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desgaste pneus muito desiquilibrado

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    desgaste pneus muito desiquilibrado

    Como o título do post indica.

    Já de há uns 4 ou 5 anos que o pneu dianteiro direito se gasta muito mais depressa do seu lado de fora.

    A início notava-se pouco, mas como tempo tem-se agravado a diferença.

    Desde que dei por ela (os tais 4 ou 5 anos) que alinho sempre quando troco, e comentei com o mecânico (que não o mesmo onde troco os pneus e alinho) que me diz que aparentemente está tudo bem, sendo que para descobrir efectivamente o problema poderia ser moroso e "custoso".

    Tenho pensado... troco de pneus um pouco mais cedo, perco um pouco na carteira mas ganho em segurança, no entanto tenho de trocar de novo os pneus e aquela faixa lateral está quase lisa quando na parte de dentro o pneu vai a "meia-vida".

    Têm opinião?

    Falamos de uma Laguna II phase 2 de 2007.

    Os amortecedores também foram trocados há uns 2 anos.

    #2
    Ninguém?

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      #3
      Pede uma terceira opinião. Nem que seja noutra casa de alinhamento para ver os valores de camber, etc..

      Comentário


        #4
        Em 10 casas de pneus, se calhar nem uma te faz o alinhamento em condições. As tolerâncias são tão altas (relativamente) que eles nem se dão ao trabalho.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
          Em 10 casas de pneus, se calhar nem uma te faz o alinhamento em condições. As tolerâncias são tão altas (relativamente) que eles nem se dão ao trabalho.
          Na convergência total, só aceito 0.0°

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Na convergência total, só aceito 0.0°
            Tomara que todos fossem como tu.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
              Tomara que todos fossem como tu.
              A tolerância costuma rondar os +/-0.5°

              Mas se ficar a 0.0° de diferença na convergência total, melhor.

              Mas a suspensão/rótula(s) não pode ter folgas..

              Comentário


                #8
                Estado dos triângulos?

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                  #9
                  Isso não pode ter a ver com rotundas? Eu nos meus carros gasto sempre mais o pneu frontal direito, passo por dezenas de rotundas todos os dias...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Pede uma terceira opinião. Nem que seja noutra casa de alinhamento para ver os valores de camber, etc..
                    É capaz de ser boa ideia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Estado dos triângulos?
                      Boa questão... o mecânico visualmente não detectou aparentemente nada, e até foi ele quem trocou os amortecedores...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pedro303 Ver Post
                        Isso não pode ter a ver com rotundas? Eu nos meus carros gasto sempre mais o pneu frontal direito, passo por dezenas de rotundas todos os dias...
                        Pois, também já tinha pensado nisso, e todos os dias a entrar na garagem umas duas vezes, sempre o pneu direito a "bater" no lancil...

                        Mas o desgaste já é de tal forma acentuado que estou mesmo desconfiado que seja alguma coisa "maior".

                        O mecânico já me falou em algumas possibilidades, mas que segundo ele são difíceis de investigar/verificar, eu é que já não me lembro do que era (leigo). De qualquer das formas vou-lhe perguntar e coloco aqui para que me possam dar a vossa opinião.

                        Amanhã vou trocar os pneus e alinhar, vou chatear os tipos para ver se me conseguem dar uma explicação para o que está a acontecer.

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                          #13
                          Bom, foram mudados os pneus e após descrever o que escrevi acima e de ter dito que a direcção foi sempre alinhada ali pelo que alguma coisa estariam a fazer mal...

                          Andaram a alinhar, subiram o carro e mexerem mecânicamente (com umas chaves a apertar algo debaixo numa zona um pouco mais interior aos pneus) deixando-o com

                          convergência total de 0º 04' (dianteiras)

                          o camber da roda direita passou de -0º 10' para -0º 5'
                          a convergência da roda direita passou de -0º 04' para 0º 03'

                          explicaram que estava muito "aberto" e que a roda direita estava muito desalinhada.

                          Pareceu-me um alinhamento mais trabalhoso e demorado do que das outras vezes. Talvez tenham colocado a coisa nos eixos... daqui a uns tempos logo repararei pelo desgaste do pneu direito.

                          Se alguém quiser opinar estejam à vontade.

                          Obrigado pelas opiniões.

                          Comentário


                            #14
                            Um carro que foi alinhado com pneus velhos está sempre muito desregulado quando é alinhado com pneus novos, portanto não há grande termo de comparação.

                            Outra coisa a ter em conta é que quando um problema (desgaste de algum componente, mau alinhamento, etc etc) te causa desgaste irregular num pneu, por mais que corrijas o problema, o pneu vai ter sempre a tendência a gastar no sitio onde está "estragado"

                            Ou seja, provavelmente o problema até eram os amortecedores! Agora é estar atento.

                            Comentário


                              #15
                              Mas os amortecedores têm (os da frente) 2 anos... e os de trás 1 ano.

                              Com isto do Covid tive de ficar fora da oficina, e não deu para ver bem o que faziam nem para ir colocando perguntas, o que é certo é que me pareceu que "afinaram" em mais sítios, não só com a maquineta, mas como disse também com chaves por debaixo do carro.

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