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IPO e reprogramação Fiat Grande Punto

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    IPO e reprogramação Fiat Grande Punto

    Boa Tarde, tenho um Fiat Grande Punto 1.3 Multijet de 2009 (Diesel) que estou a pensar fazer repro. (90cv->110cv) este levou cat delete. Como todos os tópicos de outras pessoas para mim foram inconclusivos (na realidade quase nem responderam às questões) as duas perguntinhas que tenho são:

    Acham que passa na inspeção? (o reprogramador disse-me que ele ajusta a repro ao carro e passa, só quero confirmar se é verdade)

    A final os carros diesel em 2020 fazem teste de CO2 + opacidade do fumo ou só mesmo à opacidade?

    #2
    Que eu saiba só se faz teste à opacidade nos diesel.

    Comentário


      #3
      Quem faz cat delete não pode esperar grandes milagres, mas ainda passa sem problemas desde que a repro seja bem feita (fumos)

      Quando finalmente modernizarem a lei, logo se vê.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Hector Ver Post
        Boa Tarde, tenho um Fiat Grande Punto 1.3 Multijet de 2009 (Diesel) que estou a pensar fazer repro. (90cv->110cv) este levou cat delete. Como todos os tópicos de outras pessoas para mim foram inconclusivos (na realidade quase nem responderam às questões) as duas perguntinhas que tenho são:

        Acham que passa na inspeção? (o reprogramador disse-me que ele ajusta a repro ao carro e passa, só quero confirmar se é verdade)

        A final os carros diesel em 2020 fazem teste de CO2 + opacidade do fumo ou só mesmo à opacidade?
        O que nos estás a perguntar é se podes vir com esse teu carro contribuir para poluir ainda mais o país. O que estás a dizer é que queres contornar a lei, reprogramar a centralina para que o carro deite mais fumo e polua mais em troca de uns décimos de segundo numa aceleração. Tudo isso é não só ilegal como é anti cívico. Cá por mim o carro deveria chumbar e ser apreendido pelas alterações ilegais que pretendes fazer.

        Comentário


          #5
          Agradeço pelas respostas. Manog concordo perfeitamente consigo, mas acho desnecessário o seu comentário pois relembrou algo que eu já sei. Antes de apreender o meu, vão ter de andar a apreender os autocarros que vejo a fazer nuvens negras pelas estradas. O meu não faz um fuminho que seja e após a repro foi dito que ficaria com pouco a nenhum. E não estou interessado na aceleração pois não estou a fazer corridas, estou sim interessado no ganho de força para andar com velocidades altas na caixa e ter mais reposta em baixas do mesmo pois é muito morto abaixo das 1800 rotações.
          Editado pela última vez por Hector; 26 June 2020, 15:39.

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            #6
            Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
            O que nos estás a perguntar é se podes vir com esse teu carro contribuir para poluir ainda mais o país. O que estás a dizer é que queres contornar a lei, reprogramar a centralina para que o carro deite mais fumo e polua mais em troca de uns décimos de segundo numa aceleração. Tudo isso é não só ilegal como é anti cívico. Cá por mim o carro deveria chumbar e ser apreendido pelas alterações ilegais que pretendes fazer.
            O carro não deita mais fumo se a coisa for feita corretamente.

            Não deixa de sem catalisador emitir mais particulas nocivas para o ambiente.

            Ele poder pode...têm é de se sujeitar à hipótese de coima e ipo b caso a marosca seja detetada.
            Não percebo o porquê do cat delete mas também já não é o primeiro que vejo nessas condições.

            Anti-civico? Epah há tanta coisa anti-civica que se continua a fazer...não vai ser o dono de um punto multijet que irá fazer a diferença na balança.

            Anda tanta máquina ilegal na estrada que nem te dás conta....

            Comentário


              #7
              como foi dito, por enquanto só medem opacidade.
              mas a palavra do reprogramador não é garante de nada, a menos que ele tenha também um medidor e faça o teste para ver se está dentro dos parâmetros antes de ires à ipo.

              se existem carro stock desde electrónica a sistema de escape a chumbar devido a opacidade, como raio ele garante com tanta certeza que um que até tem repro e decat vai passar.

              acho que estás a fazer uma pergunta que ninguém te consegue responder com 100% de certeza, nem mesmo o reprogramador.

              Comentário


                #8
                o reprogramador quer vender o serviço...e pelos vistos o pós-venda...ou está a contar que tenhas um "amigo" no centro de inspeções...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  O carro não deita mais fumo se a coisa for feita corretamente.

                  Não deixa de sem catalisador emitir mais particulas nocivas para o ambiente.

                  Ele poder pode...têm é de se sujeitar à hipótese de coima e ipo b caso a marosca seja detetada.
                  Não percebo o porquê do cat delete mas também já não é o primeiro que vejo nessas condições.

                  Anti-civico? Epah há tanta coisa anti-civica que se continua a fazer...não vai ser o dono de um punto multijet que irá fazer a diferença na balança.

                  Anda tanta máquina ilegal na estrada que nem te dás conta....
                  O cat delete foi feito por recomendação devido a fazer esforços excessivos ao turbo após reprogramação.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                    como foi dito, por enquanto só medem opacidade.
                    mas a palavra do reprogramador não é garante de nada, a menos que ele tenha também um medidor e faça o teste para ver se está dentro dos parâmetros antes de ires à ipo.

                    se existem carro stock desde electrónica a sistema de escape a chumbar devido a opacidade, como raio ele garante com tanta certeza que um que até tem repro e decat vai passar.

                    acho que estás a fazer uma pergunta que ninguém te consegue responder com 100% de certeza, nem mesmo o reprogramador.
                    Tenho um amigo que passa com um VW com motor PD130 de 2003. Ele fez cat delete, EGR OFF e fez repro, tem passado sem problemas e sem amizades no centro de inspeção.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Hector Ver Post
                      Tenho um amigo que passa com um VW com motor PD130 de 2003. Ele fez cat delete, EGR OFF e fez repro, tem passado sem problemas e sem amizades no centro de inspeção.
                      todos nós temos historias nossas e de amigos, mas isso é garante de algo no momento da tua ipo?
                      eu já tive chumbos por chapa de matricula ligeiramente descolorada como já passei com decat (num otto), molas de rebaixamento, chip e admissão devido ao inspector na altura fechar os olhos.
                      também não eram meus amigos nem dei nada por fora, bastou tão só estar numa fase da vida em que ia quase diariamente a ipo´s e usava sempre no mesmo centro.

                      Comentário


                        #12
                        Sinceramente não deveria ser assim mas também depende do centro de inspeções e da zona do país...parece estranho mas é verdade.

                        Se fosses a um centro Dekra vinhas de lá com uma folha vermelha...eles são minuciosos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                          Sinceramente não deveria ser assim mas também depende do centro de inspeções e da zona do país...parece estranho mas é verdade.

                          Se fosses a um centro Dekra vinhas de lá com uma folha vermelha...eles são minuciosos.
                          Pois, mas a única referencia que poderiam ter era pelo fumo do carro (se ficar bem feito pode ser que não haja problemas), pois o catalisador "está lá" só não tem nada dentro. Caso chumbe, já pensei na possibilidade de colocar um catalisador desportivo a meio da linha de escape do carro caso acuse gases e assim o mesmo fica dentro dos seus parâmetros de emissões. (mas pelo que parece só medem opacidade do fumo).
                          Editado pela última vez por Hector; 26 June 2020, 16:02.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                            Sinceramente não deveria ser assim mas também depende do centro de inspeções e da zona do país...parece estranho mas é verdade.
                            É, sim.

                            Já me passaram o meu com linha directa desde o catalisador sem levantar objecções... Logo que não ultrapassasse o valor de CO2, está claro.

                            Originalmente Colocado por Hector Ver Post
                            Pois, mas a única referencia que poderiam ter era pelo fumo do carro (se ficar bem feito pode ser que não haja problemas), pois o catalisador "está lá" só não tem nada dentro. Caso chumbe, já pensei na possibilidade de colocar um catalisador desportivo a meio da linha de escape do carro caso acuse gases e assim o mesmo fica dentro dos seus parâmetros de emissões. (mas pelo que parece só medem opacidade do fumo).
                            Opá, logo que não pareça um Ibiza a c*gar fumo passam.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                              É, sim.

                              Já me passaram o meu com linha directa desde o catalisador sem levantar objecções... Logo que não ultrapassasse o valor de CO2, está claro.


                              Opá, logo que não pareça um Ibiza a c*gar fumo passam.
                              brkncrss obrigado a ti e ao resto do pessoal que ajudou aqui nas dúvidas. Em ultimo caso se causar muitos problemas, lá meto eu um catalisador novo naquilo.

                              Eu mesmo não aceito ter o carro a fazer fumo dessa maneira. Eu só quero um pouco mais força em baixas neste carro e sem fazer fumo, ou quase nenhum. É a primeira coisa que vou dizer ao reprogramador. Como disse, só fiz isto ao catalisador pois foi recomendado para evitar partir o turbo e porque supostamente poupa o motor devido ao aumento do caudal no escape pela repro. O resto da linha está original e não tenho planos de a mudar, não quero que o carro pareça um trator

                              Daqui resumo que:

                              -Diesel só faz teste a opacidade
                              -Reprogramação bem feita com pouco a nada de fumo passa sem problemas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Hector Ver Post
                                brkncrss obrigado a ti e ao resto do pessoal que ajudou aqui nas dúvidas. Em ultimo caso se causar muitos problemas, lá meto eu um catalisador novo naquilo.

                                Eu mesmo não aceito ter o carro a fazer fumo dessa maneira. Eu só quero um pouco mais força em baixas neste carro e sem fazer fumo, ou quase nenhum. É a primeira coisa que vou dizer ao reprogramador. Como disse, só fiz isto ao catalisador pois foi recomendado para evitar partir o turbo e porque supostamente poupa o motor devido ao aumento do caudal no escape pela repro. O resto da linha está original e não tenho planos de a mudar, não quero que o carro pareça um trator

                                Daqui resumo que:

                                -Diesel só faz teste a opacidade
                                -Reprogramação bem feita com pouco a nada de fumo passa sem problemas.
                                E mesmo que c*gue um pouco de fumo, logo que não seja um absurdo, também passa na maioria dos centros.

                                E sim, a remoção do catalisador poupa sempre o turbo em qualquer caso. É um mal necessário, infelizmente.
                                Editado pela última vez por brkncrss; 26 June 2020, 17:17.

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