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Lane Keep Assist (LKA) - Opnioes

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    Lane Keep Assist (LKA) - Opnioes

    Para o pessoal que convive diariamente com carros com Lane Keep Assist, o que acham do sistema?
    Recorrem a ele quando andam em AE? Sentem que e' algo pratico? E' um sistema que recomendam?
    Fiz algumas centenas de Kms em AE num carro com LKA e gostei, mas queria sentir o pulso da restante populacao em relacao a este tema.

    #2
    Os sistemas não são todos iguais, há uns que mantêm a trajectória centrada e outros em que andas a dançar entre as linhas.

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      #3
      Já fiz dezenas de milhares de km em viaturas com esse tipo de sistemas. Acredito que para alguns tipos de utilização da viatura, faça sentido. No meu contexto não notei qualquer vantagem.

      Comentário


        #4
        O meu carro tem LKA mas nem uso sequer..
        Demasiado intrusivo para o meu gosto, com o aviso sonoro e a lusinha irritante semprea piscar no painel de instrumentos. Assim de repente já nem me lembo se o meu sistema fica só pelos avisos ou se corrige mesmo a trajetória... vou ter de voltar a experimentar..

        Mas é capaz de ser útil após umas boas horas de condução em que os sentidos já não estão tão apurados quanto deviam.

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          #5
          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
          Os sistemas não são todos iguais, há uns que mantêm a trajectória centrada e outros em que andas a dançar entre as linhas.
          Isso e' interessante. Eu usei num Hyundai i30 e pareceu-me bom. Ha alguma marca/modelo que se deva evitar?

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            #6
            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
            Já fiz dezenas de milhares de km em viaturas com esse tipo de sistemas. Acredito que para alguns tipos de utilização da viatura, faça sentido. No meu contexto não notei qualquer vantagem.
            Estes sistemas fazem sentido maioritariamente em AE.

            Comentário


              #7
              O meu carro tem lane keeping assist e adaptive cruise control e em viagens longas é um descanso mas em contrapartida leva a perda de atenção na condução.
              Confio demasiado nos sistemas e cometo o erro de me distrair com outras coisas que não devia.

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                #8
                Lane Keep Assist (LKA) - Opnioes

                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Estes sistemas fazem sentido maioritariamente em AE.
                Eu sei, e é onde ando mais com esses carros. Para quem esteja mais sujeito à fadiga, acredito que faça sentido, seja por descanso deficiente ou por andar mais em período nocturno por exemplo.

                Apesar de fazer bastantes km, não é o meu caso. Posso fazer 500 ou 800 km num dia, mas é raro conduzir grandes distancias em AE sem luz solar, por exemplo...

                De resto é como diz o André. Uns sistemas avisam, outros corrigem a trajectória e outros ainda podes selecionar se queres uma dessas ou ambas as opções. Focus por exemplo...

                Comentário


                  #9
                  Nunca usei as únicas coisas que estou mais familiarizado é o CC e sistema que estaciona sozinho no Captur

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                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Eu sei, e é onde ando mais com esses carros. Para quem esteja mais sujeito à fadiga, acredito que faça sentido, seja por descanso deficiente ou por andar mais em período nocturno por exemplo.

                    Apesar de fazer bastantes km, não é o meu caso. Posso fazer 500 ou 800 km num dia, mas é raro conduzir grandes distancias em AE sem luz solar, por exemplo...

                    De resto é como diz o André. Uns sistemas avisam, outros corrigem a trajectória e outros ainda podes selecionar se queres uma dessas ou ambas as opções. Focus por exemplo...
                    Neste caso e' mesmo sistemas capazes de corrigir o volante.
                    O meu interesse esta' em perceber se notam alguma diferenca ao fazer 300Km de AE com e sem o sistema.

                    Comentário


                      #11
                      Os que simplesmente avisam e/ou corrigem o volante, pela minha experiência tornam-se chatos.
                      Agora os que se mantêm centrados são capazes de ser mais interessantes , mas nunca experimentei.

                      Enviado do meu VKY-L29 através do Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                        O meu carro tem lane keeping assist e adaptive cruise control e em viagens longas é um descanso mas em contrapartida leva a perda de atenção na condução.
                        Confio demasiado nos sistemas e cometo o erro de me distrair com outras coisas que não devia.
                        Também sou da opinião que uma semi-autonomia elevada acaba a ser potencialmente perigosa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pedro82 Ver Post
                          Os que simplesmente avisam e/ou corrigem o volante, pela minha experiência tornam-se chatos.
                          Agora os que se mantêm centrados são capazes de ser mais interessantes , mas nunca experimentei.

                          Enviado do meu VKY-L29 através do Tapatalk
                          E os que travam por tudo e por nada... só têm uma vantagem, obrigam a que não te esqueças de fazer pisca!

                          Comentário


                            #14
                            Lane Keep Assist (LKA) - Opnioes

                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Neste caso e' mesmo sistemas capazes de corrigir o volante.
                            O meu interesse esta' em perceber se notam alguma diferenca ao fazer 300Km de AE com e sem o sistema.
                            Não me parece que faça sentido analisar o sistema assim. Quem precise da intervenção periódica do sistema durante esses 300 km, ou tem uma incapacidade permanente e não devia ter a carta, ou tem uma incapacidade temporária e devia ter parado há muito para descansar sob pena de se matar a ele e mais alguém . Ou então tem fontes de distração, tipo passageiros, equipamentos audiovisuais, etc.


                            O que sinto é que, nos sistemas que experimentei, se te chegas mais ao pé das linhas delimitadoras, sem o pisca ligado, o sistema começa imediatamente a corrigir a trajectória. Isto repetidamente, começa a incomodar-me, mas acredito que para muita gente não tenha grande problema.

                            Ps: Nunca experimentei o sistema que referem anteriormente que mantém a trajectória. Só experimentei dos que corrigem a trajectória.
                            Editado pela última vez por Ruie34; 31 May 2020, 14:37.

                            Comentário


                              #15
                              O meu anda sempre desligado, a mairoia de kms que faço é na A25 fora de horas, sempre que abre nova faixa tenho que fazer pisca para a direita, logo a seguir a faixa acaba e pisca para a esquerda, obvio que se deve fazer sempre pisca, mas indo sozinho até pareço um tolinho sempre a fazer pisca para ninguem ver. Ainda por cima o aviso alem da luzinha é a vibração no volante, sinceramente não gosto e a unica utilidade que lhe vejo é com nevoeiro quando é dificil ver as linhas, mas quando é demasiado o sistema também desliga...

                              Comentário


                                #16
                                Já usei em alguns carros, mas uso maioritariamente me AE.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não aprecio o seu funcionamento (pelo menos no meu carro) e por isso não uso. Gosto de ser eu a definir a trajetória, que nem sempre é coincidente ou paralela com as linhas

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                                    #18
                                    Uso faz pouco tempo. com crianças atrás dá algum jeito (fica-se mais seguro a olhar pelo retrovisor, ou mesmo rodar a cabeça).

                                    Sempre com a consciência que somos nós a conduzir entre linhas, é uma segurança extra em caso de alguma distracção forçada. Caso se facilite admito que sim, que seja uma falsa segurança.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É um sistema interessante e que pode salvar vidas. Em cidade é muito irritante e tinha tendência a desliga-lo sempre mas em estrada quando me lembrava activava.

                                      No meu caso não corrigia a condução, só fazia um barulho quando pisamos as guias da faixa de rodagem (sem pisca).

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                        Os sistemas não são todos iguais, há uns que mantêm a trajectória centrada e outros em que andas a dançar entre as linhas.
                                        Pelo que tenho lido mesmo na mesma marca caros diferente tem comportamentos diferentes, tem de ser visto consoante o modelo.

                                        A única experiência que tenho é com o Auto Pilot da Tesla, é muito interessante e bastante útil para quem conhece e saber as limitações do sistema, se não tivermos noção é preferível não utilizar, é bastante util, mas quando estamos cansados o sistema e contra-producente, ao utilizar vai aumentar a nossa sonolência, já adormeci com o AP ligado, não sei se adormeci por causa de ir com o AP ou se foi o AP que me salvou, mas foi uma experiência a não repetir.

                                        Comentário

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