


                                                Sim, em 15" é a medida mais usada e com mais oferta, o que faz com que seja a mais barata.

                                                Tal como acontece em 16, que mais barata é 205/55R16... e em 17 é 225/45R17... que são as mais baratas também.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X