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valvulina da caixa de velocidades

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    valvulina da caixa de velocidades

    Boas,
    com quantos kms é aconselhável mudar a valvulina da caixa de velocidades?
    O carro em questão é um renault clio 1.9D de 97.
    obrigado,

    #2
    Boa noite

    Aqui está uma boa pergunta à qual eu tb gostaria de obter resposta. No meu caso tenho um Toyota Corolla de 1999.
    Últimamente e principalmente depois de viagens longas em mudanças altas, ao entrar em cidade, a 3ª e 2ª custam a entrar!
    Já me disseram que a substituição do lubrificante da caixa por um sintético resolveria o problema pois seria mais imune ao aquecimento! Será verdade?

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      #3
      pelo que sei... isso dura quase a vida do veículo... mas alguem que opine

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        #4
        Isso em princio não se muda..atesta-se para tar sempre cheia e a se mudar é qdo se muda a transmissão pk ai tem mesmo que sair...

        a valvuline é um oleo mto grosso não fica queimada pela combustão dura uma vida.

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          #5
          Se nunca mudou já é mais que tempo, olhando ao ano do carro. Não se perde nada, pois ela vai acumulando resíduos. Gasta uma sintética 75w80, que há em varis marcas, ELF, TOTAL, ESSO, etc., tal como os PUG e CITRO. Não convém nada meter outro tipo que não este.

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            #6
            o carro tem 175 mil kms, o óleo indicado para o tipo de caixa que tenho é o TransELF TRJ 75W40.
            quem muda o óleo da caixa diz que nota diferênça, a caixa fica mais solta. e tb se diz que estas caixas perdem óleo, e realmente tenho óleo por baixo da caixa.

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              #7
              A caixa perde óleo tanto mais que a Renault dotou o modelo que uma "aparadeira" plástica para não pingar no chão!!!:D:D:D
              Sim, é 75w80, tranself é a designação da ELF, A total é BV 75w80, etc. Escolhe a mais barata que é tudo idêntico.

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                #8
                Dizem que a valvulina é vitalicia, mas quando a mudei no meu clio notei uma diferença gigantesca. A fuga pela esfera do tirante da caixa é normal.

                Comentário


                  #9
                  quantos kms tinha o teu clio quando mudaste o óleo da caixa?

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Irreligious

                    Dizem que a valvulina é vitalicia, mas quando a mudei no meu clio notei uma diferença gigantesca. A fuga pela esfera do tirante da caixa é normal.
                    e que diferença foi essa?

                    mtas vezes o que se nota é se se atestar e não concretamente de se mudar. Pois a valvulina pode sem ser substituida e só atestada.

                    Comentário


                      #11
                      mas para um carro com perto de 200 mil kms deve ser melhor mudar do que estar só a atestar.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por duartesilva

                        quantos kms tinha o teu clio quando mudaste o óleo da caixa?
                        A marcar tinha 230000. Mas nunca soube a triste realidade da kilometragem daquele carro. Pelo desgaste evidenciado quando o comprei com 160000kms, comparado com o desgaste de um com 220000kms que encontei mais tarde, suspeito que houvesse ali uma martelada de 100000kms.

                        Kilometragem completamente incerta.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Nephilim

                          citação:Originalmente colocada por Irreligious

                          Dizem que a valvulina é vitalicia, mas quando a mudei no meu clio notei uma diferença gigantesca. A fuga pela esfera do tirante da caixa é normal.
                          e que diferença foi essa?

                          mtas vezes o que se nota é se se atestar e não concretamente de se mudar. Pois a valvulina pode sem ser substituida e só atestada.
                          A 1ª entrava á trancada, a 2ª e 3ª por vezes custavam a entrar. Depois de trocada a valvulina, ficaram todas a entrar muito bem.

                          Folga no selector a montes, mas entravam bem.

                          Comentário


                            #14
                            Eu que o diga também. E também num clio, 1.9D. Com 130 000 principalmente a 2ª custou a entrar e abri precisamente um tópico sobre o assunto: http://forum.autohoje.com/topic.asp?...rchTerms=caixa
                            Eu devia ter feito pesquisa, foi o que disseram. Aqui: http://forum.autohoje.com/topic.asp?...rchTerms=caixa até explicam como fazer.

                            Comentário


                              #15
                              "Aqui está uma boa pergunta à qual eu tb gostaria de obter resposta. No meu caso tenho um Toyota Corolla de 1999.
                              Últimamente e principalmente depois de viagens longas em mudanças altas, ao entrar em cidade, a 3ª e 2ª custam a entrar!
                              Já me disseram que a substituição do lubrificante da caixa por um sintético resolveria o problema pois seria mais imune ao aquecimento! Será verdade?"

                              Kuanto a isto tenho a dizer ke deves ir a um mecânico trocar as anilhas sincronizadoras ou até mesmo a luva sincronizadora da 2ª e 3ª velocidade da caixa.

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