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Opel Corsa B Ora pega, ora não pega

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    Opel Corsa B Ora pega, ora não pega

    Boas
    Tenho um problema no meu Opel corsa B. Gasolina.

    O problema é o seguinte:
    Ligo o carro pela manhã e motor arranque trabalha mas não quer pegar.
    Ligo novamente e não pega. Mesmo sintoma.
    Ligo novamente e dou acelerador e quase pega.
    Ligo novamente e dou acelerador e pega.
    Rotação vai até às três mil e depois recupera e fica estável.
    Vou pro trabalho e ao chegar desligo e volto a ligar impecável (sem pé acelerador nada).
    Final dia liga novamente impecável.

    Outro dia, ligou bem a passado uns cem metros começou a não desenvolver (acelerando e nada) e acaba por morrer.
    Dou a chave e acelero e fica novamente impecável.

    O único problema que tive no carro tem sido este, a um ano que ando nisto. Já passou por dois mecânicos e chega lá, dão a chave e está a trabalhar. Tornando difícil substituir a peça "danificada".
    Velas estão boas, cabos, bateria, já troquei o sensor MAP, bobine nova.

    Que poderá ser? Falaram que poderá ser alternador.
    Injector sujo? Mas se fosse injector carro nem andava não?

    #2
    Não acende nenhuma luz de avaria?

    Que motor é que tem?

    Comentário


      #3
      Não acende qualquer luz de problema no quadrante.
      Motor 1195, carro de 95.

      Comentário


        #4
        Dá a sensação de ser falta de gasolina a chegar ao motor, ou entra ar ou a bomba pode estar fraca

        Comentário


          #5
          agradeço. porem nao devia falhar depois em movimento? que isso faz-me quando ligo, mas depois de andar, fica impecavel.
          o filtro da gasolina está como novo, porem quando tenho que dar acelerador, se ele nao pegar, insisto dando acelerador, as vezes cheira um pouco a gasolina. Ou seja, deve estar a chegar gasolina ao motor. pergunto eu claro.
          a bomba estas a referir a que está debaixo do banco traseiro, correcto? aquilo la de facto nunca foi mexido, pela cor que tem. parece ser de origem. mas volto a perguntar, nao falharia sempre? em movimento etc...
          se for ar, qual a solucao?

          Comentário


            #6
            Pode ser só ar que entra e até sair o carro volta a pegar! Também há casos de o motor de arranque não estar a rodar com velocidade suficiente, já experimentou numa rua a descer a ver se pega logo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Sarmento Ver Post
              agradeço. porem nao devia falhar depois em movimento? que isso faz-me quando ligo, mas depois de andar, fica impecavel.
              o filtro da gasolina está como novo, porem quando tenho que dar acelerador, se ele nao pegar, insisto dando acelerador, as vezes cheira um pouco a gasolina. Ou seja, deve estar a chegar gasolina ao motor. pergunto eu claro.
              a bomba estas a referir a que está debaixo do banco traseiro, correcto? aquilo la de facto nunca foi mexido, pela cor que tem. parece ser de origem. mas volto a perguntar, nao falharia sempre? em movimento etc...
              se for ar, qual a solucao?
              Se cheira a gasolina enquanto estás a tentar o start não há de ser falta de gasolina. Antes pelo contrario.

              Se as velas estão boas, deve ser algum mau contacto na ignição. Vê o distribuidor e cabos de velas.

              Comentário


                #8
                Coloca a questão na secção das BOXES, certamente terás mais respostas.

                Comentário


                  #9
                  Bem alternador e motor de arranque para já deves excluir.

                  Se dizes que depois trabalha bem sem falhas diria que velas e afins para agora está ok.

                  Sinceramente ia para a linha de combustível, algum tubo estalado que faça recuar a gasolina, filtro entupido ou mesmo a bomba de gasolina.

                  Se queres meter as mãos massa, experimentava com uma bomba manual mais junto ao motor possivel e por a tubagem com pressão para ver se o carro pega melhor, isto logo de manhã.

                  Comentário


                    #10
                    Pelos sintomas parece que só pega a quente (ou morno).
                    Ao fim do dia o carro esteve ao sol?

                    Comentário


                      #11
                      por exemplo ontem, ao sair do trabalho, final de dia, teve dia ao sol... meto a chave e pega bem. deixo um pouco a estabelizar e arranco. passo um pouco, ele comeca a nao ter força ao acelerar. meto em ponto morto (em movimento) e vejo a rotaçao a baixar ao ponto de desligar motor. como estava em movimento coloco a segunda e ele pega. mas notei que nao estava estavel o motor, a tremer... e com pouca força.
                      paro o carro. desligo o motor e volto a ligar.
                      apos isso impecavel.

                      hoje de manha a pegar, tambem ligou bem mas depois comeca a tremer o motor (mais do que é normal) e desligo motor. ligo acelerando e fica bem.

                      o que mais me chateia é o facto de depois fazer as viagens bem, sem problemas, nada de falhas de gasolina nada.
                      a hora de almoco liguei carro, ligou bem. tirei os cabos da bateria e ele permanceu ligado. so para testar o alternador. como carro nao desligou concluo que alternador está bom.

                      ou seja, concluo que nao seja com o quente ou frio... mas se me acontece final de dia, depois de todo o dia ao sol, como o caso de ontem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Coloca a questão na secção das BOXES, certamente terás mais respostas.

                        irei fazer, obrigado

                        Comentário


                          #13
                          Tu até já escreveste a solução do problema...

                          Mas antes disso! Notas diferença se o carro estiver estacionado numa rua a subir ou numa a descer?

                          É que tirando isso... a solução é passar a estacionar a direito junto a essas oficinas onde tens ido!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                            Tu até já escreveste a solução do problema...

                            Mas antes disso! Notas diferença se o carro estiver estacionado numa rua a subir ou numa a descer?

                            É que tirando isso... a solução é passar a estacionar a direito junto a essas oficinas onde tens ido!
                            na realidade isso passou-me pela cabeça. farto deixar carro mesmo local e de manha sempre stress. ate que coloquei noutro sitio, na esperanca que fosse isso. curioso é que durante dois dias estranhamente nunca tive stress a ligar. pensava que tinha resolvido a situacao. ou seja ele nao podia estar com uma certa inclinacao para a direita (se tivermos sentados la dentro)... voltei outra vez atras quando ao terceiro dia falhou :S
                            alias aqui no trabalho está "direito", nao inclinado lateralmente mas mais ou menos paralelo ao chao. e volta acontecer.

                            cena de ir à bruxa!

                            penso se nao será o distribuidor da igniçao e a respetiva tampa.
                            qual a tua opniao?

                            Comentário


                              #15
                              Depois de trabalhar "normal" fica com trabalhar certo? mesmo a puxar por ele não falha?

                              Se não falha descartava velas e distribuidor mas não perdes em dar uma limpeza na tampa.

                              Comentário


                                #16
                                Fala com o @Starter que mexe bem nisso

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                  Depois de trabalhar "normal" fica com trabalhar certo? mesmo a puxar por ele não falha?

                                  Se não falha descartava velas e distribuidor mas não perdes em dar uma limpeza na tampa.
                                  Sim fica a trabalhar nornal. Ponto morto nas 900rpm e treme pouco, acelero e desenvolve. Anda bem. No início, até lhe passar isso motor treme mais, acelero e tem falhas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Fala com o @Starter que mexe bem nisso
                                    Obrigado pela ajuda. Como posso entrar em contato com o @Starter?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ainda me passou pela mona que fosse algo a ver com a pressão da gasolina...

                                      Há muitos anos que não mudas o filtro da gasolina? É só um tiro no escuro... mas os filtros são alguns 10€... nunca se perde muuuito!

                                      Antes de pensar em válvulas reguladoras de pressão e filtros dos injectores... o mais certo é depois arranjares uma régua nova com a válvula e os injectores, tudo novinho!, a preço de uva mijona... mas vê a situação do filtro porque às vezes, muitas vezes..., ele está mais colmatado do que imaginamos.

                                      É só um tiro no escuro!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                        Ainda me passou pela mona que fosse algo a ver com a pressão da gasolina...

                                        Há muitos anos que não mudas o filtro da gasolina? É só um tiro no escuro... mas os filtros são alguns 10€... nunca se perde muuuito!

                                        Antes de pensar em válvulas reguladoras de pressão e filtros dos injectores... o mais certo é depois arranjares uma régua nova com a válvula e os injectores, tudo novinho!, a preço de uva mijona... mas vê a situação do filtro porque às vezes, muitas vezes..., ele está mais colmatado do que imaginamos.

                                        É só um tiro no escuro!
                                        o filtro nao tem muito tempo. um ano nao mais que isso. mas tenho um novo, que amanha troco e a ver se melhora.
                                        uma vez que a gasolina está sempre a passar lá, nao falharia em movimento? soluços?
                                        aviso-te pois meto um novo amanha.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas compraste um novo porquê? Ai que já andavas desconfiado disso...

                                          Oxalá que resulte! É mesmo um tiro no escuro...


                                          O meu último foi trocado aos 75 mil km... eu andava desconfiado... e melhorou um pouco!


                                          O penúltimo foi já há muuuuitos anos... de facto até foram 2 na mesma semana... tal era o merdelim que lá andava no depósito... o 2º foi à borla à conta da garantia do 1º... o 1º ele foi-se abaixo ao fim de uns 20 km e já não quis pegar... foi de reboque para a oficina!

                                          Por acaso não usaste recentemente algum produto de limpeza, mas dos bons!, daqueles que limpam mesmo!, como eu fiz nessa altura? É tiro e queda... aquilo limpa mesmo! Manda é o merdelim todo para o filtro...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                            Mas compraste um novo porquê? Ai que já andavas desconfiado disso...

                                            Oxalá que resulte! É mesmo um tiro no escuro...


                                            O meu último foi trocado aos 75 mil km... eu andava desconfiado... e melhorou um pouco!


                                            O penúltimo foi já há muuuuitos anos... de facto até foram 2 na mesma semana... tal era o merdelim que lá andava no depósito... o 2º foi à borla à conta da garantia do 1º... o 1º ele foi-se abaixo ao fim de uns 20 km e já não quis pegar... foi de reboque para a oficina!

                                            Por acaso não usaste recentemente algum produto de limpeza, mas dos bons!, daqueles que limpam mesmo!, como eu fiz nessa altura? É tiro e queda... aquilo limpa mesmo! Manda é o merdelim todo para o filtro...
                                            só para ai a tres anos é que coloquei aquilo que existe para limpar injetores, a venda na norauto. mas a anos que nao meto isso. e nao meti nada para limpar. so gasolina da mais cara. ah ah
                                            gosto ter peças suplentes, quando mando vir algo da Alemanha, aproveito e mando vir uma junta das vavulas ou filtro para quando for preciso ter e trocar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              desculpem ter ficado uma semana sem dar noticias, mas preciso de pelo menos uns dias para perceber se o problema está resolvido ou nao.
                                              durante uma semana o carro nao voltou a falhar mais, o que foi feito:
                                              - carro quando falhava, tinha que acelerar e ligar para "forçar" a ligar, cheirava depois a gasolina - logo conclui que problema de gasolina nunca poderia ser, pois estava a chegar ao motor. e como tal se fosse problema de gasolina, em viagem teria que soluçar, o que nunca aconteceu.
                                              - era na parte do motor, e nunca na parte de tras do carro. - velas, cabos, motor arranque, alternador, bobine ou distribuidor.
                                              - tinha acabado de trocar um dia antes o sensor MAP e outro sensor.
                                              - velas e cabos nao tinham assim tanto tempo.
                                              - bobine também nao tinha assim muito tempo.
                                              - alternador está ainda com níveis bons, e a carregar bem.
                                              - motor de arranque nao testei (fica para mais tarde trocar e por um novo, ja que nao é assim tao caro).

                                              Foi tirado a tampa do distribuidor, e respectivo rotor, com uma lixa foi limpo os polos de carvão dentro da tampa e uma limpeza superficial no rotor, com a lixa. pois se for de mais, o rotor deixa de tocar no carvão e nao pega mesmo.
                                              durante uma semana nunca falhou.
                                              será que era dali? eh eh

                                              P.S.: deixo o carro a trabalhar sempre uns dois tres minutos antes de arrancar. para prevenir também falhas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se o motor de arranque está bom, não vale a pena mexer

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  passado uma semana e uns dias, hoje voltou acontecer o mesmo problema. apos ligar bem, apos deixar uns minutos aquecer o motor e ter andados uns metros... perdeu força e desligou.
                                                  dei a chave apos isso, nao queria pegar, pé acelerador e lá pegou e ficou impecável toda a viagem.

                                                  Estranho

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Que diagnóstico deram na oficina?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tive um problema idêntico com um 206 1.1. Substitui varios componentes e o problema de tempos a tempos la voltava. Descobri que acontecia mais frequentemente quando o estacionada inclinado lateralmente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Que diagnóstico deram na oficina?
                                                        nao levei e nem sei se terá diagnostico para tal. apesar ter entrada OBD nao sei se o carro devido ser do ano 95 dará para diagnostico.
                                                        mas se isso me resolver o problema, levarei.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Diagnóstico electrónico ou mecânico....


                                                          Mas um diagnóstico!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                                            Tive um problema idêntico com um 206 1.1. Substitui varios componentes e o problema de tempos a tempos la voltava. Descobri que acontecia mais frequentemente quando o estacionada inclinado lateralmente.
                                                            houve uma altura em que pus essa hipotse, mas acabei por descartar. pois até hoje (passado uma semana) carro estava direito. e durante a semana que passou até esteve inclinado etc.

                                                            Comentário

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