Viva malta,
Venho aqui partilhar a minha saga com a minha carrinha Mazda 6 de 2008, que começou há cerca de um ano e meio e não tem fim à vista.
Basicamente o carro, sem qualquer aviso perde subitamente potência em andamento, o que já me deixou parado por várias vezes em plena auto-estrada. Ele deixa de responder ao acelerador e perde força, ficando inclusivamente engasgado a baixas rotações.
Isto já me aconteceu algumas vezes, e em algumas delas não houve qualquer erro na centralina nem luz de aviso. Noutras, acendeu-se a luz de avaria no motor. Noutras, acendeu-se a luz da FAP. Noutras, ambas.
De todas as vezes, levei-o a oficinas. Da primeira vez, levou uma regeneração da FAP e um injector novo. Da segunda, limpeza da EGR e regeneração da FAP. Da terceira, um FAP novo. E continuamos nisto, invariavelmente volta a acontecer e o feedback que me dão é sempre "FAP entupida, várias regenerações falhadas, etc".
Tenho lido imenso sobre o assunto e sobre como evitar interromper regenerações. Tenho estado sempre muito atento antes de desligar o carro para verificar se ele está a regenerar (consumo elevado, maior quantidade de fumo a sair do escape, cheiro caracteristico, etc). Nada resultou. Nem sequer se pode dizer que faça muitas viagens curtas, a maioria dos trajetos são em auto-estrada (70 km).
A ultima vez que aconteceu foi anteontem. O carro foi à oficina fazer a revisão aqui no Porto e quando o fui buscar, assim que saí da oficina reparei que, mal ele atingiu a velocidade ideal de funcionamento, começou a regenerar. Resolvi me meter na auto-estrada e fui até Aveiro dar uma volta, sempre a 120km/h sensivelmente e durante alguns kms até meti uma 4ª para elevar as rotações.
Esperava eu que isso me garantisse que a FAP ficaria limpa nesse percurso. Acontece que cheguei a Aveiro, fui abastecer o carro e fiz-me à estrada novamente. Passados uns 5 min em auto-estrada, fiquei novamente sem potência, sem qualquer aviso. Continuei a andar porque a estrada era plana e uns minutos mais tarde lá me apareceu a luz de avaria no motor. Curiosamente, pouco tempo depois de aparecer a luz, o carro recuperou pelo menos uma boa parte da potência e consegui conduzir até ao Porto sem grandes problemas.
O que também me deixa confuso é que este problema do entupimento em teoria devia surgir por se interromper várias regenerações. Nesta última vez, o carro estava a regenerar à saída da oficina, depois esteve 40 min em auto-estrada a funcionar corretamente e depois engasga-se? 40 min em auto-estrada não deveriam ser suficientes para concluir a regeneração sem problemas?
Já perdi a conta aos milhares de euros perdidos com esta brincadeira e neste momento estou a equacionar todas as alternativas, inclusivamente despachar o carro. Antes disso, estou a equacionar leva-lo à marca para me fazerem uma análise de fundo a este problema, porém receio que vá ser mais do mesmo: regeneração da FAP e siga até avariar de novo.
Até agora tentei resolver este problema recorrendo à Midas e à Norauto. Sim, eu sei que não têm grande fama, mas eu não sou especialista no assunto e não consigo ter a certeza que este problema não foi resolvido por eles por falta de conhecimento/competência e inclusivamente neste ponto, pedia a ajuda à malta aqui do fórum sobre se acham que pode ter a ver com isso.
Outra nota, o FAP novo que meti no carro também foi na Norauto. Na marca, pediam-me 1600 euros + IVA para a sua substituição, na Norauto ficou a menos de 600 euros. Entretanto os problemas continuaram e já li que nem todos os FAP são adequados a este carro (e a outros, certamente). Acham possivel que a Norauto me tenha instalado um FAP no carro que entope a cada 2 meses? Mesmo que o FAP não seja o ideal para este carro e mesmo que o FAP não seja grande coisa, é expectável que funcione tão mal ao ponto de simplesmente não funcionar de todo, na prática?
Por último, alguém aqui já teve o mesmo problema ou semelhantes e que me possa ajudar sobre o que fazer? Não queria mesmo investir mais 1500 ou 2000 euros neste carro sem a garantia de que este problema fica resolvido de vez :/
Obrigado desde já
Venho aqui partilhar a minha saga com a minha carrinha Mazda 6 de 2008, que começou há cerca de um ano e meio e não tem fim à vista.
Basicamente o carro, sem qualquer aviso perde subitamente potência em andamento, o que já me deixou parado por várias vezes em plena auto-estrada. Ele deixa de responder ao acelerador e perde força, ficando inclusivamente engasgado a baixas rotações.
Isto já me aconteceu algumas vezes, e em algumas delas não houve qualquer erro na centralina nem luz de aviso. Noutras, acendeu-se a luz de avaria no motor. Noutras, acendeu-se a luz da FAP. Noutras, ambas.
De todas as vezes, levei-o a oficinas. Da primeira vez, levou uma regeneração da FAP e um injector novo. Da segunda, limpeza da EGR e regeneração da FAP. Da terceira, um FAP novo. E continuamos nisto, invariavelmente volta a acontecer e o feedback que me dão é sempre "FAP entupida, várias regenerações falhadas, etc".
Tenho lido imenso sobre o assunto e sobre como evitar interromper regenerações. Tenho estado sempre muito atento antes de desligar o carro para verificar se ele está a regenerar (consumo elevado, maior quantidade de fumo a sair do escape, cheiro caracteristico, etc). Nada resultou. Nem sequer se pode dizer que faça muitas viagens curtas, a maioria dos trajetos são em auto-estrada (70 km).
A ultima vez que aconteceu foi anteontem. O carro foi à oficina fazer a revisão aqui no Porto e quando o fui buscar, assim que saí da oficina reparei que, mal ele atingiu a velocidade ideal de funcionamento, começou a regenerar. Resolvi me meter na auto-estrada e fui até Aveiro dar uma volta, sempre a 120km/h sensivelmente e durante alguns kms até meti uma 4ª para elevar as rotações.
Esperava eu que isso me garantisse que a FAP ficaria limpa nesse percurso. Acontece que cheguei a Aveiro, fui abastecer o carro e fiz-me à estrada novamente. Passados uns 5 min em auto-estrada, fiquei novamente sem potência, sem qualquer aviso. Continuei a andar porque a estrada era plana e uns minutos mais tarde lá me apareceu a luz de avaria no motor. Curiosamente, pouco tempo depois de aparecer a luz, o carro recuperou pelo menos uma boa parte da potência e consegui conduzir até ao Porto sem grandes problemas.
O que também me deixa confuso é que este problema do entupimento em teoria devia surgir por se interromper várias regenerações. Nesta última vez, o carro estava a regenerar à saída da oficina, depois esteve 40 min em auto-estrada a funcionar corretamente e depois engasga-se? 40 min em auto-estrada não deveriam ser suficientes para concluir a regeneração sem problemas?
Já perdi a conta aos milhares de euros perdidos com esta brincadeira e neste momento estou a equacionar todas as alternativas, inclusivamente despachar o carro. Antes disso, estou a equacionar leva-lo à marca para me fazerem uma análise de fundo a este problema, porém receio que vá ser mais do mesmo: regeneração da FAP e siga até avariar de novo.
Até agora tentei resolver este problema recorrendo à Midas e à Norauto. Sim, eu sei que não têm grande fama, mas eu não sou especialista no assunto e não consigo ter a certeza que este problema não foi resolvido por eles por falta de conhecimento/competência e inclusivamente neste ponto, pedia a ajuda à malta aqui do fórum sobre se acham que pode ter a ver com isso.
Outra nota, o FAP novo que meti no carro também foi na Norauto. Na marca, pediam-me 1600 euros + IVA para a sua substituição, na Norauto ficou a menos de 600 euros. Entretanto os problemas continuaram e já li que nem todos os FAP são adequados a este carro (e a outros, certamente). Acham possivel que a Norauto me tenha instalado um FAP no carro que entope a cada 2 meses? Mesmo que o FAP não seja o ideal para este carro e mesmo que o FAP não seja grande coisa, é expectável que funcione tão mal ao ponto de simplesmente não funcionar de todo, na prática?
Por último, alguém aqui já teve o mesmo problema ou semelhantes e que me possa ajudar sobre o que fazer? Não queria mesmo investir mais 1500 ou 2000 euros neste carro sem a garantia de que este problema fica resolvido de vez :/
Obrigado desde já
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