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Clio 3 limpa vidros funciona só as vezes.

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    Clio 3 limpa vidros funciona só as vezes.

    Boa tarde!

    O meu clio 3, de 2008, começou hoje hoje, com problemas nos limpa vidros. Só trabalha quando ligo a chave, e só na velocidade máxima. Passados uns minutos de a chave estar ligada, já não trabalha. Penso que o motor não seja, se não nunca trabalhava. Já desmontei as fichas da manete, e também não me parece ser. Alguém me pode ajudar?
    Na zona do motor do limpa vidros, parece que fica um zumbido, que não me lembro se já estava antes, podem ver o video no link a seguir.
    https://www.youtube.com/watch?v=EEfDOdzVnyk

    Obrigado.

    #2
    Já mudei um motor do limpa vidros porque ficou debaixo de água....

    Comentário


      #3
      Mas nesse caso, nunca trabalhava não era? Este trabalha, mas só quando ligo a chave, depois da centralina arrancar, e só na velocidade mais rápida. Se o parar, e voltar a ligar passados uns minutos, já não dá sinal.
      Viste o video? Que achas do zumbido que se ouve?

      Comentário


        #4
        Espreita por marcas de ferrugem no motor.

        Depois e seguir caminho:
        Ver fusiveis
        Ver se chega alimentação ao motor
        Ver se não há nada mecânico a obstruir o trabalho
        Substituir motor se necessário.

        Pus as fotos no Facebook quando tive lá um desses. Ainda tentei reparar mas acabou estar inviável.

        Novo, se não falha a memória, ficou abaixo dos 50€.

        Comentário


          #5
          Eis o estado do motor "afogado". Drenos entupidos...

          Comentário


            #6
            Mudei 2 desses... 1o deixou de trabalhar de vez. O 2o ficou como está o teu.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Eis o estado do motor "afogado". Drenos entupidos...
              Pensei que fosse da UCH. Esse Não trabalhava mesmo, ou estava intermitente como o meu. E só na velocidade maxima?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                Mudei 2 desses... 1o deixou de trabalhar de vez. O 2o ficou como está o teu.
                Pensei que fosse da UCH. Esse Não trabalhava mesmo, ou estava intermitente como o meu. E só na velocidade máxima?
                É a mesma questão que fiz ao EBLASE.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                  Pensei que fosse da UCH. Esse Não trabalhava mesmo, ou estava intermitente como o meu. E só na velocidade máxima?
                  É a mesma questão que fiz ao EBLASE.
                  O primeiro não trabalhava em velocidade nenhuma.

                  O 2o trabalhava aos solavancos e apenas na velocidade máxima.

                  Atenção que a articulação também não prima pela qualidade. Os apoios de plástico partem com facilidade.

                  Comentário


                    #10
                    O meu no máximo parece que trabalha bem. Vou ver se tenho tempo para desmontar amanha. Não sei bem se consigo medir se é do motor ou não. Alguém tem o esquema da ficha, para medir as voltagens?

                    Comentário


                      #11
                      O meu é de 2006 e nunca deu problemas, mas pelo que vejo nos vossos deve ser algo crónico...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                        O meu no máximo parece que trabalha bem. Vou ver se tenho tempo para desmontar amanha. Não sei bem se consigo medir se é do motor ou não. Alguém tem o esquema da ficha, para medir as voltagens?
                        Medes na ficha a ver se chega 12v quando ligas na manete. Também podes ter a manete KO..

                        Comentário


                          #13
                          Ok Eblase.
                          Então a partida não será da UCH?

                          Comentário


                            #14
                            Isso era ligar o aparelho e fazer testes. Mas dada a experiência e número de avarias no motor, deve ser mais um caso.

                            Comentário


                              #15
                              Resolvido, não vou meter fotos, não tive tempo, mas são as mesmas do @eblase. Motor afogado.
                              Consegui recupera-lo, com uma boa limpeza, e lubrificação. Não sei quanto tempo aguentará.
                              Aqueles drenos, estão num sitio péssimo, e além de pequenos, um deles tem uma membrana na ponta, para não entrar lixo que vem da cava da roda, que ajuda a estrangular o escoamento de água.

                              Eblase, Costumas recuperar o motor, ou não vale o esforço?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                Resolvido, não vou meter fotos, não tive tempo, mas são as mesmas do @eblase. Motor afogado.
                                Consegui recupera-lo, com uma boa limpeza, e lubrificação. Não sei quanto tempo aguentará.
                                Aqueles drenos, estão num sitio péssimo, e além de pequenos, um deles tem uma membrana na ponta, para não entrar lixo que vem da cava da roda, que ajuda a estrangular o escoamento de água.

                                Eblase, Costumas recuperar o motor, ou não vale o esforço?
                                Um conterrâneo que foi mecânico da Renault, e hoje por conta própria, sacava essas membranas/borrachas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                  Resolvido, não vou meter fotos, não tive tempo, mas são as mesmas do @eblase. Motor afogado.
                                  Consegui recupera-lo, com uma boa limpeza, e lubrificação. Não sei quanto tempo aguentará.
                                  Aqueles drenos, estão num sitio péssimo, e além de pequenos, um deles tem uma membrana na ponta, para não entrar lixo que vem da cava da roda, que ajuda a estrangular o escoamento de água.

                                  Eblase, Costumas recuperar o motor, ou não vale o esforço?
                                  Ena pá. Ajudei mais uma pessoa remotamente.

                                  Eu tentei duas vezes porque havia um mau contacto no mecanismo e tentei..tentei.. e avisei a pessoa que à terceira já tinha pago um motor novo.

                                  Vai ao Facebook que tenho lá isso tudo. Pesquisa por Clio.

                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Um conterrâneo que foi mecânico da Renault, e hoje por conta própria, sacava essas membranas/borrachas.
                                  Aconselho a sacar a ponta..

                                  O limpar anualmente hehehe

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vou sacar a ponta a próxima vez que tiver que desmontar. Para já ficou a trabalhar, mas o estado do bicho, era lastimável.
                                    Obrigado pelas dicas. Eblase estou a tentar arranjar-te subscritores, ajudas-te mais um nabo.
                                    Obrigado a quem ajudou, espero não ter de reabrir o tópico.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tiraste a referência do motor? Só para ires procurando preços..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não, ainda pensei nisso, mas depois esqueci-me. Pela matricula, uma loja de peças aqui na zona, onde trabalha um colega meu, o preço ronda os 50€ ou pouco mais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem, voltou ao mesmo. Vou ver se logo o desconto para voltar a limpar. Deixei o carro estacionado debaixo de árvores muitas vezes, já adivinho dreno entupido, e motor afogado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Desta vez tirei a tubagem do dreno, estava entupido com folhas e restos de árvores, tentei ver a referência do motor, mas está já estava apagada. Só sei que é da Valeo. Para já está a trabalhar bem, até novo afogamento

                                            Ao comprar o motor já vem com o resto do mecanismo até as escovas, ou só vem o motor mesmo? Dei conta que as escovas do motor já estão a chegar ao limite.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                              Desta vez tirei a tubagem do dreno, estava entupido com folhas e restos de árvores, tentei ver a referência do motor, mas está já estava apagada. Só sei que é da Valeo. Para já está a trabalhar bem, até novo afogamento

                                              Ao comprar o motor já vem com o resto do mecanismo até as escovas, ou só vem o motor mesmo? Dei conta que as escovas do motor já estão a chegar ao limite.
                                              Vem só o motor, sem a articulação.

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