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Hibrido versus HDI

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    [Comparativo] Hibrido versus HDI

    Colegas faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.
    A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.
    Editado pela última vez por PugGT; 08 June 2020, 19:01.

    #2
    Um corolla 1.8 está a gastar nos mesmos percursos, menos uns decimos aos 100 que um 1.6 hdi, montado numa 307.

    Os percursos metem alguma cidade...

    Não conhecendo a fundo os modelos mencionados, diria que mais não vai gastar. Mas há a diferença do valor entre combustíveis.

    Testa um yaris para confirmar

    Cump.

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      #3
      Originalmente Colocado por ice Ver Post
      Um corolla 1.8 está a gastar nos mesmos percursos, menos uns decimos aos 100 que um 1.6 hdi, montado numa 307.
      1.8 hibrido? Pois a questão é mesmo essa. Mesmo que ate gaste menos devido a ser hibrido vou perder na bomba certo?

      Comentário


        #4
        Sim, 1.8 hibrido.

        No meu caso ficou quase igual, pois baixou um pouco o consumo (5 a diesel para 4.5 a gasolina)

        Em defesa do diesel, já conta com mais de 200 k kms, mas na realidade o consumo não alterou muito...

        Mas não há nada como testar, até porque a condução do hibrido em questão é muito diferente, a começar ela ausência de caixa e efeito cvt..


        Cump.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
          Colegas faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.
          A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.
          Dependo do relevo do terreno..

          se for plano de ponta a ponta hibrido
          se for terreno montanhoso diesel

          Aluga um híbrido por 1 dia...

          Comentário


            #6
            70km diarios x 22 dias = 1540km
            Um híbrido com 40L faz uns 800km e pode chegar aos 900km bem poupadinho...Cada deposito são a volta de 45€ para 36L

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              #7
              Tendo em conta as condições descritas, o HDI deve ter alguma vantagem visto que as condições lhe são favoráveis.
              Sendo estrada nacional pode andar sem grande esforço, reduzindo o consumo praticamente ao mínimo que consegue, e neste caso não me parece que tires grande vantagem com o híbrido. Se fossem trajetos mais curtos e citadinos aí já seria diferente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ice Ver Post
                Sim, 1.8 hibrido.

                No meu caso ficou quase igual, pois baixou um pouco o consumo (5 a diesel para 4.5 a gasolina)

                Em defesa do diesel, já conta com mais de 200 k kms, mas na realidade o consumo não alterou muito...

                Mas não há nada como testar, até porque a condução do hibrido em questão é muito diferente, a começar ela ausência de caixa e efeito cvt..


                Cump.
                Sendo um 307, não é propriamente o diesel mais económico, actualmente estão melhores, pelo que os tais 5 vs 4.5 do Corolla mais recente, facilmente podem dar vantagem ao Diesel mais moderno.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                  Colegas faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.
                  A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.
                  Andei uns dias com esse yaris...Em nacional e sem passar dos 80, como dizes, podes contar com no máx. 3.5 no yaris actual...o novo deverá estar ainda melhor...o conforto nesse tipo de utilização é do 8 para o 80 a favor do yaris...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                    Um híbrido com 40L faz uns 800km e pode chegar aos 900km bem poupadinho...
                    Boa informaçao. Por acaso sao os kms q faço com 1 deposito normalmente. Embora o ultimo deu para 1099 kms.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                      Sendo um 307, não é propriamente o diesel mais económico, actualmente estão melhores, pelo que os tais 5 vs 4.5 do Corolla mais recente, facilmente podem dar vantagem ao Diesel mais moderno.
                      Não é a ideia que tenho. O 1.6 hdi tem alguns defeitos, e acredita que conheço de perto uma boa parte...

                      Contudo o consumo não é um deles. Sempre foi extremamente poupado. Para teres uma ideia, se for eu em exclusivo a conduzir, consigo números a rondar os 3.5/4 l/100 com alguma facilidade. Mas eu raramente faço cidade de carro, e quando faço é fora da hora de ponta, logo sempre a rolar.

                      A informação que dei foi com base numa condução normal, onde tanto eu como a minha mulher usamos, sendo que ela, a principal utilizadora do carro, faz muitos percursos curtos.

                      Para teres uma ideia, actualmente tenho conduzido quase em exclusivo o corolla. Está com uma média de 3.8, sem grande esforço

                      Agora concordo, muitos declives ou muito tempo em AE mandam as médias abaixo, quase como um gasolinas normal... É preciso saber ao que se vai.

                      Cump.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                        Não é a ideia que tenho. O 1.6 hdi tem alguns defeitos, e acredita que conheço de perto uma boa parte...

                        Contudo o consumo não é um deles. Sempre foi extremamente poupado. Para teres uma ideia, se for eu em exclusivo a conduzir, consigo números a rondar os 3.5/4 l/100 com alguma facilidade. Mas eu raramente faço cidade de carro, e quando faço é fora da hora de ponta, logo sempre a rolar.

                        A informação que dei foi com base numa condução normal, onde tanto eu como a minha mulher usamos, sendo que ela, a principal utilizadora do carro, faz muitos percursos curtos.

                        Para teres uma ideia, actualmente tenho conduzido quase em exclusivo o corolla. Está com uma média de 3.8, sem grande esforço

                        Agora concordo, muitos declives ou muito tempo em AE mandam as médias abaixo, quase como um gasolinas normal... É preciso saber ao que se vai.

                        Cump.
                        Conheço melhor o 1.6hdi nos Ford, e a opinião geral que tenho é que podia ser um motor mais poupado, ou pelo menos menos sensível a ritmos menos económicos, digamos assim.
                        Fiz viagens para o Algarve e Trás-os-Montes com um de 90cv, e a média andou pelos 5.5/6, e isto a ritmos normais, sem abusos, porque o carro não era meu

                        Comentário


                          #13
                          A 3ª via...

                          https://www.renault.pt/veiculos-elet...xoC2x8QAvD_BwE

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                            Conheço melhor o 1.6hdi nos Ford, e a opinião geral que tenho é que podia ser um motor mais poupado, ou pelo menos menos sensível a ritmos menos económicos, digamos assim.
                            Fiz viagens para o Algarve e Trás-os-Montes com um de 90cv, e a média andou pelos 5.5/6, e isto a ritmos normais, sem abusos, porque o carro não era meu


                            Vá... sejamos justos... TDCI...

                            Ou então... FORD/PSA.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                              Colegas faço 70 kms diários num 1.4 HDI em nacional (média de 4.3L/100 nao passando dos 80 km/h) para contribuir para o PIB nacional e o gasto em combustivel anda à volta dos 110, 120 € mensais.
                              A questão milenar é: como será o mesmo percurso com um 1.5 HSD da Toyota a nivel de consumo? Vai pesar na decisão de trocar por outro HDI ou aventurar-me nos hibridos.



                              Mas fiquei com uma dúvida... estás a equacionar adquirir um PSA... ou estás a fazer comparação entre o que tens e o HSD da TOYOTA?

                              É que se for a 2ª opção... entre o que tens e HSD... quer me parecer que como é claro, a opção que mais poupas, será manter o que já é teu.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Vá... sejamos justos... TDCI...

                                Ou então... FORD/PSA.
                                Sim, eu sei e tens razão.

                                Mas tendo passado alguns cá por casa, 1.6, 1.8 e 1.5, para mim o Tdci é o 1.8

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                  Sim, eu sei e tens razão.

                                  Mas tendo passado alguns cá por casa, 1.6, 1.8 e 1.5, para mim o Tdci é o 1.8


                                  De facto o 1.8 TDCI é qualquer coisa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    De facto o 1.8 TDCI é qualquer coisa...
                                    A experiência foi com a último respiro desse motor, o de 125cv, e posso dizer que não gostei muito. Prefiro o 1.5tdci, mais moderno

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      A experiência foi com a último respiro desse motor, o de 125cv, e posso dizer que não gostei muito. Prefiro o 1.5tdci, mais moderno

                                      Sim, motores distintos...

                                      No caso, usei o mesmo na versão de 115 no Focus mk1,5

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Mas fiquei com uma dúvida... estás a equacionar adquirir um PSA... ou estás a fazer comparação entre o que tens e o HSD da TOYOTA?
                                        Tenho um C3 1.4 HDI 2005 com 352 mil km e para a viagem q faço ja tenho receio de ficar apeado. Por outro lado os novos dieseis são tão abichanados com FAPs e e outras tecnologias q nao sei se faço bem arriscar. E oiço falar tão bem dos HSD q estou a equacionar fazer a troca. Sei q vou ganhar em cidade sem duvida. Quanto á nacional (estrada da beira Coimbra - Lousã - Coimbra) é q estou relutante e por isso abri este topico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                          Tenho um C3 1.4 HDI 2005 com 352 mil km e para a viagem q faço ja tenho receio de ficar apeado. Por outro lado os novos dieseis são tão abichanados com FAPs e e outras tecnologias q nao sei se faço bem arriscar. E oiço falar tão bem dos HSD q estou a equacionar fazer a troca. Sei q vou ganhar em cidade sem duvida. Quanto á nacional (estrada da beira Coimbra - Lousã - Coimbra) é q estou relutante e por isso abri este topico.


                                          Ou seja... seria manter o que tens... vs aquisição de uma viatura...

                                          Ora e só em termos "financeiros".. ainda que consumos sejam favoráveis ao HSD... levarás tempo a recuperar o investimento.

                                          Mas é como tudo, cada um saberá de si.. e claro, se também tens confiança ou não, na viatura que tens.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Ou seja... seria manter o que tens... vs aquisição de uma viatura...
                                            A aquisição de nova viatura irá acontecer sem duvida até ao final do ano pelo receio de ficar apeado, pela kmtragem e por algum valor q ainda dão pelo carro. Por isso estava de olho nos dieseis atuais mas tenho receio de problemas de FAPs e afins daí entrar na equação um HSD.

                                            Comentário

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