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Comprar carro até 15.000€

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    Comprar carro até 15.000€

    Olá a todos!

    Ando atualmente interessado em comprar o meu primeiro carro, sendo que já tenho carta há cerca de 8 anos e conduzo com alguma regularidade.
    O principal objetivo do carro será fazer viagens para fora do centro de Lisboa ao fim de semana e a viagem Braga - Lisboa e vice-versa mensalmente. Vai ser importante ter passageiros para fazer boleias a dividir gota+portagens
    Durante a semana raramente vou precisar do carro, pois desloco-me essencialmente de metro.


    Que tipo de carros gostas?

    Gosto de carros desportivos e confortáveis.
    Gosto de sentir o carro ao conduzir, mas preciso de um carro confortável, porque ao fim de uns 45min se o carro não tiver um bom assento, já começo a sentir as dores nas costas



    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    A e B



    Que marcas e modelos gostas e equacionas?

    Audi - gosto especialmente do design e da condução da Audi, já conduzi um Audi A6 de 199x, portava-se lindamente e era bastante confortável.
    Peugeot - é também uma das minhas marcas preferidas, também pelo design e condução. Conduzi também várias vezes um Peugeot 306 desportivo de 2009 que também me dava um gozo enorme.
    Ford e Citroen são marcas com que também simpatizo bastante, devido a já ter conduzido bastantes vezes a Ford Transit de trabalho e o Citroen Saxo dos meus pais.
    VW é uma marca que sempre despertou curiosidade, mas que por acaso nunca conduzi.

    Estive bastante tempo a estudar os Audis A1 entre 2015 e 2017, mas depois fiquei com receito que não fosse um carro confortável para longas viagens.
    Andei também a ver Audis A3 e Volvos V40, mas sinto que já não tenho orçamento :P
    Vi hoje um Citroen C4 Diesel 1.6BlueHDI Feel de 2017 num stand e gostei dele, só não fiz foi um test-drive :/



    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?

    Sim
    . É um sim subjectivo, visto o carro ter mais utilização ao fim de semana, e com mais tendência para viagens longas e com passageiros atrás.



    Precisarás de levar carga com frequência?
    Sim,
    as malas dos passageiros e um skate longboard (115cm de comprimento)



    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    Estive a fazer uma estimativa e aponto para 12.000KM anuais.



    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    Sim, principalmente auto-estradas.



    Os consumos terão grande importância?

    Sim bastante, sendo que também é importante que o carro ande bem e saiba fazer bons consumos pela casa dos 120KM/H :P



    A potência do motor terá grande importância?

    Sim, é importante que o carro consiga responder bem e também proporcione uma condução mais "interessante".



    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?

    Sim, já conduzi um Fiat Panda de aluguer em trilhos em Palma de Maiorca e desfrutei imenso! No entanto não faria aqueles trilhos com um carro meu que não fosse SUV.



    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?

    Estou a apontar para algo por volta dos €15.000.



    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    Pouco usado e com poucos KM (abaixo dos 100.000KM) Não pretendo comprar outro carro nos próximos 20 anos xD
    O melhor cenário é um carro de 2017 para cima. Poderei confiar num carro de 2015/2016 se o stand for de confiança e tiver garantia minima de 2 anos.


    Ainda não consegui decidir se deveria apostar em Gasolina ou Gasóleo, sinceramente estou mais preocupado em que o carro cumpra todas as minhas necessidades.
    Outra coisa que aprecio nos carros é que sejam minimamente tecnológicos, ou seja um ecrã touch screen com Google Maps e Spotify não é possível de arranjar? É que até o sistema da audi A3 me deixa um pouco desapontado em ter aquele ecrã no meio do tablier, que não é tátil e o GPS é um extra pago à parte!


    Aproveito desde já para agradecer à comunidade do fórum! Inscrevi-me aqui no inicio do mês devido a este tema e tenho vindo a aprender bastante sobre a atualidade do mundo automóvel com os vossos tópicos no fórum! Obrigado!

    Cumprimentos,
    Márcio

    #2
    Originalmente Colocado por marciolm Ver Post
    Poderei confiar num carro de 2015/2016 se o stand for de confiança e tiver garantia minima de 2 anos.
    A garantia de 2 anos é obrigatória por lei, quando o automóvel é vendido por um profissional (stand). Aliás, é um excelente sinal que o stand é de "confiança" se anunciar esses 2 anos logo à cabeça. Essa garantia obrigatória pode ser reduzida para 1 ano, se houver acordo entre o comprador e vendedor (por exemplo, com uma baixa significativa no preço), mas desconfia sempre de stands que, unilateralmente, vão logo propondo garantia de 1 ano - ou, pior ainda, que proponham a ilegalidade de vender sem garantia!


    Originalmente Colocado por marciolm Ver Post
    Ainda não consegui decidir se deveria apostar em Gasolina ou Gasóleo
    Como dizes que vais fazer apenas 12k por ano, a maioria do pessoal aqui no fórum vai recomendar-te que fiques por um a gasolina.

    Quanto a sugestões, vou deixar que pessoal mais familiarizado com motores e afins responda

    Comentário


      #4
      @condutor9 obrigado pelas dicas!
      Não tinha conhecimento que eles eram mesmo obrigados a dar os 2 anos de garantia, porque parece comum "oferecerem" apenas 1 ano
      Sim a questão do gasóleo vs gasolina, não é mandatária para mim, eventualmente até GPL poderia ser uma opção, o que quero é garantir consumos baixos a medianos e que o carro dure bastantes anos e que dê poucas dores de cabeça


      @LinoMarques tenho de admitir que estava mesmo à espera das tuas sugestões! Dos tópicos que vou vendo tens sempre grandes dicas!
      Os Renault Megan deixaram-me de água na boca!! Nunca tinha olhado muito para eles, mas gosto da ideia de saber que o modelo é de 2016, design relativamente recente e parece ter os mínimos olímpicos de tecnologia. Sabes me dizer se eles tem CarPlay? Pelo que vi na net parece que sim, mas não fiquei esclarecido.
      O KIA fica já de fora porque não o acho propriamente bonito e não faço ideia de como seja a marca :P
      Os Ford Fiestas eram o carro que tinha no topo da lista por parecerem cumprir o que preciso, mas só consigo gostar do Design no modelo ST Line.
      (O Renault Megan está no topo da Lista)
      Gosto de design de alguns modelos da Ford Focus, mas não quero carrinhas


      Como referi no inicio, há duas marcas que gosto imenso, que é a Audi e a Peugeot já sei que são marcas com um custo mais alto de manutenção quando der ***** Mas que acredito serem marcas fiáveis, que têm uma condução prazerosa e os carros são seguros.

      Vou partilhar aqui uns links e gostava de ter feedback vosso!
      Os preços estão acima dos 15Mil€, mas estou confiante nas minhas capacidades de negociação


      Adoro o novo modelo da Peugeot e está fresquinho, o que acham das opções abaixo?

      Peugeot 208 1.2 PureTech Active - 2019 - 7Mil KM - 15.990€
      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ed0d7a2661

      Peugeot 208 1.2 PureTech Active - 2020 - 1 KM - 16.990€ - O Carro tem 1KM, não percebo se isto é bom ou mau negócio
      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#e2962dc727


      O que acham do Audi A1? Será que é confortável para viagens longas?

      Audi A1 1.0 TFSI - 2018 - 40Mil KM - 16.500€ -
      https://www.custojusto.pt/porto/lige...-tfsi-30806220

      Audi A1 Sportback 1.0 TFSI Ultra 95 CV - 2017 - 38Mil KM - 15.490€
      https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

      Audi A1 1.0 TFSI S-Line - 2018 - 30Mil KM - 17.500€
      https://www.custojusto.pt/porto/lige...-line-31661957


      O que mais me chateia neste carro é gostar dele

      Audi A3 1.6 TDI - 2017 - 60Mil KM - 18.000€
      https://www.custojusto.pt/porto/lige...6-tdi-31726601

      Audi A3 SportBack TFSI - 2017 - 10Mil KM - 18.000€
      https://www.custojusto.pt/coimbra/li...tback-30974982


      E por fim, um Ford Fiest ST Line fresquinho e lindo!
      Ford Fiest ST Line 1.2 125CV - 2019 - 18.500KM - 15.500€ - Ainda acresce mais 6 anos de garantia da Ford, alguém consegue me explicar isto da garantia da Ford melhor?
      https://www.olx.pt/anuncio/ford-fies...tml#b899d8ed9d


      Estou a contar receber umas quantas opiniões daqui até escolher uns 3 ou 5 carros para fazer teste drive

      E desde já um muito obrigado pelos feedbacks que já deram!
      Abraço,
      Marcio

      Comentário


        #5
        Obrigado pela consideração!

        Em relação a conforto, eu não me preocuparia muito com isso. Só um carro com características mais desportivas ou pneus de perfil muito baixo (ex.º packs AMG na Mercedes ou M na BMW) é que tornam por vezes os carros um pouco mais desconfortáveis.

        Se forem versões "normais", sobretudo segmento C, são carros dotados de níveis muito agradáveis de conforto.

        Comentário


          #6
          Se é para fazer maioritariamente AE, mesmo com pouco km/ano eu recomendo um motor diesel mesmo que pequeno como 1.5dci, em vez de um 1.0 a gasolina. O comportamento dos dois em AE em velocidades altas constantes nada tem a ver, um vai no seu óptimo o outro vai em esforço. Para condução na cidade e estradas secundárias recomendaria o inverso.

          Comentário


            #7
            Originalmente Colocado por sargotrons Ver Post
            Se é para fazer maioritariamente AE, mesmo com pouco km/ano eu recomendo um motor diesel mesmo que pequeno como 1.5dci, em vez de um 1.0 a gasolina. O comportamento dos dois em AE em velocidades altas constantes nada tem a ver, um vai no seu óptimo o outro vai em esforço. Para condução na cidade e estradas secundárias recomendaria o inverso.
            Olá @sargotrons! Agreço desde já o teu feedback. O meu receio com os carros a Diesel é parecerem ter mais tendência a dar problemas.
            Quando referes que o o motor 1.0 a Gasóleo vai em esforço na AE é devido à baixa cilindrada certo? Ou seja se aumentasse a cilindrada, à partida o motor já iria com melhor rendimento, certo?

            Comentário


              #8
              Originalmente Colocado por sargotrons Ver Post
              Se é para fazer maioritariamente AE, mesmo com pouco km/ano eu recomendo um motor diesel mesmo que pequeno como 1.5dci, em vez de um 1.0 a gasolina. O comportamento dos dois em AE em velocidades altas constantes nada tem a ver, um vai no seu óptimo o outro vai em esforço. Para condução na cidade e estradas secundárias recomendaria o inverso.
              Acho que nunca terás conduzido um carro a gasolina de baixa cilindrada em auto estrada, para dizeres isso...

              Um carro a gasolina não vai em esforço na AE, até porque tem uma rotação máxima mais elevada do que o diesel.

              Comentário


                #9
                Originalmente Colocado por sargotrons Ver Post
                Se é para fazer maioritariamente AE, mesmo com pouco km/ano eu recomendo um motor diesel mesmo que pequeno como 1.5dci, em vez de um 1.0 a gasolina. O comportamento dos dois em AE em velocidades altas constantes nada tem a ver, um vai no seu óptimo o outro vai em esforço. Para condução na cidade e estradas secundárias recomendaria o inverso.
                Não percebi.
                Porque é que um motor gasolina em AE vai em esforço?
                É verdade que por ex o meu TCE a 120 km/h vai praí nas 3000 RPM, mas tambem tem 6500 RPM úteis.
                Acontece que nunca compreendi muito bem porque é que o facto dos motores a gasolina terem de fazer mais RPM, assusta muita gente.
                Eu sei de pessoas que nunca passam das 3000 RPM com motores a gasolina mais limitados. O que é um tremendo erro.

                Comentário


                  #10
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Não percebi.
                  Porque é que um motor gasolina em AE vai em esforço?
                  É verdade que por ex o meu TCE a 120 km/h vai praí nas 3000 RPM, mas tambem tem 6500 RPM úteis.
                  Acontece que nunca compreendi muito bem porque é que o facto dos motores a gasolina terem de fazer mais RPM, assusta muita gente.
                  Eu sei de pessoas que nunca passam das 3000 RPM com motores a gasolina mais limitados. O que é um tremendo erro.
                  Esforço se calhar é exagerado mas já fora do seu optimo rendimento, num 1.0 TSI, todo o carro está afinado para a cidade e acima dos 100km/h os consumos devem disparar.
                  De acordo com o perfil que o marciolm descreveu, maioritariamente viagens lisboa-braga em AE, com vários passageiros e bagagem, sendo jovem como me pareceu duvido que faça a viagem a 120km/h. Que motor achas mais apropriado um 1.5dci ou um 1.0 TSI?

                  Destes motores pequenos a gasolina com turbos que me lembro de ter conduzido, um fiesta 1.0 ecoboost e um de um fiat tipo (fire?...nem sei a cilindrada). Surprendeu-me e fiquei rendido a esse tipo de motores, mas do fiesta notei perfeitamente a sua falta de força e a necessidade de alta rotatividade para algum andamento mais rapido ou subida mais acentuada em AE.

                  Comentário


                    #11
                    Dacia Duster a GPL, novo. Dacia GPL - Carros GPL ? Dacia

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por sargotrons Ver Post
                      Esforço se calhar é exagerado mas já fora do seu optimo rendimento, num 1.0 TSI, todo o carro está afinado para a cidade e acima dos 100km/h os consumos devem disparar.
                      De acordo com o perfil que o marciolm descreveu, maioritariamente viagens lisboa-braga em AE, com vários passageiros e bagagem, sendo jovem como me pareceu duvido que faça a viagem a 120km/h. Que motor achas mais apropriado um 1.5dci ou um 1.0 TSI?

                      Destes motores pequenos a gasolina com turbos que me lembro de ter conduzido, um fiesta 1.0 ecoboost e um de um fiat tipo (fire?...nem sei a cilindrada). Surprendeu-me e fiquei rendido a esse tipo de motores, mas do fiesta notei perfeitamente a sua falta de força e a necessidade de alta rotatividade para algum andamento mais rapido ou subida mais acentuada em AE.
                      Estás é a dizer que são motores com menor eficiência, pois claro, é verdade, precisam de muito mais RPM's.
                      E claro já se sabe que acima dos 130 / 140 os consumos de gasolina começam a ser muito altos.
                      A 180 / 200 então é gritante a diferença.

                      Mas o que eu quero dizer é que não retira saúde ao motor.

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por sargotrons Ver Post
                        Esforço se calhar é exagerado mas já fora do seu optimo rendimento, num 1.0 TSI, todo o carro está afinado para a cidade e acima dos 100km/h os consumos devem disparar.
                        De acordo com o perfil que o marciolm descreveu, maioritariamente viagens lisboa-braga em AE, com vários passageiros e bagagem, sendo jovem como me pareceu duvido que faça a viagem a 120km/h. Que motor achas mais apropriado um 1.5dci ou um 1.0 TSI?

                        Destes motores pequenos a gasolina com turbos que me lembro de ter conduzido, um fiesta 1.0 ecoboost e um de um fiat tipo (fire?...nem sei a cilindrada). Surprendeu-me e fiquei rendido a esse tipo de motores, mas do fiesta notei perfeitamente a sua falta de força e a necessidade de alta rotatividade para algum andamento mais rapido ou subida mais acentuada em AE.
                        Um carro a gasolina não se conduz como um diesel.
                        Num diesel, 4.000 rotações, vamos quase no máximo da rotação do motor. Num carro a gasolina só às 6.000 é que vamos perto do máximo.
                        Visto isto, é natural que a 120kms/h num carro a gasolina a rotação será mais elevada num carro a gasolina.
                        Isto em carros equivalentes.

                        Comentário


                          #14
                          @sorgotrons, @escapelivre e @pedrolima678 muito obrigado por esta discussão! não fazia ideia nenhuma de que os motores tinham comportamentos tão diferentes entre diesel e gasolina!

                          O meu receio com os motores diesel é só todos os problemas que eles dão! O carro vai andar maioritariamente ao fim de semana, porque durante a semana me desloco-me de metro, e dito isto, penso que ter um carro diesel parado é pior do que um a gasolina. Estou a pensar bem?

                          Não há algum carro/motor a gasolina que tenha consumos medianos por volta dos 120/140KM, que recomendem dentro do que falei acima?

                          Obrigado,
                          Márcio

                          Comentário


                            #15
                            O estar parado durante a semana não é problema. Faz mal é quando é semanas ou meses a fio, pois favorece descarregamento de baterias, tubos e borrachas ressequidos, etc, mas isso aplica-se a qualquer tipo de motor e carro.

                            O que os Diesel não gostam muito é de trajectos curtos e frequentes, mas se ao fim-de-semana vais fazer trajectos médios a longos, não vejo aí problema nenhum.

                            Comentário


                              #16
                              Sim se for pela questão de ser só ao FDS mas sempre trajectos de pelo menos umas dezenas de KM eu tambem acho que não é preocupante.
                              Porque se não daqui a nada fica-se com medo de tudo.
                              Há é depois a questão se compensa diesel ou não, e isso já vai requerer contas mais afincadas.

                              Comentário


                                #17
                                Para fazer km de autoestrada eu colocava de parte os utilitários (segmento do 208, clio, etc.)

                                Subiria de segmento pois nota-se muita diferença de conforto e segurança nesse tipo de viagens.

                                Pelos teus requisitos provavelmente iria para um Megane dos mais recentes, pois é muito avançado tecnologicamente e tem um motor que é possivelmente dos melhores do mercado (1.5dci). Mesmo o motor a gasolina é bastante interessante.

                                Podes dar uma vista de olhos no A3 (que pessoalmente gosto muito) e no Golf, mas aí vais perder muita da tecnologia que valorizas.

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por marciolm Ver Post
                                  @sorgotrons, @escapelivre e @pedrolima678 muito obrigado por esta discussão! não fazia ideia nenhuma de que os motores tinham comportamentos tão diferentes entre diesel e gasolina!

                                  O meu receio com os motores diesel é só todos os problemas que eles dão! O carro vai andar maioritariamente ao fim de semana, porque durante a semana me desloco-me de metro, e dito isto, penso que ter um carro diesel parado é pior do que um a gasolina. Estou a pensar bem?

                                  Não há algum carro/motor a gasolina que tenha consumos medianos por volta dos 120/140KM, que recomendem dentro do que falei acima?

                                  Obrigado,
                                  Márcio
                                  Depende do que é para ti um consumo mediano...

                                  Comentário


                                    #19
                                    Seja o que for, os Diesel ainda são imbatíveis em economia de combustível e continuarão a ser. Os gasolina modernos aproximam-se, mas apenas em situações específicas em que se ande a apostar no hipermiling, algo que é menos interessante que ficar em casa a ler um livro.

                                    Utilização minimamente despreocupada e ainda assim com economia, só a Diesel.

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Seja o que for, os Diesel ainda são imbatíveis em economia de combustível e continuarão a ser. Os gasolina modernos aproximam-se, mas apenas em situações específicas em que se ande a apostar no hipermiling, algo que é menos interessante que ficar em casa a ler um livro.

                                      Utilização minimamente despreocupada e ainda assim com economia, só a Diesel.
                                      Naturalmente que os diesel gastam sempre menos, cada vez a diferença é menor, mas o diesel ganha sempre nos consumos...

                                      Perde é no resto, valor de aquisição do carro, revisões, IUC (nem sempre), seguro, etc.

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Seja o que for, os Diesel ainda são imbatíveis em economia de combustível e continuarão a ser. Os gasolina modernos aproximam-se, mas apenas em situações específicas em que se ande a apostar no hipermiling, algo que é menos interessante que ficar em casa a ler um livro.

                                        Utilização minimamente despreocupada e ainda assim com economia, só a Diesel.
                                        Depende. Só fazendo contas.
                                        Há muita gente a perder dinheiro com diesel.
                                        Mas é bom que assim continue a ser

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                                          #22
                                          Só estou a falar de consumo de combustível, nada mais.

                                          Comentário


                                            #23
                                            boa noite. se é para fazeres lisboa-esposende-lisboa pelo menos 2x por mês, podes sempre optar por diesel 1.5 ou 1.6, não é por aí que tens muitos problemas. não é infalível, mas sempre ajuda essas longas tiradas que fazes. quanto ao segmento eu tentaria arranjar um B larguinho ou segmento C, isto se viajares com família. um megane, focus, V40, por aí (embora o V4 seja curto nos lugares traseiros e na mala) astra, A3, 308...dos meus preferidos, se calhar um focus megane ou 308, provavelmente um volvo mas se calhar só arranjas importados e com mais de 120 mil kms em cima e alguns já com 2 mãos em PT.
                                            Editado pela última vez por caditonuno; 22 June 2020, 23:21.

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                                              #25
                                              OUTRO MODELO:

                                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#26b00a8130

                                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#26b00a8130 está um bocado caro, no entanto. devia estar menos 1000€

                                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#26b00a8130

                                              https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#26b00a8130

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                                                #26
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Só estou a falar de consumo de combustível, nada mais.
                                                Ah okok, pois isso sem dúvida, o diferencial de consumos ainda é assinalável, sobretudo em cidade e em motores de maior cilindrada.

                                                E lá está, os diesel são muito menos sensíveis ao estilo de condução, pode-se andar de forma bem mais descontraída.

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                                                  #27
                                                  Olá malta! Uma vez mais, muito obrigado pela discussão! Nunca soube tanto de carros como sei agora

                                                  No tema Gasolina VS Diesel, ainda não consegui decidir, por um lado sinto que um carro a Gasolina me vai dar menos problemas, por outro lado sempre conduzi Diesel e definitivamente a minha condução não é a mais serena xD

                                                  Estou mesmo muito inclinado para o Renault Megane, sendo que todos os carros que o caditonuno referiu já estavam na minha lista :P

                                                  Se me conseguirem ajudar a dar aqui uns prós e contras nos modelos que vou referir era incrível!

                                                  1) Renault Megane
                                                  2) Peugeot 308
                                                  3) Ford Focus
                                                  4) Volvo V40
                                                  5) Audi A3


                                                  Muito obrigado,
                                                  Márcio

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                                                    #28
                                                    Seat Leon, não ponderas?

                                                    Eu iria para diesel, o fap é um bicho menor do que aquilo que querem fazer parecer, e se ao fds dás umas tiradas longas, é mais que suficiente para teres o fap limpinho

                                                    Comentário


                                                      #29
                                                      Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                                      Para fazer km de autoestrada eu colocava de parte os utilitários (segmento do 208, clio, etc.)
                                                      ...
                                                      Pelos teus requisitos provavelmente iria para um Megane dos mais recentes, pois é muito avançado tecnologicamente e tem um motor que é possivelmente dos melhores do mercado (1.5dci). Mesmo o motor a gasolina é bastante interessante.
                                                      Podes dar uma vista de olhos no A3 (que pessoalmente gosto muito) e no Golf, mas aí vais perder muita da tecnologia que valorizas.
                                                      ReySenna, o que te leva a dizer que o motor 1.5dci da Renault é dos melhores do mercado?

                                                      Neste momento estou a tentar decidir entre o Renault Megane e o Audi A3, mas perder a tecnologia no Audi A3 deixa-me muito de pé atrás!

                                                      @Cerberus, por acaso não foi um carro que me tenham recomendado antes. Porque é que sugeres o Seat Leon?
                                                      Editado pela última vez por marciolm; 23 June 2020, 21:26.

                                                      Comentário


                                                        #30
                                                        a época do motor dar barraca já passou há mais de 1 dúzia de anos. não gosto do motor, mas é muito fiável. não há relatos de problemas.

                                                        Comentário

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